Quanto custa o vosso "selo"?

Geral

Registado: 07 abr 2007, 21:27

Quanto custa o vosso "selo"?

Mensagem por mustang » 05 jul 2007, 12:35

Recebi uma carta das finanças a informar-me que está a pagamento durante o mes de julho o imposto de circulação, referente à minha viatura Nissan Patrol 2.8, de 1994, Ligeiro/Misto, Peso Bruto 2.820Kg, no montante de 45€.
Gostaria de saber se quem tem este modelo, se também paga este valor ou se haverá algum engano das finanças.
Obrigado
"Quanto maior o obstáculo, mais forte o desejo"

Registado: 27 nov 2005, 23:05

Mensagem por joao santos » 05 jul 2007, 12:49

pois é amigo eu o ano passado paguei 11 €, este ano recebi pelo correio a referida carta a dizer que vou ter de pagar 45€ :eek: :eek: :eek:

não se compreende :crybaby:

o meu jipe e um gr de 89 misto de pasageiros, mas quando tiver tempo ainda vou investigar.... [wink]
[img]http://img820.imageshack.us/img820/511/roughcountrysmlogo.gif[/img]
[img]http://img846.imageshack.us/img846/8304/bestoplogosm.gif[/img]
[img]http://img850.imageshack.us/img850/3777/dickcepeklogo.jpg[/img]
[img]http://img848.imageshack.us/img848/5230/snorkelheader.jpg[/img]

Registado: 08 out 2006, 20:25

Mensagem por 3300 » 05 jul 2007, 12:58

joao santos Escreveu:pois é amigo eu o ano passado paguei 11 €, este ano recebi pelo correio a referida carta a dizer que vou ter de pagar 45€ :eek: :eek: :eek:

não se compreende :crybaby:

o meu jipe e um gr de 89 misto de pasageiros, mas quando tiver tempo ainda vou investigar.... [wink]

joao o problema ta mesmo aí se for de passageiros com peso bruto inferior a 2500kg paga imposto municipal... se for misto com peso bruto superior a 2500 kg paga imposto de circulação... que é o dobro do municipal... o que nao se compreende é como existem estas descrepâncias em veículos de motor e carroçarias exactamente iguais :grrr:

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 05 jul 2007, 16:52

João Santos... estou a ver que este ano também te calhou a Factura!!! É para veres que no Encontro PA não te menti... é mesmo os acima de 2500kgs...

Mustang... o teu pesa 2820kgs ???? Dassee.... o meu só pesa 2550kgs... que raio trazes tu a mais no carro? :D
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Registado: 27 nov 2005, 23:05

Mensagem por joao santos » 05 jul 2007, 20:31

e verdade carlos :crybaby: :crybaby:
parece que este ano não me safo..... [wink]
[img]http://img820.imageshack.us/img820/511/roughcountrysmlogo.gif[/img]
[img]http://img846.imageshack.us/img846/8304/bestoplogosm.gif[/img]
[img]http://img850.imageshack.us/img850/3777/dickcepeklogo.jpg[/img]
[img]http://img848.imageshack.us/img848/5230/snorkelheader.jpg[/img]

Mensagem por mustang » 05 jul 2007, 21:52

Mustang... o teu pesa 2820kgs ???? Dassee.... o meu só pesa 2550kgs... que raio trazes tu a mais no carro? :D[/quote]

Boa pergunta!!! [bigsmile]
Querem ver que os .abroes das finanças vieram pesar-me o Patrol comigo lá dentro??? [}:)]

Esses 2820Kgs, são os que vem na carta das finanças e sinceramente não faço a minima do peso ao certo, mas amanhã já vou verificar isso, não tenho o livrete comigo.

Mas já tou a ver que vou ser mamado em 45€ nos proximos anos , mas na hora de pagar também vou ter um certo gozo:
Vou levar 40€ em moedas de 1 e 2 centimos, todas misturadas. Depois vou obrigar o funcionário a contar as moedas (isto se quiser conta-las, senao fica-me o selo por 40€), caso conte as moedas e depois me diga que falta dinheiro, saco de uma nota de 50€ e digo para pagar dali e para me devolver as moedas que irão-me servir para pagar o mesmo imposto para o proximo ano.
Claro que o funcionario não tem qualquer culpa do valor em questão, mas de certeza que se todos os contribuintes pagassem os exessivos impostos que nos impõem desta forma, alguma coisa podia mudar.
Fica aqui a minha opinião, concorde-se ou não, irá ser assim que irei fazer neste tipo de situações.

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 05 jul 2007, 22:00

boas pois é mas kem tem 1 carro a mamar kase 20l/100,isso nao é nada pensam eles..... :D :D

mas o meu k chegou estes dias acho k sao 42euros mas nem reparei bem no valor?????? :confused: :confused:

abraço

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 05 jul 2007, 22:28

no meu 3.3 pagava 22 € agora neste pago 45 €....
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 05 jul 2007, 22:53

Carlos Novo Escreveu:...
Mustang... o teu pesa 2820kgs ???? Dassee.... o meu só pesa 2550kgs... que raio trazes tu a mais no carro? :D

Acho que vai ai uma confusão entre tara e peso bruto :

Peso bruto = tara (peso veiculo “vazio”) + carga que o veículo pode transportar
Curte o Passeio !

Mensagem por Manwell_Mayraids » 05 jul 2007, 22:57

3300 Escreveu:...
joao o problema ta mesmo aí se for de passageiros com peso bruto inferior a 2500kg paga imposto municipal... se for misto com peso bruto superior a 2500 kg paga imposto de circulação... que é o dobro do municipal... o que nao se compreende é como existem estas descrepâncias em veículos de motor e carroçarias exactamente iguais

O imposto municipal sobre veículos IMSV incide sobre os automóveis ligeiros de passageiros (todos, independentemente do peso bruto) e sobre os mistos de peso bruto igual ou inferior a 2500 kg.

Quanto à questão de dois veículos iguais estarem sujeitos a impostos diferentes se bem me lembro tem a ver com a evolução da classificação dos mesmos pela DGCI ao longo dos anos, pelo que alguns Mistos passaram a ser Ligeiros de Passageiros (a partir do momento que começaram a pagar uma percentagem ou a totalidade do IA à data da matricula) e o que conta é o que está no Livrete.

Poder-se-ia ainda então perguntar se os veículos antigos classificados como mistos, poderiam ser alterados para passageiros, dado que o ISMV diminui ao longo dos anos enquanto que o imposto de circulação e camionagem se mantinha constante, mas para isso teriam que o pagar o Imposto Automóvel, que não foi pago na data da matricula, por serem mistos e isso ninguém quer ...

Pelo que "3300" se quiseres pagar imposto municipal em vez de imposto de circulação é muito facil, passas o teu Patrol para ligeiro de passageiros, mas para isso tens que pagar o IA respectivo (que esse jipe não pagou) :unibrow:
Curte o Passeio !

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 05 jul 2007, 23:34

A questão prende-se unica e simplesmente pelo tipo de veiculo:

Ligeiro de Passageiros paga Imposto Municipal sobre veiculos(IMSV), que é calculado através da: cilindrada, combustivel e ano da 1ª matricula do veiculo

Ligeiro de mercadorias paga Imposto de Circulação (IC)

Ligeiro Misto paga IMSV com Peso Bruto até 2500Kg. e IC quando superior a 2500Kg. e neste caso o calculo é efectuado só pelo Peso Bruto

Quase todos os jipes nacionais até 95 ou 96, era considerados Ligeiros/Mistos e como o PB excedia os 2500 pagavam IC, apartir desta data deixaram de existir os Mistos e passaram a Ligeiro de Passageiros e pagar IMSV... + tarde alguém decidiu que os Mistos iriam voltar aparecer e agora ja nem sei como isso anda.

Muitas das pesoas andam com selos de IMSV nos Patrois Mistos...estes enganos podem ficar caros se a Policia quiser chatear.. o melhor é mesmo verificarem o Livrete e rectificar junto das Finanças para evitar problemas de futuro. [wink]

A titulo de exemplo uma Mercedes Vito de 6 lugares que tenha colocada rede a seguir aos bancos é Mista e pode carregar mercadoria, mas se a mesma carrinha não tiver rede é passageiros e só pode transportar 6 pessoas + bagagens das mesmas

Espero ter ajudado,

PR

Mensagem por Manwell_Mayraids » 05 jul 2007, 23:45

Eu acho que é mais assim Pedro ...

O imposto municipal sobre veículos IMSV incide sobre os automóveis :
Ligeiros de passageiros (todos, independentemente do peso bruto) = pagou uma determinada % ou a totalidade do IA
Mistos de peso bruto igual ou inferior a 2500 kg = IA ???

Imposto de circulação :
Mistos de peso bruto superior a 2500 Kg = não pagou IA
Curte o Passeio !

Mensagem por Pedrowolf » 06 jul 2007, 07:31

Manwell_Mayraids Escreveu:Eu acho que é mais assim Pedro ...

O imposto municipal sobre veículos IMSV incide sobre os automóveis :
Ligeiros de passageiros (todos, independentemente do peso bruto) = pagou uma determinada % ou a totalidade do IA
Mistos de peso bruto igual ou inferior a 2500 kg = IA ???
Imposto de circulação :
Mistos de peso bruto superior a 2500 Kg = não pagou IA

Boas Meireles,

Eu apenas estava a explicar, porque é que uns recebem as guias de IMSV e outros IC para o mesmo modelo de Jipe [wink] [wink]

Como vai ser de futuro ainda não li nada [wink]

Abraço, :thumbsup:

PR

Mensagem por Manwell_Mayraids » 06 jul 2007, 08:21

Estava-me a referir ao passado Pedro :

Manwell_Mayraids Escreveu:...
Quanto à questão de dois veículos iguais estarem sujeitos a impostos diferentes se bem me lembro tem a ver com a evolução da classificação dos mesmos pela DGCI ao longo dos anos, pelo que alguns Mistos passaram a ser Ligeiros de Passageiros (a partir do momento que começaram a pagar uma percentagem ou a totalidade do IA à data da matricula) e o que conta é o que está no Livrete.
....

Ou seja tem a ver com as caracteristicas do veiculo e com o ano em que a DGCI decidiu que começavam a pagar IA.

Por experiencia propria um GR (Y60) de 1994 pagava imposto de circulação IC (não pagou IA à data da matricula) e um GR (Y60) de 1997 pagava imposto municipal IMSV (pagou uma pequena % do IA, 20 % ???).
Até que em 2001 todos os jipes começaram a pagar a totalidade do IA.

Seria caso para dizer to be or not to be, neste caso IA or not IA . [bigsmile]

Sobre o futuro teremos apenas o IUC :
https://patrolaventura.pt/forum/vie ... php?t=6203

E pelos vistos a partir de agora, algumas pickup's também vão começar a pagar a totalidade do IA. :(

Abraço,

MM
Curte o Passeio !

Registado: 08 out 2006, 20:25

Mensagem por 3300 » 06 jul 2007, 10:11

Já chegou a conta Patrol 260LFQ de 1989, peso bruto 2550 kg.....45€ :rolleyes:

Mensagem por mustang » 06 jul 2007, 22:06

Mustang... o teu pesa 2820kgs ???? Dassee.... o meu só pesa 2550kgs... que raio trazes tu a mais no carro? :D[/quote]

Viva Carlos, afinal tinhas razão...no livrete consta 2550Kg!!!!
Mesmo que juntassem os meus 90 Kg, nunca dava os tais 2800Kg que vem na carta das finanças, ou sera que eles assumiram a cilindrada do patrol como sendo o peso? :grrr:
Se assim for, lá vou eu ter q ir reclamar o erro, de qq forma passa dos 2500Kg, logo vou ter q pagar 45€ na mesma :crybaby:

Obrigado a todos pelas vossas respostas.

:thumbsup:

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 06 jul 2007, 22:35

pois e . as pick ups ja pagam ia na totalidade ou seja ja nao sao considerados carros de trabalho !!!, qt aos mistos ja nao existem, passaram a ser mercadorias pagando uma percentagem de IA e podendo deduzir e iva para as empresas e ENI , e o caso dos furgoes de 6 lug. tendo rede ou divisoria para serem considerados carros de trabalho, ate mesmo para os processos de defeciente agora o estado em vez de " oferecer " o IA ate 1300 contos , para parar com a compra de grandes maquinas pelos benefeciarios limitou agora a 160 g / km salvo o erro na compra dessas viaturas, com alguma logica visto que so pagavam o preço base da viatura ( sem iva e ia ate 6500 € ).
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 07 jul 2007, 09:34

mustang Escreveu:Mustang... o teu pesa 2820kgs ???? Dassee.... o meu só pesa 2550kgs... que raio trazes tu a mais no carro? :D

Viva Carlos, afinal tinhas razão...no livrete consta 2550Kg!!!!
Mesmo que juntassem os meus 90 Kg, nunca dava os tais 2800Kg que vem na carta das finanças, ou sera que eles assumiram a cilindrada do patrol como sendo o peso? :grrr:
Se assim for, lá vou eu ter q ir reclamar o erro, de qq forma passa dos 2500Kg, logo vou ter q pagar 45€ na mesma :crybaby:

Obrigado a todos pelas vossas respostas.

:thumbsup:[/quote]

Então está bom na mesma... o preço não altera... deixa-te estar!! :D [wink]
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 09 jul 2007, 16:16

Bem... o meu é um y60 limo e o "peso bruto em circulação nacional" é de 2700kg... como é que um curto pesa 2820?...
:confused:
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por Pedrowolf » 09 jul 2007, 20:41

Manwell_Mayraids Escreveu:Estava-me a referir ao passado Pedro :
Abraço,MM

Eu sei Meireles, mas a minha explicação era baseada + na linguagem corrente e facilmente perceptivel aos menos informados da legislação, é claro que a tua, como sempre, é de top [wink] [wink], decretos e tal [wink] assim não restam dúvidas [clap] [clap] [clap] [clap]

Grande Abraço, :thumbsup:

PR

Registado: 18 nov 2006, 20:38

Mensagem por Afonso LJ73 » 09 jul 2007, 23:25

Meus companheiros, vai aqui uma grande confusão...

O facto de alguns Patrol terem a classificação de misto, tem a ver com a homologação que na altura mais convinha ao importador da Nissan, e tinham interesse em que fosse classificado como misto porque assim o preço do veículo em novo era mais barato... mas toda a moeda tem reverso...

Mensagem por Pedrowolf » 10 jul 2007, 07:35

Afonso LJ73 Escreveu:...vai aqui uma grande confusão......

Não vai não Afonso :D

Afonso LJ73 Escreveu:......a classificação de misto, tem a ver com a homologação que na altura mais convinha ao importador da Nissan.............

Quem déra que assim fosse :D :D , a explicação do Meireles está correctissima e super válida [clap] [clap]

Abraço :thumbsup:

PR

Registado: 18 nov 2006, 20:38

Mensagem por Afonso LJ73 » 10 jul 2007, 18:47

...Por experiencia propria um GR (Y60) de 1994 pagava imposto de circulação IC (não pagou IA à data da matricula) e um GR (Y60) de 1997 pagava imposto municipal IMSV (pagou uma pequena % do IA, 20 % ???).
Até que em 2001 todos os jipes começaram a pagar a totalidade do IA...

Pois está Pedro, vê o que foi dito por ele... é que se fosse homologado como misto estava isento de IA, caso contrário pagava uma parte, julgo que 20%.

Abraço

Mensagem por Pedrowolf » 10 jul 2007, 21:04

Afonso LJ73 Escreveu:
...Por experiencia propria um GR (Y60) de 1994 pagava imposto de circulação IC (não pagou IA à data da matricula) e um GR (Y60) de 1997 pagava imposto municipal IMSV (pagou uma pequena % do IA, 20 % ???).

Pois está Pedro, vê o que foi dito por ele... é que se fosse homologado como misto estava isento de IA, caso contrário pagava uma parte, julgo que 20%.

Abraço

Oh Afonso eu referia-me é que não dependia da vontade de ninguém, isso tenho a certeza, era assim porque a lei assim obrigava...

Peço desculpa se tiver errado :thumbsup:

PR

Registado: 18 ago 2005, 20:06

Mensagem por Eduardo Ferraz » 10 jul 2007, 21:52

Pedrowolf Escreveu:
Afonso LJ73 Escreveu:

Abraço

Oh Afonso eu referia-me é que não dependia da vontade de ninguém, isso tenho a certeza, era assim porque a lei assim obrigava...

Peço desculpa se tiver errado :thumbsup:

PR

Estás desculpado..... :thumbsup: :cool:

Próximo

Voltar para Legislações - IPO

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes