e como tal é triste alguma parte da noticia..
(se o local nao for o apropriado peço desculpa e k o moderador mude sff)
A poucos dias da prova final do Trial Nort4x4 2010, na Póvoa de Lanhoso, a Móveis Vasco/PJ Automóveis do Freelander vermelho está à beira de conseguir o Troféu. Falámos com Vasco Silva e Paulo Jorge Oliveira para saber mais sobre esta equipa.
Artigo de Pedro Santos, fotos de Nelo Lopes e TTLanhoso.
Após um espectacular capotanço do seu Patrol no ano passado, Paulo Oliveira viu-se temporariamente sem viatura para competir nesta temporada. Começou, por isso, a época ao lado de Vasco Silva, navegando o Freelander pelas difíceis pistas do Trial Nort4x4 e com grande sucesso, já que a dupla se encontra agora no topo da classificação geral a apenas uma prova do final do Troféu.
Como começou a dupla deste ano? O Paulo teve um grande azar o ano passado mas como acabaram por fazer equipa?
Vasco Silva: O Paulo pediu-me para fazermos a primeira prova juntos porque estava a preparar um carro e depois na segunda prova já corria com o dele. Entretanto como não acabou o carro continuámos.
Equipa Móveis Vasco/PJ Automóveis
Paulo Oliveira não se nega à dureza.
E como é o Paulo como navegador? Puxa muito por ti?
VS: É verdade, o Paulo puxa muito por mim. Mas eu tento manter a minha calma, como ele diz e bem. Confesso que gostei de andar com ele embora seja muito chatinho de aturar, mas já anda mais calminho (PJ não fiques zangadito hehehe). O pendura que mais gostei até hoje porque que nos enquadrávamos muito bem era o meu filho Filipe, mas ele não quer correr mais e aceito bem a decisão dele.
Paulo, como te tens dado como navegador esta época?
Paulo Jorge: Sempre gostei de desafios desportivos e sempre pratiquei muito desporto, daí aceitar o desafio a navegador esta época. O trial duro como o das provas do Trial Nort4x4 exige muito dos navegadores. Sei e garanto que não é qualquer um que desempenha o melhor papel de navegador, é difícil e desde já parabéns e abraços a todos navegadores do Trial Nort4x4.
E o Vasco? Como é como piloto?
PJ: Ora bem, quanto ao Vasco como piloto... Desenrasca-se muito bem, mas sinto ao lado que adormece um pouco ao volante, eu atacaria os obstáculos de outra forma. Mas se calhar a calma dele é o que nos virá ajudar ao longo deste tempo. De salientar que o Vasco quase podia ser meu pai, por isso entendo a calma do homem lol...
Como tem corrido a época? Têm gostado das provas?
VS: As provas que tenho feito do Trial Nort4x4 estão a correr bem, tirando uma em que só somei um ponto ou dois. Tive muitas avarias, entrei a matar e correu mal... acontece. Gosto das provas porque são pistas quase todas naturais. Gosto da maneira como começamos uns em cada pista e também poder passar ao lado quando o assim entendermos. Outra prova que adoro fazer é o Rainforest onde me têm calhado bem os resultados. Sempre gostei muito do trial e já tenho uns anitos de prática e gosto quando as provas são difíceis.
PJ: As provas têm estado muito bem elaboradas, mas continuo a tocar na tecla que é um desporto muito maluco derivado aos rios de dinheiro que se gasta para este tipo de competição... patrocinadores regra geral "está quieto" e não é fácil nos dias em que estamos.
O carro está a portar-se bastante bem, mas o Freelander não é propriamente um carro óbvio para este tipo de competição. Como é que surgiu esta máquina?
VS: Na altura quando fiz o carro gostei muito da carroçaria do Free e então comprei uma como nova e a bom preço, com patrocínio e até hoje gosto muito.
Poucos obstáculos se opõem à passagem do Freelander vermelho... às vezes castanho!
Parece que este ano evoluiu bastante, está mais competitivo...
VS: A evolução do carro começou quando mudei de mecânico. Tenho um bom mecânico, amigo e muito responsável. Foi ele que teve a iniciativa de fazer um carro novo com algumas alterações.
Então e para o ano? Vamos continuar a ter esta dupla fantástica?
PJ: O Vasco sabe que eu só quero terminar este campeonato e arrumar a mala. Agora ate para se ver uma prova se paga, As organizações (excluindo as do Trial Nort4x4) só querem arrecadar euros e sempre ás custas das equipas e depois ainda as penalizam por isto e por aquilo...O Todo Terreno em Portugal está muito ingrato...
VS: A dupla pode talvez acabar mas eu vou continuar. Para o próximo ano já tenho tudo programado: Estou a preparar um carrinho novo...
Será que aí vem mais uma taça?
Já vi que vamos perder uma das melhores duplas da actualidade. Então e o projecto novo também é Freelander?
VS: Sim, vai ser Freelander na mesma, por dentro tudo Freelander, com vidrinhos a abrir e fechar, coisa que no outro não podia fazer porque cortei as portas. Tinha que ser, tento manter a minha imagem, por isso apostei em fazer outro igual. Vai ser pick-up e com mais algumas alterações mecânicas, mais ângulo de ataque, mas com o mesmo motor Cabstar e eixos Nissan 61 que são mesmo muito bons.
E vais apostar no Trial Nort4x4 outra vez ou vais tentar outro campeonato?
VS: Campeonato ainda não sei, mas estou a gostar do Trial Nort4x4.
Última prova, quase no título...
VS: Estou ansioso que venha esta última prova, vamos dar o nosso melhor e ver se tudo corre bem.
PJ: Espero e vou tentar o lugar mais cimeiro do pódio. Conto com o Vasco, mecânico, ajudantes e amigos e todos os apoiantes...Um abraço a todos os TTistas que andam por ai....
PJ