Tou a dar em doido... (RESOLVIDO 0€) Com Fotos.

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Mensagem por LelodasTshirts » 10 out 2005, 20:46

Boas pessoal,

O que se passa é o seguinte:

Ontem, cerca das 20h caiu uma abençoada carga de água e o meu alarme começou a tocar. Como tenho instalado um módulo de detecção de vibrações pensei que era por causa da chuva. Errado! a partir daí tocava de 5 em 5 minutos. Optei por desligá-lo no comando, mas mesmo assim ficou a fazer um ruído fraco. Como a sirene não é auto-alimentada desliguei a ficha e ele calou-se. Amanhã era outro dia.

De manhã, antes de sair para o trabalho fui dar uma olhadela na máquina e reparei que o relógio estava desligado. Pensei eu: O carro tem estado parado e já não era a primeira vez que a bateria se descarregava. Aliás, isso explica o alarme ter tocado. Quando a tensão baixa dos 10-11 volt ele toca. Não é defeito, é mesmo (mau) feitio.

Há pouco quando cheguei puxei os cabos do Frontera e o gajo lá pegou.
Agora é aqui que começa o bruxedo...

Os médios (não é bem, são uns médios meio fracos...) estão sempre ligados... :eek:
Na manete liga normalmente. Minimos OK, médios OK, máximos OK, portanto dali não deve ser... Sacando os dois fusiveis dos faróis eles apagam, OK. Curioso é que sem estes 2 fusiveis fico com o indicador dos máximos aceso no tablier...

Pensei que seria algo relacionado com o alarme. Desliguei-o mas ficou na mesma. Como tenho o parachoques alterado revi as ligações dos mínimos e dos piscas. Tudo OK.

Confesso que há uns tempos tive este mesmo problema mas andei verificar as ligações e cheguei a desmontar a caixa dos fusiveis. Assim como o fenómeno apareceu, assim desapareceu e fiquei lixado por não saber ao certo o que era...

Que coisa mais bizarra... Neste momento saquei-lhe a bateria para lhe dar uma carga aqui em casa.

Se houver aqui algum iluminado que possa ter alguma ideia de como detectar o problema, que se chegue à frente que estou a dar em doido. Já saquei os esquemas eléctricos e vou dar uma olhadela na coisa...

Senão lá irá para o bata azul outra vez... :crybaby:

Um abraço a todos.

Lelo (quase, quase a passar-se...) :grrr:
Editado pela última vez por LelodasTshirts em 15 out 2005, 12:13, num total de 2 vezes.

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Mensagem por José M Barateiro » 10 out 2005, 20:54

Alguns anos atrás aconteceu comigo uma situação engraçada numa noite chuvosa antes de estacionar passei por uma série de poças de água sem problemas no outro dia de manhã a bateria estava muito fraca e as luzes do tablier estavam todas acesas, fracas mas acesas.
o diagnóstico foi que a água entrou para onde não devia e como sabem a água é um óptimo condutor de electricidade portanto...

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Mensagem por comman » 10 out 2005, 20:58

Para mim estas com um problema de massa (GND), originado pela agua/humidade. Leva o jipe a um electrecista auto. Nao deve ser nada de especial. Depois dá noticias.

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Mensagem por LelodasTshirts » 10 out 2005, 21:00

José M Barateiro Escreveu:Alguns anos atrás aconteceu comigo uma situação engraçada numa noite chuvosa antes de estacionar passei por uma série de poças de água sem problemas no outro dia de manhã a bateria estava muito fraca e as luzes do tablier estavam todas acesas, fracas mas acesas.
o diagnóstico foi que a água entrou para onde não devia e como sabem a água é um óptimo condutor de electricidade portanto...


Pode muito bem ser por aí...
Mas estive a verificar e não entrou água pra dentro do jipe, pois os tapetes e o chão por debaixo da cobertura estava sequinho.

Além do mais, a última vez que lhe deu esta travadinha foi em Agosto.

Obrigado José. Um abraço.

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Mensagem por LelodasTshirts » 10 out 2005, 21:06

comman Escreveu:Para mim estas com um problema de massa (GND), originado pela agua/humidade. Leva o jipe a um electrecista auto. Nao deve ser nada de especial. Depois dá noticias.


Essa parece-me a hipótese mais plausível... mas queria ver se dava conta do recado sozinho... um gajo assim sempre aprende...












... a levá-lo ao especialista em vez de andar a inventar. [:p]

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Mensagem por LelodasTshirts » 11 out 2005, 20:41

Boas pessoal...

Bom, mais uma sessão de oficina caseira para descartar outras hipóteses mas não cheguei a nenhuma conclusão...

Testei o circuito da caixa de fusíveis para a frente, nada. Desmontei a manete das luzes (fodaxxxx desmontar até vai, mas montar é lixado). Não quis estar a avançar muito pois pareceu-me que é peça do tipo "sem manutenção". Dei-lhe com Bala (mais me apetecia era dar-lhe um tiro) mas ficou na mesma. Aproveitei e apertei o canhão de ignição que estava um bocado solto...

Bom... rendo-me à minha ignorância... que vergonha para um engenheiro electrotécnico :confused:

Amanhã ou depois lá vai para a Auto Eclipse no Pinhal Novo para averiguações... :grrr:

Um abraço a todos

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Mensagem por Paulo Lança » 11 out 2005, 21:31

já vi uma cena parecida , e era falta de massa .......... a falta de massa provoca situações bem estranhas ..........

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Mensagem por Nayate » 13 out 2005, 18:58

Experimenta ver o cabo de massa que vai da bateria ao chassi do motor uma vez no meu carro ligeiro aconteceu-me o mesmo o cabo estava calcinado e nao fazia massa tambem as luzes acendiam e até os manometros da gasolina e da pressao oleo se passavam!!!depois diz alguma coisa :)

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Mensagem por LelodasTshirts » 13 out 2005, 19:26

Boas...

Bom, afinal era mesmo um contacto da manete que está a fazer retorno.
Tem que levar o conjunto todo novo (€€€) :confused:

Vida de jipeiro... :grrr:

Um abraço do Lelo.

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Mensagem por Paulo Lança » 13 out 2005, 20:04

LelodasTshirts Escreveu:Boas...

Bom, afinal era mesmo um contacto da manete que está a fazer retorno.
Tem que levar o conjunto todo novo (€€€) :confused:

Vida de jipeiro... :grrr:

Um abraço do Lelo.


olha , acho que os das renault expresso são iguais e muito mais baratos :nod:

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Mensagem por LelodasTshirts » 13 out 2005, 22:02

Viva Paulo.
Já sabia que davam. E as do R11 e R9 também servem.

Em principio vai ser mesmo da Suzuki.
São um pouco mais caras mas ainda sou capaz de conseguir um desconto jeitoso. E montagem grátis. E 2 anos de garantia.

Fica por cerca de 90-100 €

Um abraço do Lelo

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Mensagem por LelodasTshirts » 14 out 2005, 20:08

Boas pessoal!

Está resolvido e a custo ZERO :unibrow:

Ás vezes vale a pena meter mãos à obra e investigar as coisas mais "profundamente"

Mais logo ponho pormenores e fotos que tirei (sim, eu sei que voçês gostam é de fotos... :D )

Um abraço do Lelo!
Editado pela última vez por LelodasTshirts em 14 out 2005, 20:11, num total de 1 vez.

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Mensagem por LelodasTshirts » 14 out 2005, 20:09

EDIT: Post repetido, passem á frente...
Editado pela última vez por LelodasTshirts em 15 out 2005, 12:15, num total de 1 vez.

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Mensagem por LelodasTshirts » 15 out 2005, 12:12

Boas pessoal!

Bom, dado o veredicto do electricista e como não havia nada a perder, e também como enquanto o rapaz estava a desmontar a "coisa" eu estava assim ao lado a "micar" a cena...

Assim, como estava com paciência e até é daquelas coisas que faço com gosto (isto mesmo depois de ter andados todos os fins de tarde desta semana de volta da jipose) pus-me a desmontar as manetes.

Ei-las pra quem não conheçe a peça...

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As "traseiras"

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Afinal, a história de serem contactos lacrados, acho que é uma manobra para nos obrigar a comprar toda a peça. Desmontei a placa da manete das luzes e qual não foi o meu espanto quando vi que era um sistema simples de contactos deslizantes.

Imagem

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Nas fotos não se nota, mas os contactos na placa estavam muito, mas muito sujos, com uma película negra e massa consistente. No lado das peças deslizantes os contactos estavam limpos mas devido aos quase 10 anos de uso entortaram um pouco para dentro devido à pressão das molas sobre a placa.

Assim, limpei todo o circuito com alcool, lixei e poli os contactos com um Dremel (abençoada ferramenta) e voltei a montar.

Imagem

Aparentemente ficou resolvido. Já fui dar uma volta com a máquina tendo o cuidado de a "abanar" um bocado passando por tudo o que era buracos na estrada (aqui na Moita não é dificil encontrar... [wink] ). Não voltou a acontecer.

Vamos ver se se aguenta mais uns tempos...

Se alguém tiver alguma dificuldade em resolver algum problema semelhante a este, ou que necessite de saber como se desmonta a coisa, posso ajudar.

Um abraço do Lelo.

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Mensagem por tuaregue » 15 out 2005, 15:30

Bom trabalho!

E digo a mesma coisa
Abençoada seja a Dremel!!!
Rafael Rodrigues
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Mensagem por Paulo Lança » 16 out 2005, 11:52

boa ! ........... eu também tenho um pouco esse espírito .......... toca a desmontar que logo se vê [bigsmile]

 
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Mensagem por CarlosRodrigues » 31 out 2005, 14:10

Bem e assim poupas-te umas guitas valentes. Por dremel esta uma a venda no aki por 29 euros ja com uma serie de acessórios. Não e mesmo marca dremel mas e igual.
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Mensagem por LelodasTshirts » 31 out 2005, 23:50

O meu também não é Dremmel... é Einhell...

Pode não ser tão bom mas faz o trabalho como deve ser.

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