O Patrolaventura.pt, desde que existe, mudou muito e mudou muitos! Falo por mim e por alguns que conheço e como tudo o que sobrevive no tempo tem vindo a adaptar-se com coisas boas e com coisas menos boas.
Ganhamos amizades, outras foram desaparecendo. Discutimos e temos divergências mas o foco do Forum sempre foi e esteve bem definido graças ao seu fundador. O objectivo nunca foi a promoção comercial de bens ou produtos ou até de pessoas/empresas, nunca foi tentar ser melhor que os outros (Forums) e no momento da sua criação a ambição não foi com certeza que este espaço se torna-se um dos maiores e mais visitados a nivel nacional mas sim que se torna-se num ponto de encontro, num sitio de sã convivencia e de troca de ideias.
A verdade é que à medida que se cresce é necessária uma base consistente e sustentada. O Patrolaventura não é uma excepção e por isso a sua existencia depende, e muito, da boa vontade do seu criador e dos seus participantes. A sua manutenção, a sua organização, os seus eventos.... Para conseguirmos criar condições e para que todos nós estejamos enquadrados nos valores do forum acredito que a opinião geral deve ser partilhada por uma maioria e ainda que moderada por um conjunto de pessoa as opiniões devem ser ouvidas, filtradas e aplicadas. O Forum em 2015 fará uma década e essa marca deve ser festejada em popa e circunstância. Exigirá de todos vontade, colaboração, participação e acima de tudo organização. Temos mais um ENPA pelo caminho e um teste à nossa vontade.
Quero fazer algumas sugestões de "afinações" para antecipar 2015 que penso serem do interesse do Forum e de todos. Todas as opiniões são bem vindas mas é importante que se perceba logo à partida que a Administração do Forum por uma ou outra razão poderá ter mais ou menos dificuldades em aplicar pelo que exigirá tempo e eventualmente outras coisas - algumas podem nem ser possiveis sequer.
Na minha opinião, o PA tem áreas que são "estáticas" e outras "dinâmicas". As estáticas são as que definem o esqueleto do Forum, as regras por exemplo e as Dinâmicas são as que podem sofrer alterações e que levam o forum a ter diversidade. As marcas que aceitamos, os passeios etc... Estas são as que podem ter o contributo de todos.
Para mim, 10 anos PA, 10 propostas :
1. Promover encontros periodicos por parte da moderação para debate de ideias. Eventualmente, poderão ser criados encontros em que os foristas podem participar. Promover ainda mais o "associativismo" ainda que não sejamos uma associação nem clube.
2. Rever as regras de funcionamento do Forum com a criação de um espaço FAQ com informação detalhada (desde o registo ao uso diário) e as Regras das publicações no Forum. Cuidados a ter no user escolhido, mail, outros.
3. Interacção com Facebook e outras ferramentas de networking. Eventualmente criar uma versão Mobile do Forum.
4. Critérios de distribuição geográfica dos utilizadores, moderadores e condições e meios para "eleição" dos mesmos! (numero de posts, antiguidade, participação, imparcialidade, vontade!!). Perceber que o MODERADOR tem autonomia para determinadas decisões e tem de ser respeitado. Criar processos de esclarecimentos e delegação de tarefas. Acho que é bom sentir que no Algarve por exemplo pode existir um moderador que pode apoiar e promover passeios de forma mais directa. Haverá mais ligação que comigo que estou no minho de certeza.
5. Redefinir o Espaço virtual do forum. Dedicar parte totalmente ao PATROL e outra parte para os restantes.
6. Criar um calendário virtual para consulta fácil de todos os eventos e saidas de forma a que se promovam melhor.
7. Criar maior rotatividade nas diferentes áreas comuns do Forum. (Banner fotos pe.);
8. Terminar com os créditos associados aos classificados e centralizar tudo no mesmo Thread. Todos deverão começar por [VENDO] ou [COMPRO] e ser o mais explicitos possivel... Actualizar as regras bem como delegar a supervisão de correcto funcionamento a um ou + moderadores experientes de acordo com necessidade. Se querem vender mais que 2 conjuntos de pneus o mais certo é que sejam vendedores profissionais, como tal, devem ser tratados como tal. Com todos os beneficios que isso tem (ou não, dependendo da opinião de cada um).
9. O Encontro Nacional Patrolaventura - Evento que deve ter e deve ser a razão de ansiedade anual de todos, de norte a sul e sem desculpas de distâncias pois a realidade na maior parte das vezes é que muitos simplesmente nem se preparam para ele. Temos um grande forum, vamos demonstra-lo e dar motivação a quem faz para que se continue a fazer. Pode ser organizado em locais diferentes todos os anos mas a data deverá ser fixada, assim todos sabem com o que contar.
10. Por fim, rever colaborações com as empresas na secção de profissionais e aceitar novas. Desenvolver a ideia.
Eu pessoalmente penso que poderiamos reavivar o Cartão do Patrolaventura por um valor simbolico por forista.

Por mim, deverá existir e todos os membros deverão ter a oportunidade de o adquirir. Isto porque a sua utilização poderá ter beneficios e reforçará o sentimento de pertença a um grupo forte e familiar, cumprindo claro, determinadas regras.
Imaginem:
i. Manutenção do Forum garantida com os niveis de serviço a que estamos habituados. Suporte necessário E acima de tudo um custo distribuido equitativamente.
ii. Eventual associação à FPTT que, queiramos ou não, existe e garante alguns niveis de organização e seguros etc. Os membros passariam a ter apoio juridico, seguros e afins. (Estou a analisar e pensar que se nao os vences, junta-te a eles e vence por dentro!!!

iii. Eventual acordo com gasolineira para descontos nos abastecimentos.
iv. Eventuais descontos nas parcerias ja existentes e em novas, nomeadamente de hotelaria, restauração e serviços ligados ao sector do todo o terreno.
v. Eventual melhoria no acesso a seguros para passeios e apoio administrativo / alvarás etc (estou a analisar)
vi. Eventual desconto no aluguer de viaturas em locadora a definir.
vii. Eventuais descontos em oficinas da marca NISSAN ou genéricas tipo a Bosch Car Service e afins.
viii. Eventual Merchandising Oficial negociado com empresa da area com preços acessiveis e colaboração directa sem intermediários. Garantia de serviço e qualidade no produto.
ix. Cartão renovável anualmente através de valor residual e vinheta. Base de dados desenvolvida por nós e para nós com a confidencialidade que assiste este tipo de dado.
x. Parceria com LTA para promover a homologação dos extras nos jipes.
E muito mais...
Este conteudo esta em analise e nada é certo. Os vossos comentários são esperados e necessários e à medida que vamos desenvolvendo ideias e conseguindo por em practica ser-vos-á dado conhecimento. Conto com todos para manter a "máquina" a funcionar e a dar o passo seguinte. São aceites sugestões mas façam-nas de forma ordeira e perceptivel tipo:
Pontos positivos:
1. xxxxx
2. xxxxx
Pontos negativos:
1. xxxx
2. xxxx
Sugestão:
1. xxxxx
2. xxxxx
Obrigado a todos pelo vosso tempo.
Terleira,
Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.
PS. Afinal sao 11 propostas