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Ligação Directa para Pre-aquecimento

Enviado:
05 fev 2008, 08:41
por guinas
Rapaziada vi no outro dia um patrol que tinha um sistema bem porreiro para o pre-aquecimento, tinha um botão no tablier que ligava as velas.
Acabaram-se os reles, e essa cegada.
Alguem sabe como é que se faz esta adaptação maravilha, já fui a vários electricistas que me dizem, é pá e tal deve ser possivel, talvez, se calhar a conversa é sempre a mesma. Eu vi feito num 260, o dono disse-me que foi um electricista, parti do principios que qualquer artista da electricidade faz esta brincadeira. Pelos vistos não.
Alguém sabe de um electricista que faça isto.
Eu é de Lisboa
Abraço
Guinas

Enviado:
05 fev 2008, 09:43
por MD TT
Boas
Eu já fiz isso num gr y60, ele andou na água e estragou a centralina do aquecimento das velas, originando a queimar as 6 velas (originais custam +-250€ todas), o que eu fiz foi fazer uma ligação da bateria (positivo) a um interuptor (tipo apito) e foi ligar ao ralé das velas (que está ao pé da bateria), assim só era carregar no botão e contar a té 10 e dar-lhe à chave, quando estava mesmo frio e o motor começava a falhar só era carregar mais uma vez (contar até 5), que o motor ficava a trabalhar bem.
O meu irmão está em Lisboa (Massamá) e ele pode fazer-te isso na boa (tambem já passou cá na oficina um bons anos a aprender)
Mais alguma coisa diz.
MD TT

Enviado:
05 fev 2008, 20:27
por cristiano
um esquema era top...

Enviado:
05 fev 2008, 23:09
por Vinnie
Eu tb fiz essa alteração no meu
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)

Enviado:
08 fev 2008, 22:17
por sotero
nao entendi ,ligas ao rele maior?ele nao liga as tres ultimas so?a chapa de cima liga tres e a de baixo as seis ,se ligares um fio ao positivo da bateria e depois a chapa de baixo 6 velas contas ate 5 das a chave...agora a chapa de cima...???nao entendo

Enviado:
11 fev 2008, 12:25
por motopi22
sempre podes alterar tudo metendo:
6 velas de um pagero a 11v
1 centralina de aquecimento das velas de um aixam (papa reformas)
e alterar a parte electrica
da trabalho mas é facil

Enviado:
13 fev 2008, 23:01
por sotero
e o tal esquema,alguem esplica por favor...?


Enviado:
13 fev 2008, 23:10
por bnascimentomelo
ina cum carago.
'ganda estoiro que deve ser para uma bateria 6 velas de 12 volts e mais um motor de arranque a sacarem power numa daquelas manhãs!
porque será que os engenheiros da nissan colocaram velas a 6,5 volts? ou percebiam muito e queriam complicar ou então não viam um boi de electricidade.
Alguém se disponibiliza para fazer os cálculos do power de saque à bateria? Podemos sempre reforçar a coisa com outra bateria ou...
Eu nem digo mais nada.
Abraços habituais
Bruno

Enviado:
14 fev 2008, 00:36
por motopi22
e verdade que esforça mais a bateria mas aguenta a diferença esta no sistema de aquecimento que no patrol funciona por varias fazes 1 aquece as 6 velas emquanto a luz esta acesa quando a luz apaga fica so com as velas do 4, 5 e 6 cilindro a aquecerem depois do carro estar a trabalhar as mesma velas ficam ligadas ate o motor atinguir a temperatura dos 40º c emquanto num sistema normal aquece os cilindros e mais nada
quamto ao esquema é dificil de explicar assim é so ligar fios


Enviado:
14 fev 2008, 08:45
por guinas
Ora bem pessoal, parece que (e como muitos de vcs disseram) a coisa não é tão fácil como parece, não é só ligar fios e pumbas.
O relé mais pequeno liga as 3 primeiras velas, o maior liga as seguintes e mantém as velas acesas (acho que é assim), mas parece que no meio destas tentivas descobriram que a minha centralina não foi para o malaganho
Se alguem conseguir pôr ai um esquema ai do interruptor era 5*, porque possivel é.
Abraço
Guinas

Enviado:
14 fev 2008, 09:55
por maq260
bnascimentomelo Escreveu:ina cum carago.
'ganda estoiro que deve ser para uma bateria 6 velas de 12 volts e mais um motor de arranque a sacarem power numa daquelas manhãs!
porque será que os engenheiros da nissan colocaram velas a 6,5 volts? ou percebiam muito e queriam complicar ou então não viam um boi de electricidade.
Alguém se disponibiliza para fazer os cálculos do power de saque à bateria? Podemos sempre reforçar a coisa com outra bateria ou...
Eu nem digo mais nada.
Abraços habituais
Bruno
Porquê tanta admiração? Existem motores de 6 cil com sistemas sem a complicação do patrol e que eu saiba nunca houve estoiro nenhum.

Enviado:
14 fev 2008, 14:47
por sotero
ta visto ninguem sabe o que fez.teem um botao que...ora isso de mandar fazer e depois dizer que tem...um botao?espliquem la isso ,como foi feito,e porque,se nao sabem desenhar façam ditados ,mas digam la QUALQUER coisa.abr


Enviado:
14 fev 2008, 19:10
por bnascimentomelo
maq260, viva. Dá aí exemplos de modelos com 6 cil com esse sistema...
Abraço
Bruno
PS - o pedido é sincero: gostava de ter a certeza do que penso - nomeadamente a voltagem da bateria, 12 ou 24v...

Enviado:
14 fev 2008, 21:06
por maq260
bnascimentomelo Escreveu:maq260, viva. Dá aí exemplos de modelos com 6 cil com esse sistema...
Que não tenham o sistema do patrol RD28, basta não ser RD28!
Um exemplo concreto, a primeira viatura diesel do meu avô, conheci-a aos 6 anos de idade, Ford A409 de 6 cilindros, nesta não chegava contar até 10 era preciso contar muito mais
Boas volTTas

Enviado:
14 fev 2008, 23:21
por bnascimentomelo
maq260... sem comentários!
Estás a comparar a matéria prima do mestre com a prima do mestre da obra.
Bruno
Re: Ligação Directa para Pre-aquecimento

Enviado:
15 fev 2008, 10:08
por maq260
guinas Escreveu:Rapaziada vi no outro dia um patrol que tinha um sistema bem porreiro para o pre-aquecimento, tinha um botão no tablier que ligava as velas.
Em alguns japoneses diesel fabricados na década de 70, a chave de ignição rodava para a esquerda para o pré-aquecimento depois rodava para a direita para o arranque, assim nunca acontecia velas e motor de arranque ligados em simultâneo, mais tarde foram equipados com os temporizadores para evitar a preocupação de contar até 10 ou para evitar a necessidade de colocar o dedo sobre o orificio que tinha a resistencia piloto.
Essa tal adaptação com o botão no tablier pode ser melhorada com um corte à bobine de chamada no sentido de tornar impossivel o accionamento do motor de arranque enquanto as velas estiverem ligadas.
Boas volTTas

Enviado:
15 fev 2008, 10:56
por Alex_260
Entao e qual é a admiraçao o meu sd33t tem as velas em paralelo tá bem que são de 24v mas de quantos amperes são essas de rd28 de 6,5???
É que eu nao conheço mais nenhuma marca que use o sistema como o patrol rd28. A nao esquecer que elas acabam por cumprir ambas o objectivo que é por o jipe a trabalhar.
Abraço
P.S: eu adoptava umas velas de 12V ligadas em paralelo com o corte á bobine de chamada para que as duas coisas nunca trabalhassem em simultaneo

Enviado:
15 fev 2008, 12:14
por bnascimentomelo
Alex_260, com uma bateria de 24v tudo é diferente... não? O que achas?
aquele abraço
Bruno
PS - abram a pestana! Não acreditem em tudo o que lêem... este assunto das velas é giro. Há todos os dias mais um cromo a acreditar que os tipos da Nissan não valem um caracol! Como é possível?
PS2 - será que o sistema, tal como foi desenhado, não deveria funcionar? Porque será que não funciona? Resolvam antes este problema. Eu resolvi, já o relatei mil vezes e sem gastar muito dinheiro!

Enviado:
15 fev 2008, 12:57
por maq260
Fazem-se alterações aos bancos, à suspenção, às transmissões, à carroçaria, ao motor, ao escape, porque não à parte electrica?

Enviado:
15 fev 2008, 13:12
por Alex_260
Eu nao tenho nenhuma bateria de 24v tenho duas de 12v.
diferente porque??
1 bateria de 12v com por exemplo 800mha de arranque e 90 amperes
2 baterias 24v 800mha de arranque e 90 amperes
2 baterias a 12v 1600mha de arranque e 180 amperes
Nao te esquecas que nas ligações em serie a unica coisa que duplica é a voltagem e numa ligaçao em paralelo a voltagem é a unica coisa que nao duplica.
corrijam-me se estiver errado..
Abraço

Enviado:
15 fev 2008, 13:29
por Alex_260
Já agora se os gajos da Nissan sabem tão bem o que andam a fazer porque é que temos de lhes andar a suplicar umas autorizaçoes para alterar as medidas dos pneus, levantamos a suspenssão e fazemos body lift's?? Afinal eles nao sabiam assim tão bem o que estavam a fazer. porque complicar as coisas se podemos ligar as velas em serie e trabalhar com um temporizador simples na vez de trabalharmos com um temporizador comutador?
Acho eu mas Não conheço muito bem esse sistema.
Abraço

Enviado:
15 fev 2008, 13:34
por bnascimentomelo
maq260 Escreveu:Fazem-se alterações aos bancos, à suspenção, às transmissões, à carroçaria, ao motor, ao escape, porque não à parte electrica?
tudo se troca quando faz sentido.
Bruno

Enviado:
15 fev 2008, 13:45
por bnascimentomelo
Alex_260 Escreveu:Eu nao tenho nenhuma bateria de 24v tenho duas de 12v.
diferente porque??
1 bateria de 12v com por exemplo 800mha de arranque e 90 amperes
2 baterias 24v 800mha de arranque e 90 amperes
2 baterias a 12v 1600mha de arranque e 180 amperes
Nao te esquecas que nas ligações em serie a unica coisa que duplica é a voltagem e numa ligaçao em paralelo a voltagem é a unica coisa que nao duplica.
corrijam-me se estiver errado..
Abraço
Alex, estás relativamente correcto. No teu lugar, tendo espaço para outra bateria, talvez tivesse feito o mesmo que tu - muito embora possas queimar o alternador por aumentares (se aumentaste) a carga total do sistema (numero de amperes)... se uma bateria se estraga... tens uns problemas para resolver...
Bom... mas sobre o núcleo da questão: quando o pessoal pensa em instalar um barramento único para as velas pode pensar em fazer contas... topar o consumo de cada vela, secção de fios, e depois o pico do motor de arranque (se pegar à primeira).
Os motores antigos... as velas eram diferentes, as compressões também... até os havia com descompressores o que implicava uma carga diferente no motor de arranque. As instalações de 24v têm um peito diferente para este género de excessos de carga.
Abraços
Bruno
PS - desculpem ser cortes... mas o meu burro nunca vai ARDER!

Enviado:
15 fev 2008, 14:42
por Alex_260
O meu é 24v de origem e está de origem mas para ser sincero ainda nao percebi o funcionamento do sistema do rd28. Na minha opiniao punha um barramento unico e simplificava a coisa.
Abraço

Enviado:
15 fev 2008, 16:09
por maq260
bnascimentomelo Escreveu:PS - desculpem ser cortes... mas o meu burro nunca vai ARDER!
Manda-o benzer! O do João de Portalegre, um RD28T estava todo de origem e ardeu-lhe a instalação toda.
Abraços