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Expedição VIVA MARROCOS II - Maio de 2008 - EXECUTADA

MensagemEnviado: 18 set 2007, 17:24
por XPTTO
Com a responsabilidade de não baixar o padrão com que foi executado o
Viva Marrocos I (reportagem na revista OFF ROAD 4x4 de Setembro),
e procurando responder às expectativas acumuladas sobre a próxima edição do VIVA MARROCOS, venho por este meio apresentar o programa final para mais uma aventura no Reino dos Sentidos


Para esta edição foi criado um traçado misto, de pistas que procura mostra o que de melhor Marrocos tem para oferecer.

Uma aventura a não perder!


OS VIAJANTES DO DESERTO, NUNCA MAIS VOLTARAM OS MESMOS...


Porque será?

Detalhes;

1º Dia
Portugal / Chefchaouen (Marrocos) (asfalto)
Concentração em local a designar.
Inicio da grande aventura, seguiremos por AE até Algeciras, embarcar no ferry das 15h, travessia e entrada no Reino de Marrocos.
Jantar e alojamento – Hotel Casa Hassan

2º Dia
Chefchauoen / Midelt (asfalto)
Dia longo este, pois o objectivo desta aventura é o Sul!
Onde as influências europeias se desvanecem para dar lugar á cultura de África...
Jantar e alojamento – Hotel Kasbah Asmah 4*

3º Dia
Midelt / Boulmane Dades (pistas)
Saída de manhã bem cedo, pois vai começar a verdadeira aventura no reino de Marrocos.
Neste dia finalmente as pistas e o porquê de viajar tantos quilómetros, é a beleza singular de África que começa a conquistar os forasteiros, é o inicio da grande aventura... VIVA MARROCOS II.
Jantar e alojamento – Hotel Xaluca Dades 4*

4º Dia
Boulmane Dades / Alnif / Merzouga ( pistas)
Mais um dia inteiramente dedicado a pistas, umas rolantes outras mais técnicas.
Passagem pelo Vale das Rosas.
Jantar tipo tagines e alojamento – Kasbah Tonbouctou 4*

5º Dia
Merzouga (pistas e dunas)
Um dia inteiramente dedicado à condução em areia subindo e descendo as grandes dunas do Erg Chebi.
Jantar e alojamento - Kasbah Tombouctou 4*


6º Dia
Merzouga / M´Hamid (pistas)
Já estamos nas pistas do Dakar, onde por vezes com tanta adrenalina, somos assolados por uma sensação de pilotos . Almoço pic-nic.
Jantar e alojamento - Kasbah Dar Azalay 3*


7º Dia
M´Hamid / Dunas de Chegaga / (pistas e dunas)
Um dia inteiramente dedicado ao deserto, onde a noite será em acampamento Berbere.
É o sentir a magia da noite do deserto, de onde não sabemos se queremos arrancar, ficar ou apenas deixar-se estar e sentir o silêncio e a magia da noite do deserto.
Jantar pic-nic e alojamento num oásis em Chegaga (Tendas).
Jantar e dormida – Bivouac

8º Dia
Dunas de Chegaga / Lago Irikiri / Foum Zguid / Ourzazate (pista e asfalto)
Um dia dedicado às grandes dunas e passagem pelo lago Irikiri
Jantar e dormida – Hotel Mercure 4*

9º Dia
Ourzazate / Ait-Benhadou / Maraquexe (asfalto)
É a emoção de subir e cruzar o Atlas, onde as paisagens se misturam e se transformam, é a despedida do deserto.
Pelo caminho mais uma pista, desta vez mais técnica.
Jantar e alojamento – Riad Mogador Menara 5*

10º Dia
Marraquexe / Tânger (asfalto)
Depois da manhã livre para conhecer Marraquexe, é altura de nos pormos ao caminho, desta vez tudo em AE até Tânger.
A Europa ali tão perto já chama por nós.
Enfim é o regresso à realidade!
Jantar e alojamento - Ramade Les Almoades 4*

11º Dia
Tangêr / Portugal
Regresso livre.

MensagemEnviado: 22 set 2007, 21:58
por Paulo Sintra
Será desta???
Com esta antecedência tenho que conseguir!
Preciso de ajuda:
- Gasto aproximado para um casal num Patrol
- Logistica a preparar (vacinas, documentos, ...)
- Preparação do carro.

Um grande abraço.
A saudade já é muita.
Quando mamamos mais umas lagostas na companhia das loiras?

marrocos

MensagemEnviado: 25 set 2007, 10:39
por paulo
:)



Para participar, já existe alguma ideia de um valor aproximado?

Re: marrocos

MensagemEnviado: 28 set 2007, 22:20
por XPTTO
paulo Escreveu::)



Para participar, já existe alguma ideia de um valor aproximado?


Neste momento os preços dos hóteis em Marrocos ainda não é coisa garantida, mas a estimativa aponta para 650€ por pessoa em regime de meia pensão.

Atenção este valor não é difinitivo, mas de qualquer das formas não vai fugir muito.
No fim do ano já terei valores concretos. [wink]

MensagemEnviado: 30 set 2007, 13:54
por Paulo Sintra
650 € só os hoteis.

Falta o gásoil, comida e extras. Certo?

Depois dizes do que temos de tratar em termos de documentos, vistos, vacinas, etc...

Um abraço. :D

MensagemEnviado: 30 set 2007, 18:51
por XPTTO
Paulo Sintra Escreveu:650 € só os hoteis.

Falta o gásoil, comida e extras. Certo?

Depois dizes do que temos de tratar em termos de documentos, vistos, vacinas, etc...

Um abraço. :D


Em relação à comida só têm que se preocupar com as refeições durante o dia que essencialmente são tipo picnic para não se perder muito tempo, pois os jantares estão incluídos nos hóteis.

MensagemEnviado: 30 set 2007, 22:17
por Afonso LJ73
Em principio estou interessado em ir, juntamente com a minha Maria, já que não pude ir este ano.

O meu GR, um Y60, de 1991, tem cerca de 225.000 Kms. Bastará uma revisão geral, com substituição de filtros, correias, etc., ou será necessário mais alguma alteraçãozita?...

Já agora uns pneus MT 33x12,5x15, serão adequados??? os meus estão a meio piso... servirão ao não?

Esta expedição para que sai de Valongo como eu (a 10 Kms do Porto), ida e volta será coisa para mais ou menos quantos quilómetros?

As inscrições terminarão quando?

Obrigado

MensagemEnviado: 30 set 2007, 23:17
por XPTTO
Afonso LJ73 Escreveu:Em principio estou interessado em ir, juntamente com a minha Maria, já que não pude ir este ano.

O meu GR, um Y60, de 1991, tem cerca de 225.000 Kms. Bastará uma revisão geral, com substituição de filtros, correias, etc., ou será necessário mais alguma alteraçãozita?...

Já agora uns pneus MT 33x12,5x15, serão adequados??? os meus estão a meio piso... servirão ao não?

Esta expedição para que sai de Valongo como eu (a 10 Kms do Porto), ida e volta será coisa para mais ou menos quantos quilómetros?

As inscrições terminarão quando?

Obrigado


Sim o GR aguenta, aliás a resistência desse modelo é quase infindável.
Com uma revisão consciente, nada de exageros, o jipe fica pronto para a aventura. O importante é o óleo, filtros e o radiador a funcionar bem, dando também uma vista de olhos a nível de suspensão, verificar e reapertar, de resto tudo fino...

Os pneus são optimos para esta aventura!

Mais à frente vou aqui colocar a estimativa de custos.

As isncrições terminam em Março, mas até lá pode entrar caso pretenda para a lista dos interessados, caso seja essa a sua vontade.

Cumprimentos e ponha as questões que entender. [wink]

MensagemEnviado: 05 nov 2007, 13:59
por XPTTO
Vai haver uma "mexida" grande no traçado inicialmente proposto, por questões de segurança.
Mas sempre com um grande objectivo... APROVEITAR AO MÁXIMO !

A zona a ser alterada será entre Tan Tan e Tata.

Em breve mais pormenores.

MensagemEnviado: 06 nov 2007, 17:16
por dartist
boas, então rogério qual é o problema?

MensagemEnviado: 06 nov 2007, 18:59
por XPTTO
dartist Escreveu:boas, então rogério qual é o problema?


Existe uma zona que iríamos atravessar em que neste momento não está a oferecer segurança suficiente, pelo que estou a modificar um pouco a rota, assim que estiver afinada eu publico.

MensagemEnviado: 08 nov 2007, 18:33
por guilherme
A pista entre tan-tan e tata passando pelo Vale da Morte e uma pista com bastante pedra alternando com pistas rapidas mas estas com erva de camelo.E uma pita segura nao saindo desta ou das marcacoes de pedras,BALIZAS, se sair podera ir pelo ar com o rebentamento de alguma mina.De Imilchil para Midelt, se passarem pelo Circo Jaffar, cuidado com a pista de montanha, sao 150 metros de pista com 40% de inclinacao e o mais pequeno descuido vem parar ca abaixo e a queda e de 200 Metros.Todas as outras sao faceis de fazer tirando as pedras.

MensagemEnviado: 08 nov 2007, 19:02
por XPTTO
guilherme Escreveu:A pista entre tan-tan e tata passando pelo Vale da Morte e uma pista com bastante pedra alternando com pistas rapidas mas estas com erva de camelo.E uma pita segura nao saindo desta ou das marcacoes de pedras,BALIZAS, se sair podera ir pelo ar com o rebentamento de alguma mina.De Imilchil para Midelt, se passarem pelo Circo Jaffar, cuidado com a pista de montanha, sao 150 metros de pista com 40% de inclinacao e o mais pequeno descuido vem parar ca abaixo e a queda e de 200 Metros.Todas as outras sao faceis de fazer tirando as pedras.


Obrigado pela dica!
Guilherme, há quanto tempo que não fazes a pista entre Tantan e Tata?
Tens algum track que me possas enviar para confrontar com os que tenho a ver se dá para aproveitar alguma coisa.
É que em Assa não estão a deixar passar.
Os Sauri não se entendem.

MensagemEnviado: 08 nov 2007, 19:28
por guilherme
passei pela ultima vez em Julho de 2oo7, nao deixam passar de Assa para tan-tan mas voces vao ao contrario.Em assa tem o hotel Nidaros a 537 dr em Tata o hotel Les Relais de Sables a 8oo dr,em Mhamide Camping Paradise Garden 50 dr p/p, em Zagora Ksar Tinsouline a 1000dr,Boulmane du Dades Hotel Al Manader a 730 dr.Estes precos sao para 2 pessoas em meia pensao.

MensagemEnviado: 08 nov 2007, 19:32
por XPTTO
guilherme Escreveu:passei pela ultima vez em Julho de 2oo7, nao deixam passar de Assa para tan-tan mas voces vao ao contrario.Em assa tem o hotel Nidaros a 537 dr em Tata o hotel Les Relais de Sables a 8oo dr,em Mhamide Camping Paradise Garden 50 dr p/p, em Zagora Ksar Tinsouline a 1000dr,Boulmane du Dades Hotel Al Manader a 730 dr.Estes precos sao para 2 pessoas em meia pensao.


Em Tata vou ficar no Relais de Sables, que é onde costumo ficar.
Em Zagora no Reda
Em Irikiri estou pensar dar acampamento

Pois então também tiveste o mesmo problema em Assa

MensagemEnviado: 08 nov 2007, 19:34
por XPTTO
Estou a ver como vou contornar isto, é que esta etapa é a maior de todas em pista.
Tenho mesmo que levar este troço bem aferido.

O PSérgio também está a pensar em fazer este troço em Janeiro.

MensagemEnviado: 08 nov 2007, 19:39
por guilherme
Nao tive nenhum problema,como em todo o Marrocos sao 26 anos a percorrer este Grande Pais, por vezes 6 vezes ao ano de a 5 anos para ca ou seja desde que me encontro reformado.Tenho a acrescentar que eu nao sou o guilherme.Ele e que me meteu a minha ida a guine no forum, portanto eu sou a pessoa da expedicao a bissau 2oo8 se pretenderes mais informacoes tens ai o meu contacto.

MensagemEnviado: 08 nov 2007, 19:46
por XPTTO
Enviei PM :thumbsup:

MensagemEnviado: 08 nov 2007, 19:54
por guilherme
de Tata a Mahmid-Zagora consegue-se fazer se fizeres de alcatrao ate foum-zguid e depois entrares na pita.Mas nao podes perder muito tempo pelo camino, o problema e se aparece alguma pane

MensagemEnviado: 08 nov 2007, 21:14
por XPTTO
Esse traçado já está defenido e já o testei, pelo que dá para fazer bem.
O problema mesmo está entre Tata e TanTan, com Assa pelo meio a complicar. :confused:

MensagemEnviado: 08 nov 2007, 21:22
por guilherme
desculpa tocar novamente no assuntomas voute dar outro percurso que poderas fazer quando pretenderes:Lx- martil,Al hoceima,missour,merzouga,mhamid,founzguid,taroudant,marrakech,asiah,lx. Martil com o seu camping e praia,al hoceima com asua baia e vida nocturnamaravilhosa, missour com o seu pvo afavel, Merzouga com as suas dunas a perder de vista e o seu povo acolhedor,foumzguid com os seus sumos de laranja e artesanato antigo, Taroudant que foi o berco de Marrocos e a sua medina, a montanha do Toubkal com os seus 4168 m ,Marrakech que e cidade das mil e uma noites,Asilah com o seu marisco . Se pretenderes mais dicas contacta-me 934148787 um abraco

MensagemEnviado: 08 nov 2007, 21:32
por XPTTO
guilherme Escreveu:desculpa tocar novamente no assuntomas voute dar outro percurso que poderas fazer quando pretenderes:Lx- martil,Al hoceima,missour,merzouga,mhamid,founzguid,taroudant,marrakech,asiah,lx. Martil com o seu camping e praia,al hoceima com asua baia e vida nocturnamaravilhosa, missour com o seu pvo afavel, Merzouga com as suas dunas a perder de vista e o seu povo acolhedor,foumzguid com os seus sumos de laranja e artesanato antigo, Taroudant que foi o berco de Marrocos e a sua medina, a montanha do Toubkal com os seus 4168 m ,Marrakech que e cidade das mil e uma noites,Asilah com o seu marisco . Se pretenderes mais dicas contacta-me 934148787 um abraco


Algumas dessas zonas fizeram parte da anterior expedição, agora o objectivo é mesmo pistas e deserto, Marrakech já a usufruimos bem da última vez e realmente tivemos um grande rodizio de peixe e marisco em Asilah, embora em Essauira a mariscada tenha sido mais farta.
Al Hoceima será para a próxima que será para "bater" bem o Rif e o Médio Atlas, desta vez vamos mesmo a Sul...
É que Marrocos é um País tão grande e tão cheio de contrastes que é impossível não voltar lá outra vez e outra vez e vezes sem fim sem nunca ser repetitivo.

MensagemEnviado: 08 nov 2007, 21:49
por guilherme
Ja que pretendes ir para sul voute dar outras dicas:Agadir,tiznit,El quatia por praia,tarfaia,laayoune,daka com sua maravilhosa baia (que obidos multiplicada por 20).Dai meteste para o interior em dirreccao a El foula e dai a zammour,smara e tantan por aqui a adrenalina sobe bastante, dunas ,pedras e mais dunas nao contando com o que tratamos a uns poucos atras. dispoe quando pretenderes um abraco e termino ,fico a espera de uma comunicacao para fechar o estamine

MensagemEnviado: 08 nov 2007, 22:03
por XPTTO
Boa dica!
Obrigado.

MensagemEnviado: 12 nov 2007, 20:36
por guilherme
Nao te disse da ultima vez, eu tenho o track ate al hoceima pelo riff e depois tenho o road book do dakar de Nador ate Merzouga, assim como os track a partir de merzouga. Um abraço