Inspeção Periódica Obrigatória

Olá 'companheiros de luta'
Como há bastante tempo ninguém postava nada sobre este assunto, decidi lançar aqui umas achas...
Todos sabemos, ou ouvimos falar do 'apertar da malha' nas fiscalizações na estrada e nas inspeções obrigatórias. Já ouvimos (e vimos) de quase tudo, desde o agente zarolho até ao inspetor cego. Verdade é que numa vez ou noutra até nos deu jeito...
Contudo é preciso ter a noção que no meio desta 'barbuda' há quem esteja a encher o saco às custas dos que andamos aos poucos a melhorar os carrinhos. Talvez a fiscalização devesse incidir mais nos artigos postos à venda nas casas da especialidade (obrigatoriedade de homologação) do que nos condutores que os compraram e instalaram. Também entendo que a fiscalização pretende resguardar todos os utentes das consequências de algumas alterações feitas por alguns 'engenheiros de garagem', mas para isso bastaria tornar menos burocratico o pedido / processo de homologação.
Enquanto a casa não for arrumada vamos andar com o coração nas mãos, sujeitos 'à interpretação, mais ou menos amigavel da Lei, por parte de agentes e inspetores. Atenção que não estou a falar de luvas...
Este estado de coisas (confusão, incerteza, receio, ...) propicia situações semelhantes á que me aconteceu na semana finda, no Centro de Inspeções e que vou partilhar convosco, tendo quase a certeza de não ser caso único, embora caricato.
Durante a operação de inspeção aproveitei para esclarecer algumas dúvidas sobre situações de que já tinha várias opiniões (luzes suplementares, para choques, snorkel, etc) e lá fui recebendo respostas, umas coincidentes outras discordantes que me iam deixando confuso para não dizer desconfiado. É que, por exemplo, na 'linha' ao lado tinha acabado de aprovar um defender 90 com 2 faróis de trabalho montados atrás, quando o 'meu' inspetor tinha afirmado perentório que eram expressamente proibidos... Esse condutor estava com 3 carros para inspeção, mas isso deve ser coincidência...
Mas o melhor estava para vir, quando o meu GR reprovou por ter montado 1 silenciador de escape não homologado e 1 volante ISOTTA. A custo, tentei manter a compostura enquanto questionava os porquês da coisa e recebia respostas esfarrapadas, só suportadas pela existência de uma legislação completa mas pouco pratica.
Em toda a minha vida de condutor nunca me apercebi de qualquer acidente rodoviario originado por 'panelas' e/ou volantes não homologados. Tão pouco alguma vez tive conhecimento de um 4x4 reprovado por estes motivos. Mas isso deve ser ignorância, distração e embirração minha, porque se o inspetor diz... E ainda foi 'amigo' para me dizer que está prestes a sair legislação especifica sobre os 'body lifts'...
Perante isto, ou tive o grato privilégio de encontrar 1 super inspetor, ou temos que repensar seriamente as alteraçõe nos nossos carros. Talvez a filiação em associações que possam defender os nossos interesses seja uma sáida viável.
Ou sou eu que estou completamente dessintonizado ?
Gostava de saber das vossas experiências recentes em inspeções e também a vossa opinião.
Como há bastante tempo ninguém postava nada sobre este assunto, decidi lançar aqui umas achas...
Todos sabemos, ou ouvimos falar do 'apertar da malha' nas fiscalizações na estrada e nas inspeções obrigatórias. Já ouvimos (e vimos) de quase tudo, desde o agente zarolho até ao inspetor cego. Verdade é que numa vez ou noutra até nos deu jeito...
Contudo é preciso ter a noção que no meio desta 'barbuda' há quem esteja a encher o saco às custas dos que andamos aos poucos a melhorar os carrinhos. Talvez a fiscalização devesse incidir mais nos artigos postos à venda nas casas da especialidade (obrigatoriedade de homologação) do que nos condutores que os compraram e instalaram. Também entendo que a fiscalização pretende resguardar todos os utentes das consequências de algumas alterações feitas por alguns 'engenheiros de garagem', mas para isso bastaria tornar menos burocratico o pedido / processo de homologação.
Enquanto a casa não for arrumada vamos andar com o coração nas mãos, sujeitos 'à interpretação, mais ou menos amigavel da Lei, por parte de agentes e inspetores. Atenção que não estou a falar de luvas...

Este estado de coisas (confusão, incerteza, receio, ...) propicia situações semelhantes á que me aconteceu na semana finda, no Centro de Inspeções e que vou partilhar convosco, tendo quase a certeza de não ser caso único, embora caricato.
Durante a operação de inspeção aproveitei para esclarecer algumas dúvidas sobre situações de que já tinha várias opiniões (luzes suplementares, para choques, snorkel, etc) e lá fui recebendo respostas, umas coincidentes outras discordantes que me iam deixando confuso para não dizer desconfiado. É que, por exemplo, na 'linha' ao lado tinha acabado de aprovar um defender 90 com 2 faróis de trabalho montados atrás, quando o 'meu' inspetor tinha afirmado perentório que eram expressamente proibidos... Esse condutor estava com 3 carros para inspeção, mas isso deve ser coincidência...

Mas o melhor estava para vir, quando o meu GR reprovou por ter montado 1 silenciador de escape não homologado e 1 volante ISOTTA. A custo, tentei manter a compostura enquanto questionava os porquês da coisa e recebia respostas esfarrapadas, só suportadas pela existência de uma legislação completa mas pouco pratica.
Em toda a minha vida de condutor nunca me apercebi de qualquer acidente rodoviario originado por 'panelas' e/ou volantes não homologados. Tão pouco alguma vez tive conhecimento de um 4x4 reprovado por estes motivos. Mas isso deve ser ignorância, distração e embirração minha, porque se o inspetor diz... E ainda foi 'amigo' para me dizer que está prestes a sair legislação especifica sobre os 'body lifts'...
Perante isto, ou tive o grato privilégio de encontrar 1 super inspetor, ou temos que repensar seriamente as alteraçõe nos nossos carros. Talvez a filiação em associações que possam defender os nossos interesses seja uma sáida viável.

Gostava de saber das vossas experiências recentes em inspeções e também a vossa opinião.