Inspeção Periódica Obrigatória

Geral

Registado: 20 mai 2011, 15:59

Mensagem por patrolgry60 » 06 jun 2011, 16:13

Olá 'companheiros de luta'

Como há bastante tempo ninguém postava nada sobre este assunto, decidi lançar aqui umas achas...
Todos sabemos, ou ouvimos falar do 'apertar da malha' nas fiscalizações na estrada e nas inspeções obrigatórias. Já ouvimos (e vimos) de quase tudo, desde o agente zarolho até ao inspetor cego. Verdade é que numa vez ou noutra até nos deu jeito...

Contudo é preciso ter a noção que no meio desta 'barbuda' há quem esteja a encher o saco às custas dos que andamos aos poucos a melhorar os carrinhos. Talvez a fiscalização devesse incidir mais nos artigos postos à venda nas casas da especialidade (obrigatoriedade de homologação) do que nos condutores que os compraram e instalaram. Também entendo que a fiscalização pretende resguardar todos os utentes das consequências de algumas alterações feitas por alguns 'engenheiros de garagem', mas para isso bastaria tornar menos burocratico o pedido / processo de homologação.

Enquanto a casa não for arrumada vamos andar com o coração nas mãos, sujeitos 'à interpretação, mais ou menos amigavel da Lei, por parte de agentes e inspetores. Atenção que não estou a falar de luvas... :olaaaa:
Este estado de coisas (confusão, incerteza, receio, ...) propicia situações semelhantes á que me aconteceu na semana finda, no Centro de Inspeções e que vou partilhar convosco, tendo quase a certeza de não ser caso único, embora caricato.

Durante a operação de inspeção aproveitei para esclarecer algumas dúvidas sobre situações de que já tinha várias opiniões (luzes suplementares, para choques, snorkel, etc) e lá fui recebendo respostas, umas coincidentes outras discordantes que me iam deixando confuso para não dizer desconfiado. É que, por exemplo, na 'linha' ao lado tinha acabado de aprovar um defender 90 com 2 faróis de trabalho montados atrás, quando o 'meu' inspetor tinha afirmado perentório que eram expressamente proibidos... Esse condutor estava com 3 carros para inspeção, mas isso deve ser coincidência... :ave:

Mas o melhor estava para vir, quando o meu GR reprovou por ter montado 1 silenciador de escape não homologado e 1 volante ISOTTA. A custo, tentei manter a compostura enquanto questionava os porquês da coisa e recebia respostas esfarrapadas, só suportadas pela existência de uma legislação completa mas pouco pratica.

Em toda a minha vida de condutor nunca me apercebi de qualquer acidente rodoviario originado por 'panelas' e/ou volantes não homologados. Tão pouco alguma vez tive conhecimento de um 4x4 reprovado por estes motivos. Mas isso deve ser ignorância, distração e embirração minha, porque se o inspetor diz... E ainda foi 'amigo' para me dizer que está prestes a sair legislação especifica sobre os 'body lifts'...

Perante isto, ou tive o grato privilégio de encontrar 1 super inspetor, ou temos que repensar seriamente as alteraçõe nos nossos carros. Talvez a filiação em associações que possam defender os nossos interesses seja uma sáida viável. :sabe: Ou sou eu que estou completamente dessintonizado ?

Gostava de saber das vossas experiências recentes em inspeções e também a vossa opinião.

Registado: 31 mai 2010, 13:09

Re: Inspeção Periódica Obrigatória

Mensagem por Gilprocopio » 06 jun 2011, 18:05

Boa tarde.

Como a maioria os amantes do tt tambem tou de acordo consigo, embora eu não tenha tido grandes problemas com os agentes ou inspectores, pois tenho feito inspeções sem problemas e nas operações tenho encontrado agentes que são fixes e conpreendem que as alterações pois tb não são nada de especial. comtudo quero esclarecer que quando se refere a que ainda não viu acidentes por causa de panelas de escape não omologadas, a lei e as inspeções não são só para evitar acidentes mas tambem para evitar otras situações relacionadas com ruido ambiente, etc, etc. No entanto são coisas que eu não concordo pois desde que não ultrapassa-se o nivel de ruido ou os niveis de poluição não deviam reprovar, pois nos ipo eles ja testam a poluição, então o ruido seria mais facil pois o aparelho nescessario é bem mais simples. Ao passar nestes dois testes não deveria aver problema de homologação, digo eu mas quem faz a lei deve ser um bocado mais inteligemte. depois vamos aos centros de inspeções com brincos grandes e reprovam a maquina, vamos para a garagem, pomos os de origem alteramos o apoio do brinco no chassis para um maior, pintamos com antigravilha, montamos tudo e chega la e passa, porque alguns senhores inspectores não percebem nada daquilo e conseguem ver que o brinco não é de origem mas não conseguem ver que o apoio do brinco cresceu a olhos vistos em 3 ou 4 dias.

CmpTTs
Gilprocopio

Registado: 20 mai 2011, 15:59

Mensagem por patrolgry60 » 07 jun 2011, 16:10

:olaaaa:
É que o escape nem sequer faz barulho acima do normal... e como cereja no topo do bolo, esqueci-me de referir que o carro fez IPO no mesmo centro e tal e qual como tinha sido aprovado em 2010. Que eu saiba a legislação não mudou... Talvez tenha mudado a acuidade visual de alguns inspetores. É que com a crise está tudo mais caro, os vencimentos não sobem e a carne é fraca... :fiuu:

Como referia o amigo Gil, os legisladores são seres iluminados e começa aí o problema. Entre os iluminados e nós, os apagados, existe um lamaçal minado e povoado de seres de toda a espécie que vão sobrevivendo sem consciência e sem olhar aos meios... Desde o agente que assobia para o lado e deixa passar impunes algumas situações gritantes, ao inspetor que vê só de 1 olho e tem uma elasticidade XXL na interpretação da lei, passando pela vertente económica que permite a sobrevivência de alguns centros só às custas de reprovações duvidosas, há de tudo... E pelo meio fica o mexilhão. :dance:

As IPO existem para assegurar a manutenção das cateristicas tecnicas elementares dos veiculos na perspetiva de eles continuarem a assegurar, a todos os utentes, as condições de segurança para que foram concebidos. Por isso me revolto com a reprovação do meu GR, pois nem a falta de homologação do volante, nem do silenciador põem em perigo algum utente. Nem sequer são artesanais ou adaptados... :cryy:

Registado: 11 mar 2008, 22:23

Mensagem por tiagoremo » 14 set 2011, 14:00

Boas

De facto o tema é interessante e relevante para os amantes do TT.

Eu, na última inspecção que tive com o meu jipe, tive uma conversa amigável com alguns dos inspectores desse centro, e aquilo que retirei dessa conversa é que eles têm indicações, que tudo o que sejam alterações às caracteristicas originais do veículos são para chumbar. Um deles até me deu o exemplo que apareceu lá um tunning daqueles foleiros que a única alteração era ter o interior do carro tudo pintado de vermelho - chumbou. O inspector até achava estupidez ter que chumbar uma situação daquelas, que na opinião dele, para além de ser foleiro não tinha problema nenhum, mas a regra diz para chumbar.

Depois até estavamos a falar das possiveis consequencias do meu para-choques estar mais alto que a medida de origem, e nisto chega um camião com galera daquelas que carregam algumas tonelas e, nem mais, sem para-choques traseiro. Ora o inspector explicou-me que dada a actividade especifica daquele veiculo tinha isenção do uso do para-choques traseiro... Enfim.

Penso que o que estamos aqui a falar é de um regime de excepção. Regime esse que deveria ser estudado para quem tem um veiculo de todo-o-terreno e que lhe dá esse uso.

Na minha opinião, deveria haver um regime, em que quem tivesse um jipe com alterações para TT, teria algumas restrições como velocidade mais reduzida nas AE e restantes estradas, uma matricula diferente, sei lá... E no que diz respeito às IPO teria que ter bons travões, boa suspenção, boas luzes, etc, agora implicar com o volante, ou o pneu que sái 3 ou 4 cm para fora do guarda-lamas não faz sentido.

Temos os tratores agricolas que circulam nas estrada com as alfaias cheias de pontas aguçadas e pneus enormes completamente fora dos guarda-lamas e estão legais...

Aquilo que se está a conseguir é que muita gente deixa de ter dinheiro e põe os jipes de lado, e isso também afecta a economia global (menos consumo de combustiveis, pneus, material, etc), todo o país perde, e outros menos conscientes que já que não conseguem inspecção também não têm seguro, que se o que Deus quiser, enfim...

Talvez a FPTT se devesse começar a preocupar com uma proposta legislativa deste género em vez de andar a ver quem organiza passeios sem licenças.

Peço desculpa pelo testamento, mas fica o desabafo de quem gosta do TT nas várias vertentes e não gostaria de ver a sua actividade a começar a diminuir.

Cumprimentos

Mensagem por Gilprocopio » 14 set 2011, 15:20

Boa tarde.

bem amigo, concordo plenamente contigo em todos os aspectos, mas no entanto axo que foste aldrabado quanto a explicação:

" e nisto chega um camião com galera daquelas que carregam algumas tonelas e, nem mais, sem para-choques traseiro. Ora o inspector explicou-me que dada a actividade especifica daquele veiculo tinha isenção do uso do para-choques traseiro"

Pois tudo o que seja leis bem como regimes de exepção estão completamente regulamentados, ao que, ele ao dizerte tal coisa acredito que estivesse apanas a arranjar uma desculpa para safar o amigo... os para choques estão regulamentados bem como as travessas laterais e eles existem para que em caso de acidente os veiculos não entrem por baixo de veiculos mais altos e possa haver ferimentos mais graves ou até mortes com mais facilidade.
Os veiculos que tem exepções normalmente estão averbadas no livrete por homologação ou inspecção extraordinaria e se tu mesmo para o teu veiculo, afecto aque serviço seja não consegues averbar um para choques com mais de 50cm (se não estou em erro é esta a medida) de altura.

na minha opinião foi treta.

CmpTTs
Gilprocopio

Registado: 08 jun 2010, 20:35

Mensagem por chicolopes » 14 set 2011, 17:35

Gilprocopio Escreveu:Boa tarde.

bem amigo, concordo plenamente contigo em todos os aspectos, mas no entanto axo que foste aldrabado quanto a explicação:

" e nisto chega um camião com galera daquelas que carregam algumas tonelas e, nem mais, sem para-choques traseiro. Ora o inspector explicou-me que dada a actividade especifica daquele veiculo tinha isenção do uso do para-choques traseiro"

Pois tudo o que seja leis bem como regimes de exepção estão completamente regulamentados, ao que, ele ao dizerte tal coisa acredito que estivesse apanas a arranjar uma desculpa para safar o amigo... os para choques estão regulamentados bem como as travessas laterais e eles existem para que em caso de acidente os veiculos não entrem por baixo de veiculos mais altos e possa haver ferimentos mais graves ou até mortes com mais facilidade.
Os veiculos que tem exepções normalmente estão averbadas no livrete por homologação ou inspecção extraordinaria e se tu mesmo para o teu veiculo, afecto aque serviço seja não consegues averbar um para choques com mais de 50cm (se não estou em erro é esta a medida) de altura.

CmpTTs

55cm, pelo menos o meu chumbou na LTA por causa disso, e foi-me dito que tinha de ter uma altura inferior a 55 cm

Mensagem por Gilprocopio » 14 set 2011, 19:46

chicolopes Escreveu:

CmpTTs

55cm, pelo menos o meu chumbou na LTA por causa disso, e foi-me dito que tinha de ter uma altura inferior a 55 cm

entao é isso

CmpTTs
Gilprocopio

Registado: 11 mar 2008, 22:23

Mensagem por tiagoremo » 15 set 2011, 13:20

CmpTTs

Boas

É natural que uma ou outra informação que me tenha sido dada fosse errada.

Mas aquilo que gostaria de resalvar é que deveria começar a surgir alguma preocupação para ver se é possivel que também nós venhamos a ter algum tipo de regime de excepção.

O meu medo é que qualquer dia isto se transforme de tal maneira que nem no mato possamos andar...

Abraço

Registado: 24 nov 2014, 17:29

Mensagem por ricardo&marlene » 24 nov 2014, 19:12

Ola Boa Tarde Patroleiros
Gostaria de saber se aqui alguem que consiga passar no IPO so com os DOcumentos, necessitava emmso isso tenho dois jipes que um patrol e um serie e necessitava de ajuda... :( :crybaby:

Mensagem por Gilprocopio » 24 nov 2014, 19:59

ricardo&marlene Escreveu:Ola Boa Tarde Patroleiros
Gostaria de saber se aqui alguem que consiga passar no IPO so com os DOcumentos, necessitava emmso isso tenho dois jipes que um patrol e um serie e necessitava de ajuda... :( :crybaby:

Axo que para quem nem se apresentou esta a esticar-se... ...axo que ninguem te vai resolver o problema...
Gilprocopio

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 24 nov 2014, 21:26

Pergunta num centro. Pode ser que te ajudem :hummm:

Registado: 17 out 2009, 21:13

Mensagem por botafumo » 24 nov 2014, 23:15

ricardo&marlene Escreveu:Ola Boa Tarde Patroleiros

Claro que sim só fazem a inspeção com os documentos,he he he. Essa pergunta, parece a pergunta que alguns artistas me fazem pelo telefone,se eu vendo só o bocado do numero do chassi com os documentos.
Como o Gilprocopio disse e com razão o meu amigo não devia ter nada fazer e veio práqui a ver se apanha alguém desatento,até parece que não há por aí aínda muitos Sócrates por apanhar.
Falando em português correto é assim;a mer** dos corruptos são menos importantes e dão muito mais trabalho porque teem dinheiro pa alguém os defender e não dão o lucro que os jipes ou os tuneiros ou os motards dão porque nós pagamos e não bufamos,e pa nos agradecerem vejam bem a margem que o estado tem nos combustíveis,no tabaco,nas bejecas e em muito mais. Tinhamos aqui pano pa mangas,agora o caro amigo se não se importar apresente-se á malta pó pessoal o conhecer melhor, é a minha opinião,abraço a todos.

Mensagem por ricardo&marlene » 25 nov 2014, 11:59

Peço desculpa Patroleiros, não queria Ofender Ninguem :( :crybaby:
Eu só estou um pouco Desesperado :S
Mas EU apreseno-me sou um Novo Membro
Chamo-me Ricardo Gonçalves
Sou de Vila Real
Tenho um Nissan Patrol 2.8TD

Mensagem por Gilprocopio » 25 nov 2014, 12:08

ricardo&marlene Escreveu:Peço desculpa Patroleiros, não queria Ofender Ninguem :( :crybaby:
Eu só estou um pouco Desesperado :S
Mas EU apreseno-me sou um Novo Membro
Chamo-me Ricardo Gonçalves
Sou de Vila Real
Tenho um Nissan Patrol 2.8TD

Bemvindo

tenho duvidas que alguém te vá ajudar assim de uma forma tão simples aqui no forum aos olhos de todos. Tudo é possível, digo eu, mas ninguém vai dizer que resolve o teu problema, pois pode correr mal. Compreendes as proporções que isto poderia levar, se alguém respondesse que conseguia resolver o teu problema. Olha, eu não consigo de certeza... lol

Cmptts
Gilprocopio

Mensagem por ricardo&marlene » 26 nov 2014, 12:18

Pois , compreendo, mas é que já não sei o que fazer :crybaby: :crybaby: ...
Obrigado na mesma
Cumpts

Registado: 21 dez 2010, 12:13

Mensagem por casmeira » 03 dez 2014, 13:43

Isto realmente é assunto com muito pano para mangas...e até porque falaram no filósofo e nos sacos, se calhar devíamos começar até por aí!!!
É que eu admiro muito esses ditos Engs dos IPOs que dizem qualquer informação que a gente pergunte, ora imagina então que eu até sou um inspector...o gajo simplesmente FUD**... :oops:
O PORTUGA é tão pouco protestante que só quem o faz se preocupa com este lado.
Ora então eu alguma vez iria dar uma informação errada no meu local de trabalho e que envolve leis a uma pessoa que não conheço de lado nenhum? Sei lá eu quem ele é?!?

Portanto, pelo justo paga o pecador, ou...no caso do TUGA o pecador convive pela mariquisse do justo!

Conheço histórias de sitios que passam tudo e mais alguma coisa, desde que exista o saco e na altura da fiscalização, eles avisam logo os fornecedores que não é a altura própria para a prática da frutaria!

Porque não, começarmos a denunciar então os casos que nos passam aos nossos olhos? Assim, todos ficam limitados ao problema da lei, mas também, deixamos de ter o Zé do IPO cheio de dinheiro no bolso!!!

Concordo com tudo o que se possa fazer, desde uma Associação Nacional ou uma FPTT realmente dedicada ao uso pessoal desde tipo de viatura!
CM @ Patrol 3.3D...agora é um 3.3TD

Voltar para Legislações - IPO

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante