Marrocos 03/12 a 11/12 de 2005

Tudo sobre elas .... partilha a tua experiência , organiza uma , ou fala sobre alguma em especial , não te esqueças das fotos .....

Moderador: DesOrganiZadOr PA

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Marrocos 03/12 a 11/12 de 2005

Mensagem por Manwell_Mayraids » 31 ago 2005, 13:53

Estou a pensar em ir a Marrocos em 03 Dez/05, fazer a rota GRAN-SUR TAN TAN :

Imagem
Conheço cerca de metade dos hoteis (muito bons) aqui indicados, então o ... www.xaluca.com é um espectáculo.

Era porreiro se reunissemos um pequeno grupo de patroleiros Portugas, caso contrario vou ter que me juntar concerteza a um grupo qq de espanholitos.

PS : Esclareço que nada tenho a ver com o " www.camaleon4x4 ", pareceu-me tão somente a expedição, com melhor binomio preço/qualidade.
Editado pela última vez por Manwell_Mayraids em 30 mar 2006, 16:29, num total de 3 vezes.

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 26 set 2005, 14:40

Dia 29 lá vou eu para África também ........ Fazer a passagem de ano e ver uma ou duas etapas do Dakar ........

Vou com o Manecas e companhia ........

Mensagem por Manwell_Mayraids » 26 set 2005, 15:15

Pois ................ não se pode ir a todas. [wink]

Na passagem de ano não posso, pois vou para a neve fazer um ski.

Mas acho que esta viagem só vale a pena se for pelo menos uma semanita, pois são "muitos" kms e há despesas que são fixas, como a viagem de ida/regresso e as passagens de ferry.

Bom, mas não te esqueças de tirares umas fotos p´ra malta ver :eek:
Curte o Passeio !

Mensagem por Paulo Lança » 26 set 2005, 15:34

Manwell_Mayraids Escreveu:Pois ................ não se pode ir a todas. [wink]

Na passagem de ano não posso, pois vou para a neve fazer um ski.

Mas acho que esta viagem só vale a pena se for pelo menos uma semanita, pois são "muitos" kms e há despesas que são fixas, como a viagem de ida/regresso e as passagens de ferry.

Bom, mas não te esqueças de tirares umas fotos p´ra malta ver :eek:

Claro claro , eu volto dia 9 de Janeiro .......... [wink]
Fotos vão ser mais que muitas concerteza ......... :D

Registado: 05 out 2005, 00:26

Mensagem por Nuno » 05 out 2005, 00:40

Boas, parabens pelo forum, não tenho um Patrol (ainda), tenho um Pajero mas espero vir a ter tb um Patrol 2.8 TD em beve.
Em relação a Marrocos já lá estive duas vezes em agosto e o calor é perfeitamente suportavel.
O Xaluca é mesmo muito bom, conheço e tenho o contacto de dois dos guias de deserto deles, se alguem quiser, fica bem mais barato do que ir ao Erg Chebbi pelo hotel. O grande conselho que dou para as viagens a Marrocos é: NUNCA mas NUNCA sobrecarregar os carros, então nas pistas do sul aquilo é demolidor com as pedras. Depois há que sobrar espaço para o artesanato. De resto, é dirhams e curtir, tenho tb o contacto de uma oficina em Zagora muito fixe, refizeram-me um perno e uma porca do Pajero em 30 min. (tive um furo no alcatrão devido a um pedaço de faca daquelas tipicas de lá).
Já agora NCR, estou incrito no forum TT mas queria mesmo era entrar para os GE, conheci há uns meses o Lourenço da KTM num passeio, que me aconselhou a ir ao um dos jantares no Dolce Vitta, mas como não conheço mais ninguem e ele nem sempre vai, como me aconselhas para entrar?

Mensagem por Paulo Lança » 05 out 2005, 08:52

Nuno (bem vindo ao fórum) , porque dizes que as pedras são demolidoras ? saltam contra as viaturas ou é por passar por cima delas ?

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 05 out 2005, 11:35

As Pistas ao Pé de Agadir, salvo erro, é só pedras!
Normalmente é uma tarde toda nisso!
Mt chato! Mas dá para fazer na boa, mas n deixa de ser chato!

Mensagem por Paulo Lança » 05 out 2005, 17:04

tuaregue Escreveu:As Pistas ao Pé de Agadir, salvo erro, é só pedras!
Normalmente é uma tarde toda nisso!
Mt chato! Mas dá para fazer na boa, mas n deixa de ser chato!

Então é mais numa de rebentar com amortecedores , não ?
Exige muito deles ?

Mensagem por Manwell_Mayraids » 05 out 2005, 18:37

Manwell_Mayraids Escreveu: ............. pois a unica coisa que se pode estragar é a suspensão e as jantes se não te desviares das pedras. [wink]

Até parece que o Patrol fica todo "desaparafusado".
Curte o Passeio !

Mensagem por Paulo Lança » 05 out 2005, 19:13

É que se fosse de Patrol tava eu descançadinho da vida ............

Registado: 11 ago 2005, 15:28

Mensagem por NCR » 05 out 2005, 21:52

Nuno Escreveu:Já agora NCR, estou incrito no forum TT mas queria mesmo era entrar para os GE, conheci há uns meses o Lourenço da KTM num passeio, que me aconselhou a ir ao um dos jantares no Dolce Vitta, mas como não conheço mais ninguem e ele nem sempre vai, como me aconselhas para entrar?

Olá,

O Luís Lourenço é um GE de mão cheia. Foi meu companheiro de viagem para o Mali.
As GEs têm uma lista de discussão específica. Creio que para te inscreveres basta enviares um mail para o endereço respectivo (vê no site).
Abraço,

NCR

Toyota HDJ 80
Nissan Patrol 2.7 TD Van
Honda Africa Twin
Honda XR 650 R
http://ncr2006.blogspot.com/

Mensagem por Nuno » 06 out 2005, 00:30

Obrigado NCR, vou mesmo mandar o mail.
Paulo em relação ás pistas é mesmo isso, esforçam muito as suspensões e são mesmo muito chatas. Alem disso tem muitas pedras pontiagudas, o melhor mesmo seria fazer aquilo um bocado mais rápido, mas como tem muitos oueds (rios secos) e troços de pedra maior não convem. Este ano em zagora e como tinha o carro muito carregado (4 pessoas, bagagem e ainda peças da mota de um amigo que foi de Africa Twin), fui por uma que eles disseram que estava boa a zagora foum zguid, são cerca de 120km, os primeiros 40 de terra batida e areia (pouca), muito bonito o resto pedra, fiz a uma média de 30/40Kmh e com 45º, foi mesmo muito chato. E ainda têm as de chapa ondulada (tem mesmo este formato) são de terra batida parece que o carro se vai desmontar todo, aí convem ir um pouco mais depressa (60/70), mas sempre com muito cuidado por causa dos oueds, nestas não custuma ter pedra.

Mensagem por Paulo Lança » 06 out 2005, 08:21

Nuno Escreveu:Obrigado NCR, vou mesmo mandar o mail.
Paulo em relação ás pistas é mesmo isso, esforçam muito as suspensões e são mesmo muito chatas. Alem disso tem muitas pedras pontiagudas, o melhor mesmo seria fazer aquilo um bocado mais rápido, mas como tem muitos oueds (rios secos) e troços de pedra maior não convem. Este ano em zagora e como tinha o carro muito carregado (4 pessoas, bagagem e ainda peças da mota de um amigo que foi de Africa Twin), fui por uma que eles disseram que estava boa a zagora foum zguid, são cerca de 120km, os primeiros 40 de terra batida e areia (pouca), muito bonito o resto pedra, fiz a uma média de 30/40Kmh e com 45º, foi mesmo muito chato. E ainda têm as de chapa ondulada (tem mesmo este formato) são de terra batida parece que o carro se vai desmontar todo, aí convem ir um pouco mais depressa (60/70), mas sempre com muito cuidado por causa dos oueds, nestas não custuma ter pedra.

Obrigado pela informação detalhada Nuno :thumbsup: [wink]

Mensagem por Manwell_Mayraids » 06 out 2005, 13:02

As tais "pedrinhas" e rios secos :

Imagem
Imagem
Curte o Passeio !

