Centros de Inspecção Automóvel pouco rigorosos...

Todos os temas que não tenham directa ou indirectamente a ver com tt , aqui fala-se sobre tudo ......... mas com juizinho .

Registado: 14 set 2005, 13:35

Centros de Inspecção Automóvel pouco rigorosos...

Mensagem por comman » 29 ago 2006, 15:49

Inspectores de automóveis consideram estudo da Deco "alarmista"
29.08.2006 - 16h34 Lusa

A Associação Nacional de Empresas de Inspecção Automóvel considerou a investigação apresentada pela Deco como "alarmista". A associação de defesa do consumidor alertou hoje para a alegada "falta de rigor" dos Centros de Inspecção Periódica de Veículos.

"É claro que não gostamos dos resultados do estudo, mas queremos sublinhar que os Centros de Inspecção Periódica de Veículos são entidades altamente fiscalizadas, certificadas pelo IPAC [Instituto Português de Acreditação] e ainda sofrem uma fiscalização apertadíssima pela Direcção-Geral de Viação", disse à Lusa a secretária-geral da Associação Nacional de Empresas de Inspecção Automóvel (ANEIA), Ana Isabel Alves, considerando que "a notícia da Deco é alarmista".

A Deco analisou, entre Março e Abril deste ano, 30 dos 169 Centros de Inspecção Periódica de Veículos portugueses, levando à inspecção, de forma anónima, 30 carros com seis deficiências técnicas em pontos de controlo obrigatório numa inspecção periódica, sendo que nenhum dos carros estava em condições de ser aprovado.

Segundo a associação de defesa dos consumidores, nenhum dos centros detectou todas as seis deficiências criadas propositadamente nos veículos e nove dos Centros de Inspecção Periódica de Veículos não detectaram sequer uma delas, pelo que a Deco considera o exame "pouco rigoroso e eficaz" e os inspectores "pouco criteriosos".

Numa inspecção, "em cerca de 15 minutos são vistos mais de 300 itens por veículo e nem sempre é dada a mesma atenção a todos", afirmou Ana Isabel Alves, explicando que um inspector "dá mais atenção aos chamados sistemas vitais do veículo, compreendendo a direcção, suspensão e travagem", em detrimento das questões burocráticas.

"Em Portugal não existe uma cultura de inspecção"

Ana Isabel Alves admitiu que "em Portugal não existe uma cultura de inspecção" e considerou que "quem leva um carro à inspecção espera que o inspector facilite e lhe dê a dístico verde, o que leva a que o inspector esteja sob grande pressão pelos próprios cidadãos".

A mesma responsável afirmou também que a associação tem promovido nos últimos três anos acções de formação que abrangem 15 inspectores por mês.

A ANEIA considerou que o trabalho da Deco não é novo, porque a Direcção-Geral de Viação (DGV) faz com frequência, de forma aleatória e de surpresa, uma avaliação a que chamam "veículo mistério", que habitualmente abrange 50 centros.

"A DGV manipula um veículo, apaga registos em todo o sistema informático e apresenta-o em centros de inspecção sem que nós saibamos", disse Ana Isabel Alves, realçando ainda que os últimos estudos da DGV "têm apontado no sentido inverso ao do estudo da Deco, tendo sido detectadas a maioria das deficiências".

Os 169 Centros de Inspecção Periódica de Veículos existentes em Portugal continental realizam anualmente cinco milhões de inspecções.
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 29 ago 2006, 15:50

Estou mesmo a ver as consequencias destas notícias... a próxima vez que precisar de inspeccionar o meu patrol vou ter de trocar os pneus, suspensão, parachoques, guincho, luzes do capot, snorkel, ....... :grrr:
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Registado: 06 fev 2006, 20:18

Mensagem por Rui Castanheira » 29 ago 2006, 21:39

Agradece à deco! :grrr: Estes srs. da deco com certeza devem ter carro novo à conta de alguém e combustivel pago. Em vez de defenderem o cidadão contribuinte dos chumbos que muitas vezes são inventados, através de anómalias imaginárias, ilegais e por maçariquice, ainda querem enterrar mais a pasta aos desgraçaditos q não têm dinheirinho para comprar carro novo. Francamente, façam o vosso trabalho e deixem o dos outros, para os outros, fiscalizem mas é o que há para aí por esse país fora que toda a gente sabe, mas ninguém quer ver e que lesa o consumidor, isso sim, é trabalhinho para a deco, como o nome indica DEfesa do COnsumidor :angry:

Registado: 22 ago 2005, 19:43

Mensagem por miguelleal » 29 ago 2006, 21:41

:( :( :(

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 30 ago 2006, 01:19

Vi esta noticia hoje no Telejornal e fiquei ESTUPEFACTO será que NUNCA um colaborador (ou seja lá o que for) da DECO precisou destes serviços??? Será que nunca lhe desculparam NADA??? Nunca ninguém fechou os olhos para NENHUM deste senhores??? Tenho pena de não ter um CIP... adorava a partir de hoje fazer IPO's aos carros deste senhores... Uma garantia dava de certeza, HAVIA DE ARRANJAR ALGUMA ANOMALIA... :grrr: :grrr: :grrr:

Registado: 03 set 2005, 22:38

Mensagem por Cardini » 30 ago 2006, 08:45

Eu também vi esta maravilhosa noticia...e digo-vos que fiquei extremamente desiludido...será que temos de ser todos iguais?andar todos com carros iguais, tudo uniformizado? Acho que não faz sentido nenhum andarmos com "palhaçadas" burocráticas! Depois vêm dizer nos telejornais que o nosso país é o mais atrasado da Europa em n situações...pudera, com mentalidades destas! Se nós tivermos o nosso jipe modificado, ainda que mais seguro para a estrada, é logo alvo de chumbo na IPO...o mal disto tudo começa logo na DGV, marcas automóveis e acaba nas IPO...andar com 31/10.5 no 260 (que é o meu caso) é chumbo directo, mas se eu andasse com os pneus que vêm mencionados de origem é muito provável que já tivesse tido algum susto!

Eu antes de ter o patrol tinha um vw polo gt, que passava nas ipo sempre com anotaçao dos pneus...eu andava com pneu 165...no livrete vinha 145...e depois vêm falar de segurança rodoviária...enfim...

Desculpem lá o testamento!

A vontade que dá é mandar um mail para a DECO a agradecer o magnifico trabalho que desenvolveram... :grrr:

Abraço [wink]

Voltar para Off-topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 3 visitantes