Como há bastante tempo ninguém postava nada sobre este assunto, decidi lançar aqui umas achas...
Todos sabemos, ou ouvimos falar do 'apertar da malha' nas fiscalizações na estrada e nas inspeções obrigatórias. Já ouvimos (e vimos) de quase tudo, desde o agente zarolho até ao inspetor cego. Verdade é que numa vez ou noutra até nos deu jeito...
Contudo é preciso ter a noção que no meio desta 'barbuda' há quem esteja a encher o saco às custas dos que andamos aos poucos a melhorar os carrinhos. Talvez a fiscalização devesse incidir mais nos artigos postos à venda nas casas da especialidade (obrigatoriedade de homologação) do que nos condutores que os compraram e instalaram. Também entendo que a fiscalização pretende resguardar todos os utentes das consequências de algumas alterações feitas por alguns 'engenheiros de garagem', mas para isso bastaria tornar menos burocratico o pedido / processo de homologação.
Enquanto a casa não for arrumada vamos andar com o coração nas mãos, sujeitos 'à interpretação, mais ou menos amigavel da Lei, por parte de agentes e inspetores. Atenção que não estou a falar de luvas...

Este estado de coisas (confusão, incerteza, receio, ...) propicia situações semelhantes á que me aconteceu na semana finda, no Centro de Inspeções e que vou partilhar convosco, tendo quase a certeza de não ser caso único, embora caricato.
Durante a operação de inspeção aproveitei para esclarecer algumas dúvidas sobre situações de que já tinha várias opiniões (luzes suplementares, para choques, snorkel, etc) e lá fui recebendo respostas, umas coincidentes outras discordantes que me iam deixando confuso para não dizer desconfiado. É que, por exemplo, na 'linha' ao lado tinha acabado de aprovar um defender 90 com 2 faróis de trabalho montados atrás, quando o 'meu' inspetor tinha afirmado perentório que eram expressamente proibidos... Esse condutor estava com 3 carros para inspeção, mas isso deve ser coincidência...

Mas o melhor estava para vir, quando o meu GR reprovou por ter montado 1 silenciador de escape não homologado e 1 volante ISOTTA. A custo, tentei manter a compostura enquanto questionava os porquês da coisa e recebia respostas esfarrapadas, só suportadas pela existência de uma legislação completa mas pouco pratica.
Em toda a minha vida de condutor nunca me apercebi de qualquer acidente rodoviario originado por 'panelas' e/ou volantes não homologados. Tão pouco alguma vez tive conhecimento de um 4x4 reprovado por estes motivos. Mas isso deve ser ignorância, distração e embirração minha, porque se o inspetor diz... E ainda foi 'amigo' para me dizer que está prestes a sair legislação especifica sobre os 'body lifts'...
Perante isto, ou tive o grato privilégio de encontrar 1 super inspetor, ou temos que repensar seriamente as alteraçõe nos nossos carros. Talvez a filiação em associações que possam defender os nossos interesses seja uma sáida viável.

Gostava de saber das vossas experiências recentes em inspeções e também a vossa opinião.