Sintomas de avaria: Se uma lâmpada não acende ou acende com muito pouca intensidade (tipo mínimos), e se já a trocaste e continua tudo na mesma, então está na altura de tu mesmo reparares o teu comutador.
Se és daquelas pessoas que compra tudo feito, e estás habituado a mandar fazer tudo, e não tens jeito para pregar um prego na parede. Então este manual não é para ti, ou então está na altura de começares a mudar, de sujares as mãos, e alargares os teus conhecimentos e habilidade manual para outros campos que não estás habituado.
Nota: O procedimento que se segue, deve ser efectuado sempre com jeito e nunca com força (da mesma forma que trata uma mulher, nunca pela força, só com jeito e paciência).
A nossa primeira tarefa é retirar a protecção de plástico que está por debaixo do volante.


De seguida vamos desencaixar uma ficha de corrente que se encontra por detrás do comutador de luzes.
Para desligar esta ficha é necessário pressionar uma patilha que se encontra a meio da ficha (atenção que ela não sai á força sai é com jeito).

Para retirar o comutador de luzes para fora é necessário desapertar estes dois para fusos que vemos nas próximas fotos.

Coloque o comutador para baixo para desapertar o parafuso de baixo

Coloque o comutador para cima para desapertar o parafuso de cima.

Deslizar o interior comutador para trás em direcção ao motor.
Desapertar o parafuso de cima que está a prender o comutador ao cabo.
Nesta foto podemos observar o encaixe da ficha que desligamos anteriormente, e podemos observar a patilha que temos que pressionar para a retirar.

De seguida vamos retirar os dois parafusos de baixo para desmanchar o nosso comutador.

Vamos separar com jeito as duas partes do nosso comutador (mais uma vez peço que o façam com jeito para não se estragar nada).
Podemos observar que os pontos de contacto se encontravam com um pouco de carvão devido ao mau contacto.

Limpar os contactos com uma lixa de água (a lixa de água é uma lixa muito fina e muito suave pouca agressiva para os contactos).
Limpar só o suficiente para ficar tudo dourado sem pontos negros, como se vê na foto seguinte.

A intenção do próximo passo é arquear um pouco as pontas dos contactos para estas fazerem melhor contacto (nada de exageros).
Arqueam-se as pontas porque o comutador faz pressão a meio da barra de cobre.
Eu fiz da forma como se vê na foto (tive que fazer só com uma mão, porque a outra estava ocupada com a maquina fotográfica, mas podem fazer com as duas).

O próximo passo é começar a montar o comutador.
Verifique se os contactos estão alinhados com os de baixo, se não estiverem corrigimo-los empurrando lateralmente com uma chave de fendas, e apertamos os parafusos de baixo.

Agora é só montar tudo com jeito e paciência, da forma inversa que fizemos para desmontar.
Como vêem foi fácil, rápido e barato.
Aceita-se duvidas e criticas ao meu pequeno manual.
Adeus e um bom trabalho.
Paulo Ribeiro