pipeline "esquisito"

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 28 mar 2007, 02:03

pipeline "esquisito"

Mensagem por a.viana » 30 mar 2010, 19:55

* Denunciar esta mensagem
* Resposta com citações

Re: Patrol 2.8D 1996 - PIPELINE

Mensagempor PIPELINE em Terça Mar 30, 2010 8:29 pm
Boas malta!

Preciso de uma ajudinha dos mais "afoitos" na matéria se não for pedir muito!

Hoje ao seguir do trabalho para casa, coisa de 5 minutos de jipe, apercebi-me que o ponteiro da bateria não subia como é normal, o do gasoleo começou a descer até morrer, o da pressão do oleo idem idem aspas aspas, o da temperatura ainda se aguentou um pouco mas foi-se igualmente! Cheirou-me a queimado mas como tava a 200 metros de parar o jipe ao pé de casa, ao estacionar ele calou-se por completo! Apagou-se sozinho ficando o motor de arranque a rodar "livremente" e a fumegar... :crybaby: :crybaby:

Fiquei a olhar para aquilo como um burro a olhar para um palácio!!! :eek: :eek: :confused:

Após o motor de arranque parar de rodar, curioso como sou, saltei para dentro do jipe e rodei a chave para ver se dava sinal de vida mas, nem uma luzinha acendia! Aparentemente acho que mamou a bateria toda! :confused:

A minha duvida ou melhor, as minhas duvidas (como ainda não testei a carga da bateria... só amanhã!) são, será que ele por andar aqueles 5 minutos do trabalho a casa com o motor de arranque sempre a rodar, me mamou a bateria todinha mesmo? Ou queimou alguma treta que não deixa passar corrente para lado algum? A verdade é que a caminho de casa para além do acima descrito, ainda tive as escovas limpa pingas a trabalhar a passo de caracol em qualquer velocidade, o esguicho parecia uma mijinha... enfim!

De qualquer maneira, se alguém já passou por algo semelhante e puder ajudar eu agradeço imenso! O troll agora tá parado por 2 ou 3 dias (pensamento positivo) até arranjar o motor de arranque e possivelmente carregar a bateria!

De qualquer maneira, deixo aqui umas fotos do problema...

Imagem
Imagem
(pareçe que tem algo a babar de dentro para fora...) :confused: :confused:

Um abraço e obrigado de antemão!

Paulo
Yamaha TT 600R 2002 - Nissan Patrol 2.8D 1996

PIPELINE
Patroleiro

Registado: Segunda Set 21, 2009 11:24 pm
vao ao topico do pipeline ver as fotos
918636852-a.viana

3.3 TGV THE BIG RED MACHINE

CONTRA KIT DE UNHAS NÃO HÁ CAVALOS...

Registado: 21 set 2009, 22:24

Re: pipeline "esquisito"

Mensagem por PIPELINE » 30 mar 2010, 20:16

ahhhh

Altamente! LOL

Ficam aqui as fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E o "relato" de ter dado um salto ao jipe á pouco...

Viva Viana!

Obrigado pela ajuda antes de mais!

Como sou um gajo curioso nestas coisas, andei ali a olhar para aquilo novamente, peguei no inclinometro (12v) e liguei directamente á bateria... tenho a bateria com carga!!

Ora bem, se o motor de arranque queimou mesmo, é logico que o circuito não fique completo e com isso não passe corrente para ali certo?
Agora, tirado o motor de arranque fora, com ambos os cabos acima referidos desconectados, é normal não ter corrente á mesma? Tipo ligar a chave e não dar sinal de vida? É que se for aos cabos eles tem corrente...

De qualquer maneira, amanhã é um novo dia... vou-me preparando para começar a ver preços de motores de arranque... quer-me pareçer que sim!

Abraço e obrigado! (vou cuscar a parte electrica do forum!)

Paulo

Abraço e obrigado pela ajuda a todos!

Paulo
Face your fears, live your dreams!!!

Mensagem por PIPELINE » 31 mar 2010, 17:45

Boas malta!

Já tenho novidades do Troll!

Bem, eu de facto não percebo NADA de mecanica e muito menos electricidade mas, e pensando com os meus botões, o motor de arranque ao queimar/desligar o jipe devia fazer algum circuito sei lá... concerteza com a ignição suponho! Ora, ao quebrar esse circuito foi como se tivesse tirado a chave da ignição e assim desligando aquela treta toda!

Foi pareçido com isso... eheh

Experimentei ligar a "massa", que estava ligada ao parafuso de baixo que aperta o motor de arranque ao motor, ao parafuso que encontrei mais perto, neste caso o que suporta o filtro de gasoleo e voilá, corrente nele todo! Luzes interiores, Tablier, luzes exteriores, etc...

A bateria estava fraca pois aparentemente ficou algo ligado a "comer" nela durante a noite (os limpa pingas e mais qq coisa), tenho igualmente corrente á bomba injectora por isso em principio pega de empurrão!

De qualquer maneira, hoje a bateria sai fora para ser devidamente carregada e confirmar que não ficou danificada!

Quanto ao motor de arranque propriamente dito, já sei o que aconteçeu... o induzido estava cheio de ferrugem, trancou e "chapéu"!!!! F*deu aquela porcaria toda!!!

A boa noticia é que em principio será recuperavel! :unibrow:

Vamos a ver se até sexta feira tá tudo a rolar!

Vou dando noticias e quando chegar a casa coloco umas fotos da desmontagem do Motor de Arranque!

Abraços

Paulo

Mensagem por PIPELINE » 31 mar 2010, 18:32

Boas pessoal!

Aqui ficam então as fotos do motor de arranque de "barriga aberta"... eheheh

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem por PIPELINE » 01 abr 2010, 22:48

Viva malta!

Boas noticias é o que me trás cá!

Ora bem, como não tinha os conheçimentos necessários para proceder á eventual reparação do motor de arranque, ficou a tarefa entrega a um amigo! Isto quem tem amigos consola-se! SÃO DO MELHOR! [clap]

Seja como for, como disse anteriormente a bateria foi levar uma pequena carga hoje durante o dia, chegou somente aos 50% sensivelmente de carga, o que se revelou mais que suficiente! O alternador em principio tratará do resto!

Tava a acabar de ligar a bateria quando me ligaram a dizer que o motor de arranque estava de facto "vivo e pronto para outra"... daí a meter o troll a embalar pela rua abaixo foram 2 minutos! LOL

Lá fui montar o dito cujo no seu lugar, e testar a cena!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Limpinho e tal...

E o primeiro start:

Mais um video:

Isto são daquelas coisas creio eu que se devem revisionar quando se compra um jipe com esta idade, e eu já o devia ter feito á 3 meses atrás quando surgiu o primeiro sintoma... deixei andar... andar... e no meio do azar até tive sorte!

Neste caso o que se fez foi passar tudo o que se encontrava oxidado, ferrugento mesmo, na máquina com escovas de aço, limpar bem, dar uma massazita no induzido (o que prendeu) para o deixar lubrificado, uma limpeza interior por causa do que criou com o aqueçimento excessivo e pronto! Testou-se ligando a uma bateria em primeiro lugar para ver se trabalhava, posteriormente por um pouquinho mais de tempo para o deixar rodar e ver se cheirava a queimado, se havia alguma complicação, não havendo nada a apontar aqui só faltava testar a força do "?pinhão?" se era a suficiente para rodar o pujante RD28 :D ! Tudo a 100% só tive que montar! lol

Mas hei... Patrol é Patrol! Seja de que maneira for! LOL :nhnhn: :okkk:

Abraço e força aí!

Paulo

PS: Equipa de moderação se o a.viana não se importar, sugeria que mudassem o titulo do tópico para algo mais sugestivo e dirigido ao "universo dos motores de arranque" caso alguém necessite de ajuda e seja mais facil identificar o assunto aqui exposto! Obrigado!

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 02 abr 2010, 12:55

Boas, amigo para um 1 arranque a temperatura estava algo alta, alem da preçao de oleo meia baixa

sinonimo de temperatura no oleo hihihihihih tens ai um bom mestre o luis... aprende com ele....

um grande amigo.... :okkk:

abraço brincalhao.. [wink]

Mensagem por PIPELINE » 02 abr 2010, 20:35

hihihi

Safado! :unibrow:

Foi o primeiro arranque com o motor de arranque montado, pq até á "alfisina do ti brum" ele foi pelo seu pé... obvio que quer a temperatura quer a pressão o oleo já lá chegaram no seu estado normal!

Eh pá e de qq maneira, aquilo é o manometro da pressão da água nos injectores... portanto tá-se bem! [bigsmile] [bigsmile]

Quanto ao Luizinho... Maravilha! :okkk: :okkk: Estivemos quase a terminar hoje o "rodinhas" dele... falta 1 ou outra peça para o meter na rua! Em principio amanhã terminamos! [wink]

Força aí

Paulo

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante