Bateria ou alternador

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Bateria ou alternador

Mensagem por midnightlimb » 11 abr 2012, 20:53

O meu patrol começou a dar uns sinais de que a bateria não estaria a 100% há uns 2 meses... parecia que não tinha a força necessária e que descarregava com facilidade.

No domingo, depois de mais fim de semana em que o patrol deu bem ao cabedal, ficou uma hora com as portas abertas e não pegou... peguei-o com os cabos e fiz cerca de 1 hora e meia a conduzir de seguida... No dia seguinte de manhã, voltou a não pegar!

Acontece que a bateria é varta e das boas, com menos de 2 anos, penso...

Levei a um amigo que fez as medições e o alternador está a mandar 13 virgula qualquer coisa amperes (penso que é isso) portanto deveria estar a carregar!

Ao verificar a carga da bateria, reparou-se que a mesma se descarregava muito rapidamente mas fiquei na dúvida se o carro poderá estar a consumir mais energia do que o que deve... ou ter algum curto... Alguém pode dar uma opinião para evitar gastar mais do que o devido?

Registado: 05 abr 2009, 21:19

Re: Bateria ou alternador

Mensagem por ricardo@lves » 11 abr 2012, 21:02

Sem sombra de duvidas que é o alternador, esses alternadores para estarem bem, devem sempre carregar os 15.5V 16v.
Com muito poucos euros arranjas isso num bom electricista auto.
Abraço
Ricardo@lves
http://www.formiga4x4.com

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 11 abr 2012, 21:06

O ideal seria arranjares uma bateria emprestada e testar se a "avaria" se mantém; mas para mim a bateria foi-se :confused: ... os valores do alternador estão bem [wink]

PS é daquelas avarias que chateia mesmo :sabe: ... chegar-se ao jipola e ele não pegar é mesmo xunga :grrr:

Mensagem por midnightlimb » 11 abr 2012, 21:10

Mas acontece que, há cerca de 2 anos, mudei uma peça no alternador... o electricista era um tipo que percebia daquilo, fez as medições e estava a carregar a uns 17 ou 18 volts (???) e isso rebentou-me com a bateria... Disse-me que não poderia carregar mais de 13 e sempre abaixo de 14...

Estará o homem errado?

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 11 abr 2012, 21:14

midnightlimb Escreveu:Disse-me que não poderia carregar mais de 13 e sempre abaixo de 14...

Estará o homem errado?

Está certíssimo :sabe: [wink]

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Mensagem por Edu » 11 abr 2012, 22:12

midnightlimb Escreveu:Mas acontece que, há cerca de 2 anos, mudei uma peça no alternador... o electricista era um tipo que percebia daquilo, fez as medições e estava a carregar a uns 17 ou 18 volts (???) e isso rebentou-me com a bateria... Disse-me que não poderia carregar mais de 13 e sempre abaixo de 14...

Estará o homem errado?

Tensão de carga anda por volta de 13,8V, max 14v. Em principio pode ser a bateria, as minhas costumam dar o berro sempre com tempo frio, normalmente no Inverno (embora durem + de 2 anos).

Outra coisa que podes verificar é a ficha do alternador, tem dois fios um que liga na luz de aviso de bateria no painel de instrumentos e o outro que faz a medição da tensão da bateria e fornece a tensão de "excitação" ao alternador. Se este segundo fio estiver partido pode dar uma avaria intermitente...
O teu electricista também deve fazer um teste á bateria com um aparelho próprio sem ser um multimetro, ou se ela não for selada medir a densidade do electrólito com um densimetro.

Cumps,

Edu

Mensagem por midnightlimb » 11 abr 2012, 22:17

Edu Escreveu:
midnightlimb Escreveu:Mas acontece que, há cerca de 2 anos, mudei uma peça no alternador... o electricista era um tipo que percebia daquilo, fez as medições e estava a carregar a uns 17 ou 18 volts (???) e isso rebentou-me com a bateria... Disse-me que não poderia carregar mais de 13 e sempre abaixo de 14...

Estará o homem errado?

Tensão de carga anda por volta de 13,8V, max 14v. Em principio pode ser a bateria, as minhas costumam dar o berro sempre com tempo frio, normalmente no Inverno (embora durem + de 2 anos).

Outra coisa que podes verificar é a ficha do alternador, tem dois fios um que liga na luz de aviso de bateria no painel de instrumentos e o outro que faz a medição da tensão da bateria e fornece a tensão de "excitação" ao alternador. Se este segundo fio estiver partido pode dar uma avaria intermitente...
O teu electricista também deve fazer um teste á bateria com um aparelho próprio sem ser um multimetro, ou se ela não for selada medir a densidade do electrólito com um densimetro.

Cumps,

Edu

é isso mesmo! carrega a 13,8 V :cool:

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Mensagem por Edu » 11 abr 2012, 22:26

Como disse provavelmente será a bateria. Se tiver menos de 2 anos, garantia com ela!

Registado: 20 jan 2009, 23:25

Mensagem por McM » 13 abr 2012, 11:04

Provavelmente o que foi medido foi a tensão que o alternador debita e sendo 13 e picos aparenta estar Ok.
Quanto a consumo excessivo em stand by é possível verificar isso. Idealmente medido a corrente que circula com o carro desligado e portas fechadas...
Devagar devagarinho, parado!

Registado: 14 dez 2006, 12:09

Mensagem por Vendaval R Pereira » 13 abr 2012, 21:27

o alternador pode estar com avaria!
pode estar a descarregar a bateria quando o motor está parado, apesar de estar a carregar bem!
é uma situaçao normal em avarias de alternador. o regulador de tensao as vezes provoca isso
pode a bateria estar avariada tambem, pode estar algo no carro a consumir corrente, etc etc
se for a bateria é facilimo de detectar;
bateria carregada. desligas um borne e no dia seguinte esperimentas . se pegar bem é porque está algo a roubar corrente.
tambem podes tentar ver se algo está a consumir , basta desligar um borne e depois encostar o terminal ao rspectivo borne varias vezes seguidas e verificar se fas faisca , á primeira fas sempre que é a memoria do autoradio ou outra qq a ser alimentada , mas durante alguns segundos já não fas faisca , se encostando repetidas vezes fizer sempre faisca é porque algo está a consumir alguns amperes . espero que me tenha feito entender :fiuu:
mas o melhor é ligar lá o multimetro e medir o consumo, não sei o que o 61 consome por hora estando tudo desligado , mas mais de 0.15 A é muito
o teste deve ser sempre feito com tudo desligado e portas fechadas , como é obvio :)

eu aposto no alternador :pop:
Saudaçoes TT...
Duarte Pereira. Alentejo profundo

Mensagem por midnightlimb » 14 abr 2012, 13:27

Vendaval R Pereira Escreveu:o alternador pode estar com avaria!
pode estar a descarregar a bateria quando o motor está parado, apesar de estar a carregar bem!
é uma situaçao normal em avarias de alternador. o regulador de tensao as vezes provoca isso
pode a bateria estar avariada tambem, pode estar algo no carro a consumir corrente, etc etc
se for a bateria é facilimo de detectar;
bateria carregada. desligas um borne e no dia seguinte esperimentas . se pegar bem é porque está algo a roubar corrente.
tambem podes tentar ver se algo está a consumir , basta desligar um borne e depois encostar o terminal ao rspectivo borne varias vezes seguidas e verificar se fas faisca , á primeira fas sempre que é a memoria do autoradio ou outra qq a ser alimentada , mas durante alguns segundos já não fas faisca , se encostando repetidas vezes fizer sempre faisca é porque algo está a consumir alguns amperes . espero que me tenha feito entender :fiuu:
mas o melhor é ligar lá o multimetro e medir o consumo, não sei o que o 61 consome por hora estando tudo desligado , mas mais de 0.15 A é muito
o teste deve ser sempre feito com tudo desligado e portas fechadas , como é obvio :)

eu aposto no alternador :pop:

Para já, a casa das baterias deu-me uma nova!!! VARTA

Mensagem por midnightlimb » 14 abr 2012, 16:47

A bateria tava pifada! Não retinha carga e esvaziava-se com facilidade... foi trocada por uma nova que já está no sítio... GR já a bombar! Agora não sei se terá outra coisa associada... vou levar a um electricista e fazer medições para detectar ou se foi o alternador k estragou a bateria! :olaaaa:

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante