Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por PJHO » 10 mar 2009, 16:26

Caros Patroleiros:

Tenho visto nalguns sites de preparação 4x4 alguns jipes com Dupla redutora!!!
:eek:
Fiquei muito curioso, mas infelizmente não descobri nenhuma informação relevante na net. :(

Sendo eu um ignorante na matéria, gostava de saber se alguns dos companheiros podem explicar no que consiste a Dupla Redutora e como funciona...

Vejam aqui exemplos num site Espanhol:
Protótipo Araña 8250 (que inveja...) : http://www.mda4x4.com/8250.htm
Defender 90 ("Dos reductoras 3.32:1 y 2.7:1"): http://www.mda4x4.com/mlr.htm

Alguém já viu disto num GR Y60?
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3390
Registado: 10 ago 2005, 20:07
Localização: Estepes do Norte

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 10 mar 2009, 17:08

Para JEEP tens varias possibilidades :)

Dupla redutora significa k tens 2 relacoes de lentas, no entanto ja existem Atlas de 4 relacoes de reductoras. No entanto é usual o pessoal usar uma Np205 e uma Dana 300 com um adaptador e ficas com 2 relacoes em lentas. tenho um amigo meu k esta a fazer isso no wrangler dele. ficando bem mais barato do k uma Atlas. No Gr bastaria retirar a dele de origem e fazer uma como descrevi om o respectivo adaptador.

abraço

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por PJHO » 10 mar 2009, 17:16

Obrigado Miguel! :) :thumbsup:

Já agora, e tendo em conta a tua experiência em Y60, aconselhas?
Deve ser uma alteração bastante cara, mas deve ficar um espectáculo.
Tens ideia se há alguém em Portugal que faça esta alteração, ou algum Y60 com dupla redutora?
Acho esquisito ser uma coisa tão pouco pouco vista... :confused: Às tantas não compensa...

Se puderes dar mais uma opinião sobre isto, agradecia.

Abraço.

Pedro Oliveira

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3390
Registado: 10 ago 2005, 20:07
Localização: Estepes do Norte

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 10 mar 2009, 18:48

PJHO Escreveu:Obrigado Miguel! :) :thumbsup:

Já agora, e tendo em conta a tua experiência em Y60, aconselhas?
Deve ser uma alteração bastante cara, mas deve ficar um espectáculo.
Tens ideia se há alguém em Portugal que faça esta alteração, ou algum Y60 com dupla redutora?
Acho esquisito ser uma coisa tão pouco pouco vista... :confused: Às tantas não compensa...

Se puderes dar mais uma opinião sobre isto, agradecia.

Abraço.

Pedro Oliveira


fazer isso é relativamente barato em PT (penso k 1000 ou a rondar isso chegaria) basta comprar uma D300 e um NP. isso ca nao se usa mt pk o pessoal so ker dar palhete, e no nosso tipo de TT nao se justifica. isso so é necessario para kem gosta de fazer as coisas com calma e ir tentando varias aproximacoes ao obstaculo, normalmente em pedra. e por ca tudo k va alem de um ARB, m guincho e pneus grandes ja é dor de cabeça :)

se bem k penso k isso esteja para mudar com 4 projectos k estao a ser contruidos no pais. pelo menos k eu tenha conhecimento... mas isso ja sao cntas para outro calvario :)

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por PJHO » 11 mar 2009, 09:25

Mais uma vez obrigado pelas dicas! :okkk:
Vou tentar informar-me mais a ver em que termos poderei instalar isso no meu Y60. [hum]

Já agora aproveito para comentar o reparo que fizeste sobre a forma da malta atacar os obstáculos.
Concordo contigo. De facto o que maioria da malta quer é dar palhete! E eu também! :unibrow:
No entanto, à medida que os anos passam, e falando por mim, o "tesão de mijo" vai passando e uma pessoa começa a dar valor atacar os obstáculos de forma mais calma, e provavelmente mais técnica. Acho que estou a entrar nesta fase. [wink] (é a velhice a chegar... :sabe: )

Começa a dar-me mais gozo "sentir" mais o terreno e também a máquina. Comecei a mudar há bem pouco tempo à medida em que me fui habituando ao bloqueio da frente que permite uma condução TT mais calma. Os GC reduzidos também ajudaram.

É claro que de vez em quando uma pessoa desliga os botões só para bufar mais um bocado!!! :yesss:

Abraço,

Pedro Oliveira
Editado pela última vez por PJHO em 12 mar 2009, 10:24, num total de 1 vez.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 633
Registado: 26 mai 2007, 22:34
Localização: Pinhal Novo - Deserto Profundo

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por ruidesousa » 11 mar 2009, 10:03

Aqui existe para Toyota: http://www.trail-gear.com/dualcase.html

para Nissan GR, acho que só na Austrália, eles lá consomem muito Nissan ao contrário dos States: http://www.marks4wd.com/products/gearmaster/Nissan-gq-gu-dual-tc.htm
o site hoje está em baixo, pode ser que lhe passe rápido....... :)

Cá o campeonato é uma mistura de TT com rallye é prego a fundo, dai as reduções serem feitas só para compensar a altura do pneu.


Abraço
Rui de Sousa
Imagem

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por PJHO » 11 mar 2009, 11:17

Agrafado Escreveu:Aqui existe para Toyota: http://www.trail-gear.com/dualcase.html

para Nissan GR, acho que só na Austrália, eles lá consomem muito Nissan ao contrário dos States: http://www.marks4wd.com/products/gearmaster/Nissan-gq-gu-dual-tc.htm
o site hoje está em baixo, pode ser que lhe passe rápido....... :)

Cá o campeonato é uma mistura de TT com rallye é prego a fundo, dai as reduções serem feitas só para compensar a altura do pneu.


Abraço
Rui de Sousa


Obrigado Rui!
O site já está a funcar!
Vou lá cuscar...
A ver se aprendo alguma coisita! :thumbsup:

Abraço.
Pedro Oliveira

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por PJHO » 11 mar 2009, 12:18

Segue abaixo um extracto que interessa aos Patroleiros com Y60 (e aos outros, obviamente).
Foi retirado do site http://www.marks4wd.com/products/gearma ... ual-tc.htm que o Rui de Sousa indicou.

Parece ser interessante.
Aqui vai:

TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS NUM POST MAIS ABAIXO!!! [wink]

"Designed to achieve as many as three possible low range ratios for Rock Crawling, or serious off road driving, Marks 4WD Adaptors now manufacture for Nissan GQ and GU Patrol a Dual Transfer Case Kit.

The standard Nissan GQ and GU transfer case is assembled in three basic portions, front, centre and rear. The front section contains the low ratio gears, this section of the transfer case including the gears and selector components along with our adaptor are assembled to make an independent transmission. This transmission is installed between the original gearbox (manual, auto, TH400, TH700 etc) and the transfer case.
This kit now gives the driver two low ratio options the standard Nissan transfer case low gear ratio of 2.02:1, and 4.08:1 when both are selected. When used in conjunction with our Gearmaster 3.74:1 Low Range Gears three speeds can be achieved 2.02:1, 3.74:1 and 7.55:1.


The internal selector requires a small welding job to enable the new transmission to be shifted. The photos below show the selector modification.
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem


When assembled the new transmission measures 234mm/91/4" in length.
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem


The following photos show the the new transmission fitted between the gearbox and transfer case.
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem


Using the Nissan selector mechanism also enables the use of an original Hi/Low lever. For ease of installation in early GQ models we have designed a kit that comes with a new Hi/Low lever pivot, lockout plates and bracket spacers.
When installing this unit, driveline and transmission tunnel modifications are required.
Rebuild kits are also available for those who wish to build their own dual transfer case. The transfer case rebuild kit consists of all the required bearings and seals.
The following are some examples of gear ratio options:
Imagem
Imagem"

(Na primeira linha é referente às relações de origem e a 2ª às alteradas).
Editado pela última vez por PJHO em 12 mar 2009, 09:58, num total de 2 vezes.
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 704
Registado: 02 fev 2007, 20:02

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por syxon » 11 mar 2009, 18:07

Projetado para alcançar tantos como três possíveis razões para a baixa gama Rock Crawling, ou graves de condução off road, Marks 4WD Adaptadores agora para fabricação Nissan Patrol GU GQ e um Kit Dual Transfer processo.

A norma Nissan GQ e GU transferência caso é montado em três partes básicas, frente, centro e retaguarda. A secção dianteira contém a baixa proporção de velocidades, esta secção da transferência caso, incluindo o selector de artes e componentes, juntamente com o nosso adaptador estão reunidos para fazer uma transmissão independente. Esta transmissão está instalada entre o original velocidades (manual, automática TH400, TH700 etc), e a transferência.
Este kit dá agora o condutor duas opções a baixo rácio padrão Nissan transferência caso baixa relação de 2.02:1, e 4.08:1 quando estão ambos selecionados. Quando utilizado em conjunto com os nossos Gearmaster 3.74:1 Baixa Gama Gears três velocidades pode ser alcançado 2.02:1, 3.74:1 e 7.55:1.


O selector interno exige uma pequena solda trabalho para permitir a nova transmissão a ser deslocada. As fotos abaixo mostram o selector modificação.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por PJHO » 12 mar 2009, 09:52

Caro Syxon:
Vejo que já te adiantaste com um tradutor automático. Obrigado. :okkk:
Aproveitando a tua ajuda, apresento em seguida mais uma versão da tradução (ainda macarrónica).
:nod: :thumbsup:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por PJHO » 12 mar 2009, 09:54

Concebido para alcançar até 3 relações curtas de caixa para Rock Crawling (Trepa-Pedra ;) ) ou condução off-road/TT, a empresa Marks 4WD Adaptors fabrica agora para Nissan Patrol GQ (há um que corresponde +/- ao nosso GR Y60) e GU um KIT de Dupla Caixa de Transferências.

A caixa de transferências de origem do Nissan GQ e GU são montadas em 3 troços básicos, frente, centro e trás.
A secção frontal inclui as mudanças de relação baixa (curtas). Esta secção da caixa de transferências inclui as mudanças e as peças que permitem a selecção, juntamente com o adaptador que são montadas para fazer uma transmissão independente. Esta transmissão é montada entre a caixa de velocidades original (manual, auto, TH400, TH700, etc.) e a caixa de transferências.
Este KIT proporciona agora ao condutor optar por duas relações curtas: a relação curta da caixa de transferências de origem da Nissan de 2.02:1 e 4.08:1, quando ambas estão selecionadas. Se usada ainda em conjunto com a nossa caixa “Gearmaster 3.74:1 Low Range Gears”, poderão ainda ser alcançadas 3 velocidades/relações: 2.02:1 , 3.74:1 e 7.55:1.

O selector interno necessita de uma soldadura ligeira para permitir que a nova transmissão possa ser mudada. As fotos abaixo mostram a mudança no selector:

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem


Quando montada a nova transmissão mede 234mm/91/4" de comprimento.
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem


As fotos seguintes mostram a nova transmissão encaixada entre a caixa de velocidades e a caixa de transferências.
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem


Ao utilizar o mecanismo de selecção original da Nissan também permite o uso da manete original Hi/Low. Para facilidade de instalação nos modelos GQ mais recentes, projectámos um KIT que vem com um novo pivot da manete Hi/Low, “lockout plates” e “bracket spacers” (estes termos não sei traduzir…)
Aos instalar esta unidade serão necessárias modificações no veio e túnel de transmissão.
KITs de reconstrução estão também disponíveis para quem quiser construir as suas próprias caixas de dupla transferência. A caixa de transferências do KIT de reconstrução inclui todos os vedantes e anilhas necessários.
Em seguida apresentam-se alguns exemplos de opções para as relações de caixa:
Imagem
Imagem"[/i]
(Na primeira linha é referente às relações de origem e a 2ª às alteradas).
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 704
Registado: 02 fev 2007, 20:02

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por syxon » 12 mar 2009, 10:59

Será que dá pro 260?

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por PJHO » 12 mar 2009, 11:13

Não sou especialista na matéria, :ups: mas acho que se a transmissão for igual deve dar...

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por PJHO » 13 mar 2009, 08:01

Companheiros aqui vai mais um tópico sobre esta matéria, postado pelo Eduardo:

viewtopic.php?f=33&t=3319

:thumbsup:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1424
Registado: 23 ago 2005, 21:05
Localização: FigueiraDaFoz

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por Eduardo » 14 mar 2009, 11:43

Boas

Ena pá...ós anos que eu pus cá isto ....

BoaSorTTe
BoaSorTTe

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3524
Registado: 30 jan 2006, 11:30
Localização: Ourém

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por Carlos Novo » 16 mar 2009, 02:10

Eduardo Escreveu:Boas

Ena pá...ós anos que eu pus cá isto ....

BoaSorTTe


É para veres bem que os teus "posts" têm valor, muito valor!!!

GRande abraço Eduardo!

[wink] :thumbsup:
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2078
Registado: 10 abr 2006, 19:48
Localização: Viseu

Re: Dupla Redutora para GR Y60 - Alguém conhece???

Mensagem por PJHO » 16 mar 2009, 08:17

Eduardo Escreveu:Boas

Ena pá...ós anos que eu pus cá isto ....

BoaSorTTe


:ups:
Estás mais à frente... :sabe:
:nod: :thumbsup:

Infelizmente só após ver tópico a tópico é que o descobri. :(

Acho que em vez da dupla redutora, e se fizer a alteração, será para uma redutora mais curta...
No entanto ainda tenho muitas dúvidas...
Abri um post para isso e tudo.
[wink]

Abraço.
Pedro Oliveira


Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes