Centralina de comando de pré-aquecimento.

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 18 ago 2005, 00:00

Centralina de comando de pré-aquecimento.

Mensagem por pauloribeiro » 01 abr 2006, 12:21

Alguém sabe onde está a Centralina de comando de pré-aquecimento do Nissan Patrol 260.
É nesta Centralina que estão ligados os sensores da temperatura de água e de velocidade.
O meu problema é que há um relé de aquecimento das velas que está com uma temporização muito curta (cerca de 1s).
Os cabos, as velas e os relés de aquecimento estão todos bons, foram testados por mim.

Aceitam-se sugestões ideias ou dicas. :thumbsup:

Registado: 02 jan 2006, 19:43

Mensagem por Bruno Ferreira » 02 abr 2006, 22:12

Boas amigo, a centralina está por cima da coluna de direcção, mas o teu problema não é aí. o problema do teu carro é no relay das velas, ou seja, ao pé da bateria tens 2 relays das velas , um grande entre a bateria e o guarda-lamas, e um mais pequeno entre a bateria e o farol, pois é neste que tá o problema. trocas o relay ou abres e limpas o contacto, atençao depois de abrir tem que levar cola de juntas para não meter agua. nem sempre tem reparação mas experimenta.
Abraço.

Mensagem por pauloribeiro » 04 abr 2006, 18:44

Boas Bruno
Os tais relés de que falas eu já tinha desmanchado e experimentado, e ambos estavam bons.
O relé mais pequeno, quando o fui a abrir caio-me ao chão e observei que aquelas duas malhas estavam partidas mas pensei que tinha sido resultado da queda.
Soldei as malhas e fui experimentar o relé, já que tu dizias que o problema era de lá, e eis que tinhas 100% de razão. [clap]
Quando experimentei o relé a solda começou logo a derreter mas deu para ver que a bobine já ficava o tempo certo atracada. Observei também que os dois cabos grossos que ligam ao relé ficaram bem quentes.
Isto é normal?
Ou será que tenho alguma vela de aquecimento em curto?
Alguma vez aconteceu de uma vela entrar em curto?
Se eu tiver alguma vela em curto poderá ser a causa do relé ter queimado as duas malhas por excesso de corrente.
Vale a pena por um amperímetro em série, e medir o consumo de cada vela?
Ou este aquecimento dos cabos é normal, e é também normal o relé ás vezes queimar as tais malhas.

Cumprimentos

E um muito obrigado pela tua valiosa colaboração. [wink] :thumbsup:

Registado: 19 ago 2005, 19:38

Mensagem por Gil-Gr » 06 abr 2006, 14:36

Essa caixinha no 260 está debaixo da coluna de direcção

E têm este aspecto

Imagem

Mensagem por pauloribeiro » 07 abr 2006, 21:19

Obrigado :thumbsup:

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 05 out 2007, 16:38

escuta nao e a centralina nenhuma ,e o temporizador mais pequeno, ja me aconteceu isso .experimenta abrilo e vez que tem os fios partidos ,nao tem arranjo,125 euros+-.tambem gastei dinheiro a toa.normalmente queimam velas depois isso,deve-se por velas novas ao mesmo tempo e nao quando queima uma ,porque a seguir vai outra e andamos sempre a toa se for o grande (chapa de 3 velas e mais caro 150.mas sao outros sintomas...abr

Registado: 09 dez 2007, 16:08

centralina?

Mensagem por SimSim » 04 jan 2008, 23:08

Caros amigos,em Novembro de 2007 comprei um Gr y60, a luz da resistência piscava, disseram-me que era velas, levou velas novas e continuou a fazer o mesmo. Entra o electricista em acção e diz que falta uns "separadores" entre os "ligadores" das velas :rolleyes: , colocou essas "peças" e mais três velas novas (amarelas) e disse-me "já tá resolvido" nesse mesmo instante vai pôr o Gr a trabalhar e... nepias a mesma dificuldade em frio. Resumindo diz que da parte dele está resolvido :confused: (mas ficou na mesma). Perdi a paciência :angry: à duas semanas atrás fui deixá-lo numa oficina da Nissan :( , lá disseram-me que era a tal centralina (que eu não sabia onde ficava mas imaginava pelo que aqui diziam),perguntei preço uiiii 700 euros + iva :crybaby: .
Por sorte tenho um amigo que tem uma limo Gr impec e outra pra peças, tinha uma centralina :) . Levei á oficina pra exprimentar, e ...nada continou a fazer o mesmo. :puke: . Disseram que tinham de ver a instalação toda..eu ainda lhes disse que poderia ser de reles ou temporizador (ideia tirada daqui do forum) não me ligaram. Hoje telefonaram-me a dizer que era do relé (que só vem 2ª ou 3ª feira)Vai fazer 3 semanas que ando nisto...mas ainda bem que existe este forum assim tiramos ideias (muito boas) e podemos resolver problemas que possam surgir.

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 05 jan 2008, 20:33

À pouco tempo atrás numa oficina e em conversa com o dono/mecanico que me pareceu conhecedor destas nossas máquinas, tendo ele um Gr y60 quando falávamos nas virtudes e nos defeitos, ele perguntou-me se o meu já me tinha "chateado" com a luz da resistência intermitente e que era chato como o caraças que era um fiozito que se partia e coiso e tal ...que se soldava ma.....será o mesmo problema? se sim posso sempre enviar contacto por mp

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 06 jan 2008, 20:15

o meu tem esse stress ja nao ligo.... ja pus velas e um rele e fica a piscarna mesma....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por SimSim » 06 jan 2008, 21:55

Esta semana que vem já fico a saber se é relé ou não depois dou noticias do resultado.

Mensagem por SimSim » 09 jan 2008, 00:15

O problema da luz da resistência está resolvido,tudo começou pela centralina mas foi o relé e levou velas de origem. Um relé que fica ao lado da bateria.

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 09 jan 2008, 09:05

SimSim Escreveu:O problema da luz da resistência está resolvido,tudo começou pela centralina mas foi o relé e levou velas de origem. Um relé que fica ao lado da bateria.

[clap] [clap] :D :thumbsup:

Mensagem por SimSim » 09 jan 2008, 11:40

Pois é, esta manhã estava em pulgas para ver se o bicho pegava á primeira e.... :unibrow: pegou lindamente, espetáculo está 5*.

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 09 jan 2008, 11:49

Esta é nova. O que tinha a centralina? Suponho que esta centralina seja a unidade dos temporizadores que está junto à coluna de direcção, certo?

Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por SimSim » 09 jan 2008, 12:02

bnascimentomelo Escreveu:Esta é nova. O que tinha a centralina? Suponho que esta centralina seja a unidade dos temporizadores que está junto à coluna de direcção, certo?

Bruno

Em principio pensaram que fosse a centralina. A localização desta caixa metalica é do lado do passageiro e fica por baixo da caixa de fusíveis ao nível dos pés no lado direito. Isto no GR y60.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 09 jan 2008, 16:47

se o rele estiver bom e as velas nao, a luz acende na mesma???
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por SimSim » 09 jan 2008, 18:03

Na minha opinião penso que se deve pôr velas de origem. se mesmo assim continuar a fazer o mesmo, poderá ser outra coisa. Porque se eu tivesse levado o GR logo á Nissan possivelmente teria poupado alguns euros. Mas atenção isto é uma situação que levou algum tempo a resolver, foi passo por passo. Nem todos os problemas são originados pelo mesmo motivo.

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 10 jan 2008, 21:36

ainda bem que se resolveu.afinal nao e assim tao complicado,ja se tinha falado sobre isso aqui,acontece nos patrol frequentemnte,mas so quem ja passou por elas e que sabe.na marca dizem,ou deviam saber e imformar,que acontece isso,velas e reles das velas queimam...como tudo o resto.eles aconselham mudar as velas de x em x tempo,juntamente com os reles,pode parecer caro mas nao e,visto que se nao o fizermos,estamos sempre a trocar velas,agora estas, depois aquelas...emfim deve-se por sempre velas todas novas,e nao so duas ou tres,umas queimam as outras,como nas baterias... [wink] o rele mais pequeno tambem queima,mas tem a ver com a valvula da temperatura da agua...outro assunto.abr :D

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante