PATROL
Com não podia deixar de ser e já que este é o forum do Patrol, começo pelo unico sobrevivente da Nissan com as caracteristicas acimas referidas, é o GR, agora designado somente por Patrol. Este modelo robusto tem admiráveis aptidões para fora de estrada, consequência natural da eficaz suspensão, da barra estabilizadora atrás desacoplável e da eficiente transmissão (que inclui o bloqueio do diferencial traseiro a 100 %). Pelo facto das 4x4 não serem permanentes mas sim inseriveis, não possui diferencial central, pelo que não precisa de sistema de bloqueio central.
http://www.nissan.pt/produtos/especific ... rocaria=25
http://www.nissan.pt/produtos/produto.asp?modelo=13

WRANGLER
Não sendo um Jipe mas um "Jeep" temos o Wrangler, sucessor directo do Willys MB de 1941, que na versão Rubicon tem eixos Dana 44 à frente e atrás, barra desconectável à frente (RTI de 832 de fábrica), redutora de 4.0:1 e bloqueios à frente e atrás (nada mau pois não !!!). Esta maquina tambem é 4x4 não permanente e pelo facto já atrás referido, na pratica funciona como se tivesse 3 bloqueios de diferencial (atrás, central e à frente).
http://www.jeep.pt/
Modelo 2007 (sendo agora propriedade da Daimlerchrysler, parece que terá um motor a diesel da Mercedes) :
http://www.rockcrawler.com/reviews/jeep ... /index.asp

Geländewagen
O famoso G da Mercedes está praticamente em extinção, tendo sido já substituido na versão longa pela nova carroçaria do GL, mantendo-se por enquanto em fabrico a versão curta. Tem 3 bloqueios diferencial (todos a 100%), atrás, à frente e ainda um central por ser 4x4 permanente.
http://www.mercedes-benz.pt/amw/emb/pt/ ... -0,00.html

DEFENDER
Land Rover Defender é uma referência incontornável, um modelo com linhas intemporais e design rústico, com boas aptidões fora de estrada, sendo um 4x4 permanente, vem apenas com um bloqueio de diferencial central.
http://www.landrover.com/pt/pt/Vehicles ... erview.htm
