baterias ou alternador marado ?? (3.3D) - (+/- resolvido)

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 18 out 2006, 09:03

baterias ou alternador marado ?? (3.3D) - (+/- resolvido)

Mensagem por xabregas » 12 mai 2008, 23:45

boas!
uma questão:

eu tenho um 3.3D que comprei há pouco tempo... e por acaso hoje mesmo aconteceu-me que... o radio comecou a piscar... até já nao dar nada ZERO...
(este está ligado directamente à bateria do pendura, a fazer massa na carroçaria.) - e normalmente está desligado!

(isto aconteceu ainda com o jipe a trabalhar!)

Tive de pedir ajuda e ligar os cabos de bateria a outro carro... :puke: para poder ir para casa!

o resto do material (CB mais aquelas buzinhas maradas)... nem falo do guincho que esse nem sequer o tenho ligado :rolleyes: ...
mas como eu estava a dizer...
esse material tenho-o ligado a um conversor de 24v - 12v, o qual vai buscar alimentação à ligação original do isqueiro (24v)...
e ainda tenho um switch para ligar/desligar o tal conversor (que por norma anda sempre desligado!)

ultimamente tem custado a pegar de manhã... só funcionando com a ajuda de outro carro e cabos de bateria :eek:

mas depois no resto do dia anda perfeito... pega sempre bem!

mas hoje quando me fez aquela cena do rádio, já no caminho para casa via visivelmente o ponteiro da voltagem a diminuir... até chegar ao seu ponto de partida!

o que poderá estar a acontecer???

será alternador marado que não carrega as baterias... ou o problema será só da(s) bateria(s)?

(amanhã vou medir com um multimetro a intensidade delas...)

alguém já teve os mesmos sintomas nos vossos jipes???

abraços
Editado pela última vez por xabregas em 15 mai 2008, 08:28, num total de 1 vez.
Imagem

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 12 mai 2008, 23:55

sao duas baterias, se foram postas ao mesmo tempo duram mais,se nao uma vai SEMPRE roubar energia a outra,isto se nao tiveres um problema electrico.e normal esse sintoma quando uma bateria morre.testa isso ,mas pensa em por duas novas...e o que dizem por ai...abr :D

Mensagem por xabregas » 13 mai 2008, 13:26

Estive a medir agora na hora de almoço as baterias com um multimetro...

a do lado do condutor está com 12.8v

e

a do lado do pendura está com 11v

não sei bem quais os valores ideias para o bom funcionamento delas...

só sei que mesmo assim (com estes valores) o jipe não pega! :crybaby:

já encomendei um corta corrente para a bateria... pode ser que resolva algo...

Eu tenho este esquema de baterias no jipe:

Imagem

um corta corrente ali naquele sítio vai melhorar a "coisa"??

é ali onde indiquei que é suposto meter o corta-corrente???
Imagem

Mensagem por sotero » 13 mai 2008, 14:14

e ai sim.nao acrescentes cabos compridos que perdes corrente,poe logo ali perto do borne.e quanto a valores...muito a baixo,deviam marcar 13,14.como te disse uma tira a ourta,devem ter as duas o mesmo ou proximo...deves trocar as baterias de um lado para o outro de quando em vez,para nao acabar uma mais cedo do que outra.cuidado com isso podes dar cabo do alternador ,motor de arranque,etc...testa com duas que saibas que estao novas ,ou quase...abr :D

Mensagem por sotero » 13 mai 2008, 14:14

e ai sim.nao acrescentes cabos compridos que perdes corrente,poe logo ali perto do borne.e quanto a valores...muito a baixo,deviam marcar 13,14.como te disse uma tira a ourta,devem ter as duas o mesmo ou proximo...deves trocar as baterias de um lado para o outro de quando em vez,para nao acabar uma mais cedo do que outra.cuidado com isso podes dar cabo do alternador ,motor de arranque,etc...testa com duas que saibas que estao novas ,ou quase...abr :D

Mensagem por xabregas » 13 mai 2008, 14:27

mas... se comprar 2 baterias novas...

e se o problema for do alternador???

como é que eu consigo saber se o alternador está a carregar as baterias ou não?

e o corta corrente... é ali, como ilustra o desenho, que é suposto ser colocado?
Imagem

Mensagem por sotero » 13 mai 2008, 14:49

existe uma maneira de ver isso com uma lampada,mas impossivel de explicar assim,passa num electrcista auto,que nao te deve levar nada por testar o alternador,e sabes logo.o corte de corrente fica o mais perto possivel da bateria no negativo...abr

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 13 mai 2008, 18:24

Com o recurso do voltímetro podes medir a diferença de potencial nos bornes da bateria, com o motor em funcionamento. Este valor deve andar na casa dos 14-15v.

É um modo carroceiro de medir o alternador (o outro é o tal exame com a lâmpada) mas podes procurar no fórum que isso já foi descrito.

E comprar UMA bateria de 24v, não?

Abraço
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por sotero » 13 mai 2008, 18:51

nao existe isso,penso eu de que...ja nos camioes sao de 12 volts ... :D

Mensagem por xabregas » 13 mai 2008, 23:31

boas!

qdo cheguei a casa... fui trocar as baterias de lugar... onde estava aquela que marcava os 12,8v meti a que marcava 11v e vice-versa...

resultado: tornou a não pegar... mas pensei... bem... vou ligar então mais uma vez com os cabos de bateria ligados ao corsa :rolleyes: e depois com ele a trabalhar... vou tentar medir a voltagem (com multimetro) que o alternador está a debitar.

(desta forma nunca falhou...)

só que... agora deparo-me com outro problema :puke: mesmo com as cabos de bateria encostados noutra bateria... TB NAO PEGOU! :crybaby:

e neste momento penso que o motor de arranque já esteja tb afectado :rolleyes:

lá dei uns toque com um pau... para ver se aquilo ia ao lugar... mas nada...

tac...tac...tac... e ZERO :crybaby: tac... tac....tac.... e nada!

portanto... acho que tenho que começar por verificar o motor de arranque...

enfim... cada vez mais longe de andar no patrol :crybaby: :crybaby: :crybaby:

aceitam-se sugestões "do it yourself" :unibrow:

:D
Imagem

Mensagem por sotero » 13 mai 2008, 23:45

chama o reboque do seguro ,o gajo liga uns cabos como deve ser,grossos,e as baterias ca carrinha e isso pega logo.tic,tics...começa por ai.com baterias de corsas e coiso na da.pouca amperagem para puxar aquilo-.... :D nao gastes aerios a toa sem testares isso tudo...abr

Mensagem por xabregas » 13 mai 2008, 23:47

sotero Escreveu:chama o reboque do seguro ,o gajo liga uns cabos como deve ser,grossos,e as baterias ca carrinha e isso pega logo.tic,tics...começa por ai.com baterias de corsas e coiso na da.pouca amperagem para puxar aquilo-.... :D nao gastes aerios a toa sem testares isso tudo...abr

mas o problema é que... com base nos primeiros sintomas (baterias ou alternador) o corsa ajudava sempre, e à primeira tentativa!

mas agora parece que o bruxedo passou tb para o motor de arranque! :crybaby:
Imagem

Mensagem por sotero » 14 mai 2008, 12:33

parece,porque nao tens amperes nessas baterias e sugam tudo ao Opel coitadinho com 45 amp....e o patolas com 2x 80 ou mais.experimenta chamar o gajo ,nao pagas nada e ele liga os cabos bons com baterias fortes,so a resistencia que os cabos fazem secam tudo.experimenta pegar o Opel com uma dessas,e poe a do opel no lugar da primeira a ver se melhora....sem carga correcta nao podes saber se o motor de arranque pifou... :D

Mensagem por xabregas » 14 mai 2008, 13:09

sotero Escreveu:parece,porque nao tens amperes nessas baterias e sugam tudo ao Opel coitadinho com 45 amp....e o patolas com 2x 80 ou mais.experimenta chamar o gajo ,nao pagas nada e ele liga os cabos bons com baterias fortes,so a resistencia que os cabos fazem secam tudo.experimenta pegar o Opel com uma dessas,e poe a do opel no lugar da primeira a ver se melhora....sem carga correcta nao podes saber se o motor de arranque pifou... :D

tens razão... o que vou fazer então é meter as baterias à carga... e ver no que dá! :unibrow:
Imagem

Mensagem por sotero » 14 mai 2008, 16:09

devias ter feito logo isso...mas testa-as antes de as pores no jipe,se nao tiras conclusoes precipitadas... :D abr

Mensagem por xabregas » 15 mai 2008, 08:25

testado... em principio será mesmo só baterias (só de uma por acaso)!

um amigo meu emprestou-me 2 baterias... fui testar a coisa... e pegou logo sem hesitar!

mesmo assim vou instalar ali um corta-corrente na bateria... para ver se elas duram mais! :unibrow:
Imagem

Mensagem por sotero » 15 mai 2008, 11:25

agora nao te esqueças que deves por duas novas ,pois uma vai roubar energia a outra...abr :D

Registado: 22 jan 2007, 12:50

Mensagem por guvarela » 05 jun 2008, 11:49

xabregas: El voltage de una baterìa se divide Voltage de "Flote" (baterìa en reposo), y este es = V bat+10% = 12v + 1.2 =13.2v, este sería el voltage al que deberìa estar la baterìa en condiciones normales, 12.8v también es razonable.
Y también está el Voltage de "Fondo"que es = V bat + 20% = 12v + 2.4v= 14.4v , esto sería la tension máxima a la cual no conviene superar en el momento de carga, o sea el voltage del alternador no debería ser mucho mayor a este valor.
Si duda la bat de 11 v está muy descargada, con lo cual mi consejo es que la gargues sola, con un cargador independiente.
Otro consejo es que cada 1 mes, máximo 2 cambies (troques), de posición las baterías , eso hacerlo como regla general y tan importante para las baterías, como cambiar el aceite (oleo), para el motor.

Espero haber entendido bien el inconveniente y que tu también entiendas bien mi consejo.

Abraco a todos :thumbsup:

Mensagem por xabregas » 05 jun 2008, 17:57

guvarela Escreveu:xabregas: El voltage de una baterìa se divide Voltage de "Flote" (baterìa en reposo), y este es = V bat+10% = 12v + 1.2 =13.2v, este sería el voltage al que deberìa estar la baterìa en condiciones normales, 12.8v también es razonable.
Y también está el Voltage de "Fondo"que es = V bat + 20% = 12v + 2.4v= 14.4v , esto sería la tension máxima a la cual no conviene superar en el momento de carga, o sea el voltage del alternador no debería ser mucho mayor a este valor.
Si duda la bat de 11 v está muy descargada, con lo cual mi consejo es que la gargues sola, con un cargador independiente.
Otro consejo es que cada 1 mes, máximo 2 cambies (troques), de posición las baterías , eso hacerlo como regla general y tan importante para las baterías, como cambiar el aceite (oleo), para el motor.

Espero haber entendido bien el inconveniente y que tu también entiendas bien mi consejo.

guvarela... obrigado pelo conselho!

sim... se calhar é isso que vou fazer... trocar a posição das baterias de vez em quando!

Obrigado!

abraço
Imagem

Registado: 09 nov 2005, 21:27

Mensagem por cruzdefogo » 12 jun 2008, 00:52

boas amigos
olha tb tinha esse problema e com a instalação de um corta corrente ligado á massa da bateria do pendura, isso resolveu um bom bocado agora em vez de durar 1 mês dura 2 ou 3 sem irem a carga.

Registado: 22 jan 2007, 12:50

Mensagem por guvarela » 15 jun 2008, 01:41

El problema es fundamentalmente que en funcionamiento normal, todos los accesorios de 12 Volts, que se conectan logicamente en la batería que va a tierra, hacen que la corriende del alternador, no pueda llegar en forma eficiente a esta batería (la que va a tierra o masa), con lo cual esta batería nunca se carga bien, ver que la otra jamás tiene problema.
Por eso lo mejor es alternarlas, cambiar (trocar), la posición de ellas una vez por mes. Tampoco es tanto trabajo.

Registado: 08 jun 2010, 18:55

Re: baterias ou alternador marado ?? (3.3D) - (+/- resolvido

Mensagem por Valdo.PA » 12 dez 2011, 12:54

o meu tem tb o mesmo problema, soke esse esquema de mudar n da, pk uma tem o positivo a direita e outra a esquerda, mas elas sao novas, tem 3 ou 4 meses e sao d 95a

Registado: 18 set 2007, 10:13

Mensagem por Edgar Ferreira » 12 dez 2011, 15:44

O meu também descarregava as baterias.
Desliguei da ficha o rádio e o problema passou.
Agora para aí duas vezes por ano dou uma carga às baterias e 5 estrelas :som:

Registado: 08 jun 2010, 18:55

Mensagem por Valdo.PA » 16 jan 2012, 21:19

o meu ja lhe desliguei o radio e troquei as baterias e ta igual, podem ser os cabos que devido ao tratamento de lama podem tar ja marados, tambem ja tem 24 anos..

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante