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Afinar o conta-rotações: Patrol 260! Resolvido, com fotos!

MensagemEnviado: 16 mar 2008, 19:39
por comman
Tal como muitos proprietarios de Patrois 260, o conta-rotações do meu patrol também andava sempre abaixo do normal, todo desafinado.
Meti mãos à obra e resolvi o problema.

É uma operação bastante fácil, basta retirar o quadrante fora (desapertar meia duzia de parafusos, desligar as duas fichas ...

Depois de ter o quadrante fora desapertei mais 5 parafusos para tirar o vidro da frente do mesmo.

Na parte de traz do quadrante, tiram-se as tampas dos parafusos e desapertam-se os 3 parafusos que seguram o conta-rotações, depois é só afinar a peça que aparece na foto: dar 1/4 de volta para traz. Resolvido!

As fotos dizem o resto:
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Depois de muita especulação sobre afinações junto à correia do alternador, etc... pode-se fazer da forma que eu fiz pois é muito mais facil! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

MensagemEnviado: 16 mar 2008, 21:03
por cristiano
grande report..... :thumbsup:

MensagemEnviado: 16 mar 2008, 21:30
por _2
Excelente trabalho :nod: :thumbsup:

abrç

_2 [wink]

MensagemEnviado: 17 mar 2008, 12:34
por PrimusBaro
E como é que se tira o quadrante dum GR?
Eu sei que está um pouco off-topic mas pode ser que alguem me ajude...

Desculpa lá, Comman...

MensagemEnviado: 17 mar 2008, 14:15
por comman
deves ter de desapertar a parte de cima do tabelier, no 260 é so mesmo a parte do quadrante, no GR deve ser preciso sacar tudo, mas nao sei, nao conheco o interior do GR :confused:

MensagemEnviado: 17 mar 2008, 21:20
por Vendaval R Pereira
e será que ficam a bater certo ? sempre pensei que se tinha que afinar com uma maquineta de contar rpm ?

MensagemEnviado: 17 mar 2008, 21:25
por comman
vendaval, a bater certo nao estavam antes, agora pelo menos a julgar pelo barulho do motor, deve andar lá perto :D

MensagemEnviado: 18 mar 2008, 14:50
por Vendaval R Pereira
comman Escreveu:vendaval, a bater certo nao estavam antes, agora pelo menos a julgar pelo barulho do motor, deve andar lá perto :D

pois é!
conheço 4 e estão todos iguais. o unico que passa das 3 000 é o meu (3500).
a ver se dou conta do recado.

MensagemEnviado: 20 mar 2008, 21:21
por Vendaval R Pereira
já conta certo. :unibrow: :unibrow: :unibrow:
quer dizer , ja entra na red line , acho que ficou + ou- bom.
a 100 klm/h vai as 3 000. ja não me lembro como era á des anos quando ficou marado.
o meu afinei no sitio pois com o quarto de volta do comman ficou elevado demais.
para poder afinar no sitio desmontei o conta klm. , e com uma chavinha fina fui afinando com o motor a trabalhar até que me agradou ao ouvido.
foi mal un toque com a chave.

MensagemEnviado: 04 abr 2008, 08:39
por santanatt
hehe.. ontem tirei o meu fora e ficou a contar maravilha [clap] [clap] [clap] [clap]

muito bom

MensagemEnviado: 10 abr 2008, 13:35
por paulodamira
já está :D muito bom! OBRIGADO.
já agora será que se rodar mais um pouco ele vai ás 10,000rpm?? :eek: brincadeira.

MensagemEnviado: 10 abr 2008, 14:02
por _2
O comman pôs aqui a malta toda certa que nem relógio :D [clap] [clap]

abrç

MensagemEnviado: 12 abr 2008, 10:32
por comman
tudo a bater bem da mola :D

MensagemEnviado: 16 abr 2008, 20:26
por Sergio Borges
Bem tambem vou experimentar essa afinação.
Abrs

MensagemEnviado: 22 abr 2008, 15:48
por sotero
afinar?como sabem se esta desafinado? a olhometro?como sabem se ficou certo?hummmmm...redlines... :D abr

MensagemEnviado: 23 abr 2008, 02:00
por Vendaval R Pereira
sotero Escreveu:afinar?como sabem se esta desafinado? a olhometro?como sabem se ficou certo?hummmmm...redlines... :D abr

se só marcar 3 000 rpm com o motor esgotado...
não marca bem e a maioria fica pelas 3 000.
mas se queres ser perfeccionista, segue os passo atras descritos , mas na presença de um electrisista que disponha de um aparelhometro para te ligar á cambota e ler as rpm reais. e depois afinas como deve ser :D

os gajos, tecnicos, dos tacografos dos barra pesada ( camioes)
é que , ao que parece, tem esse tipo de maquineta.
:thumbsup:

MensagemEnviado: 23 abr 2008, 08:48
por comman
no patrol afina-se a olho :D

é maquina dura nao precisa de nada electronico :D [bigsmile]

MensagemEnviado: 23 abr 2008, 16:38
por sotero
correcto,se e assim tudo bem.vou ligar um da mota que saca da bateria a imfo. e ver se esta certo ,se nao falo com o pessoal da pesada,obrigado.abr :D

MensagemEnviado: 12 mai 2008, 14:13
por xabregas
boas!

o meu acho que tb ainda não passou das 2.000 rpm [bigsmile]

tenho de tomar coragem e desmontar aquilo...

só espero que não sobrem peças no final! :eek:

MensagemEnviado: 18 mai 2008, 16:44
por xabregas
acabei agora de fazer este "bricolage"...

correu td bem!

já conta mais qualquer coisita! :D :D :D

abraços

MensagemEnviado: 19 mai 2008, 20:54
por sotero
mas afinal...os que cheguem a passar as 4000,estao,adiantados? :D :D se calhar tenho de mexer no meu ,mas e para nao subir tanto... :D

MensagemEnviado: 04 jun 2008, 03:08
por brunott
boas, o meu conta rotações é raro trabalhar, com esse procedimento resolvo o problema?
Cumprimentos

MensagemEnviado: 04 jun 2008, 13:20
por xabregas
brunott Escreveu:boas, o meu conta rotações é raro trabalhar, com esse procedimento resolvo o problema?
Cumprimentos


nada como testar... não perdes nada! :D

MensagemEnviado: 04 jun 2008, 18:58
por brunott
xabregas Escreveu:
brunott Escreveu:boas, o meu conta rotações é raro trabalhar, com esse procedimento resolvo o problema?
Cumprimentos


nada como testar... não perdes nada! :D

pois é :D vou tentar arranjar coragem para desmontar aquilo :thumbsup:

Re: Afinar o conta-rotações: Patrol 260! Resolvido, com fotos!

MensagemEnviado: 13 out 2008, 23:00
por azor_tt
boas,vi ai a explicaçao do conta rotaçoes,e ja agora gostaria de saber onde posso arranjar um e se da para aplicar no meu 260 pois nao tem nem c rotaçoes nem kilometros parciais.obrigada