Bola de Reboque

Geral

Registado: 07 set 2005, 11:13

Bola de Reboque

Mensagem por nvilhena » 08 nov 2005, 10:39

Tenho um colega que foi chumbado no IPO por causa da bola de reboque.
o Patrol é de 89 3.3 CC como não tem, pneu atrás a a bola sai um pouco chumbaram. Alguém sabe algo da legislação em vigor para bolas de reboque.

Registado: 12 ago 2005, 13:04

Mensagem por Jorge Ramos » 08 nov 2005, 11:02

Não podem estar fora das dimensões da viatura.
No outro carro tinha e levava sempre uma anotação não grave. Deixei andar porque me protegia a traseira.
Por outro lado tem outra implicação, mesmo que te batam na traseira e não tenhas culpa a tua seguradora tem de assumir cerca de 30% dos estragos da outra viatura, pois a bola de fora implica agravamento dos estragos

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 08 nov 2005, 11:11

O meu foi à inspecção na passada quinta-feira. é um SD33 de 88', tem bola de reboque e passou na inspecção.
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Mensagem por Jorge Ramos » 08 nov 2005, 13:13

é conforme acordam :unibrow:
no início do ano quando o comprei e tive de ir logo à inspeção apanhei com os Eng. da DGV.
Acharam que o meu GR era muito grande e largo e como tal pertencia à categoria de pesados. Resultado vai lá fora comprar uns refletores para colocar atrâs :rolleyes:
Cada maluko sua sentença :grrr:

Registado: 24 nov 2005, 03:21

Mensagem por PV » 26 nov 2005, 03:05

Boas!

Isto das IPO's tem que se lhe diga, efectivamente!

O meu (RD28T) também lhe botei uma bola de reboque, dá sempre jeito, já que mais não seja para ser desatascado e desatascar!

Já foi a 2 inspecções com ela e no mesmo centro, na primeira ninguém disse nada, na segunda (este ano) ficou averbado na ficha de inspecção como deficiência nível 1 (a única!) ou seja, pode circular, acrescido do paleio "livrete - falta de indicação de p.b.r. (com dispositivo de reboque)... Necessário regularizar a identificação do veículo na DGV".

A solução ao que parece é simples, regularizar a alteração na DGV, contudo pode-se circular nestas condições, os inconvenientes são papar sempre com esta anotação na ficha da IPO e numa situação de acidente onde a bola seja interveniente (esta soa bem!) poder arcar com algumas consequências negativas à conta dessa não regularização.

Cumprimentos!
Feliz proprietário dum RD28T!

Registado: 16 ago 2005, 13:57

Mensagem por cmrmiranda » 26 nov 2005, 12:37

A mim tb me aconteceu isso, fiquei c/ anotação por não ter pbr, no ano seguinte antes de ir à inspecção fui a uma agencia de documentação p/ tratar disso, qd ele pega no livrete e diz: "mas está aqui averbado o pbr" então e não é que estava mesmo, fui ter c/ o inspector e qd confrontado c/ a situação ele diz "errar é humano"...... :grrr:
CarlosMiranda

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 02 out 2006, 16:25

Eu tenho bola de reboque. Veio de origem. Fica notoriamente dentro das dimensões do veículo. Se me vÊm com merd*s por causa disso, mando-os comer onde comem as gallinhas!!!
Pedro Silva
Imagem

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 02 out 2006, 21:52

="Jorge Ramos"]é conforme acordam :unibrow:
no início do ano quando o comprei e tive de ir logo à inspeção apanhei com os Eng. da DGV.
Acharam que o meu GR era muito grande e largo e como tal pertencia à categoria de pesados. Resultado vai lá fora comprar uns refletores para colocar atrâs :rolleyes:
Cada maluko sua sentença :grrr:

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

E tb com a placa VEICULO LONGO também??

[}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Mensagem por Jorge Ramos » 03 out 2006, 10:47

Não gozes pq pus os reflectores laranjas (casa de Bicicletas) e este ano tive que os mudar para vermelhos. Mas continuo a ter que usar.

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 03 out 2006, 11:18

="Jorge Ramos"]Não gozes pq pus os reflectores laranjas (casa de Bicicletas) e este ano tive que os mudar para vermelhos. Mas continuo a ter que usar.

Deculpa lá, mas os gajos da IPO estão complectamente errados, um GR na categoria dos pesados????

Tb perguntaram se tens carta de pesados tb?
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Mensagem por Jorge Ramos » 03 out 2006, 11:26

Dizem que é muito largo e comprido
o pior é que no 1º ano quem fez a inspecção foi inspectores da DGV [bigsmile]

Mensagem por PrimusBaro » 03 out 2006, 11:40

Foi graças á homologação do GR longo que o curto foi homologado como ligeiro... e consequentemente o longo.
Pedro Silva
Imagem

Registado: 06 fev 2006, 20:18

Mensagem por Rui Castanheira » 03 out 2006, 20:59

PrimusBaro Escreveu:Foi graças á homologação do GR longo que o curto foi homologado como ligeiro... e consequentemente o longo.

Não é bem assim, pois desde que eu conheço o código da estrada (cerca de 18 anos) e mesmo de há muito tempo antes disso, que a separação da classe de veículos ligeiros e pesados, se faz através do peso bruto, superior a 3500 kg (mercadorias), ou 9 lugares incluindo o condutor (passageiros). Não creio que algum GR conseguisse superar estes valores, ou ter comprimento superior a 12 metros, pelo menos de fábrica. Mais algum inspector em busca de protagonismo, mas pela negativa!

Quanto às plácas reflectoras:

...20º Todos os veículos automóveis ou conjunto de veículos cujo peso bruto exceda 3500 kg, com excepção dos abrangidos nos nºs 21º e 22º, ou cujo comprimento total seja superior a 12 metros, deverão ser sinalisados com uma placa, ou conjunto de duas placas, à retaguada, com as seguintes caracteristicas:
...b) os veículos automóveis ou conjuntos de veículos cujo peso bruto exceda os 3500 kg, devem possuir placas dos modelos nº1 ou 2, do anexo à presente portaria. Se a utilização destes modelos for impossível, devido às caracteristicas do veículo, poderão ser instaladas placas do modelo nº 3;

c) os veículos ou conjuntos de veículos com comprimento superior a 12 metros deverão possuir placas dos modelos nº 4 ou nº 5.

Se alguém possuir aí alguma legislação sobre este assunto que diga o contrário, agradecia que me enviasse por MP. Obrigado
UM GRANDE ABRAÇO
SEMPRE A BOMBAR MATO FORA!!!
"GANDA CÁMINÉTA"

Mensagem por PrimusBaro » 03 out 2006, 21:56

Foi por algo relativo á largura. Era a coisa mais larga que circulava nas estradas portugueses, á excepção dos pesados. O GR, com os plásticos dos guarda lamas, tem tanta largura como uma carrinha tipo Cabstar ou Dyna. Daí ter surgido a dúvida.
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por Rui Castanheira » 03 out 2006, 22:18

Mas estamos a falar de placas reflectoras, não é verdade? Ou serão luzes delimitadoras? É que todos os veículos de largura superior a 2,10 m. devem possuir luzes delimitadoras dos mesmos, destinadas a assinalar a largura. Duas visiveis da frente e duas visiveis da retaguarda, brancas à frente e vermelhas na retaguarda. Mas mesmo assim tenho dúvidas que esse GR exceda os 2,10 m. de largura! :confused:
Editado pela última vez por Rui Castanheira em 04 out 2006, 11:19, num total de 1 vez.
UM GRANDE ABRAÇO
"GANDA CÁMINÉTA"

Mensagem por Rui Castanheira » 03 out 2006, 22:21

cmrmiranda Escreveu:A mim tb me aconteceu isso, fiquei c/ anotação por não ter pbr, no ano seguinte antes de ir à inspecção fui a uma agencia de documentação p/ tratar disso, qd ele pega no livrete e diz: "mas está aqui averbado o pbr" então e não é que estava mesmo, fui ter c/ o inspector e qd confrontado c/ a situação ele diz "errar é humano"...... :grrr:

O pior é que dali vêm muitos erros!!! :angry:
UM GRANDE ABRAÇO
"GANDA CÁMINÉTA"

Mensagem por PrimusBaro » 03 out 2006, 22:43

Pois... não sei. O meu foi á inspecção e passou tudo a verde. A não ser que alguem tenha oferecido "simpatia" aos senhores do IPO.
Eles agora andam que nem cães desde a reportagem da revista DECO. Não deixam passar nada! Pelo menos nas IPO da Controla*to! O do meu irmão chumbou por causa de um dos médios não tinha a mesma luminosidade que o outro. :eek:
Pedro Silva
Imagem

Registado: 23 out 2005, 23:41

Mensagem por nunobomba » 04 out 2006, 00:07

epa, essa das placas reflectoras no gr e uma granda banhada, se o carro foi homologado ca no nosso burgo sem reflectores e assim que tem que circular. Eu se la for e me mandarem colocar essa treta eu farto-me de rir nos cor... dos gajos. Alem do mais a Ford Ranger e a Mazda Slider, penso serem mais largas de espelho a espelho que os GR´s.

cumprimentos reflectores.. :D

Mensagem por Jorge Ramos » 04 out 2006, 09:00

pois eu tenho reflectores e nas 2 inspecções que já fiz tinha que as ter lá :crybaby:

Mensagem por PrimusBaro » 04 out 2006, 09:03

Jorge, foste das duas vezes ao mesmo centro? Tenta variar de poiso...
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por Jorge Ramos » 04 out 2006, 09:09

Errado. Uma foi no Aeroporto e a outra depois no porto de Lisboa depois de Sta.Apolónia.

Mensagem por PrimusBaro » 04 out 2006, 09:13

tenta sair de lisboa!
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por Rui Castanheira » 04 out 2006, 10:51

Eu cá tenho uma vaga impressão que a legislação IPO, foi elaborada por uma meia dúzia de cabeçinhas pensadoras, numa reunão de Sexta-Feira à noite durante uma sessão de copos num barzito, pois já consegui detectar uma data de deficiencias aplicadas aos veículos, que vão contra a legislação rodoviária vigente em Portugal. Será que é normal, ou é só neste pais? Ou será que é uma tal de norma europeia, como já me explicou um inspector, mas ver legislação por escrito, nada!!! O que é q tem maior validade, o Direito Rodoviário regulamentado e aprovado, do Código da Estrada, Regulamento de Sinalização e Regulamento do Código da Estrada, estes que são ensinados aos instruendos quando são candidatos a condutores ou uma legislação que contradiz em muito estes e ninguém sabe quem escreveu ou onde está escrito e muitas vezes sujeita à interpretação de cada inspector?
ALGUÉM TEM QUE PÔR MÃO NISTO!!! :unibrow:
UM GRANDE ABRAÇO
"GANDA CÁMINÉTA"

Mensagem por PrimusBaro » 04 out 2006, 10:53

Eh lá!! 25 de Abril em outubro?! :eek:
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por Jorge Ramos » 04 out 2006, 11:00

Pois é. Ainda ontem uma viatura identificada da PR / DGV pisou um risco continuo e foi-se meter à frente de todo o pessoal que estava parado no sinal. Grande exemplo de prevenção. Se o tivesse apanhado tinha-lhe chamado umas coisas :grrr:

Próximo

Voltar para Legislações - IPO

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante