Chek-list para qualquer expedicao de longo curso

"A partir dos requisitos propostos por experimentados e profissionais organizadores de expedições de todo-o-terreno no deserto Norte-africano, compilamos uma lista do equipamento mínimo que o bom senso aconselha reunir antes de se empreender uma expedição por terras mais longínquas e inóspitas.
Será de todo conveniente proceder a uma revisão aos órgãos mecânicos fundamentais do veículo, tanto ao nível de motor como o nível dos elementos de segurança e conforto. Será de prestar particular importância ao estado da direcção, sistema de travagem, transmissão, e suspensão.
Lembranças importantes
De carácter geral:
Não leve o veículo demasiado carregado, já que as consequências negativas reflectir-se-ão no comportamento da viatura nas dunas e nas longas pistas.
Não beba água de fontes, rios ou mesmo gelo.
Normalmente é proibido filmar ou fotografar postos fronteiriços, instalações militares e de policia e respectivos agentes. Por isso e por razões de segurança, abstenha-se de o fazer.
Condução em pista:
Reveja e ajuste a pressão dos pneus ao sair do asfalto e antes de entrar em pista, de acordo com o tipo de piso que vai enfrentar.
Limpe com muita frequência os filtros de ar.
Não exagere a velocidade, já que não só porá em risco a sua segurança e a dos seu passageiros, como aumentará consumos e riscos de avarias, furos e despistes.
Em qualquer trilho aparentemente plano, pode haver obstáculos escondidos, como rios secos e outros.
No caso de se sentir desorientado, volte atrás seguindo as marcas dos rodados da sua própria viatura até ao último ponto de reunião. Não entre em pânico e NUNCA abandone a viatura.
O "expedicionário" deverá transportar os seguintes acessórios de reserva:
Viatura: Parte Mecânica
- Óleo do motor, em quantidade suficiente, pelo menos, para uma mudança. (5 litros?)
- Líquido de travões e outros fluidos normalmente utilizados.
- Filtro de óleo
- Filtro de ar
- Filtro de combustível
- Correia de ventoinha
- Correia de alternador
- Tubos de radiador
- Pneus novos ou quase novos, da mesma medida e previstos para utilização mista.
- Roda (s) sobresselente (s), mínimo aconselhado 2.
- Bomba de ar e câmara (s) de ar.
- Conjunto (s) de lâmpadas sobresselentes, no mínimo 2 kits.
Outros Diversos (TT)
- Rádio CB, bússola ou GPS. Mapas da Região.
- 2 "Jerricans" 20 litros (combustível)
- 1 "Jerrican" 20 litros (água)
- Duplicado das chaves do veículo
- Cinta(s) de reboque e respectivas manilhas
- Pá
- 2 Placas de desatolamento
- Lanterna
- Luvas de Trabalho
- Fita isoladora normal e fita larga de tecido, tipo "americana", de alto poder de aderência. (Várias unidades)
Embora seja de todo desaconselhável, em condições normais, a utilização de câmara-de-ar em conjuntos jante/pneu "tubless", um desses acessórios pode vir a revelar-se, em situações extremas, de importância fundamental.
Será indispensável transportar um conjunto de ferramentas básicas da viatura e aconselhável ter o mínimo de conhecimentos de como proceder à substituição destes acessórios, embora norma lamente haja sempre alguém disposto a dar "uma mãozinha" para ajudar em situações mais complicadas para o iniciado ou para o leigo.
CUIDADOS PESSOAIS
Primeiros Socorros
Deverá consultar o seu médico sobre este aspecto, já que ele, melhor do que ninguém, estará em condições de prescrever o que deverá transportar. A título de mero exemplo referimos alguns produtos, dos quais citamos os mais correntes e melhor conhecidos
Antidiarreicos
- Imodium
- Ultra-levure
Analgésicos
- Nolotil
- Voltaren-creme
- Panasorbe
- Aspergic
- Aspirina
Curativos (Ferimentos)
- Betadine
- Mercurocromo
- Soro fisiológico
- Pensos rápidos
- Gases e ligaduras
- Adesivo
- Algodão
Protecção solar
- Creme protector
- Loção ou creme para depois do sol
Alimentação:
Pondere cuidadosamente o número de pessoas por viatura e a duração da viagem.
- Quantidade importante de água engarrafada, embalagens de 1,5 l.
- Alimentos em conserva, especialmente enlatados.
- Outros alimentos não facilmente perecíveis, como por exemplo, bolachas e biscoitos, enchidos fumados, tipo chouriço ou salpicão.
Roupas:
- Leves, largas e confortáveis.
Tenha em consideração a época do ano e as variações térmicas que lhe são próprias.
- Camisas e blusas de algodão
- Calças e calções em algodão (caqui)
- Chapéus ou bonés
- Agasalho nocturno, em lã
- Botas de couro
- Se usa lentes de contacto ou óculos graduados não esqueça de levar sobresselentes
- Óculos de sol
Utilidades diversas:
- Sacos para lixo.
- Isqueiros
- Canivete multi-usos
- Máquina de filmar e ou máquina fotográfica, "para mais tarde recoradr"
Documentação da viatura (confira validades):
- Livrete
- Registo de propriedade
- Comprovativo da inspecção periódica
- Carta verde do seguro e extensão de seguro para o país em causa.
- Seguros
- Seguro de repatriação e/ou assistência válido para o país(es)
- Se o veículo é pertença de uma empresa é necessário uma declaração com autorização para condução fora de Portugal, no nome dos eventuais condutores e com carimbo reconhecido em notário.
- Fotocópias normais de toda a documentação (aconselhável de 4 a 6 conjuntos)
Documentação pessoal (confira validades):
- Passaporte válido
- Bilhete de Identidade
- Carta de condução
- Caderneta de vacinas
- Fotocópias normais de toda a documentação (aconselhável de 4 a 6 conjuntos)
- Cartões de crédito, Visa, Master Card ou American Express.
Informe-se o melhor possível sobre os hábitos e costumes das pessoas das regiões que tenciona atravessar. Respeite as diferenças culturais e religiosas com que vai deparar.
E... boa viagem!
Será de todo conveniente proceder a uma revisão aos órgãos mecânicos fundamentais do veículo, tanto ao nível de motor como o nível dos elementos de segurança e conforto. Será de prestar particular importância ao estado da direcção, sistema de travagem, transmissão, e suspensão.
Lembranças importantes
De carácter geral:
Não leve o veículo demasiado carregado, já que as consequências negativas reflectir-se-ão no comportamento da viatura nas dunas e nas longas pistas.
Não beba água de fontes, rios ou mesmo gelo.
Normalmente é proibido filmar ou fotografar postos fronteiriços, instalações militares e de policia e respectivos agentes. Por isso e por razões de segurança, abstenha-se de o fazer.
Condução em pista:
Reveja e ajuste a pressão dos pneus ao sair do asfalto e antes de entrar em pista, de acordo com o tipo de piso que vai enfrentar.
Limpe com muita frequência os filtros de ar.
Não exagere a velocidade, já que não só porá em risco a sua segurança e a dos seu passageiros, como aumentará consumos e riscos de avarias, furos e despistes.
Em qualquer trilho aparentemente plano, pode haver obstáculos escondidos, como rios secos e outros.
No caso de se sentir desorientado, volte atrás seguindo as marcas dos rodados da sua própria viatura até ao último ponto de reunião. Não entre em pânico e NUNCA abandone a viatura.
O "expedicionário" deverá transportar os seguintes acessórios de reserva:
Viatura: Parte Mecânica
- Óleo do motor, em quantidade suficiente, pelo menos, para uma mudança. (5 litros?)
- Líquido de travões e outros fluidos normalmente utilizados.
- Filtro de óleo
- Filtro de ar
- Filtro de combustível
- Correia de ventoinha
- Correia de alternador
- Tubos de radiador
- Pneus novos ou quase novos, da mesma medida e previstos para utilização mista.
- Roda (s) sobresselente (s), mínimo aconselhado 2.
- Bomba de ar e câmara (s) de ar.
- Conjunto (s) de lâmpadas sobresselentes, no mínimo 2 kits.
Outros Diversos (TT)
- Rádio CB, bússola ou GPS. Mapas da Região.
- 2 "Jerricans" 20 litros (combustível)
- 1 "Jerrican" 20 litros (água)
- Duplicado das chaves do veículo
- Cinta(s) de reboque e respectivas manilhas
- Pá
- 2 Placas de desatolamento
- Lanterna
- Luvas de Trabalho
- Fita isoladora normal e fita larga de tecido, tipo "americana", de alto poder de aderência. (Várias unidades)
Embora seja de todo desaconselhável, em condições normais, a utilização de câmara-de-ar em conjuntos jante/pneu "tubless", um desses acessórios pode vir a revelar-se, em situações extremas, de importância fundamental.
Será indispensável transportar um conjunto de ferramentas básicas da viatura e aconselhável ter o mínimo de conhecimentos de como proceder à substituição destes acessórios, embora norma lamente haja sempre alguém disposto a dar "uma mãozinha" para ajudar em situações mais complicadas para o iniciado ou para o leigo.
CUIDADOS PESSOAIS
Primeiros Socorros
Deverá consultar o seu médico sobre este aspecto, já que ele, melhor do que ninguém, estará em condições de prescrever o que deverá transportar. A título de mero exemplo referimos alguns produtos, dos quais citamos os mais correntes e melhor conhecidos
Antidiarreicos
- Imodium
- Ultra-levure
Analgésicos
- Nolotil
- Voltaren-creme
- Panasorbe
- Aspergic
- Aspirina
Curativos (Ferimentos)
- Betadine
- Mercurocromo
- Soro fisiológico
- Pensos rápidos
- Gases e ligaduras
- Adesivo
- Algodão
Protecção solar
- Creme protector
- Loção ou creme para depois do sol
Alimentação:
Pondere cuidadosamente o número de pessoas por viatura e a duração da viagem.
- Quantidade importante de água engarrafada, embalagens de 1,5 l.
- Alimentos em conserva, especialmente enlatados.
- Outros alimentos não facilmente perecíveis, como por exemplo, bolachas e biscoitos, enchidos fumados, tipo chouriço ou salpicão.
Roupas:
- Leves, largas e confortáveis.
Tenha em consideração a época do ano e as variações térmicas que lhe são próprias.
- Camisas e blusas de algodão
- Calças e calções em algodão (caqui)
- Chapéus ou bonés
- Agasalho nocturno, em lã
- Botas de couro
- Se usa lentes de contacto ou óculos graduados não esqueça de levar sobresselentes
- Óculos de sol
Utilidades diversas:
- Sacos para lixo.
- Isqueiros
- Canivete multi-usos
- Máquina de filmar e ou máquina fotográfica, "para mais tarde recoradr"
Documentação da viatura (confira validades):
- Livrete
- Registo de propriedade
- Comprovativo da inspecção periódica
- Carta verde do seguro e extensão de seguro para o país em causa.
- Seguros
- Seguro de repatriação e/ou assistência válido para o país(es)
- Se o veículo é pertença de uma empresa é necessário uma declaração com autorização para condução fora de Portugal, no nome dos eventuais condutores e com carimbo reconhecido em notário.
- Fotocópias normais de toda a documentação (aconselhável de 4 a 6 conjuntos)
Documentação pessoal (confira validades):
- Passaporte válido
- Bilhete de Identidade
- Carta de condução
- Caderneta de vacinas
- Fotocópias normais de toda a documentação (aconselhável de 4 a 6 conjuntos)
- Cartões de crédito, Visa, Master Card ou American Express.
Informe-se o melhor possível sobre os hábitos e costumes das pessoas das regiões que tenciona atravessar. Respeite as diferenças culturais e religiosas com que vai deparar.
E... boa viagem!