Boas, como acredito no ditado: "Se te pedirem um peixe, não lhe dês, ensina-o a pescar." Aqui vai:
Consegues saber se é do elevador ou do relé da seguinte maneira:
1º- Arranja um busca-polos dos de 12V, daqueles que têm um fio com uma garra (arranjas decerteza nos hipermercados na bricolage)
2º- Coloca a garra num ponto metálico do chassis, nós na oficina usamos os parafusos da haste da porta, podes escolher outro,
3º- Vê os fios que chegam ao motor e actuando o botão vê se o busca-polos acende se sim tens o motor pifado pois chega corrente a este e ele não funciona, se não tens de ver o relé,
4º- O relé funciona da seguinte forma, normalmente tem dois polos de comando 85 e 86 e outros dois de potência
87 e
30, os polos de comando; um está ligado ao botão e outro á massa (chassis) quando o botão fechar o circuito o relé liga a parte de potência; que deixa passar corrente para o motor do elevador de vidros.
O relé em repouso tem de ter corrente num dos polos
87 ou
30 se isto não acontecer então decerteza que tens um fusivel queimado ou um corte no fio de alimentação. Se houver corrente num dos fios, actua o botão e com a mão sente se o relé dá um estalito, se sim tens de conseguir ver se um dos fios
87 ou
30 acende o busca-polos ou não quando ligas o botão, assim ficas a saber se o relé está são ou não
5º- para testar o botão procura se chega corrente a um dos polos do botão se sim, põe a garra á massa e encosta o busca-polos no outro polo acciona o botão se acender o busca-polos o botão está bom se não avariado.
6º- Se nenhum dos polos do botão acender o busca-polos quer dizer que o botão actua com a massa, então só com um multimetro para testar a continuidade.
Espero ter ajudado...
Se tiveres dúvidas força...
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)