Y61 TD6 - Centralina adicional vs trepidação eixo traz

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.
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Y61 TD6 - Centralina adicional vs trepidação eixo traz

Mensagem por ralmeida » 19 jan 2008, 02:47

Olá pessoal,

Coloquei à pouco tempo uma centralina adicional (rapid), aquilo tem um botão para ligar e desligar. Sempre que a ligo e dou mais gaz o eixo traseiro treme. Se aliviar o acelarador não treme nada. Quando desligo a box e passo para a afinação normal posso puxar à vontade que não treme nada.

Alguém me pode ajudar a resolver isto? :(

Obrigado :thumbsup:

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Mensagem por cristiano » 19 jan 2008, 12:05

ele ao ficar com mais poder treme...nao tens nenhuma transmissao com folga.....
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Mensagem por ralmeida » 19 jan 2008, 12:34

cristiano Escreveu:ele ao ficar com mais poder treme...nao tens nenhuma transmissao com folga.....


não sei, pus a box à 3 dias e ontem começou a tremer cada vez que dou gás. :puke:

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Mensagem por TiagoFerreira » 19 jan 2008, 13:51

Mas como é obvio, isso não é para estar sempre a dar gás! :thumbsup:

Estás a transmitir potência para o qual a transmissão não está preparada.

...contudo, se tiveres um pé educado, cabeçinha e souberes andar, à partida não vais ter problemas. Eu andei 4 anos com a transmissão do Y61 a fazer isso e nunca deu problemas.

Tens é de saber andar com isso! A cada mudança que metes, não as deves puxar até acima de forma a trepidarem! Faz uma condução fluente e só em casos pontuais, quando precisas mesmo, é que puxas por uma rotação mais alta! Vai acelarando progressivamente! Condução fluída...

Quando precisas.... ele está lá! :thumbsup:
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Mensagem por ralmeida » 20 jan 2008, 00:19

TiagoFerreira Escreveu:Mas como é obvio, isso não é para estar sempre a dar gás! :thumbsup:

Estás a transmitir potência para o qual a transmissão não está preparada.

...contudo, se tiveres um pé educado, cabeçinha e souberes andar, à partida não vais ter problemas. Eu andei 4 anos com a transmissão do Y61 a fazer isso e nunca deu problemas.

Tens é de saber andar com isso! A cada mudança que metes, não as deves puxar até acima de forma a trepidarem! Faz uma condução fluente e só em casos pontuais, quando precisas mesmo, é que puxas por uma rotação mais alta! Vai acelarando progressivamente! Condução fluída...

Quando precisas.... ele está lá! :thumbsup:


Mas será que existe alguma forma de atenuar isso?
Pelo que me estás a dizer é normal trepidar. Pelo que sei o teu estava com 200 e tal cv, esta centralina só dá mais 25cv ou seja ficou com 155cv. Hoje estive a testar e nota-se mais em recuperações em 4ª e 5ª e logo às 2000...2200.

Estive a reler os teus posts e realmente falas lá que a transmissão treme mas sempre pensei que era por ter realmente muitos mais cv que de origem.

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Mensagem por TiagoFerreira » 20 jan 2008, 03:14

A centralina, é o suficiente para começar a trepidar.

Como é obvio, tens muito mais para mexer do que meter só a centralina!
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Mensagem por ralmeida » 20 jan 2008, 03:18

TiagoFerreira Escreveu:A centralina, é o suficiente para começar a trepidar.

Como é obvio, tens muito mais para mexer do que meter só a centralina!


ok, então o que devo alterar?

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Re: Y61 TD6 - Centralina adicional vs trepidação eixo traz

Mensagem por ralmeida » 20 jan 2008, 21:58

ralmeida Escreveu:Olá pessoal,

Coloquei à pouco tempo uma centralina adicional (rapid), aquilo tem um botão para ligar e desligar. Sempre que a ligo e dou mais gaz o eixo traseiro treme. Se aliviar o acelarador não treme nada. Quando desligo a box e passo para a afinação normal posso puxar à vontade que não treme nada.

Alguém me pode ajudar a resolver isto? :(

Obrigado :thumbsup:


Alguém sabe como posso resolver isto? :confused:

Obrigado

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Mensagem por Eduardo » 20 jan 2008, 22:25

Boas

O teu Jipe está levantado ou de origem??

Eu, no teu lugar, começava por averiguar se tinha alguma cruzeta (cardã) com folga...

Pode tambem ser algum rolamento, (saida da caixa, ou o do pinhão) com uma folga minima, mas que sob esforço se faça sentir...

Acho eu, mas os experts que se pronunçiem...

BoaSorTTe
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Mensagem por ralmeida » 21 jan 2008, 02:34

Eduardo,

Obrigado pelas dicas. O jipe está com ome + 5cm amortecedores e molas. tem pneus 285/75 R16

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Re: Y61 TD6 - Centralina adicional vs trepidação eixo traz

Mensagem por Manwell_Mayraids » 21 jan 2008, 10:13

Isso é muito bom !!! :thumbsup:

Li num ensaio a centralinas (o qual cheguei a colocar aqui, não sei é se ainda existe, pois acho que foi na altura em foram "ao ar" uma serie de topicos devido a um "problema técnico" neste forum ..), que a Rapid em termos de potência até não era das que dava resultados maiores em termos de cv (potência), mas já em termos de binario era das melhores ou até a melhor e logo desde baixas rotações .

Bom e isto não é o que todos queremos !!!! :nod:

Agora é evidente que a transmissão de origem não vem preparada para este acrescimo de Nm. :(

Se souberes dosear o pézinho direito, a transmissão não chega a "tremer" e disfruta daquilo que tens ... pois tomara muitos terem a trepidação que tu tens . :unibrow:

Háaaaaaaaaa e se abusares, prepara-te também para meter uma embraiagem nova .... :rolleyes:

Em ultimo "recurso", tens sempre duas alternativas :

ralmeida Escreveu:... Quando desligo a box e passo para a afinação normal posso puxar à vontade que não treme nada.


ou meter uma transmissão mais reforçada ...
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Re: Y61 TD6 - Centralina adicional vs trepidação eixo traz

Mensagem por ralmeida » 21 jan 2008, 15:55

Manwell_Mayraids Escreveu:Isso é muito bom !!! :thumbsup:

Li num ensaio a centralinas (o qual cheguei a colocar aqui, não sei é se ainda existe, pois acho que foi na altura em foram "ao ar" uma serie de topicos devido a um "problema técnico" neste forum ..), que a Rapid em termos de potência até não era das que dava resultados maiores em termos de cv (potência), mas já em termos de binario era das melhores ou até a melhor e logo desde baixas rotações .

Bom e isto não é o que todos queremos !!!! :nod:

Agora é evidente que a transmissão de origem não vem preparada para este acrescimo de Nm. :(

Se souberes dosear o pézinho direito, a transmissão não chega a "tremer" e disfruta daquilo que tens ... pois tomara muitos terem a trepidação que tu tens . :unibrow:

Háaaaaaaaaa e se abusares, prepara-te também para meter uma embraiagem nova .... :rolleyes:

Em ultimo "recurso", tens sempre duas alternativas :

ralmeida Escreveu:... Quando desligo a box e passo para a afinação normal posso puxar à vontade que não treme nada.


ou meter uma transmissão mais reforçada ...


Eu já li esse post das centralinas e na realidade foi o que me levou a escolher a rapid, é uma grande diferença.
Mas então o mais provável é ser a embraiagem a dar sinal!?

já tenho andado com ela desligada e quando preciso mesmo ligo o botão, é brutal a diferença.

quando falas em reforçar a transmissão estás te a referir a que partes?

Obrigado pela ajuda. :thumbsup:

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Mensagem por ralmeida » 21 jan 2008, 15:58

Já agora, Obrigado por terem mudado o post de sítio, na realidade isto não tem nada a ver com motor :thumbsup:

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Re: Y61 TD6 - Centralina adicional vs trepidação eixo traz

Mensagem por Manwell_Mayraids » 22 jan 2008, 13:40

ralmeida Escreveu:Eu já li esse post das centralinas e na realidade foi o que me levou a escolher a rapid, é uma grande diferença.
Mas então o mais provável é ser a embraiagem a dar sinal!?

já tenho andado com ela desligada e quando preciso mesmo ligo o botão, é brutal a diferença.

quando falas em reforçar a transmissão estás te a referir a que partes?

Obrigado pela ajuda. :thumbsup:


Estava-me a referir ao veio de transmissão completo, pois é natural que comece a ganhar folgas prematuramente nas estrias do veio/luva e nas cruzetas, mas para já não te preocupes muito com isto, desde que mantenhas a mesma bem lubrificada.

Preocupa-te mais é com a embraiagem ... :unibrow: e faz umas recuperações mais suaves ou então reduz ... [wink]
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Mensagem por ralmeida » 22 jan 2008, 22:24

Obrigado pelas dicas :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

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Mensagem por ralmeida » 22 jan 2008, 23:11

Por isso é que me começou a cheirar a ferodo dentro do carro :D
tenho que dosear mais o pé :grrr:

tb já vi por aí outro post que dá como solução uma embraiagem reforçada, achas que vale a pena?


:thumbsup: :thumbsup:

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 23 jan 2008, 09:10

ralmeida Escreveu:... tb já vi por aí outro post que dá como solução uma embraiagem reforçada, achas que vale a pena?


:thumbsup: :thumbsup:


Não te sei responder, mas seria importante conhecermos o resultado em termos de comportamento, durabilidade e marca/ref. de quem já meteu ...
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Mensagem por PATROL_XXX » 23 jan 2008, 21:54

Já agora onde colocaste a rapid?
Que tal os resultados/diferenças?

Tenho um Y61 com pneus 33' e estou a pensar colocar uma centralina.

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 23 jan 2008, 23:38

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Mensagem por ralmeida » 24 jan 2008, 01:06

PATYROL_XXX

Tal como o Manwell indicou, era importante leres aqueles posts pois tens lá muita informação importante relativa a este assunto.
No meu caso fui à autopamplona em Loures http://www.autopamplona.com/

Notei muita diferença, o carro fica menos pastelão e dá-lhe mais binário, como não queria nada de muito potente achei este kit a melhor escolha.
Na prática sobes de regime muito mais rápido, não vai dar mais velocidade de ponta mas chegas lá mais depressa.

Fica outro carro! [wink]

No meu caso tenho pneus 285/75R16 que é muito próximo do 33 e porta-se lindamente.

O único senão é, tens que saber dosear bem o pedal :D
caso contrário dás cabo da embraiagem, aquilo apetece mesmo andar prego a fundo :D

Abraço


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