Página 1 de 1

Chek-list para qualquer expedicao de longo curso

MensagemEnviado: 19 dez 2005, 18:01
por MIGUEL BRAGA
"A partir dos requisitos propostos por experimentados e profissionais organizadores de expedições de todo-o-terreno no deserto Norte-africano, compilamos uma lista do equipamento mínimo que o bom senso aconselha reunir antes de se empreender uma expedição por terras mais longínquas e inóspitas.

Será de todo conveniente proceder a uma revisão aos órgãos mecânicos fundamentais do veículo, tanto ao nível de motor como o nível dos elementos de segurança e conforto. Será de prestar particular importância ao estado da direcção, sistema de travagem, transmissão, e suspensão.

Lembranças importantes

De carácter geral:
Não leve o veículo demasiado carregado, já que as consequências negativas reflectir-se-ão no comportamento da viatura nas dunas e nas longas pistas.
Não beba água de fontes, rios ou mesmo gelo.
Normalmente é proibido filmar ou fotografar postos fronteiriços, instalações militares e de policia e respectivos agentes. Por isso e por razões de segurança, abstenha-se de o fazer.

Condução em pista:
Reveja e ajuste a pressão dos pneus ao sair do asfalto e antes de entrar em pista, de acordo com o tipo de piso que vai enfrentar.

Limpe com muita frequência os filtros de ar.
Não exagere a velocidade, já que não só porá em risco a sua segurança e a dos seu passageiros, como aumentará consumos e riscos de avarias, furos e despistes.

Em qualquer trilho aparentemente plano, pode haver obstáculos escondidos, como rios secos e outros.

No caso de se sentir desorientado, volte atrás seguindo as marcas dos rodados da sua própria viatura até ao último ponto de reunião. Não entre em pânico e NUNCA abandone a viatura.

O "expedicionário" deverá transportar os seguintes acessórios de reserva:


Viatura: Parte Mecânica

- Óleo do motor, em quantidade suficiente, pelo menos, para uma mudança. (5 litros?)
- Líquido de travões e outros fluidos normalmente utilizados.
- Filtro de óleo
- Filtro de ar
- Filtro de combustível
- Correia de ventoinha
- Correia de alternador
- Tubos de radiador
- Pneus novos ou quase novos, da mesma medida e previstos para utilização mista.
- Roda (s) sobresselente (s), mínimo aconselhado 2.
- Bomba de ar e câmara (s) de ar.
- Conjunto (s) de lâmpadas sobresselentes, no mínimo 2 kits.


Outros Diversos (TT)

- Rádio CB, bússola ou GPS. Mapas da Região.
- 2 "Jerricans" 20 litros (combustível)
- 1 "Jerrican" 20 litros (água)
- Duplicado das chaves do veículo
- Cinta(s) de reboque e respectivas manilhas
- Pá
- 2 Placas de desatolamento
- Lanterna
- Luvas de Trabalho
- Fita isoladora normal e fita larga de tecido, tipo "americana", de alto poder de aderência. (Várias unidades)


Embora seja de todo desaconselhável, em condições normais, a utilização de câmara-de-ar em conjuntos jante/pneu "tubless", um desses acessórios pode vir a revelar-se, em situações extremas, de importância fundamental.

Será indispensável transportar um conjunto de ferramentas básicas da viatura e aconselhável ter o mínimo de conhecimentos de como proceder à substituição destes acessórios, embora norma lamente haja sempre alguém disposto a dar "uma mãozinha" para ajudar em situações mais complicadas para o iniciado ou para o leigo.

CUIDADOS PESSOAIS

Primeiros Socorros
Deverá consultar o seu médico sobre este aspecto, já que ele, melhor do que ninguém, estará em condições de prescrever o que deverá transportar. A título de mero exemplo referimos alguns produtos, dos quais citamos os mais correntes e melhor conhecidos


Antidiarreicos

- Imodium
- Ultra-levure


Analgésicos

- Nolotil
- Voltaren-creme
- Panasorbe
- Aspergic
- Aspirina



Curativos (Ferimentos)

- Betadine
- Mercurocromo
- Soro fisiológico
- Pensos rápidos
- Gases e ligaduras
- Adesivo
- Algodão



Protecção solar

- Creme protector
- Loção ou creme para depois do sol



Alimentação:
Pondere cuidadosamente o número de pessoas por viatura e a duração da viagem.

- Quantidade importante de água engarrafada, embalagens de 1,5 l.
- Alimentos em conserva, especialmente enlatados.
- Outros alimentos não facilmente perecíveis, como por exemplo, bolachas e biscoitos, enchidos fumados, tipo chouriço ou salpicão.



Roupas:

- Leves, largas e confortáveis.
Tenha em consideração a época do ano e as variações térmicas que lhe são próprias.
- Camisas e blusas de algodão
- Calças e calções em algodão (caqui)
- Chapéus ou bonés
- Agasalho nocturno, em lã
- Botas de couro
- Se usa lentes de contacto ou óculos graduados não esqueça de levar sobresselentes
- Óculos de sol



Utilidades diversas:

- Sacos para lixo.
- Isqueiros
- Canivete multi-usos
- Máquina de filmar e ou máquina fotográfica, "para mais tarde recoradr"



Documentação da viatura (confira validades):

- Livrete
- Registo de propriedade
- Comprovativo da inspecção periódica
- Carta verde do seguro e extensão de seguro para o país em causa.
- Seguros
- Seguro de repatriação e/ou assistência válido para o país(es)
- Se o veículo é pertença de uma empresa é necessário uma declaração com autorização para condução fora de Portugal, no nome dos eventuais condutores e com carimbo reconhecido em notário.
- Fotocópias normais de toda a documentação (aconselhável de 4 a 6 conjuntos)



Documentação pessoal (confira validades):

- Passaporte válido
- Bilhete de Identidade
- Carta de condução
- Caderneta de vacinas
- Fotocópias normais de toda a documentação (aconselhável de 4 a 6 conjuntos)
- Cartões de crédito, Visa, Master Card ou American Express.


Informe-se o melhor possível sobre os hábitos e costumes das pessoas das regiões que tenciona atravessar. Respeite as diferenças culturais e religiosas com que vai deparar.

E... boa viagem!

MensagemEnviado: 19 dez 2005, 18:50
por Paulo Lança
[clap]

MensagemEnviado: 19 dez 2005, 22:11
por comman
Manuel, tomaste alguma vacina contra doenças tropicais?

MensagemEnviado: 19 dez 2005, 22:51
por Manwell_Mayraids
Naaaaaaa , não é preciso !

Vais é precisar de uma quando vieres embora.

Contra a Marracose. [bigsmile]

Um gajo só pensa é quando vai voltar. :(

Eu que o diga. :crybaby: Já estou com saudades. [bigsmile]

MensagemEnviado: 20 dez 2005, 09:59
por comman
essa doença da marracose toda a gente diz que afecta mesmo o cérebro! pelo menos os "contaminados" são unanimes em admiti-lo.

MensagemEnviado: 20 dez 2005, 10:57
por MIGUEL BRAGA
pessoalmente nao me parece k seja tanto marrocos mas sim africa. pois é um cintinente k me fascina mt em termos de expediçoes. pessoalmente espero um dia cruzar a namibia. mas onde iniciarei sera concerteza em marrocos durante 2006.

MensagemEnviado: 20 dez 2005, 12:14
por comman
Eu vou a marrocos por volta de 23 de Fevereiro. 10 Dias. Vamos 20 jipes com o Omar _(guia local) [wink]

MensagemEnviado: 20 dez 2005, 13:15
por MIGUEL BRAGA
Nahhhhh. nao me da common. fevereiro tenho o AttB em braga e expedicao Picos da Europa da RoTTarcos. alem do mais kuando for a marrocos vou com um Guia k eu ca sei :D e com um GPS. pois tenho a ideia de atravessar marrocos de norte para sul, e nao apenas o usual de expedicoes turisticas. mas é uma coisa k tenho k me dedicar so la para o inicio do verao.

MensagemEnviado: 20 dez 2005, 14:17
por comman
A expedição aos picos da Europa é aberta a todos? Ou é só para vós? Tens mais dados?

MensagemEnviado: 20 dez 2005, 14:20
por Oscar
Qual é o grau de dificuldade nos picos da europa.

E por que zonas se vai passar?

Oscar / Patroldero

MensagemEnviado: 20 dez 2005, 16:22
por MIGUEL BRAGA
ora bem. a expedicao aos picos em principio seria so para os socios. ainda estamos a ver o modelo k vamos adotar. mas arranja se sempre kk coisa, desde k tenham pneus de tracao.

o quartel general sera em potes, e percorreremos todo os parque com uns vistos de permissao para andar em areas interditas.

serao 3 ou 4 dias. em k um dos dias sera dedicado so a conducao na neve. os restantes dias seram um mesclo de turismo e TT.

mas ainda estou a amadorecer a ideia. de kk menaira sera sempre mais de um grupo. pois nao é permitido mais de 10 jipes em caravana nas areas interditas.

logo k saiba algo eu digo.

MensagemEnviado: 22 dez 2005, 17:28
por NCR
comman Escreveu:Manuel, tomaste alguma vacina contra doenças tropicais?


Em termos de saúde, e em princípio, apenas haverá que tomar precauções contra a malária se se viajar para sul de Nouackchott. A norte desse linha, a malária é praticamente inexistente.

Em teoria, para se atravessar a fronteira da Mauritânia, deverá levar-se um certificado comprovativo da vacina da febre amarela. No meu caso, como perdi o primeiro certificado, já levei duas vacinas! Não há febre que me chegue :D

MensagemEnviado: 22 dez 2005, 17:44
por MIGUEL BRAGA
de kk maneira é sempre bom tomarmos atencao a saude. pois nao deve ser nada agradavel andar por marrocos com febre ou a rasca de kk coisa.

MensagemEnviado: 08 jan 2006, 11:55
por CarlosRodrigues
[clap] [clap] [clap] [clap] [clap]