Mensagem por Nuno » 06 out 2005, 23:40

Boas,
Mesmo isso Manuel, e a paisagem é um bocado chata, mas Paulo não é nada que não se faça, comvem sempre levar os pneus bem cheios, eu levava a 3.2. e não tive nenhum furo (o unico que tive foi no alcatrão :angry:).

Mensagem por Paulo Lança » 07 out 2005, 09:51

ter ou não ter um furo aí , é mesmo uma questão de sorte ou azar ... [bigsmile]

Mensagem por Nuno » 03 nov 2005, 23:24

Pessoal, tirei férias no ano novo e na semana seguinte, alguem atina numa viagemzinha a Marrocos, tentar ver uma ou duas especiasis do Lisboa/Dakar? E ir curtir para as Dunas?

Registado: 11 ago 2005, 15:28

Mensagem por NCR » 09 nov 2005, 17:01

Nuno Escreveu:Pessoal, tirei férias no ano novo e na semana seguinte, alguem atina numa viagemzinha a Marrocos, tentar ver uma ou duas especiasis do Lisboa/Dakar? E ir curtir para as Dunas?

Olá Nuno,

Não me importava nada....porém, e com os feriados manhosos deste ano, não vou conseguir tirar férias nessa altura :crybaby:

Tem atenção aos ferrys porque se lá chegas ao mesmo tempo que a caravana do Dakar não vais conseguir fazer a travessia! Tenta atravessar o Estreito com alguma antecedência.
Abraço,

NCR

Toyota HDJ 80
Nissan Patrol 2.7 TD Van
Honda Africa Twin
Honda XR 650 R
http://ncr2006.blogspot.com/

Mensagem por Manwell_Mayraids » 10 nov 2005, 10:27

NCR Escreveu: ........
Tem atenção aos ferrys porque se lá chegas ao mesmo tempo que a caravana do Dakar não vais conseguir fazer a travessia! Tenta atravessar o Estreito com alguma antecedência.

Passar em Tarifa, é mais perto e evidentemente mais rápido do que em Algeciras . [wink]

http://www.tarifa.net/site/html/accomod ... ferry.html

http://www.frs.es/eng/index.htm
Curte o Passeio !

Cirque Jaffar

Mensagem por Manwell_Mayraids » 11 nov 2005, 00:51

Cirque Jaffar (retirado de outro post) :

tuaregue Escreveu:Hoje fui buscar o meu GR à oficina q o meu pai tinha-o levado a Marrocos, arranjar pequenas mazelas da viagem, o costume!
Ainda dizem q os filhos é q estragam as coisas! :D
Olha, sorte é de eu n ter a panela, pq estiveram atascado num rio no cirq de jaffar, estava lá muitas rochas, e uma delas amassou literalmente o tubo do escape q estava a substituir a panela!!!! Agora já tem outro tubo!
Se tivesse a panela de certeza q agora estava complectamente rasgada, hehehe

Como esteve um bocado tempo atascado na agua pedi para trocarem os oleos da transmissoes e da cx de velocidade, pro caso q n ter entrado lá debtro qq coisa, como areia ou lama q pode lixar complectamente os carrectos q estão la dentro.
Isso aconetceu a um amigo meio com o GranGherooke e o arranjo não foi nada barato. A mim tb já aconteceu a mesma coisa mas com o volante motor, parece q estava cehio de areia, pois ja estive atascado dentro da barragem de montargil!

Manwell_Mayraids Escreveu:Mas fez o Cirque de Jaffar, atravessou apenas uma parte deste ou fez a pista nova paralela?

Se fez, gande coragem, pelo que leio nos outros foruns está praticamente impossivel.

Ora ai estava um bom desafio RoTTarcos para o Miguel Braga.

tuaregue Escreveu:Só sei q desceram numa descida algo complicada de tal maneira q o meu pai (iam 4 pessoas no meu GR) q saissem do carro para q descesse com mais segurança, nalguns sitios tb disse q a pista estava mt apertado de mandeira q o GR tava com as rodas no limite da pista, calculo q deveria estar ao lado numa ribanceira.
Qd chegaram no vale, começou a chover intesamente e a agua do rio ficou mt forte de maneiira q algumas atravessias o GR andava de lado, numa destas é q ficarm os 2 carros atascados, o outro carro era um Terrano II.

O meu pai já vez mais de 20 Marrocos, e toda a vez q desce o Cirque de jaffar jura q nunca mais desce isso.
Até ná proxima vez q vai lá! :D

A grande tristeza dele, há 4 anos q n ia a Marrocos, é de as pistas todas q faziamos estarem alcotroadas, até Tauz.
Até mesmo ao Erg Chebbi, o Hotel do Michel, está alcatroada!!!
Nós q conhecemos Marrocos desde 1987/88. Eu tb ha 4 anos q tb n vou a Marrocos q já notei muitas diferenças!!!

Manwell_Mayraids Escreveu:Pois, por isso mesmo é que o pessoal do Patrolaventura tem que lá ir enquanto há pistas em terra, caso contrario qq dia é só turistas de rasteirinho ......... e perde a piada. :(

Na primeira quinzena de Dezembro estou lá. :nod:

MIGUEL BRAGA Escreveu:tens fotos manwell? ou akilo sera pacifico?:)
deixaste me curioso

Manwell_Mayraids Escreveu:Não te preocupes Miguel, que para ti e para a tua Máquina é pacifico. [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Não tenho fotografias, nem conheço pessoalmente, só do que ouço falar, pois esta pista é já uma lenda e actualmente poucos são os que a fazem (a original) na totalidade e olha que é bem pequena à volta dos 24 km (perto de Midelt), mas se tiveres interessado faz uma pesquisa no Google "Cirque Jaffar", na opção Imagens ou no forum que costumo ler, tb tem algumas fotos :

http://fr.groups.yahoo.com/group/LeMarocen4x4/

MIGUEL BRAGA Escreveu:manwell se e dificil para os outros tb o é para nós. os milagres acabaram a mt tempo. mas k curtia fazer isso... curtia.
abraço

Manwell_Mayraids Escreveu:Miguel pelo que já li tanto pode ser muito fácil, como muito dificil fazer esta pista, tudo depende da mãe natureza, pois há alturas em que a pista é perfeitamente transitável e outras em que é quase impossivel.

Quando chove bastante, formam-se enormes regueiras e por vezes existem enormes pedras que vêm parar à pista e que por ser estreita tornam a continuação inviavel. De Inverno também não se faz por se encontrar numa zona de altitude elevada e haver bastante neve e com zonas de pista inclinadas lateralmente, já estás a ver ........

Penso que o Tuareg poderá concerteza acrescentar mais alguma coisa da sua experiencia. [wink]
Editado pela última vez por Manwell_Mayraids em 11 nov 2005, 01:26, num total de 1 vez.
Curte o Passeio !

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 11 nov 2005, 01:24

Quero ver se neste fds arranjo as fotos para por aqui
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Registado: 23 ago 2005, 08:44

Mensagem por TerranoII » 03 dez 2005, 20:10

Caros amigos depois de ler os vossos posts conclui que a maioria já é grande habitué de Marrocos entre outros. Para um verdinho como eu o que recomendam para me iniciar nessas lides do continente Africano? Gostava de ir visitar o deserto, onde? não sei. com quem? não sei- com que carro?...se puder ser o meu melhor. Existem clubes só dedicados a este tipo de percursos? Por norma as dificuldades são poucas a nivel de piso? Aguardo os vossos comentários. :nod: Nada como ir com malta de confiança e com experiencia na coisa. Cumprimenttos :nod:

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 03 dez 2005, 21:23

Eu vou em Abril.
Vamos com um guia muito conhecido: Omar
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 04 dez 2005, 21:57

Domingo, 4 de Dezembro de 2005.
Eu aqui na calma dos domingos à noite, e o Manuel no bem bom... já em Marrocos!
Espero que quando voltares venhas com muitas fotos!!
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Mensagem por Paulo Lança » 04 dez 2005, 22:05

comman Escreveu:Domingo, 4 de Dezembro de 2005.
Eu aqui na calma dos domingos à noite, e o Manuel no bem bom... já em Marrocos!
Espero que quando voltares venhas com muitas fotos!!

que inbeja [hum] :D

Próximo

Voltar para Expedições 4x4

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes