duvida

Todos os temas que não tenham directa ou indirectamente a ver com tt , aqui fala-se sobre tudo ......... mas com juizinho .

Registado: 19 abr 2011, 08:17

duvida

Mensagem por j_santos » 01 mai 2011, 23:05

Boa noite

Gostaria que me ajudassem a esclarecer duas duvidas,

1ª no patrol 160 tem que se ligar manualmente os cubos e so depois dentro para ligar a tracção ás quatro, no meu caso sempre que ligo e desligo a tracção venho rodas os cubos, mas disseram-me que poderia ligar os cubos á entrada do monte e continuar so com a tracção ás 2 rodas ligando as 4 so quando necessitar, assim nao implicaria vir sempre ao exterior rodar os cubos, isso nao e prejudicial ao diferencial?

2ª pode-se ligar as redutoras só com tracção as rodas traseiras?

Obrigado
O prazer de passear bem por maus caminhos..

Registado: 19 mar 2007, 19:51

Re: duvida

Mensagem por father » 02 mai 2011, 18:15

podes

nao vai e puxar a frente
lolol

Registado: 19 abr 2011, 08:17

Mensagem por j_santos » 02 mai 2011, 18:32

pois eu sei mas assim posso por so atras nos estradoes e ligar as 4 so quando for necessário, eu pensava e que nao dava para isso e tinha qe vir sempre ao exterior para alterar entre tracção as 2 e as 4, obrigado
O prazer de passear bem por maus caminhos..

Registado: 23 jan 2010, 20:32

Mensagem por the_thing » 06 mai 2011, 09:48

e isso ma men... tas no bom caminho!!!

tens que avaliar sempre a situação e o que vais fazer...

1 - se for um simples passeio com a familia em que so fazes estradao, podes andar na boa com a caixa normal e possivelmente passar a redutoras so a puxar atrás quando precisares numa picada mais inclinada sem ligar os cubos a frente.

2 - se fores pra um passeio em que possivelmente vais necessitar de puxar as 4, ligas logo os cubos e podes andar com a caixa de transferencia em qualquer ponto, 2H, 4H ou 4L conforme o tipo de terreno que encontres.

agora falando por mim, e como no terreno onde eu preferencialmente ando tem muitas estradas com inclinações acentuadas (serra da estrela) e que tem que se transitar a velocidades reduzidas, e isto falando em passeio turistico, ando normalmente em 4L apenas a puxar atrás. A isto trás a vantagem de o motor não sofrer tanto esforço e a desvantagem de se todo o conjunto de transmições estar em pleno funcionamento(que eu considero insignificante).

falando agora, noutro ponto de vista, no curso de condução fora de estrada (veiculos pesados), dado pela escola nacional de bombeiros é obrigatório assim que se pisa terra ligar logo as tração as 4 e as redutoras. O carro muda imediatamente, sofre uma transformaçao na aderencia a estrada e outro factor importante, é a questão de as vezes aparecerem imprevistos que se formos a conduzir com caixa 2H ou vamos pra fora de estrada, ou ficamos atulados.

ainda a tempos conduzia a noite mais um colega, em 4L apenas a puxar atrás, com pouca neve, terra negra muito molhada e sem que nada, mas mesmo nada fize-s prever, atulei, e bem que sai pra ligas os cubos, mas nem assim. não fosse o guincho do colega e ficava lá a noite toda!!!

abraço
trol 260 - 2.8T - Folgosinho/Serra da Estrela
MY PATROL -> viewtopic.php?f=1&t=19035
Foto Publicada: Revista OFF ROAD - Junho 2010 - Pag 22

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 12 mai 2011, 14:52

the_thing Escreveu:1 - se for um simples passeio com a familia em que so fazes estradao, podes andar na boa com a caixa normal e possivelmente passar a redutoras so a puxar atrás quando precisares numa picada mais inclinada sem ligar os cubos a frente.

Amigo Marco, tudo OK?

Em relação ao ponto 1, eu gostava de fazer uma ressalva...
Eu não aconselho muito rolar com as redutoras apenas ligadas ao eixo traseiro...
Primeiro por uma questão de segurança. Muito facilmente se faz um pião e numa subida acentuada, vamos fiados que temos redutoras e tal... Depois se precisarmos de inserir a tracção à frente, só rodando os cubos, o que se torna complicado se o jipe já está empandeirado... E depois aquilo não engrena logo. Precisa de até 2 m (ou mais) para engrenar o mecanismo.
Em segundo, creio que tal prática vai esforçar exageradamente a transmissão traseira, na medida em que o binário em redutoras está a ser conduzido apenas para aquele eixo, que não está dimensionado para isso. Patrol é dureza, mas às vezes...

É a minha opinião.
No GR ando com cubos manuais reforçados. Os automáticos de origem não se aguentavam à bronca.
Agora tenho que fazer exercício mais vezes e sair do carro. Mas é sempre mais uma desculpa para beber uma mini! :beer:

:unibrow:

Boas TTzadas!
GRande abraço
Pedro Oliveira

Apresentação PA: viewtopic.php?f=1&t=1864&start=0

NÃO IMPORTA O TT QUE TENS, MAS O TT QUE PRATICAS!

Petição para o Dia Nacional do TT:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258

Registado: 23 jan 2010, 20:32

Mensagem por the_thing » 12 mai 2011, 17:02

entao grande pedro...k é feito de ti...

sim, também tens razao, mas eu no ponto 1 falo apenas numa condução turistica, e a inclinação k falo é uma coisa "leve", e pra gente como eu k tenho pneus pesadoes arrancar em inclinaçoes (e se levar o jipe cheio) leva a k esforce muito a embreagem utilizando a caixa normal 2H!!! pelo k digo k ligo as vezes o 4L apnas a puxar atras...e sim...vamos confiar no material nissan k é bem resistente, mas nao digo k nao parta...lololol

quanto as minis, um gajo arranja cada desculpa pra beber!!! mas faz farte...já sabes como é a malta!!!

ve se apareces pá!!!

grande abraço
trol 260 - 2.8T - Folgosinho/Serra da Estrela
MY PATROL -> viewtopic.php?f=1&t=19035
Foto Publicada: Revista OFF ROAD - Junho 2010 - Pag 22

Voltar para Off-topic

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante