Pneus e Multas

Geral

Registado: 16 ago 2005, 15:04

Pneus e Multas

Mensagem por toyjeep » 16 ago 2005, 16:18

Todos nós nos debatemos constantemente com o problema da dimensão dos pneus e das multas provenientes de tal montagem.

Aqui vão alguns links de como podem contornar a situação.
Eu ando com copias no carro por via das duvidas

http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/despacho_33_96.pdf

Mais alguma info

Pneus / Jantes
Condições regulamentares de utilização. Medidas.
No sentido de poderem ser verificados os requisitos legais a que devem obedecer os pneus montados num veículo que se apresenta à inspecção, de acordo com as indicações constantes no livrete respectivo, deve ser levado em conta o significado das marcações que os pneus apresentam:
• Largura da secção (S) - distância linear entre os lados exteriores das paredes laterais do pneumático insuflado.
• Ã
[Imagem
Carlos Vieira - 914662002 - VNGaia
EMail: carloscbvieira@gmail.com
Arquitecto - Gestor Soluções AEC - http://www.micrograf.pt

Registado: 11 ago 2005, 18:04

Pois..pior é o resto...

Mensagem por Bruno Pinto » 16 ago 2005, 18:05

Boas,

Muito obrigado pela info...mas não adianta andares com essa legislação no jipe pois levas a multa na mesma se não estiver Homologado ...

Um abraço

Bruno Pinto

Registado: 14 ago 2005, 20:55

Re: Pneus e Multas

Mensagem por LelodasTshirts » 16 ago 2005, 20:39

toyjeep Escreveu:
[...]
Em caso de duvida consulte um centro de inspecção.
[...]

http://www.controlauto.com.pt/cgi-bin/c ... facavoce=3

partilho da opinião do Bruno...

Agora sobre a frase acima já fiz isso acerca da altura ao solo do meu e do párachoques que tenho... a resposta foi algo do género "essa informação só podemos disponibilizar quando o jipe vier à inspecção..."

:shock: obrigadinho... :shock:

ah... e o centro era da Controlauto...

Registado: 16 ago 2005, 15:04

Mensagem por toyjeep » 17 ago 2005, 08:30

Vamos ver se nos entendemos então com o problema das dimensões dos pneus para quem não tem anotações especias nos livretes

Despacho DGV n.º 33/96 de 11 de Outubro

Largura de Pneus

Considerando necessário estabelecer um critério uniforme para a anotação da largura dos pneumáticos nos livretes, determina-se:

1. Nos livretes dos veículos automóveis e reboques, a medida da largura dos pneumáticos constante do campo «Pneumáticos» corresponderá à largura mínima permitida.

Logo, se no livrete na parte de pneumáticos vier 205R16 eu posso andar com uns 215, 225, 235, 255, todas estas medidas não sao minimas em relação á do livrete. Correcto?

2. O valor máximo admissível da largura do pneumático deverá garantir que o mesmo não faça saliência relativamente ao contorno envolvente do veículo aprovado.

Logo posso usar qualquer medida acima desde que não ultrapasse os limites do veiculo (chapa) Correcto?

3. Sempre que o fabricante estabelecer limites para a largura dos pneumáticos a instalar nos veículos, deverão os mesmos constar nos livretes em anotações especiais.

Logo se o meu livrete veio da marca sem anotações especiais é porque o fabricante não estabeleceu limite nenhum para a largura dos pneumáticos a instalar no veiculo, correcto?

Lisboa, 19 de Setembro de 1996.
O Director-Geral, Amadeu Pires.

Então qual é a vossa duvida? Ninguem me pode obrigar por este despacho a ir á marca averbar outras medidas de pneus porque não temos limite máximo de largura, o unico máximo que temos são os limites da viatura.

Agora em relação á altura do pneu :)

Quanto às dimensões, é motivo de reprovação a utilização de pneus com largura inferior à indicada no livrete, ou com diâmetro com diferença superior a 5% ao contemplado no mesmo.

OK. Tanto como sei tanto os Landrovers como alguns Patrol no campo pneumático tem esta medida "minima" 205R16, certo? Sabemos que temos que ter um minimo de 205mm de largura de piso e uma jante de 16 polegadas. Agora alguem me diga qual a altura do pneu que posso ter? Será um 60, 70, 80, 90? no livrete nao refere a percentagem da altura do pneu, na minha terra isto é uma OMISSAO logo não podem fazer nada quanto a isto. Ninguem consegue calcular os 5% se no livrete não nos indicam qual a altura que o pneu tem averbada, correcto!

Agora eu ando precisamente com uma cópia deste documento á espera que alguma autoridade me diga que o que eu escrevi aqui e lhe digo na cara está errado e ilegal.

Bruno, como já te disse mais que uma vez e conforme este documento não precisas de homologar nenhum pneu acima destas medidas (desde que não ultrapassem os limites da viatura) porque a MARCA não indicou no livrete essa necessidade, no livrete não te impuseram nenhuma medida máxima.

Logo a homologação que toda a gente fala é para medidas acima das que estão nas anotações especiais que no teu caso e no meu não necessitamos de fazer nada.

Mais uma coisa para finalizar, se isto é um Despacho publicado pela DGV, as autoridades e a propria DGV podem fazer o quê? Mandarem-te fazer uma inspeção a DGV por causa das dimensões dos pneus e irem contra a lei por eles publicada? Acho que não! :D
[Imagem
Carlos Vieira - 914662002 - VNGaia
EMail: carloscbvieira@gmail.com
Arquitecto - Gestor Soluções AEC - http://www.micrograf.pt

Registado: 12 ago 2005, 12:55

Mensagem por Nayate » 20 ago 2005, 13:05

depois desse testamento até fiquei com vontade de bater nos gajos :lol:

Registado: 13 ago 2005, 23:20

Mensagem por luis bras » 28 ago 2005, 02:18

Nayate Escreveu:depois desse testamento até fiquei com vontade de bater nos gajos :lol:

podes crer [bigsmile]

Registado: 23 ago 2005, 08:44

Mensagem por TerranoII » 02 set 2005, 08:25

Será que isso na prática funciona assim? :eek:

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 11 set 2005, 23:06

TerranoII Escreveu:Será que isso na prática funciona assim? :eek:

Não me parece , nas ipo é se tem mais de 5 % chumba , assim como se tiver uma medida inferior .........

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 02 nov 2005, 22:41

Tenho um amigo que apanhou hoje 600 euros de multa por andar com uns pneus 33 no patrol 260... E o agente até foi "simpático" pq apenas o autuou pelo pneumáticos, pq segundo o próprio simpático agente, pelo facto de os pneus ultrapassarem o limite do carro tinha direito a mais 600 euros...

É este o fantástico país em que vivemos! [clap] [clap] [clap]

Viva Portugal!

:grrr:

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 02 nov 2005, 22:43

comman Escreveu:Tenho um amigo que apanhou hoje 600 euros de multa por andar com uns pneus 33 no patrol 260... E o agente até foi "simpático" pq apenas o autuou pelo pneumáticos, pq segundo o próprio simpático agente, pelo facto de os pneus ultrapassarem o limite do carro tinha direito a mais 600 euros...

Viva Portugal!

:eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
quando é que isso foi ????

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 02 nov 2005, 22:48

comman Escreveu:Tenho um amigo que apanhou hoje 600 euros de multa por andar com uns pneus 33 no patrol 260... E o agente até foi "simpático" pq apenas o autuou pelo pneumáticos, pq segundo o próprio simpático agente, pelo facto de os pneus ultrapassarem o limite do carro tinha direito a mais 600 euros...

Viva Portugal!

Os limites são por estarem fora da "carroçaria"?
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Mensagem por comman » 03 nov 2005, 00:04

Multa pelas medidas dos pneus nao estarem averbadas no livrete (apanhou esta) e multa por ultrapassar os limites da carrossaria (nao apanhou esta multa).
Foi hoje.

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 03 nov 2005, 11:28

toyjeep Escreveu:.........
1. Nos livretes dos veículos automóveis e reboques, a medida da largura dos pneumáticos constante do campo «Pneumáticos» corresponderá à largura mínima permitida.[/color]

Logo, se no livrete na parte de pneumáticos vier 205R16 eu posso andar com uns 215, 225, 235, 255, todas estas medidas não sao minimas em relação á do livrete. Correcto?[D

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] era bom que assim fosse toyjeep, a largura minima quer dizer é que não podes andar com pneus mais estreitos que os 205R16 como por exemplo 195R16, pois será a largura minima definida pelo fabricante para uma boa estabilidade do veiculo.

Valeu a intenção.

Os pneus de dimensão superior à minima, têm que estar averbados no livrete e não podem exceder os limites da carroçaria, em que há agentes que cumprem à risca esta regra e outros que ainda deixam sair o pneu desde que os tacos não ultrapassem.

Cuidado com a regra dos 5 %, pois há agentes que não sabem fazer as contas e ainda que o pneu seja uma medida equivalente (americana) mas em polegadas tipo 30x9,5R15 e se esta não estiver averbada, levas na mesma com a multa. Os unicos gajos que ainda sabem fazer contas são os do IPO. :angry:
Curte o Passeio !

Registado: 22 set 2005, 14:37

Mensagem por Oscar » 03 nov 2005, 12:01

Manuel nunca te chatiaram com as medidas do teu, ou estão legalizadas?

Oscar / Patroldero

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 03 nov 2005, 12:59

patroldero Escreveu:Manuel nunca te chatiaram com as medidas do teu, ou estão legalizadas?

Oscar / Patroldero

Quando o comprei já vinha com as medidas averbadas. O anterior dono tratou do assunto no tempo das "vacas gordas". :unibrow:
Curte o Passeio !

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 03 nov 2005, 18:24

Viva Portugal!

:confused: 1200€ :eek:
crédo, eu tenho 33 homolgados, mas com as minhas jantes eles saem para ai 3 ou 4 cms da carroçeria, sem as abas, se alguma vez mudar para medidas superiores vou usar a tecnica de dizer que não tenho o livrete comigo.

Quanto a sairem da carroçeria, pode-se sempre dizer que o carro tem umas abas mas como se partiu uma, foi para fibrar e pintar e as outras tiveram que ir tambem para pintar para não ficarem doutra cor. (pode ser que cole)

BoaSorTTe

Mensagem por comman » 03 nov 2005, 22:04

Eduardo, tens um Patrol 260 ou um GR?

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 03 nov 2005, 22:25

comman Escreveu:Eduardo, tens um Patrol 260 ou um GR?

Boas

Tenho um GR, que ainda n apresentei aqui porque n tenho fotos de jeito, mas tá pa breve

Mas a tanga das abas tanto cola num como noutro.

Registado: 14 ago 2005, 16:44

Mensagem por Juca » 03 nov 2005, 23:10

Eu tive a falar com um policia da BT e ele disse-me q se seguirem a risca a lei um carro que exceda os limites da carrossaria da
1º apreensao de documentos e respectiva inspeçao para os reaver
2º Multa por cada pneu que exceda a medida max do livrete
Isto foi-me dito a mim por um policia "amigo" Quando estava a ver meu terrano
Imagem

Registado: 10 nov 2005, 18:15

Mensagem por bruno queiros » 27 dez 2005, 10:51

Manwell_Mayraids Escreveu:
patroldero Escreveu:Manuel nunca te chatiaram com as medidas do teu, ou estão legalizadas?

Oscar / Patroldero

Quando o comprei já vinha com as medidas averbadas. O anterior dono tratou do assunto no tempo das "vacas gordas". :unibrow:

Já agora que medida é que tens homologado no teu GR?
Bruno Queirós
Que saudade eu tenho do TT.

Registado: 22 set 2005, 14:37

Mensagem por Oscar » 27 dez 2005, 10:58

Viva, o manuel tem as medidas de 285-75 r16 averbadas, são iguais aos meus.

Abraço

Oscar / PAtroldero

Registado: 02 jan 2006, 19:43

Mensagem por Bruno Ferreira » 29 jan 2006, 19:30

Boas pessoal, o meu Y60 que foi importado da Alemanha diz apenas 10/15. Ou seja não fáz referencia á altura. Estes gájos da DGV, cada um fàz á sua maneira. Eu tenho uns 31/11,5/15, ora vendo que na largura pode ser a mais desde que não saia fora da carroçaria(tá mesmo á fáce) e altura não diz, acho que tou legal. Alguém confirma, acho que fiz bem as contas.
----------------------------

Bruno ferreira

Registado: 28 fev 2006, 22:57

Mensagem por dartist » 09 abr 2006, 23:51

uma dúvida: afinal a multa por ter pneus não averbados de quanto é?
já ouvi falar em 120 euros e pelo que li neste tópico são 600 euros (150 por cada pneu x4?)

alguém sabe ao certo?

Mensagem por dartist » 24 abr 2006, 17:12

Então ninguém sabe quanto é a multa?
Será sorte? é bom sinal quando ninguém sabe o valor das multas.
Ainda este fim de semana me disseram que é de 120 euros. Mas neste tópico já diz que houve um colega que apanhou 600 ?????
Em que é que ficamos?????
Já agora não existem umas inspecções especiais para homologações de alterações nos automóveis?? Como é que fazem os veículos com GPL?? Como é que fazem os veículos de competição?? Como é que são homologados os veículos dos Bombeiros?? etc, etc...
Não será que nestas inspecções se poderiam homologar os pneus, principalmente naquelas medidas em que veículos exactamente iguais já têm medidas homologadas??? Como por exemplo, 33"/12,5/15 para os 260??
Não acham que é injusto eu não poder averbar os pneus quando outros jipes iguais ao meu já o têm. Tem que haver uma maneira de podermos solicitar igualdade de direitos e equidade de tratamentos por parte das entidades.
Desculpem o testamento. digam qualquer coisa

Mensagem por dartist » 04 mai 2006, 00:43

parece que já sei. 123 euros por cada pneu :eek: :eek: :eek: :eek:

...dassseeeeeee :angry: :angry: :angry:

Próximo

Voltar para Legislações - IPO

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes