-velocímetro de btt sigma BC 906 - cerca de 18€
(usei este pq é barato e fiável, tem 3 digitos e mostra velocidade, vel. máxima, média, distância total, distância parcial, tempo total, relógio, etc. Não tem iluminação mas o BC 1606 tem e o suporte é o mesmo)
-tira de alumínio com 10cmX15mmX2mm
-berbequim
-fio de colunas
-abraçadeiras de serrilha
-araldit
Cuidados:
-como é necessário retirar a roda da frente esquerda. é necessário cuidado, não vá o macaco resvalar
Tempo do trabalho:
Cerca de 1 hora
Procedimentos:
Cortar o fio perto do sensor (cortei a cerca de 20cm do sensor) e descarnar os dois fios.
Retirar a roda da frente esquerda.
Limpar bem com diluente a parte onde vai ser colado o iman
Fixar o sensor na pinça com um pouco de cola e abraçadeiras e usar abraçadeiras para ir fixando todo o fio até ao tablier, depois de lhe acrescentar uns 3 metros de fio (usei o tubo do travão para o ir fixando e entrou no habitáculo por um dos buracos junto ao servo-freio)
Fixar o iman com araldit, conforme figura, de forma a que quando a roda gire, passe a cerca de 1mm do sensor
Fixar no tablier - sem fazer qq buraco e aproveitando um dos parafusos do tablier - o suporte do velocímetro, que por sua vez está amarrado com abraçadeiras à tira de alumínio a que fiz um buraco para fixar ao tablier. Aproveitei e juntei lá o suporte do telemovel.
É muito fácil passar o fio até ao tablier, ali por cima do cinzeiro e não fica nada à vista.
O resultado final não envergonha, é rápido e barato e não implica qualquer buraco no Patrol. E um "upgrade", com iluminação, não dá qq trabalho (basta comprar p.e. um BC 1606L e colocá-lo no mesmo suporte).
Já agora.. fiz umas experiências com um que comprei no Ebay, com iluminação, temperatura e tudo o resto, mas o desgraçado não valeu os portes pois até com o Patrol parado o "gajo" marcava :-)
Como não fixei bem o primeiro iman, aguentou uns 2.000Km, com muita chuva e lama à mistura e acabei por o perder um dia destes quando descia a A5 a velocidades proibidas e inapropriadas para o Patrol - ia a marcar 151Km/h e de repente... ZERO, saíu, provavelmente não resistiu à força centrifuga.
Bastou comprar um novo (4,5€), retirar a roda e colá-lo, desta vez como deve ser.








