faróis suplementares no tejadilho !!!

Geral

Registado: 15 out 2005, 11:29

faróis suplementares no tejadilho !!!

Mensagem por paulo moraes » 03 jul 2006, 20:14

alguêm sabe se uma grade de tejadilho com faróis passa na ipo?
disseram-me que sim mas que tinha de leva-los tapados será?

Registado: 27 set 2005, 16:10

Mensagem por -Camarão- » 03 jul 2006, 22:27

tapados e desligados da ficha , caso tenhas!!!
Confrade Camarão!!!

Registado: 16 ago 2005, 13:57

Mensagem por cmrmiranda » 04 jul 2006, 17:42

Eu tenho os meus e a única advertência que me fizeram foi, se tinha tampa, tinham de estar fechadas, e tinham tb de estar ligados aos máximos com um interruptor à parte. :thumbsup: Mas últimamente cada vez mais tenho a experiência que "cada cabeça sua sentença" :D
CarlosMiranda

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 31 jul 2006, 00:17

Boas

Confirmo que o que disse o miranda tambem serve para min, mas tens uma alternativa, desliga-los (tiras o fuzivel por ex.) e dizes que já vinha mas n estão ligados, que é só decorativo e tál, que n sabes de nada nem queres saber.

mas atenção, n podem ser de nevoeiro, têm que ser projectores mesmo, de nevoeiro só do capô para baixo.

BoaSorTTe

Registado: 16 ago 2005, 13:57

Mensagem por cmrmiranda » 31 jul 2006, 09:54

Atenção, não sei se a teoria do Eduardo resulta mas a teoria dos inspectores é: "se lá está tem de funcionar" :nod:
CarlosMiranda

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 31 jul 2006, 13:13

"cmrmiranda"
Atenção, não sei se a teoria do Eduardo resulta mas a teoria dos inspectores é: "se lá está tem de funcionar" :nod:

:nod: é isso mesmo já cheguei a levar o rasteirinho à insp. c/ um FN fundido, e os ditos não são obrig. na frente, e o gajo disse que estando aplicados têm de estar a funcionar, e maiiiii nada :confused:

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 02 ago 2006, 09:03

Boas

Pois olha que onde eu vou é como te digo.

Até porque foi o inspector que mo disse quando fui lá da primeira vez com eles, porque eram de nevoeiro e porque estavam ligados só a um interruptor ( sem ser aos máximos), ele disse: " isto assim n passa..., bem desliga lá isso, que vou pôr aqui que é so decorativo e tal..." no ano seguinte já ia com a lengalenga na ponta da lingua, e passou, nem para lá olharam, No ano seguinte: "Epá ligado ou desligado, não podem ser de nevoeiro no tejadilho", chumbo ("cada cabeça sua sentença" ) :angry: dai para a frente, tiro a barra fora e pronto.

É como disse, se fizeres como disse o Miranda ,passa, se n fizeres assim por alguma razão, a minha "teoria" é tipo atirar o barro a parede, pode colar, pode cair.

BoaSorTTe

Registado: 06 fev 2006, 20:18

Mensagem por Rui Castanheira » 02 ago 2006, 12:35

Pior foi o meu caso. Levei o Mazdazito à inspecção, tendo tirado os faróis de nevoeiro dianteiros e como lá deixei o sistema eléctrico montado, o coitado foi reprovado. Tive q mandar vir através da marca, da Bélgica, uma tampa para substituir o botão. :grrr:
Editado pela última vez por Rui Castanheira em 02 ago 2006, 13:20, num total de 1 vez.
UM GRANDE ABRAÇO
SEMPRE A BOMBAR MATO FORA!!!
"GANDA CÁMINÉTA"

Registado: 15 out 2005, 11:29

Mensagem por paulo moraes » 02 ago 2006, 13:14

safei-me fui a corroios e PASSOU á primeira sem anotacões [clap] [clap] [clap] os faróis ligados sem tampas bom uma fézada [:p]
haviam de ver o inspector a acelarar o gr com o escapezito directo até sorria de gozo [wink] [wink] [wink] [wink] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Mensagem por Rui Castanheira » 02 ago 2006, 13:17

Grande fezada, a próxima faço lá!
UM GRANDE ABRAÇO
"GANDA CÁMINÉTA"

Registado: 09 mai 2006, 23:08

Mensagem por P. P. » 02 fev 2007, 21:45

Boas...
inspectores sorridentes?? nao é mt vulgar... sortudo...
eu tirei os farois d tejadilho pra ir á IPO mas tb um amigo meu colocou um saco plastico á volta d cada farol (faz efeito de capa) e la passou.. :eek:
uma coisa é certa, depende dos sitios e dos dias... cada cabeça sua sentença (bem dito)... [clap]
CmpTTs

Registado: 19 jul 2007, 13:13

Re: faróis suplementares no tejadilho !!!

Mensagem por NSF » 23 out 2008, 14:22

Vamos lá reavivar este tópico. Tem-se discutido aqui sobre passar ou não na inspecção. E na estrada? Andar com a barra de faróis no tejadilho dá direito a multa? Ou como já alguém disse tem de estar ligado aos máximos e com um interruptor à parte?, Alguém sabe dizer alguma coisa, ou tem experiência nesta situação [bigsmile]

Mensagem por Rui Castanheira » 23 out 2008, 20:25

Boas. Primeiro que tudo temos que conseguir enquadrar esse tipo de luzes no Regulamento das Luzes, do Código da Estrada. Correndo o risco de me estar a falhar alguma legislação mais recente, essas usadas no tejadilho, comumente chamadas de "faróis do tejadilho" "ou faróis de longo alcançe", não estão contempladas no atrás referido Código. Há quem diga que equivalem aos médios e há quem diga que equivalem aos máximos. Como médios, estão fora de questão, pois a instalação deve estar compreendida entre os 50 cm e 1,20 m e isto falando de automóveis ligeiros e pesados. Como máximos, ou faróis de longo alcançe que deverão ter o interruptor em comum com aqueles, os veículos não podem possuir mais do que duas luzes, tal como os médios e além disto essas luzes têm que estar colocadas na frente do veículo. Voltando ao início da questão, corre o risco de quem for apanhado a circular com as ditas na capota, por circular com veículo que usa dispositivo de sinalização que não está legalmente previsto, não obedeça às caracteristicas ou modo de instalação legalmente fixadas, sendo contemplado com €60. Isto já para não falar da alteração das caracteristicas construtivas ou funcionais que aí é que doi a sério! Como tal e correndo o risco de já estar desactualizado, se alguém souber de alguma novidade que me esteja a escapar, a malta agradecia.
UM GRANDE ABRAÇO
"GANDA CÁMINÉTA"

Registado: 01 mai 2006, 13:37

Mensagem por Nuno Pereira » 23 out 2008, 20:57

Rui Castanheira Escreveu:Boas. Primeiro que tudo temos que conseguir enquadrar esse tipo de luzes no Regulamento das Luzes, do Código da Estrada. Correndo o risco de me estar a falhar alguma legislação mais recente, essas usadas no tejadilho, comumente chamadas de "faróis do tejadilho" "ou faróis de longo alcançe", não estão contempladas no atrás referido Código. Há quem diga que equivalem aos médios e há quem diga que equivalem aos máximos. Como médios, estão fora de questão, pois a instalação deve estar compreendida entre os 50 cm e 1,20 m e isto falando de automóveis ligeiros e pesados. Como máximos, ou faróis de longo alcançe que deverão ter o interruptor em comum com aqueles, os veículos não podem possuir mais do que duas luzes, tal como os médios e além disto essas luzes têm que estar colocadas na frente do veículo. Voltando ao início da questão, corre o risco de quem for apanhado a circular com as ditas na capota, por circular com veículo que usa dispositivo de sinalização que não está legalmente previsto, não obedeça às caracteristicas ou modo de instalação legalmente fixadas, sendo contemplado com €60. Isto já para não falar da alteração das caracteristicas construtivas ou funcionais que aí é que doi a sério! Como tal e correndo o risco de já estar desactualizado, se alguém souber de alguma novidade que me esteja a escapar, a malta agradecia.

Castanheira

O que acabáste de escrever, infelizmente é 100% verdade...

Eu já fui brindado com 60 euros por isso mesmo... :crybaby:

De dia, e de luzes apagadas... Mesmo assim, não perdoaram... :puke:

Agora eu questiono uma coisa:

Vemos constantemente na estrada, camiões com CARRADAS de Faróis de longo alcance em cima...

Não tenho conhecimento de algum ter sido multado... Devem de ter medo de ubir lá a cima...
:ups:

Mensagem por Nuno Pereira » 23 out 2008, 20:59

NSF Escreveu:Vamos lá reavivar este tópico. Tem-se discutido aqui sobre passar ou não na inspecção. E na estrada? Andar com a barra de faróis no tejadilho dá direito a multa? Ou como já alguém disse tem de estar ligado aos máximos e com um interruptor à parte?, Alguém sabe dizer alguma coisa, ou tem experiência nesta situação [bigsmile]

Respondido em cima, companheiro!!!

Registado: 10 mai 2006, 20:03

Mensagem por Buda » 23 out 2008, 21:03

E nos camiões como funciona a lei ?
Imagem

Mensagem por Rui Castanheira » 24 out 2008, 18:40

Buda Escreveu:E nos camiões como funciona a lei ?

Amigo Buda, como manda a lei, Automóveis ligeiros e pesados.

Nuno Pereira Escreveu:

Vemos constantemente na estrada, camiões com CARRADAS de Faróis de longo alcance em cima...

Não tenho conhecimento de algum ter sido multado... Devem de ter medo de ubir lá a cima...

Nuno, se calhar é a vertigem! :eek:
Dos €60 aérios que infelizmente foste contemplado, dentro da desgraça ainda acabás-te por ter sorte, porque há quem enquadre isso na alteração de características funcionais e aí pumba, 250 biscas! :eek:
UM GRANDE ABRAÇO
"GANDA CÁMINÉTA"

Mensagem por Nuno Pereira » 24 out 2008, 20:37

Rui Castanheira Escreveu:
Buda Escreveu:E nos camiões como funciona a lei ?

Amigo Buda, como manda a lei, Automóveis ligeiros e pesados.

Nuno Pereira Escreveu:

Nuno, se calhar é a vertigem! :eek:
Dos €60 aérios que infelizmente foste contemplado, dentro da desgraça ainda acabás-te por ter sorte, porque há quem enquadre isso na alteração de características funcionais e aí pumba, 250 biscas! :eek:

E mesmo assim, a multa ia de 60 a 120 euros...

Ainda foram amigos...

:matrix:

Registado: 10 mai 2006, 20:03

Mensagem por Buda » 24 out 2008, 21:14

Então quer dizer, só entalam a malta dos jipes [wink]
Imagem

Mensagem por NSF » 28 out 2008, 12:35

esclarecido companheiros, muito obrigado pelas respostas. Mais uma vez, quem se lixa somos nós

Registado: 28 out 2007, 01:06

Mensagem por TTGRY60 » 17 fev 2009, 01:36

boas.....

penso que isto funcione assim....

farois no tejadilho ..apenas com tampas...assumindo-se como sendo meramente decorativos,uma vez que não é permitida a sua utilização....isto pq.... pq não é permitida a existencia de qualquer farol de iluminação acima dos farois de origem.....

logo suponho que como nos pesados existem farois de presença delimitadores de carroçaria bem la em cima não podem implicar c farois n tejadilho...

atenção isto é so uma mera opinião de minha parte,caso não concordem desde ja as minhas desculpas

cumps

Registado: 26 set 2007, 22:53

Mensagem por GGinó_PAJERO » 12 mar 2009, 21:21

Farois no tejadinho é proibido, nem tapados. :nod:
Cumprimenttos

Registado: 04 fev 2009, 19:41

Mensagem por Francisco » 13 mar 2009, 10:40

Na minha modesta opinião e se fosse eu era o que faria até para evitar chatices.
1º a instalação teria uma fixa fora do tejadilho, para desligar quando não anda no mato e poder ainda ir à inspecção sem a ponte dos faróis [wink] .
2º a ponte dos farois seria sempre tirada quando fosse à inspecção, assim não embirravam :stupid: :stupid: .

Mensagem por NSF » 13 mar 2009, 11:10

Francisco Escreveu:Na minha modesta opinião e se fosse eu era o que faria até para evitar chatices.
1º a instalação teria uma fixa fora do tejadilho, para desligar quando não anda no mato e poder ainda ir à inspecção sem a ponte dos faróis [wink] .
2º a ponte dos farois seria sempre tirada quando fosse à inspecção, assim não embirravam :stupid: :stupid: .

É como eu tenho companheiro, mas se formos a ver pelas opiniões aqui dadas, mesmo assim, não se anda descansado na estrada. Mesmo desligando quando se sai do mato, estamos sujeitos a ter uma surpresa na estrada se aparecerem os "nossos" amigos.
Para se andar mesmo tranquilo estou a ver que a melhor solução é montar a barra apenas para andar no mato, quando se sai fora com ela.

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 13 mar 2009, 15:08

GGinó_PAJERO Escreveu:Farois no tejadinho é proibido, nem tapados. :nod:

aqui o je tem uma ficha e é fácil de desligar pois na inspecção...não passa :unibrow:

Próximo

Voltar para Legislações - IPO

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante