colocar conta-quilómetros parcial (de BTT) com poucos €

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 20 out 2007, 21:17

colocar conta-quilómetros parcial (de BTT) com poucos €

Mensagem por sectork » 26 abr 2008, 22:07

Material:
-velocímetro de btt sigma BC 906 - cerca de 18€
(usei este pq é barato e fiável, tem 3 digitos e mostra velocidade, vel. máxima, média, distância total, distância parcial, tempo total, relógio, etc. Não tem iluminação mas o BC 1606 tem e o suporte é o mesmo)
-tira de alumínio com 10cmX15mmX2mm
-berbequim
-fio de colunas
-abraçadeiras de serrilha
-araldit

Cuidados:
-como é necessário retirar a roda da frente esquerda. é necessário cuidado, não vá o macaco resvalar

Tempo do trabalho:
Cerca de 1 hora

Procedimentos:
Cortar o fio perto do sensor (cortei a cerca de 20cm do sensor) e descarnar os dois fios.
Retirar a roda da frente esquerda.
Limpar bem com diluente a parte onde vai ser colado o iman
Fixar o sensor na pinça com um pouco de cola e abraçadeiras e usar abraçadeiras para ir fixando todo o fio até ao tablier, depois de lhe acrescentar uns 3 metros de fio (usei o tubo do travão para o ir fixando e entrou no habitáculo por um dos buracos junto ao servo-freio)
Fixar o iman com araldit, conforme figura, de forma a que quando a roda gire, passe a cerca de 1mm do sensor
Fixar no tablier - sem fazer qq buraco e aproveitando um dos parafusos do tablier - o suporte do velocímetro, que por sua vez está amarrado com abraçadeiras à tira de alumínio a que fiz um buraco para fixar ao tablier. Aproveitei e juntei lá o suporte do telemovel.

É muito fácil passar o fio até ao tablier, ali por cima do cinzeiro e não fica nada à vista.

O resultado final não envergonha, é rápido e barato e não implica qualquer buraco no Patrol. E um "upgrade", com iluminação, não dá qq trabalho (basta comprar p.e. um BC 1606L e colocá-lo no mesmo suporte).

Já agora.. fiz umas experiências com um que comprei no Ebay, com iluminação, temperatura e tudo o resto, mas o desgraçado não valeu os portes pois até com o Patrol parado o "gajo" marcava :-)

Como não fixei bem o primeiro iman, aguentou uns 2.000Km, com muita chuva e lama à mistura e acabei por o perder um dia destes quando descia a A5 a velocidades proibidas e inapropriadas para o Patrol - ia a marcar 151Km/h e de repente... ZERO, saíu, provavelmente não resistiu à força centrifuga.

Bastou comprar um novo (4,5€), retirar a roda e colá-lo, desta vez como deve ser.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Registado: 21 jan 2008, 13:06

Mensagem por _2 » 26 abr 2008, 23:08

[clap] [clap] [clap] Bom trabalhinho sim Sr: 5* simples e pratico , :thumbsup:

abrç

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 26 abr 2008, 23:26

boas ... as experiencias k ja ouvi falar desse tipo nao resultam ,pois imagina t a meio de 1 raid a passar 1 lamaçal dakeles k a gente sabe... sera k isso aguentará??????? continuara a funcionar???

abraço

Mensagem por sectork » 26 abr 2008, 23:50

Boas.
Acho que sim, que aguenta, pelo menos já aguentou uns lamaçais com lama "até às orelhas" :-) e com o primeiro iman andei uns 2000km.
Claro que se ficar lá encravado um calhau vai arrancar aquilo tudo (e lá se vão 7,5€ para um conjunto sensor/iman), mas tanto o iman como o sensor estão bem protegidos dentro da roda.
Quando muito as areias vão raspando o sensor e não é grave; a água não afecta.
O "truque" está em fixar devidamente quer o iman quer o sensor.
E claro que um Terratrip é assunto sério, mas o orçamento é completamente diferente.
É como disse, rápido, eficaz e barato, mas obviamente é algo frágil.

Abraço.

Mensagem por joao trapol » 27 abr 2008, 03:49

sectork Escreveu:Boas.
Acho que sim, que aguenta, pelo menos já aguentou uns lamaçais com lama "até às orelhas" :-) e com o primeiro iman andei uns 2000km.
Claro que se ficar lá encravado um calhau vai arrancar aquilo tudo (e lá se vão 7,5€ para um conjunto sensor/iman), mas tanto o iman como o sensor estão bem protegidos dentro da roda.
Quando muito as areias vão raspando o sensor e não é grave; a água não afecta.
O "truque" está em fixar devidamente quer o iman quer o sensor.
E claro que um Terratrip é assunto sério, mas o orçamento é completamente diferente.
É como disse, rápido, eficaz e barato, mas obviamente é algo frágil.

Abraço.

ora bom o k enteressa é k essa porra funcione como deve ser.....dá lhe giz..... e kalker dia tens k vir cá ao norte fazer 1os lamaçais

abraço

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 27 abr 2008, 13:22

Parabens pela ideia e pela qualidade do serviço.

Eh pah, reparei no manómetro de pressão de óleo - a zero :eek: mesmo acima dos 100km/h, portanto, acima das 2000rpm.

Não haverá aí um problema?? De sensor, manómetro ou, no pior, bomba de óleo ou mesmo motor???? :confused:

Mensagem por sectork » 27 abr 2008, 14:03

Boas.
Há de facto problema e é de certeza com o sensor.
O mecânico ficou de arranjar um e ainda não o tem. Diz ele que os da concorrência duram pouco mas de facto nem sei onde se compra.
Mas como já anda assim há uns tempos vou tentar comprar um aqui pela zona de Lisboa e vou atrever-me a substituí-lo.
Ser alguém souber onde se vende, preços, etc,...

Abraço

Mensagem por Gonçalo F. » 28 abr 2008, 22:51

Há de facto problema e é de certeza com o sensor.
O mecânico ficou de arranjar um e ainda não o tem. Diz ele que os da concorrência duram pouco mas de facto nem sei onde se compra.
Mas como já anda assim há uns tempos vou tentar comprar um aqui pela zona de Lisboa e vou atrever-me a substituí-lo.
Ser alguém souber onde se vende, preços, etc,...

Abraço

Mais um questão:

Afrio, nos primeiros instantes de funcionamento, o manómetro tambem não sobe? Se sobe, vai até quanto?

Mensagem por sectork » 28 abr 2008, 22:58

Boas.
Sim, sobe quando o motor está frio e vai até quase ao meio (entre o 2 e o 3). Gradualmente vai baixando e "planta-se" no zero.
Uso óleo 15W40.
Hum.. e a razão da pergunta? Passa ou passou pelo mesmo? Ou devo ficar deveras preocupado?

Mensagem por Gonçalo F. » 29 abr 2008, 22:16

Sim, sobe quando o motor está frio e vai até quase ao meio (entre o 2 e o 3). Gradualmente vai baixando e "planta-se" no zero.
Uso óleo 15W40.
Hum.. e a razão da pergunta? Passa ou passou pelo mesmo? Ou devo ficar deveras preocupado?

Exacto. Em boa Verdade, passo exactamente pelo mesmo - a frio o manómetro sobe aos 4, 5bar, mas depois do motor "quente", desce a zero e apenas sobe um pouco (até 1 bar, no máximo), se as rotações subirem acima das 2000rpm

Tambem uso 15W40, com aditivo Slick50.

Nos próximos dias irei procurar resolver o problema, começando pelo mais fácil e barato: irei medir a pressão de óleo com um manómetro próprio, no mesmo local onde está o sensor, retirando este. darei mais pressão à mola do parafuso da válvula de desgarga da Bomba de óleo. Depois substituirei o sensor por um novo (Nissan). Depois lavarei todo o circuito de lubrificação do motor, conforme procedimentos já0 postados aqui no fórum.

Posto isso, se não houver significativas melhorias :crybaby: , substituirei a Bomba de óleo e/ou levo o motor "à faca" - substituindo capas de bielas e chumaceiras de cambota :confused: :confused: .

Mensagem por sectork » 29 abr 2008, 23:01

Humm.. agora começo a ficar preocupado :-(
Tanto quanto sei o mecânico despistou falha do indicador no painel, depois mediu a pressão com um manómetro (com o motor quente nas circunstâncias em que o manómetro do Patrol estaria no zero) e por isso concluiu que a falha era do sensor.
E ele referiu que aquilo era uma falha habitual dos sensores e que os "da concorrência" durariam pouco.
Tb me parece que já li por aqui tudo o que há sobre o assunto e de facto os sensores costumam avariar com frequência.
Seja como for, acho que vou começar pelo mais fácil e vou ver se consigo amanhã ou depois eu próprio ir à Nissan comprar um sensor.
Darei notícias.

Abraço.

Registado: 01 mai 2006, 13:37

Mensagem por Nuno Pereira » 30 abr 2008, 07:30

Já agora, e continuando o Off-Topic, o meu a frio bate no 6 bars...

A quente fica-se pelos 3...

É este o funcionamento normal da coisa?

Obrigado

Mensagem por Gonçalo F. » 30 abr 2008, 10:24

Nuno Pereira Escreveu:Já agora, e continuando o Off-Topic, o meu a frio bate no 6 bars...

A quente fica-se pelos 3...

É este o funcionamento normal da coisa?

Obrigado

Caro Nuno, se depois de quente e ao Ralenti, a pressão fica-se pelos 3bar........... tá novo e em excelente estado - motor e sensor [:p]

Quem me dera tal coisa......... :crybaby:

Cumprimentos.

Mensagem por Gonçalo F. » 30 abr 2008, 23:30

Pressão de óleo RESOLVIDO.

Bastou a troca do Sensor de Pressão, por um novo (Nissan, nada de concorrência), e o mostrador passou a ter um comportamento muito diferente:

Ao relenti (700rpm)..........1bar

às 1500...........................3 bar (ponteiro a meio)

às 2500...........................5 bar (ponteiro quase no máximo)

Na prática não foi a pressão no motor que aumentou, mas a simples leitura é que passou a ser a real (ou mais perto disso). :D :D

:thumbsup:

P.S.: Falta realçar que a "coisa" custou-me 65euros (só a peça) :unibrow: :unibrow:

Mensagem por joao trapol » 30 abr 2008, 23:45

Gonçalo F. Escreveu:Pressão de óleo RESOLVIDO.

Bastou a troca do Sensor de Pressão, por um novo (Nissan, nada de concorrência), e o mostrador passou a ter um comportamento muito diferente:

Na prática não foi a pressão no motor que aumentou, mas a simples leitura é que passou a ser a real (ou mais perto disso). :D :D

P.S.: Falta realçar que a "coisa" custou-me 65euros (só a peça) :unibrow: :unibrow:

boas no meu caso com oleo 10w 40 mesmo ao relenti nunca baixa de 2 k/cm3 e em acelaraçao a "fundo" cola aos 6 k/cm3

abraço

Mensagem por Gonçalo F. » 01 mai 2008, 13:04

joao trapol Escreveu:

boas no meu caso com oleo 10w 40 mesmo ao relenti nunca baixa de 2 k/cm3 e em acelaraçao a "fundo" cola aos 6 k/cm3

abraço

Mas isso é porque o teu motor tem mais "saúde".... [:p]

[wink]

Mensagem por joao trapol » 01 mai 2008, 13:07

Gonçalo F. Escreveu:
joao trapol Escreveu:

abraço

Mas isso é porque o teu motor tem mais "saúde".... [:p]

[wink]

boa :dance:

Mensagem por Gonçalo F. » 01 mai 2008, 22:06

Ainda sobre a questão pressão de óleo (Off tópico), com o sensor novo, a coisa ficou assim:

Ao relenti:
Imagem

Às 1000rpm
Imagem

Às 1500rpm
Imagem

Às 2000rpm
Imagem

Às 2500rpm
Imagem

Às 3000rpm
Imagem

Agora parece-me mais normal.

Mensagem por joao trapol » 01 mai 2008, 22:08

ó gonsalo isso só vai ate as 3000rpm???

abraço

Mensagem por Gonçalo F. » 02 mai 2008, 11:57

joao trapol Escreveu:ó gonsalo isso só vai ate as 3000rpm???

abraço

:D Não, mas pouco mais.

De qualquer modo, às 3000rpm, em estrada e em 5.ª velocidade, o bicho já vai acima dos 130km/h.
Daí para cima já não me interessa :unibrow:

Abraço.

Mensagem por sectork » 02 mai 2008, 20:19

As desculpas pela continuação do off-topic e os agradecimentos a quem me (re)lembrou que tinha um assunto pra resolver e a todos quantos já escreveram sobre o problema da sonda e outros problemas e sua resolução.

Tenho o bico de obra da falta de indicação de pressão resolvido.
[:p]

Sonda nova de origem logo de manhã na Entreposto (68,85€), ao fim da tarde tirei a gravata, saltei para cima do motor, retirei a sonda velha, meti a nova (esfolei-me, perdi a porca, rompi as calças e sujei-me todo) e... as imagens são respectivamente ao ralenti, um pouco acelerado e a cerca de meio gás, já com o motor quente.

Abraço.

Imagem
Imagem
Imagem

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante