é ou não legal?!

Geral

Registado: 02 nov 2009, 12:01

é ou não legal?!

Mensagem por Gil » 26 mar 2010, 19:27

boas, o assunto que me tras aqui hoje é o seguinte.

estes dias decidi como muito de nós, aplicar umas opticas de longo alcance na jipanga...
tenho vindo a ler, que da multa. antes de mais gostava de saber o porquê, visto que ninguem anda com elas ligadas permanemtemente na estrada. ou pelo menos elas ligam quando se ligam os maximos (no meu caso), e obviamente ninguem circula em maximos...

a duvida é a seguinte, da multa ter as opticas no parachoques mesmo desligadas? isto porque as minhas estão ligadas por fichas... o que permite ligar/desligar muito facilmente.

já agora, isto passa na inspecção?
senão como amologar?

deixo umas fotografias de algo ainda muito provisório.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

:friends:
sou do Vitória até morrer!

Registado: 09 mai 2006, 23:08

Re: é ou não legal?!

Mensagem por P. P. » 26 mar 2010, 19:45

Boas..
eu tb tenho no meu Gr e o k me disseram na IPO foi k é legal desde k ligados ao mesmo tempo com os maximos.
tem é k ser uns farois k tenham la gravados a homologacao xpto :thumbsup:
CmpTTs

Registado: 21 set 2009, 22:24

Mensagem por PIPELINE » 26 mar 2010, 19:47

Boas!

Ó Gil, ao certo eu não sei, mas que tem que obedecer a certos requisitos tem!

Para já, ACHO QUE as opticas tem que ter o tal "Ex" (E1 por exemplo), não podem ser piratas digamos. Depois, ACHO QUE tem que ter interruptor interior próprio, ACHO QUE só podem ligar com os máximos.

Creio que também tem que respeitar uma determinada altura na sua colocação, não sei se podem estar acima dos faróis de origem ou até mesmo abaixo...

Mas isto são coisas que ouço/leio por aí, relatos de malta que já foi a IPO e a uns exigiram umas coisas, a outros, totalmente o oposto!

Melhor que podes fazer é como eu, quando tenho duvidas vou ao IMTT e falo com um dos Engenheiros! Já cheguei ao ponto de pedir para me fazerem umas cópias da legislação e andar com ela (naquele caso) na mota!

Nada como ir ao IMTT e dissipar toda e qualquer duvida! Maravilha!

Abraço e boa sorte!

Paulo
Face your fears, live your dreams!!!

Mensagem por Gil » 27 mar 2010, 10:30

PIPELINE Escreveu:Depois, ACHO QUE tem que ter interruptor interior próprio, ACHO QUE só podem ligar com os máximos.

Boas Pipe!!!
como sempre, tu estás na linha da frente [clap] (obrigado :okkk: )

certamente querias dizer que não se pode ter um interruptor independente,e apenas podem estar ligadas aos maximos... poiso meu caso é assim que funciona. mas não a 100% [bigsmile] porque o interruptor está lá, agora eu pergunto, eles (policia) não precisam de saber tanto como eu certo?

sobre o IPO a festa é outra [:p] é uma questão de me informar como regularizar aquila a 100%

:friends:

Registado: 16 mar 2010, 21:04

Mensagem por petrovit » 02 abr 2010, 22:33

boas Gil,

olha eu tenho uns farois desse tipo no meu gr, passa na inspeção na boa sem perguntas, eles nem testam a altura da luz, o que me disseram foi que: " todos os farois extra ( excepto os de nevoeiro ) que estão na viatura têm que acender " os de longo alcançe têm que acender com os maximos, fica ao critério do instalador ( ou como eu que os instalei ) colocar um interruptor ou não, optei por não colocar interruptor, coloquei um rele e liguei-os aos maximos. já agora os de nevoeiro têm de acender com os minimos e no caso destes é obrigatório ter um interruptor, se não tiver não passa na inspecção e se fores apanhado pela bofia com eles ligados sem existir nevoeiro comes 120€, neste caso convem usar um rele tambem ( se tiveres dificuldades em fazer a montagem home made ) manda-me um mail que eu tento fazer um esquema para que possas fazer a ligação, é facil. no caso dos farois de tejadilho aplica-se o mesmo que os de longo alcaçe, apenas podem acender com os maximos, neste caso tens mesmo que por um interruptor, o proposito deste farois é utilizar off road e não em estrada, isto foi-me explicado de boca, pelo que não sei que legislação se aplica neste caso. se achas que vais ter problemas com a bofia por causa dos farois de longo alcançe, quando fores a inspecção pede para eles colocarem na folha de inspecção ( nas observações ) que a viatura tem farois de longo alcançe extra. espero ter ajudado, se quiseres o esquema o meu mail é: hmsmelo@gmail.com ou liga-me 918816316
H. Melo

Mergulho vs 4x4...qual o melhor??????

Mensagem por Gil » 03 abr 2010, 09:31

saudações Petrovit.

agradeço as tuas palavras. foram en de uteis :unibrow:

sobre a instalação ela já está feita. e está de seguinte forma. os farois de longo alcance ligam com os maximos, e podem acender apenas estes com um interruptor se os minimos estiverem ligados.
se desligar os minimos desliga tudo...

qualquer das formas agradeço a ajuda. mas qualquer das formas fico com uma duvida.
sobre a policia e visto que eles a bem dizer só ligam com os maximos, porque haveria eu de apanhar uma multa por vir com esses farois ligados (maximos) mesmo sem nevoeiro? ora para estar com esses farois acesos obriga-me a estar com os maximos, logicamente ninguem circula em maximos a não ser que não haja movimento de carros...
a pergunta é, qual a diferença de vir com maximos e farois de longo alcance e só maximos?

um abraço e mais uma vez obrigado :okkk:

Mensagem por Gil » 03 abr 2010, 09:37

saudações Petrovit.

agradeço as tuas palavras e ajuda. foram en de uteis :unibrow:

sobre a instalação ela já está feita. e está de seguinte forma. os farois de longo alcance ligam com os maximos, e podem acender apenas estes com um interruptor se os minimos estiverem ligados.
se desligar os minimos desliga tudo...

mas qualquer das formas fico com uma duvida.
sobre a policia e visto que os farois de longo alcance a bem dizer só ligam com os maximos, porque haveria eu de apanhar uma multa por vir com esses farois ligados (maximos) mesmo sem nevoeiro? ora para estar com esses farois acesos obriga-me a estar com os maximos, logicamente ninguem circula em maximos a não ser que não haja movimento de carros...
a pergunta é, qual a diferença de vir com maximos e farois de longo alcance (todas as luzes), ou só maximos?

um abraço e mais uma vez obrigado

(isto sim, é Portugues :ups: lol)

Mensagem por petrovit » 03 abr 2010, 10:48

boas Gil mais uma vez,

quanto aos farois de longo alcançe, tecnicamente falando para ser tudo legal, mesmo com interruptor eles so podem acender quando ligas os maximos, não podem receber corrente quando ligas os minimos, mesmo que cortes a corrente por intermedio de um interruptor, eles têm obrigatoriamente de estar ligados ao fio que leva a corrente aos maximos e a partir daqui podes ou não acende-los com o interruptor, como tens a instalação é provavel que passe desprecebido no ipo.
quanto á questão de seres multados estava a referir-me apenas aos farois de nevoeiro, e estes têm obrigatoriamente de estar ligados aos minimos e obrigatoriamente têm de ter um interruptor, para que possas desligar os de nevoeiro quando não existe nevoeiro. deste modo ficas com tudo legal e nem a bofia te chateia.

espero ter ajudado

abraços

ps. se tiveres mais duvidas apita.
H. Melo

Mensagem por Gil » 03 abr 2010, 10:52

ah então percebi mal á pouco. as minhas desculpas :D

e assim fica tudo claro [wink]

obrigadão :okkk:

ah e como não podia deixar de ser, uma santa pascoa, para ti para todos e para as vossas familia :dance:
(não abusem nos doces senão engordam e depois pra subir as trialadas é que são elas [bigsmile] )

Mensagem por petrovit » 03 abr 2010, 11:08

obrigado

uma boa pascoa para ti e para todos.

nada de abusos..... [bigsmile] :dance: :friends:
H. Melo

Mensagem por Gil » 05 jul 2010, 14:23

pah não é por mal, mas num forum Português, não vou andar a traduzir inglês...

Voltar para Legislações - IPO

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante