Dificuldade no arranque-Resolvido

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 18 ago 2005, 00:00

Dificuldade no arranque-Resolvido

Mensagem por pauloribeiro » 07 nov 2005, 15:31

Bom dia a todos
O meu jipe (260) está com dificuldades no arranque.
Quando fui verificar se as velas de aquecimento estavam boas, eis que reparei que as 3 primeiras velas são diferentes das outras 3. E qual o meu espanto quando vejo que todas são a 6,5V.
Aqui vai a minha questão:
As velas que trabalham em grupo de 3 estão ligadas em série??
Não me parece que o jipe tenha um regulador de tenção para as velas, porque era muita corrente para um regulador (tinha que ter um grande dissipador).
Mas como estão feitas as ligações não me parecem estarem em série.
Será que alguém me consegue dar umas dicas… para se fazer luz na minha cabecinha!
Quem souber alguma dica é favor de dar, porque eu não aguento andar sem jipe.

Cp

Paulo Ribeiro
Editado pela última vez por pauloribeiro em 14 nov 2005, 14:29, num total de 1 vez.

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 08 nov 2005, 13:12

...e a luz da resistência apaga?

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 08 nov 2005, 13:37

É um RD28 ? se for é normal as 3 velas serem diferentes pois 3 delas leva duas barras de corrente... :) Quanto á voltagem, penso que têm de ser 12 V mas vou confirmar...

Mensagem por pauloribeiro » 08 nov 2005, 15:45

A luz da resistência apaga.
O meu jipe é um RD 28 e tem duas barras.
Uma barra vai para as três primeiras velas (a contar a partir da grelha) e dá tensão na extremidade das velas, e estas vão buscar a massa ao Motor.
A mesma barra dá tensão num anel situado a meio da vela para o conjunto das três velas seguintes. A segunda barra dá tenção nas extremidades das velas. Este segundo conjunto de velas não vai buscar massa ao motor do carro, ou seja a tenção é colocada no anel e na extremidade da vela.
O que me intriga é que as velas são de 6,5V enquanto a bateria é a 12V, logo as velas deviam queimar a trabalhar a 12V.
Hoje se tiver tempo vou ver se vou medir que tensões é que tenho em cada Barra.
A minha ideia era ver se alguém conhecia o esquema eléctrico de cor para eu não andar a apanhar bonés.
Aceitam-se dicas por muito disparatadas que sejam, ás vezes é a partir delas que se faz Luz.

Cp

Paulo Ribeiro

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 08 nov 2005, 15:59

Eu andei com este problema ( dificuldade de arranque ) e ainda gastei uns euros em velas e electricistas ............. no final o problema foi resolvido com uma valvula anti-retorno que foi montada antes do filtro de gasóleo ........ o gasóleo recuava quando o veículo ficava parado algum tempo , e a bomba ficava se gasóleo ........ assim , a vávula não o deixa recuar e voilá , agora pega sempre à primeira , nem que esteja 15 dias parado :nod: :thumbsup:
nem uma volta ao motor de arranque chega a dar :D

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 09 nov 2005, 13:18

...no meu caso a luz da resistência n apagava e o problema eram as barras que mencionas, pois uma delas estava quebrada, como as barras são mto caras a solução foi montar um fio electrico com um terminal em cada ponta para fazer a ligação às velas e ficou como novo, tenta ver se o teu problema não será por aí???????????

Mensagem por pauloribeiro » 09 nov 2005, 17:19

Novidades:

-A tenção que chega ás velas é 12V imaginem só a minha cara de espanto :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
(não esquecer que as velas lá aplicadas são de 6,5V)
-O 1º Grupo tem uma temporização diferente do segundo grupo novamente fiquei com uma cara de espanto nunca vista. :eek: :eek: :eek:
- A ideia do Paulo Lança é boa porque o Motor para arrancar só precisa de estar bem aquecido, e de combustível para explodir.
Carreguei várias vezes na bomba do Gasóleo para a ferrar não fosse haver ar na tubagens ou falda de gasóleo por ele ter voltado para trás. A bomba ficou rija de maneira a não conseguir carregar mais, dei á chaves e não resultou.
Vou fazer mais uns testes e se não descobrir nada vou desapertar os injectores um a um e dar á chaves e ver se eles deitam Gasóleo.

Mensagem por Paulo Lança » 09 nov 2005, 17:49

pauloribeiro Escreveu:Novidades:

-A tenção que chega ás velas é 12V imaginem só a minha cara de espanto :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
(não esquecer que as velas lá aplicadas são de 6,5V)
-O 1º Grupo tem uma temporização diferente do segundo grupo novamente fiquei com uma cara de espanto nunca vista. :eek: :eek: :eek:
- A ideia do Paulo Lança é boa porque o Motor para arrancar só precisa de estar bem aquecido, e de combustível para explodir.
Carreguei várias vezes na bomba do Gasóleo para a ferrar não fosse haver ar na tubagens ou falda de gasóleo por ele ter voltado para trás. A bomba ficou rija de maneira a não conseguir carregar mais, dei á chaves e não resultou.
Vou fazer mais uns testes e se não descobrir nada vou desapertar os injectores um a um e dar á chaves e ver se eles deitam Gasóleo.

Atenção que comigo também não funcionava essa cena de dar à bomba ............. a única maneira de o gajo trabalhar logo , era dar ao motor de arranque com a primeira engatada e sem carregar na embraiagem e lá ía ele aos solavancos , mas pegava logo passado uns metros .......... e sim , é correcto , primeiro aquecem 3 velas e só depois as outras 3 ........ :nod:

Registado: 19 ago 2005, 19:38

Mensagem por Gil-Gr » 09 nov 2005, 19:52

Não sou muito bom a explicar mas cá vai....

1º As velas aquecem todas ao mesmo tempo durante 6 a 7 seg. a 12V

2º Depois de dar ao motor de arranque, 3 das velas ficam a trabalhar a meia tensão os tais 6,5V ate que o carro atinga 60ºc OU circule a mais de 20kmh durante X seg. OU mantenha uma Rotação X durante certo Tempo... E quando uma destas 3 situações acontece ele desliga as velas...

Se voltar a por o carro a trabalhar e a temperatura é inferior a 60ºc ele faz sempre o mesmo Ciclo...
Caso o Motor esteja a temperatura ok... não acontece nada..

Tentei explicar mais ou menos o que escrito no manual espero que ajude.

Mas não me parece que seja por causa das velas que ele não pega a 1ª
Estando as Velas OK..

Vou ver se descubro o esquema electrico e o grafico que explica os tempos e tensões que as velas têm (PAPEL) :thumbsup:

Mensagem por Paulo Lança » 10 nov 2005, 12:31

Ora já aprendi qq coisa hoje [clap]

Registado: 12 ago 2005, 12:55

Mensagem por Nayate » 10 nov 2005, 17:02

paulo_lanca Escreveu:Eu andei com este problema ( dificuldade de arranque ) e ainda gastei uns euros em velas e electricistas ............. no final o problema foi resolvido com uma valvula anti-retorno que foi montada antes do filtro de gasóleo ........ o gasóleo recuava quando o veículo ficava parado algum tempo , e a bomba ficava se gasóleo ........ assim , a vávula não o deixa recuar e voilá , agora pega sempre à primeira , nem que esteja 15 dias parado :nod: :thumbsup:

Paulo agora qaundo ficas parado num corta fogo aí uns 30 segundos nao te começa a falhar o gasoleo com mais facilidade que outro jipe qualquer?pq eu tive o mesmo problema que tu mas era um tubo que vinha do deposito estava com um buraquinho da ponta de uma agulha e metia ar logo quando parava passado um pouco custava a pegar o gasoleo ia para tras outra vez

Mensagem por Paulo Lança » 10 nov 2005, 17:28

Nayate Escreveu:
paulo_lanca Escreveu:Eu andei com este problema ( dificuldade de arranque ) e ainda gastei uns euros em velas e electricistas ............. no final o problema foi resolvido com uma valvula anti-retorno que foi montada antes do filtro de gasóleo ........ o gasóleo recuava quando o veículo ficava parado algum tempo , e a bomba ficava se gasóleo ........ assim , a vávula não o deixa recuar e voilá , agora pega sempre à primeira , nem que esteja 15 dias parado :nod: :thumbsup:

Paulo agora qaundo ficas parado num corta fogo aí uns 30 segundos nao te começa a falhar o gasoleo com mais facilidade que outro jipe qualquer?pq eu tive o mesmo problema que tu mas era um tubo que vinha do deposito estava com um buraquinho da ponta de uma agulha e metia ar logo quando parava passado um pouco custava a pegar o gasoleo ia para tras outra vez

não , ficou mesmo impecável :thumbsup:

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 10 nov 2005, 17:45

Bem esgalhado gili01. :thumbsup:

Este sistema existe mais para os paises frios, para auxiliar a combustão mesmo depois de estar a trabalhar, enquanto está frio.

Há pessoal que desliga este sistema e põe as seis só no pré-aquecimento.

Já tive tb um problema de arranque, mas era a sonda de agua por baixo do filtro de gasóleo que estava rachada, pelo que perdia gásóleo e demorava algum tempo a volta a encher o tubo.
Curte o Passeio !

Mensagem por pauloribeiro » 13 nov 2005, 18:28

Já está resolvido. [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap]

Mensagem por Paulo Lança » 13 nov 2005, 20:22

pauloribeiro Escreveu:Já está resolvido. [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap]

e afinal era o quê ?

Mensagem por pauloribeiro » 14 nov 2005, 14:28

Bom dia a todos
Desculpem não ter colocado o texto logo no fórum, mas passei o fim-de-semana a correr e agora que tive um pouco de tempo, dediquei-me a fazer a redacção.

Sexta-feira á noite tiro a bateria do jipe para a colocar á carga porque esta já estava a ficar fraca com tantos testes.
Sábado de manhã coloco a bateria no Jipe.
Ligo a ignição do jipe para aquecer as velas e vou ao motor desligar a electroválvula da bomba de Gasóleo. Quando ligo e desligo a ficha oiço a electroválvula a actuar logo está boa.
Desaperto as 6 porcas dos injectores e peço para darem á chave era uma maravilha espirrava Gasóleo por tudo quanto era sítio, conclusão o gasóleo chega ao motor.
Aperto as porcas dou á chave, e ai está ele a trabalhar como um relógio Suíço (mas dos Bons, não dos contrafeitos).
Conclusão:
Será que era a bateria que estava fraca e que não aquecia suficientemente o Motor?
Será que estava a fazer mau contacto na ficha da electroválvula e esta não dava ordem para a bomba de gasóleo deitar o mesmo para dentro do motor. Este mau contacto poderá se dever a oxidação dos contactos das fichas. Ao desligarmos e ligarmos as fichas estamos a fazer fricção nos contactos da ficha e a limpar os mesmos:
Ou será que o sistema de alimentação tinha ar nas tubagens e com a operação de desapertar as porcas dos injectores ferrei os tubos e depois este ficou sem ar no sistema.
È mais fácil ferrar assim as tubagens, do que ferrar com o sistema fecha
Andei o fim-de-semana todo com o jipe e este pegou sempre á primeira.

Cumprimentos

Mensagem por pauloribeiro » 14 nov 2005, 14:31

Obrigado a todos que contribuíram com as suas ideias e com os seus ensinamentos. :thumbsup:

Mensagem por Paulo Lança » 14 nov 2005, 14:46

O importante é que a máquina já está a bombar :unibrow: :thumbsup:

Registado: 17 ago 2005, 10:17

Mensagem por Pestinha » 15 nov 2005, 16:49

CHAMA SE A ISSO a maravilha da tecnica [bigsmile] [bigsmile]

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante