AJUDA - ruidos estranhos no patrol 260

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 28 set 2007, 19:26

AJUDA - ruidos estranhos no patrol 260

Mensagem por joaozinho » 20 jan 2008, 15:05

boas pessoal

recorro uma vez á sabedoria dos mais experientes para tentar resolver o meu problema (ou pelo menos ter uma ideia do que possa aí vir)..
é o seguinte: o 'problema' sente-se quando engreno as 4x4 (altas e baixas) e depois quando viro a direcçao a fundo ouve se uma especie de 'estalos'/ranger por todo o jipe. nota-se especialmente em zonas onde estou a precisar de tracção, dá ideia que seja qualquer coisa relacionada com as transmissões ou diferencial, mas nao vale a pena pormenorizar mais pq é um barulho bastante inconstante e so se nota realmente durante a pratica TT.
se alguem ja teve um problema semelhante, chegue-se a frente por favor porque isto ja me está a assustar Sad
note-se que a frequencia de vezes que faz os ditos 'estalos' têm-se vindo a acentuar...

HELP ME!!! :\

cumprimentos

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 20 jan 2008, 15:18

qd ligas as 4x4 isso e transmissao da frente, e faz o barulho qd viras a direcçao isso parece homocineticas.... desmonta no teu mecanico e ve.... pode ser os rolamentos da frente ou cubos tb.... e melhor desmontar e ver... :thumbsup:
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 20 jan 2008, 20:28

boas joaozinho, edita o teu perfil e coloca informacao sobre a cidade etc...

o ruido que falas é o q ja disseram: homocineticas... cubos... rolamentos, por aí
:thumbsup:

Mensagem por joaozinho » 20 jan 2008, 21:40

obrigado pela ajuda pessoal!
transmissoes ja tenho aqui 2 para substituir.. agora em relação as homocineticas (se for esse o problema) isso é reparaçao para quantos €uropeus ? :P assim em jeito de estimativa...

obrigado!

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 20 jan 2008, 21:46

podem ser os cubos, rolamentos e homocineticas.... para o teu jipe arranjas usadas em bom estado e bom preço.... ve 1º o que ta estragado.... e comunica que nos ajudamos.... boa sortte
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por joaozinho » 21 jan 2008, 19:43

obrigado pela ajuda! vou-me informar do q se passa..

cumps

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 21 jan 2008, 21:15

Eu peço desculpa pelo eventual off mas, qdo li o post do joaozinho só me lembrei de uma roda a roçar na cava da roda...

Desculpem. A ideia foi ajudar: às vezes são as coisas mais simples. Pode ser que seja.

Abraço
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por joaozinho » 22 jan 2008, 23:56

lol obrigado pela sugestão, mas tambem ja verifiquei essa situaçao e o barulho so acontece msm quando os cubos estao ligados e a direcção esta virada ao maximo para qualquer um dos lados ou entao em situações de grande tracçao, tal como na lama, subidas muito ingremes, etc..

[wink]

cumps!

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 03 fev 2008, 11:53

joaozinho Escreveu:lol obrigado pela sugestão, mas tambem ja verifiquei essa situaçao e o barulho so acontece msm quando os cubos estao ligados e a direcção esta virada ao maximo para qualquer um dos lados ou entao em situações de grande tracçao, tal como na lama, subidas muito ingremes, etc..

[wink]

cumps!

Pelo que referes, não é de excluir a caixa de transferências - as correntes, poderem estar a passarem-se nos dentes.

Normalmente quando se ouvem estalos e ruídos e o problema está nos cubos ou transmissões (semi-eixos) da frente, sente-se pancadas e/ou vibrações no volante, nos mesmos instantes.
Por outro lado e, por experiência há pouco tempo no meu Patrol, se fosse problema no dif. da frente (planetários e satélites danificados), haveriam prisões de uma das rodas (e volante puxaria a um lado, aleatoriamente)

Alguns testes que se podem fazer:

- Meter 4L, sem bloquear os cubos da frente e numa "boa" subida íngreme e de boa tracção (preferência asfalto) ou, até mesmo oferecer resistência adiccional ao jipe - encostando as rodas em pedras, etc., arrancar para a frente e verificar se se ouvem os mesmos sintomas (com cautela, deve forçar-se um pouco, para simular uma situação mais rude). Caso se verifiquem os sintomas, podes eliminar qualquer elemento ligado ao eixo da frente e olha mais para as caixas;

- O mesmo, agora com cubos ligados, afim de alguem fora do PAtrol, possa ouvir (ou ver mesmo), em que componentes está o problem;

- Em 4L, cubos ligados e em asfalto, andando lentamente para a frente, procurar ouvir de onde vêm os ruidos - se mais da frente (do eixo e rodas) se mais do meio - cx de transferências.

- Repetir o mesmo para 4H.

- Com cubos ligados e em 2H, em estrada, porcurar os mesmo ruidos ou forças estranhas na direcção (volante).

Espero ter ajudado um pouco. [wink]

:thumbsup: :thumbsup:

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante