Ajuda: valores no voltimetro (GR Y61 3.0Di)

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Ajuda: valores no voltimetro (GR Y61 3.0Di)

Mensagem por rs2 » 10 nov 2009, 15:12

Boas
Eu tenho uma ideia basica sobre isto da electricidade automóvel, mas realmente deu-me uma branca de duvidas e gostava de confirmar com alguém aqui q perceba de electricidade auto.

Num veiculo com circuito electrico/batteria de 12v, quando o motor esta a trabalhar, é de esperar que leituras de um voltimetro?
superior a 12v certo? ou seja o sistema esta a carregar, certo?

Agora o meu caso:
Ha dois dias tinha a bateria do gr em baixo, nao conseguia por o carro a trabalhar, estava muito fraca. Pegou com cabos. Fiquei surpreendido porque foi de repente, geralmente estas coisas vao acontecendo aos bocadinhos... tipo um dia custa mais a pegar etc etc.

A bateria tem uns 3 anos "apenas". No entanto o alternador foi arranjado (tmb ha uns anos) umas 3 vezes seguidas, isto acho q devido a uma treta de Xenons q foram logo removidos na altura. Entrentanto pou um par de anos sem problemas de maior.

Estou na duvida se o alternador ou Batt tem algum problema, hoje durante a noite deixei a batt a carregar com um carregador de batts. De manha a bateria media 13v (com o carro desligado)

Liguei um multimetro a parte do isqueiro, e iniciei a minha viagem diaria de 40Km e comecei a verificar as medicoes:

- Ainda no inicio da viagem (motor ainda meio frio) às 2400rpm, choufagem ligada, medios e radio: 12.08V

- reparei que a medida q subia de rpm, diminuia a voltagem (?), ao relenti tinha cerca de 12,56V

- Ja no final da viagem (motor quentinho):
com todos acessorios desligados e ao relenti: 13,27V
com todos acessorios desligados e as 2400rpm: 12,93V
com luzes e radio e AC: 12,00V

durante a viagem cheguei a ver ver valores tipo 11,80V a medida q tinha mais rpm.

E agora? Que conclusoes? entretanto vou andar com o Multimetro ligado. Alias será q medir pelo isqueiro nao estarei a aldrabar a medicao? eu acho q o isqueiro nao tem nenhum filtro ou coisa do genero.

obrigado

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante