joaozinho Escreveu:lol obrigado pela sugestão, mas tambem ja verifiquei essa situaçao e o barulho so acontece msm quando os cubos estao ligados e a direcção esta virada ao maximo para qualquer um dos lados ou entao em situações de grande tracçao, tal como na lama, subidas muito ingremes, etc..
cumps!
Pelo que referes, não é de excluir a caixa de transferências - as correntes, poderem estar a passarem-se nos dentes.
Normalmente quando se ouvem estalos e ruídos e o problema está nos cubos ou transmissões (semi-eixos) da frente, sente-se pancadas e/ou vibrações no volante, nos mesmos instantes.
Por outro lado e, por experiência há pouco tempo no meu Patrol, se fosse problema no dif. da frente (planetários e satélites danificados), haveriam prisões de uma das rodas (e volante puxaria a um lado, aleatoriamente)
Alguns testes que se podem fazer:
- Meter
4L, sem bloquear os cubos da frente e numa "boa" subida íngreme e de boa tracção (preferência asfalto) ou, até mesmo oferecer resistência adiccional ao jipe - encostando as rodas em pedras, etc., arrancar para a frente e verificar se se ouvem os mesmos sintomas (com cautela, deve forçar-se um pouco, para simular uma situação mais rude). Caso se verifiquem os sintomas, podes eliminar qualquer elemento ligado ao eixo da frente e olha mais para as caixas;
- O mesmo, agora
com cubos ligados, afim de alguem fora do PAtrol, possa ouvir (ou ver mesmo), em que componentes está o problem;
-
Em 4L, cubos ligados e em asfalto, andando lentamente para a frente, procurar ouvir de onde vêm os ruidos - se mais da frente (do eixo e rodas) se mais do meio - cx de transferências.
- Repetir o
mesmo para 4H.
-
Com cubos ligados e em
2H, em estrada, porcurar os mesmo ruidos ou forças estranhas na direcção (volante).
Espero ter ajudado um pouco.
