Ligação Directa para Pre-aquecimento

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...
 
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Ligação Directa para Pre-aquecimento

Mensagem por guinas » 05 fev 2008, 08:41

Rapaziada vi no outro dia um patrol que tinha um sistema bem porreiro para o pre-aquecimento, tinha um botão no tablier que ligava as velas.

Acabaram-se os reles, e essa cegada.

Alguem sabe como é que se faz esta adaptação maravilha, já fui a vários electricistas que me dizem, é pá e tal deve ser possivel, talvez, se calhar a conversa é sempre a mesma. Eu vi feito num 260, o dono disse-me que foi um electricista, parti do principios que qualquer artista da electricidade faz esta brincadeira. Pelos vistos não.

Alguém sabe de um electricista que faça isto.

Eu é de Lisboa

Abraço
Guinas

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Mensagem por MD TT » 05 fev 2008, 09:43

Boas

Eu já fiz isso num gr y60, ele andou na água e estragou a centralina do aquecimento das velas, originando a queimar as 6 velas (originais custam +-250€ todas), o que eu fiz foi fazer uma ligação da bateria (positivo) a um interuptor (tipo apito) e foi ligar ao ralé das velas (que está ao pé da bateria), assim só era carregar no botão e contar a té 10 e dar-lhe à chave, quando estava mesmo frio e o motor começava a falhar só era carregar mais uma vez (contar até 5), que o motor ficava a trabalhar bem.

O meu irmão está em Lisboa (Massamá) e ele pode fazer-te isso na boa (tambem já passou cá na oficina um bons anos a aprender)

Mais alguma coisa diz.



MD TT
Editado pela última vez por MD TT em 06 fev 2008, 00:16, num total de 1 vez.

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Mensagem por cristiano » 05 fev 2008, 20:27

um esquema era top...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

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Mensagem por Vinnie » 05 fev 2008, 23:09

Eu tb fiz essa alteração no meu [wink]

 
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Mensagem por sotero » 08 fev 2008, 22:17

nao entendi ,ligas ao rele maior?ele nao liga as tres ultimas so?a chapa de cima liga tres e a de baixo as seis ,se ligares um fio ao positivo da bateria e depois a chapa de baixo 6 velas contas ate 5 das a chave...agora a chapa de cima...???nao entendo

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Mensagem por motopi22 » 11 fev 2008, 12:25

sempre podes alterar tudo metendo:
6 velas de um pagero a 11v
1 centralina de aquecimento das velas de um aixam (papa reformas)
e alterar a parte electrica
da trabalho mas é facil

 
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Mensagem por sotero » 13 fev 2008, 23:01

e o tal esquema,alguem esplica por favor...? :D

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Mensagem por bnascimentomelo » 13 fev 2008, 23:10

ina cum carago.

'ganda estoiro que deve ser para uma bateria 6 velas de 12 volts e mais um motor de arranque a sacarem power numa daquelas manhãs!

porque será que os engenheiros da nissan colocaram velas a 6,5 volts? ou percebiam muito e queriam complicar ou então não viam um boi de electricidade.

Alguém se disponibiliza para fazer os cálculos do power de saque à bateria? Podemos sempre reforçar a coisa com outra bateria ou...


Eu nem digo mais nada.
Abraços habituais
Bruno
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Mensagem por motopi22 » 14 fev 2008, 00:36

e verdade que esforça mais a bateria mas aguenta a diferença esta no sistema de aquecimento que no patrol funciona por varias fazes 1 aquece as 6 velas emquanto a luz esta acesa quando a luz apaga fica so com as velas do 4, 5 e 6 cilindro a aquecerem depois do carro estar a trabalhar as mesma velas ficam ligadas ate o motor atinguir a temperatura dos 40º c emquanto num sistema normal aquece os cilindros e mais nada
quamto ao esquema é dificil de explicar assim é so ligar fios :D

 
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Mensagem por guinas » 14 fev 2008, 08:45

Ora bem pessoal, parece que (e como muitos de vcs disseram) a coisa não é tão fácil como parece, não é só ligar fios e pumbas.

O relé mais pequeno liga as 3 primeiras velas, o maior liga as seguintes e mantém as velas acesas (acho que é assim), mas parece que no meio destas tentivas descobriram que a minha centralina não foi para o malaganho :D :D :D

Se alguem conseguir pôr ai um esquema ai do interruptor era 5*, porque possivel é.

Abraço
Guinas

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Mensagem por maq260 » 14 fev 2008, 09:55

bnascimentomelo Escreveu:ina cum carago.
'ganda estoiro que deve ser para uma bateria 6 velas de 12 volts e mais um motor de arranque a sacarem power numa daquelas manhãs!
porque será que os engenheiros da nissan colocaram velas a 6,5 volts? ou percebiam muito e queriam complicar ou então não viam um boi de electricidade.
Alguém se disponibiliza para fazer os cálculos do power de saque à bateria? Podemos sempre reforçar a coisa com outra bateria ou...

Eu nem digo mais nada.
Abraços habituais
Bruno


Porquê tanta admiração? Existem motores de 6 cil com sistemas sem a complicação do patrol e que eu saiba nunca houve estoiro nenhum.

 
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Mensagem por sotero » 14 fev 2008, 14:47

ta visto ninguem sabe o que fez.teem um botao que...ora isso de mandar fazer e depois dizer que tem...um botao?espliquem la isso ,como foi feito,e porque,se nao sabem desenhar façam ditados ,mas digam la QUALQUER coisa.abr :D

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Mensagem por bnascimentomelo » 14 fev 2008, 19:10

maq260, viva. Dá aí exemplos de modelos com 6 cil com esse sistema...


Abraço
Bruno


PS - o pedido é sincero: gostava de ter a certeza do que penso - nomeadamente a voltagem da bateria, 12 ou 24v...
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Mensagem por maq260 » 14 fev 2008, 21:06

bnascimentomelo Escreveu:maq260, viva. Dá aí exemplos de modelos com 6 cil com esse sistema...

Que não tenham o sistema do patrol RD28, basta não ser RD28!
Um exemplo concreto, a primeira viatura diesel do meu avô, conheci-a aos 6 anos de idade, Ford A409 de 6 cilindros, nesta não chegava contar até 10 era preciso contar muito mais [bigsmile]

Boas volTTas

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Mensagem por bnascimentomelo » 14 fev 2008, 23:21

maq260... sem comentários!

Estás a comparar a matéria prima do mestre com a prima do mestre da obra.


Bruno
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Re: Ligação Directa para Pre-aquecimento

Mensagem por maq260 » 15 fev 2008, 10:08

guinas Escreveu:Rapaziada vi no outro dia um patrol que tinha um sistema bem porreiro para o pre-aquecimento, tinha um botão no tablier que ligava as velas.

Em alguns japoneses diesel fabricados na década de 70, a chave de ignição rodava para a esquerda para o pré-aquecimento depois rodava para a direita para o arranque, assim nunca acontecia velas e motor de arranque ligados em simultâneo, mais tarde foram equipados com os temporizadores para evitar a preocupação de contar até 10 ou para evitar a necessidade de colocar o dedo sobre o orificio que tinha a resistencia piloto.

Essa tal adaptação com o botão no tablier pode ser melhorada com um corte à bobine de chamada no sentido de tornar impossivel o accionamento do motor de arranque enquanto as velas estiverem ligadas.

Boas volTTas

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Mensagem por Alex_260 » 15 fev 2008, 10:56

Entao e qual é a admiraçao o meu sd33t tem as velas em paralelo tá bem que são de 24v mas de quantos amperes são essas de rd28 de 6,5???
É que eu nao conheço mais nenhuma marca que use o sistema como o patrol rd28. A nao esquecer que elas acabam por cumprir ambas o objectivo que é por o jipe a trabalhar.


Abraço


P.S: eu adoptava umas velas de 12V ligadas em paralelo com o corte á bobine de chamada para que as duas coisas nunca trabalhassem em simultaneo

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Mensagem por bnascimentomelo » 15 fev 2008, 12:14

Alex_260, com uma bateria de 24v tudo é diferente... não? O que achas?


aquele abraço
Bruno


PS - abram a pestana! Não acreditem em tudo o que lêem... este assunto das velas é giro. Há todos os dias mais um cromo a acreditar que os tipos da Nissan não valem um caracol! Como é possível?

PS2 - será que o sistema, tal como foi desenhado, não deveria funcionar? Porque será que não funciona? Resolvam antes este problema. Eu resolvi, já o relatei mil vezes e sem gastar muito dinheiro!
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Mensagem por maq260 » 15 fev 2008, 12:57

Fazem-se alterações aos bancos, à suspenção, às transmissões, à carroçaria, ao motor, ao escape, porque não à parte electrica?

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Mensagem por Alex_260 » 15 fev 2008, 13:12

Eu nao tenho nenhuma bateria de 24v tenho duas de 12v.

diferente porque??

1 bateria de 12v com por exemplo 800mha de arranque e 90 amperes

2 baterias 24v 800mha de arranque e 90 amperes

2 baterias a 12v 1600mha de arranque e 180 amperes

Nao te esquecas que nas ligações em serie a unica coisa que duplica é a voltagem e numa ligaçao em paralelo a voltagem é a unica coisa que nao duplica.

corrijam-me se estiver errado..


Abraço

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Mensagem por Alex_260 » 15 fev 2008, 13:29

Já agora se os gajos da Nissan sabem tão bem o que andam a fazer porque é que temos de lhes andar a suplicar umas autorizaçoes para alterar as medidas dos pneus, levantamos a suspenssão e fazemos body lift's?? Afinal eles nao sabiam assim tão bem o que estavam a fazer. porque complicar as coisas se podemos ligar as velas em serie e trabalhar com um temporizador simples na vez de trabalharmos com um temporizador comutador?


Acho eu mas Não conheço muito bem esse sistema.

Abraço

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Mensagem por bnascimentomelo » 15 fev 2008, 13:34

maq260 Escreveu:Fazem-se alterações aos bancos, à suspenção, às transmissões, à carroçaria, ao motor, ao escape, porque não à parte electrica?


tudo se troca quando faz sentido.


Bruno
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Mensagem por bnascimentomelo » 15 fev 2008, 13:45

Alex_260 Escreveu:Eu nao tenho nenhuma bateria de 24v tenho duas de 12v.

diferente porque??

1 bateria de 12v com por exemplo 800mha de arranque e 90 amperes

2 baterias 24v 800mha de arranque e 90 amperes

2 baterias a 12v 1600mha de arranque e 180 amperes

Nao te esquecas que nas ligações em serie a unica coisa que duplica é a voltagem e numa ligaçao em paralelo a voltagem é a unica coisa que nao duplica.

corrijam-me se estiver errado..


Abraço


Alex, estás relativamente correcto. No teu lugar, tendo espaço para outra bateria, talvez tivesse feito o mesmo que tu - muito embora possas queimar o alternador por aumentares (se aumentaste) a carga total do sistema (numero de amperes)... se uma bateria se estraga... tens uns problemas para resolver...

Bom... mas sobre o núcleo da questão: quando o pessoal pensa em instalar um barramento único para as velas pode pensar em fazer contas... topar o consumo de cada vela, secção de fios, e depois o pico do motor de arranque (se pegar à primeira).

Os motores antigos... as velas eram diferentes, as compressões também... até os havia com descompressores o que implicava uma carga diferente no motor de arranque. As instalações de 24v têm um peito diferente para este género de excessos de carga.


Abraços
Bruno


PS - desculpem ser cortes... mas o meu burro nunca vai ARDER!
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Mensagem por Alex_260 » 15 fev 2008, 14:42

O meu é 24v de origem e está de origem mas para ser sincero ainda nao percebi o funcionamento do sistema do rd28. Na minha opiniao punha um barramento unico e simplificava a coisa.


Abraço

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Mensagem por maq260 » 15 fev 2008, 16:09

bnascimentomelo Escreveu:PS - desculpem ser cortes... mas o meu burro nunca vai ARDER!

Manda-o benzer! O do João de Portalegre, um RD28T estava todo de origem e ardeu-lhe a instalação toda.

Abraços

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