Relés do 260

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 22 dez 2005, 19:16

Relés do 260

Mensagem por Matrix » 12 out 2006, 10:21

Boas,
quem pode colocar as referências e caracteristicas dos relés do 260?

Obrigado

Pedro
Pedro Freire
Patrol 2.8D

Mensagem por Matrix » 13 nov 2006, 21:19

Malta,
há disto sem ser na Nissan????

Alguem pode dizer alguma coisita???

:rolleyes:
Pedro Freire
Patrol 2.8D

Registado: 13 nov 2006, 14:11

Mensagem por maq260 » 23 nov 2006, 11:49

(já vendido)

Boas,
Se ainda não resolveu o seu problema, eu tenho o conjunto de relés do meu acidentado para venda, é um 260 turbo de 1991.

CumprimenTTos
Editado pela última vez por maq260 em 07 jan 2008, 20:46, num total de 2 vezes.

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 05 out 2007, 16:20

quanto queres pelo maior?abr

Mensagem por maq260 » 08 out 2007, 10:17

Já foram!
obrigado na mesma

Registado: 18 ago 2006, 00:17

Mensagem por Ricardo Inácio » 25 out 2007, 23:25

sotero Escreveu:quanto queres pelo maior?abr

Boas. Qual maior? Será o que liga as velas de aquecimento? E barato, já fui seber preços na nissan e só custa 130 e tal euros mais iva :eek:
Podes sempre aplicar 2 de 40A com as bobines e as saídas dos contactos ligadas em paralelo. Fica mais barato e o efeito é precisamente o mesmo.
Abraço

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 28 out 2007, 00:22

Ricardo Inácio Escreveu:

Boas. Qual maior? Será o que liga as velas de aquecimento? E barato, já fui seber preços na nissan e só custa 130 e tal euros mais iva :eek:
Podes sempre aplicar 2 de 40A com as bobines e as saídas dos contactos ligadas em paralelo. Fica mais barato e o efeito é precisamente o mesmo.
Abraço

Porque é que a Nissan nunca se lembrou desta solução?! Provavelmente é porque não funciona! Se calhar é isso. Ou então não sabem mesmo.

Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Ricardo Inácio » 28 out 2007, 09:38

bnascimentomelo Escreveu:
Ricardo Inácio Escreveu:

Abraço

Porque é que a Nissan nunca se lembrou desta solução?! Provavelmente é porque não funciona! Se calhar é isso. Ou então não sabem mesmo.

Bruno

Experimenta e logo vês [wink]

Mensagem por maq260 » 29 out 2007, 09:10

bnascimentomelo Escreveu:Porque é que a Nissan nunca se lembrou desta solução?! Provavelmente é porque não funciona! Se calhar é isso. Ou então não sabem mesmo.
Bruno

Funciona sim, já fiz essa adaptação uma vez.
Pela minha experiencia as marcas quase nunca propoem alterações desse tipo. Até quando não têm peças originais, quanto mais quando as têm!
Agora o que nos interessa é que essa adaptação resolve o nosso problema e permite-nos economizar uns cobres.

Bons TTrihos

Mensagem por bnascimentomelo » 29 out 2007, 10:15

Meus amigos... se o relé está queimado, é porque algo o fez queimar. Enquanto não detectarmos o problema e o corrigirmos não trocamos o relé por outro.

Se um relé se queima, troca-se por outro igual. Não pomos dois de metade da capacidade em paralelo, nem 4 de 1/4 de capacidade. Qual é a ideia de instalar 2 em vez de um? Tentem imaginar o que pode acontecer se um (só um) queimar (ou soldar)... depois os carros ardem e o pessoal diz que teve azar.

Eu até tenho um sapateiro na família mas, acho que isto ainda é mais simples do que pregar solas.

Meus amigos, o nosso Patrol tem um sistema de velas muito interessante e muito simples. Abram a pestana, vejam onde está o problema que originou o relé queimado, lembrem-se que o relé maior (caixa preta) tem duas funções: massa em primeiro momento e carga num segundo momento (não tenho de cor a certeza - confirmar, mas ou é assim ou é ao contrário). Depois, tratem de encontrar UM relé para substituir o que têm estragado (pode não ser da marca, até pode nem ter marca, escolham o que quiserem... mas instalem UM relé). Depois, verifiquem que têm um fio termo-fusível na saída da bateria para evitar que se o relé colar, as vossas velas não queimem, partam e o vosso piston e cilindro mudem de forma por causa de uma pontinha pequenita de vela... ordinária... não é que se partiu mesmo?! Este material não custa assim tanto.

Mas vocês todos é que sabem! Façam como acharem melhor. Ponham muitos relés para substituir esse que queimou... e ponham alguns em série só para complicar isto um bocadinho mais. Vamos falando.

Cumprimentos
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Ricardo Inácio » 29 out 2007, 21:43

bnascimentomelo Escreveu:Meus amigos... se o relé está queimado, é porque algo o fez queimar. Enquanto não detectarmos o problema e o corrigirmos não trocamos o relé por outro.

Se um relé se queima, troca-se por outro igual. Não pomos dois de metade da capacidade em paralelo, nem 4 de 1/4 de capacidade. Qual é a ideia de instalar 2 em vez de um? Tentem imaginar o que pode acontecer se um (só um) queimar (ou soldar)... depois os carros ardem e o pessoal diz que teve azar.

Eu até tenho um sapateiro na família mas, acho que isto ainda é mais simples do que pregar solas.

Meus amigos, o nosso Patrol tem um sistema de velas muito interessante e muito simples. Abram a pestana, vejam onde está o problema que originou o relé queimado, lembrem-se que o relé maior (caixa preta) tem duas funções: massa em primeiro momento e carga num segundo momento (não tenho de cor a certeza - confirmar, mas ou é assim ou é ao contrário). Depois, tratem de encontrar UM relé para substituir o que têm estragado (pode não ser da marca, até pode nem ter marca, escolham o que quiserem... mas instalem UM relé). Depois, verifiquem que têm um fio termo-fusível na saída da bateria para evitar que se o relé colar, as vossas velas não queimem, partam e o vosso piston e cilindro mudem de forma por causa de uma pontinha pequenita de vela... ordinária... não é que se partiu mesmo?! Este material não custa assim tanto.

Mas vocês todos é que sabem! Façam como acharem melhor. Ponham muitos relés para substituir esse que queimou... e ponham alguns em série só para complicar isto um bocadinho mais. Vamos falando.

Cumprimentos
Bruno

Boas Bruno.
Quem é que aqui falou de "relé queimado"? Ninguém, só tu!! E lógico que se a bobine do relé queimar (o que é pouco provável) deves avaliar os porquês, mas não se trata disso, trata-se apenas de economizar uns cobres como escreveu e muito bem o nosso colega maq260. Se tiveres um fusível queimado não o vais substituir sem saber porque é que ele queimou.
Ainda acerca do relé: no meu 260 esse relé tem um contacto inversor em que tenho dois condutores de(+/- 10mm2) que ligam no comum e NO do mesmo. A saída (NO) do relé, vai directamente ás velas e lá chegam +12Vdc. Não estou a ver porquê nem muito menos como é que este relé com estas características iria dar passagem aos +12Vdc e aos 0V alternadamente e pelo mesmo fio. Até porque só precisas do positivo para fazer ligar as velas, o negativo já lá está...
Abraço :thumbsup:

Mensagem por bnascimentomelo » 29 out 2007, 21:49

pois... há Patrois com dois barramentos de velas! o teu não é assim? procura o negativo nas primeiras 3 e depois... conta-me como foi.

Aquele abraço
Bruno

PS - continuo a não entender a ideia de instalar 2 relés na substituição de 1.
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por Ricardo Inácio » 29 out 2007, 22:13

O relé, episódio nº285 :unibrow:
Olá Bruno.
O porquê de dois ou tres ou cinquenta relés para substituir apenas 1. Imagina que o relé origem tem uma In (intensidade nominal) de 60A e custa 200€. Para poupares algum money podes comprar um outro qualquer relé de In inferior (por ex: 30A) que fica muito mais em conta do que aquele de origem. Como eles vão ser ligados em paralelo a corrente ao passar vai-se dividir pelos contactos dos dois relés. Assim em vez de teres um relé apenas a suportar uma corrente de 60A vais ter 2 e como eles são de 30A cada um não há problema de eles colarem os contactos uma vez que a corrente que irá passar por cada um será de -/+30A.
Ou seja; 30A X 2 = 60A 1 relé de 60A=200€ 2 relés de 30A cada = 20€
[wink]

Mensagem por bnascimentomelo » 30 out 2007, 00:23

O relé, episódio nº286 (juro que não escrevo mais).
Viva.

Eu não entendo o insistência... a partir de que preço é que os relés ficam assim tão caros que justifica comprar 2 mais baratos? Será que a sério que ainda não te apercebeste de um (só um) risco de teres 2 relés (circuitos...) a alimentar o mesmo circuito?

Bom... eu termino com o repto: pessoal, se o vosso relé queimou e puderem pagar uns euros, troquem por um da Nissan - Entreposto. Se procurarem uma solução económica, procurem um relé usado com capacidade igual ou superior ao que têm no burro. Com 10 euros fazem a festa numa sucata próxima de vós. Não se ponham, sugiro eu, com ideias de reforçar circuitos com outro relé ao lado (porque um destes ainda dá para o torto e... coitado do outro e... do que está por perto, talvez... talvez...)

Aquele abraço
BM

PS - antes de trocarem de relés, percebam porque é que o relé queimou. Isto é fundamental!
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por maq260 » 30 out 2007, 09:33

Patroleiros, adaptar 2 relés no lugar de 1 não é nenhum drama, basta que seja feito por alguém que saiba do assunto. O que seria dos carrinhos antigos se não existisse alguma capacidade de improviso? Eu vi em Cuba uma adaptação numa Transit antiga com 4 relés a alimentar as velas! A instalação até estava muito simples e funcional, tinha um relé protegido por fusivel para cada vela!!!
Claro que aqueles tecnicos que só sabem trocar uma peça por outra exactamente igual normalmente dizem que aquilo é um perigo e tal, mas não, pois sendo bem feito não é arriscado e por vezes até melhora a segurança e a fiabilidade.

CumprimenTTos

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 30 out 2007, 20:04

eh!!!! pá!!!!

á festa rija aqui!! :D :D :D :D :D :D

então e que tal meter 6 velas todas iguais e 2 reles para cada grupo de 3? :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

isto é que super economia....
o coço-os ou vou pós foruns

Mensagem por bnascimentomelo » 30 out 2007, 22:40

eu tinha prometido que não escrevia mais mas não me contenho: Mr. Guerra, 'tava a ver que nunca mais vinhas! Nem sei como não me lembrei dessa ideia! Já andas nisto há mais tempo... só pode!

abraço
BM

PS - a ideia da Transit em Cuba é excelente! um relê por vela... isso sim! isso é poupar! este regime de Marx leva a da cada ideia! pena que haja poucos técnicos com essa qualificação (desenrasque) em Portugal (ou será que há? e terão fregueses? uhm??? MUITOS??? uh! não fazia ideia!)
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 31 out 2007, 08:36

boas e pra ser ainda mais economico eu sugeria o seguinte:

desligar tudo quanto tenha a ver com velas ,ralés,e afins, por de parte essa jana que só trás despesa, esqueçam isso tudo e digam: "SIM O MEU NÃO USA" depois,

Fazer um furo no colector de admissão de forma a roscar no mesmo um racord roscado de um lado e em bisel do outro de maneira a receber um tubinho borracha (ordinária pode ser, para não encarecer muito a coisa) que por sua vez será conduzido ao interior do habitáculo da maxine, não esquecer de arranjar um parafuso para tapar a ponta do tubo de forma a não desgovernar a máq. do tempo.

I pronto estamos prontinhos para adquirir um desses sprays á base de ETER para dar ao arranque de manhã.

procedimentos a ter em conta:

Quando em frio

tirar o parafuso do tubo, botar o veneno no tubinho ao mesmo tempo que se dá ao arranque .... segundos depois.... voilá.....colocar o parafusinho no tubo e vamos pó trabalho que se faz tarde.

Quando em quente

não existem contra indicações
o coço-os ou vou pós foruns

Mensagem por maq260 » 31 out 2007, 10:10

bnascimentomelo Escreveu:pena que haja poucos técnicos com essa qualificação (desenrasque) em Portugal (ou será que há? e terão fregueses? uhm??? MUITOS??? uh! não fazia ideia!)

Existem pois, graças a alguns fabricantes que descontinuam o fabrico de algumas peças cada vez mais cedo ou irem á falência. Ainda temos mecanicos, electricistas, bobinadores e torneiros (destes já ouvi por aí dizer que temos dos melhores do mundo) que têm pachorra para manter máquinas a funcionar seja no sector automóvel,industrial ou agricola. Têm muita freguesia e alguns desses fregueses até são concessionários de grandes marcas, e esta hem? :D :D

Mensagem por Matrix » 07 jan 2008, 20:13

é por causa destas e de outras que raramente venho a este forum.....

depois de tudo espermido o que é que se aprendeu aqui?????

Já ninguem tem a porcaria do autocolante no relé com as especificações?

não perguntei se era possivel ter uma bateria para cada vela com um jogo de relés para cada vela, com uma ignição no interior para cada cilindro e para ajudar bicos de acender fogões com uma briza de gás para aquecer mais depressa, um aquecedor debaixo do capot e uns cobertores...relés para quê??? aqueles chinocas sabem lá como aquecer um motor...

Obrigado na mesma....foi um episódio quase ao nivel do gato fedorento...

Bom ano
Pedro Freire
Patrol 2.8D

Re: Relés do 260

Mensagem por maq260 » 07 jan 2008, 20:53

Matrix Escreveu:Boas,
quem pode colocar as referências e caracteristicas dos relés do 260?

Obrigado

Pedro

Pedro,
tenho pena de não te ter ajudado, mas o 260 tem uma data de relés ...
Bons TTrilhos
Bom Ano
Editado pela última vez por maq260 em 07 jan 2008, 20:58, num total de 1 vez.

Mensagem por bnascimentomelo » 07 jan 2008, 20:54

Um bom ano tb para ti, Matrix.

Leva contigo: os relés são iguais a qualquer um que querias comprar numa loja de artigos eléctricos mas, o teu electricista deve saber. O que ele não sabe é resolver o teu stress! Tens sempre a hipótese de passar na Nissan e pedir as referências... é o que queres, certo?

Bruno

PS - discordo da tua opinião... quando comprei o meu 260, em agosto de 2007, também tinha um stress com as velas, e os reles e afins... neste fórum, encontrei TODA a informação para resolver o meu problema. Tive de procurar e, o mais difícil, filtrar as informações em que devia, ou não, acreditar. Se precisares de ajuda, diz. Se não... não digas.
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 08 jan 2008, 11:55

bnascimentomelo Escreveu:Depois, verifiquem que têm um fio termo-fusível na saída da bateria para evitar que se o relé colar
Cumprimentos
Bruno

podes-me indicar qual??? :thumbsup:
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por bnascimentomelo » 08 jan 2008, 13:26

Vou tentar tirar um foto e colocar por aqui. Se repares, na saída do polo positivo, tens umas "ramificações" para os 2 condutores dos relés das velas... Essas "ramificações" são, de origem, dois fios termo-fusíveis mas como queimam quando o pessoal anda a inventar com velas maradas, o Zé-electricista faísca põe um fio (e dos grossos para não queimar novamente)- estes gajos da Nissan não percebem nada disto, dizem por fim, antes de cuspirem para o chão.

Localizaste o sítio dos fios termo-fusíveis?

Quanto à foto... vamos lá ver o que se arranja.

1 abraço
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 08 jan 2008, 16:45

es grande obrigada... :thumbsup:
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Próximo

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante