


Já é oficial...Parecia uma brincadeira, mas a verdade é que a Nissan vai mesmo realizar o cruzamento entre um Juke e um GT-R.
A Nissan anunciou que vai produzir o Nissan Juke-R. Desenvolvido pela RML, será equipado com a mecânica do GT-R, incluindo o motor e a caixa de velocidades e será homologado para circular em estrada. Apesar disso, será um “cocktail” explosivo de emoções fortes, em apenas duas unidades – uma, com volante à esquerda; outra, com volante à direita.
O Nissan Juke-R já está em desenvolvimento e esperam-se os primeiros testes dinâmicos em Novembro. Última versão do “crossover” compacto que está a ser um sucesso de vendas europeu, é um conceito único, destinado pela Nissan a observar a reacção do público a um Juke verdadeiramente desportivo.
O Nissan Juke-R terá como “leit motiv” a diversão pura e será o “crossover” compacto mais rápido, mais emocionante e mais arrojado do mundo. Um “cocktail” que se inicia no “design” radical – os arcos das rodas alargados, os novos e mais volumosos pára-choques e, enfim, o enorme “spoiler” traseiro dividido, até fazem pensar que este é um Juke com a mania que é GT-R.
E, afinal, até há uma certa verdade nosso: debaixo do “capot”, aloja-se o motor V6 3.8 bi-turbo do GT-R, associado à caixa de velocidades sequencial do GT-R e com as vias dianteira e traseira unidas por um veio de transmissão e veio propulsor modificados do sistema 4WD do GT-R. O remate das ligações ao solo é feito por quatro possantes jantes RAYS em liga leve de 20”, que enchem totalmente as cavas das rodas.
No interior, foi feita uma estreita conjugação entre o ambiente “crossover” e “super-desportivo”. O painel frontal do Juke foi modificado para alojar os indicadores, sinais e visor LCD de 7” do GT-R. A icónica consola central do Juke, com o seu ar retro inspirado numa moto, mantém-se intacto, mas o resto do interior reflecte uma máquina criada para as pistas, incluindo bancos desportivos com cintos de segurança de cinco pontos e uma estrutura anti-capotamento (“rollbar”), com esta a proporcionar um aumento de rigidez torsional e um melhor desempenho dinâmico.
O Nissan Juke-R – de que, para já, serão feitas somente duas unidades – é preparado nas instalações da RML, uma das mais conceituadas oficinas britânicas, gerida pelo ex-piloto Ray Mallock. Porém, com a Nissan empenhada em diversas competições desportivas ao longo do mundo, não custa imaginar que, mais tarde ou mais cedo, o Juke-R deixe de ser apenas o “crossover” mais excitante do universo, para se tornar em mais uma arma vencedora da marca nipónica.














