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Material a levar em expedição

MensagemEnviado: 30 set 2005, 18:00
por NCR
Manwell_Mayraids Escreveu:Lista habitualmente recomendada para expedições:

Equipamento 4x4

Obrigatório
• 1 cabo de reboque
• 1 pesa-ar
• macaco, chave de rodas e caixa de ferramentas

Facultativo
• 1 extintor
• 1 pá
• 1 compressor
• 2 bombas mousse (para furos)
• 1 jerrycan 20 litros
• 1 litro óleo para o motor
• Cintas para segurar a carga
• Fita americana

Importante : fazer uma revisão antes da partida, reapertar suspensões, verificar estado mecânico da viatura (embraiagem, caixa, motor, filtros níveis, etc)

Peças sobressalentes

Obrigatório
• 1 duplicado das chaves
• 1 roda sobresselente extra

Facultativo
• 1 filtro de combustível
• 1 filtro de ar
• 2 câmaras de ar (muito aconselhável)
• 1 jogo de correias (muito aconselhável)
• 1 conjunto de lâmpadas
• Fusíveis
• Para viaturas a gasolina : 1 jogo de velas, condensador e platinados

MensagemEnviado: 30 set 2005, 18:02
por NCR
Olá Manuel,

O que é um pesa-ar? E uma bomba mousse?

MensagemEnviado: 30 set 2005, 21:51
por Manwell_Mayraids
O pesa-ar é um utensilio que serve para medir a pressão dos pneus.

No caso dos GR´s vem um no estojo de ferramentas tipo uma "caneta" que colocado na valvula, faz sair uma regua com uma escala, indicando a pressão.

Também há do tipo analógico (tipo um relogio) e digital.

É importante quando vais para a areia para baixar a pressão do pneu até aos 1.1 bar (aumenta a superfice de contacto, diminuindo a tensão por cm2), mas ao que parece o pessoal do Dakar vai até aos 0.65 bar o que me parece perigoso, pois pode fazer com que o pneu "descole" da jante.

A bomba mousse, é uma bomba anti-furo, que se aperta na valvula do pneu por onde se injecta a mousse à base de borracha, colocando de imediato a viatura em movimento para que esta se distribua pelo pneu e que dará tempo de ir até à estação mais proxima, para reparar o mesmo em condições.

MensagemEnviado: 03 out 2005, 10:26
por NCR
Manwell_Mayraids Escreveu:O pesa-ar é um utensilio que serve para medir a pressão dos pneus.

No caso dos GR´s vem um no estojo de ferramentas tipo uma "caneta" que colocado na valvula, faz sair uma regua com uma escala, indicando a pressão.

Também há do tipo analógico (tipo um relogio) e digital.

É importante quando vais para a areia para baixar a pressão do pneu até aos 1.1 bar (aumenta a superfice de contacto, diminuindo a tensão por cm2), mas ao que parece o pessoal do Dakar vai até aos 0.65 bar o que me parece perigoso, pois pode fazer com que o pneu "descole" da jante.

A bomba mousse, é uma bomba anti-furo, que se aperta na valvula do pneu por onde se injecta a mousse à base de borracha, colocando de imediato a viatura em movimento para que esta se distribua pelo pneu e que dará tempo de ir até à estação mais proxima, para reparar o mesmo em condições.


Ok, a ignorância era meramente terminológica.

No meu caso tenho um "pesa-ar" que, supostamente, é bonzinho. Trata-se do modelo recomendado pela Michelin.

Quanto à mousse, nunca usei, excepto em motas onde costuma funcionar bem.

Existem tb umas coisas novas, cujo nome ignoro, que são porreiras para remendar furos em pneus tubless. Descobre-se o buraco, tapa-se o dito e voilá! Furo resolvido. Já vi a coisa em funcionamento e, efectivamente, resulta.

MensagemEnviado: 03 out 2005, 11:54
por Manwell_Mayraids
NCR Escreveu:
Existem tb umas coisas novas, cujo nome ignoro, que são porreiras para remendar furos em pneus tubless. Descobre-se o buraco, tapa-se o dito e voilá! Furo resolvido. Já vi a coisa em funcionamento e, efectivamente, resulta.


Consegues descobrir o nome desse "tapa-furos".

Eventualmente pode-me interessar. [wink]

MensagemEnviado: 03 out 2005, 12:06
por NCR
Manwell_Mayraids Escreveu:
NCR Escreveu:
Existem tb umas coisas novas, cujo nome ignoro, que são porreiras para remendar furos em pneus tubless. Descobre-se o buraco, tapa-se o dito e voilá! Furo resolvido. Já vi a coisa em funcionamento e, efectivamente, resulta.


Consegues descobrir o nome desse "tapa-furos".

Eventualmente pode-me interessar. [wink]


Olá,

Creio que o nome é mesmo esse... Trata-se de um kit que contém uma espécie de "agulha" que serve para alargar o buraco e fazer passar nele os tacos de "borracha" que servirão de vedante. Basicamente o kit compõe-se da tal "agulha" e dos tactos de borracha.

MensagemEnviado: 03 nov 2005, 23:27
por Nuno
Boas NCR eu tenho um Kit desses ainda não usei. São baratuchos e com pratica (fizeram-me numa casa de pneus quando tive um furo com um prego), e se for rápido mete-se o remendo e nem perde quase ar nenhum.

MensagemEnviado: 03 nov 2005, 23:31
por tuaregue
Manwell_Mayraids Escreveu:
NCR Escreveu:
Existem tb umas coisas novas, cujo nome ignoro, que são porreiras para remendar furos em pneus tubless. Descobre-se o buraco, tapa-se o dito e voilá! Furo resolvido. Já vi a coisa em funcionamento e, efectivamente, resulta.


Consegues descobrir o nome desse "tapa-furos".

Eventualmente pode-me interessar. [wink]


Chamam-se Tacos!

Recomendam-se em levar isso nas expedições

MensagemEnviado: 29 ago 2006, 11:17
por PrimusBaro
Atenção que esses "tapa-Furos" só dão para os tubeless's!! E na pedra, não sei se se aguentam muito tempo....