Como alguns já saberão, durante cerca de 5 anos fui "petroleiro" de espirito e materialmente...
Hoje em dia continuo a sê-lo de espirito, pois metrialmente mudei-me para um Terrano 2.
Apesar de estar satisfeito com o bicho, até mais do que previa inicialmente, o desejo patrol não me sai da cabeça.
E todos os dias que venho aqui ao forum e vejo estas máquinas, fico mais "doente"...com febre..
Febre essa que se tem vindo a agravar, devido a um menino chamado patrol Gr, de seu nome original y61...
Ora estando fora de qustão comprar novo, vou começar a ver usados...E é aqui que começa a origem deste post...
entre o TD6 e o Di, qual escolhiam?!
Já tive os dois motores, em carros diferentes...Tive o TD6 no patrol 260, com 115cv e sem intercooler, e tenho actualmente o 3.0 Di no Terrano.
Sei que o TD6 de origem fica algo curto no Y61, onde os "parcos" 130cv não lidam muito bem com o peso. Por outro lado, sei que o 3.0Di deu algumas dores de cabeça no patrol e parece uma matraca a trabalhar.
Pelo que tive digo o seguinte:
Td 6 cilindros (patrol 260):
Mais:
Trabalhar sublime... Deixou imensas saudades
Muito linear, com bom binário a baixas...
Menos:
Consumos
Cabeça fragil, e sujeita a "esquentamentos"
Apser de linearidade, pouco "performante fora de estrada, principlamente para viagens mais longas
3.0Di (Terrano 2)
Mais:
Pujança na estrada - Qd me dá para queimar gasoleo no alcatrão, muitos condutores são apanhados de surpresa pela perfirmance do 3.0Di.Aceleração muito boa, e ponta de 195Km/h de ponteiro com 5ª a esgotar em plano
Consumos muito bons, mediante o pé direito.
Menos:
Trabalhar tenebroso, principalmente para quem teve um 6cilindros, e tem carros alfa Romeo a gasolina, sendo um deles um V6 Turbo!

Falta de linearidade em baixas (menos de 1500RPM´s)... acelerador electrónico sucks...

Agora, no Y61 nunca experimentei.
queria saber de cada um:
Consumos reais, por exemplo a 120km/h e no dia-a-dia...
Performance (podem dar-me a velocidade máxima, pois assim já dá para eu tirar uma conclusão acerca da velocidade de cruzeiro que posso circular) pois faço também muita estrada, dores de cabeça.
Se há alterações de monta entre as várias versões do Y61, entre cada ano deles.
Por exemplo, no y61 de 1998, comparado com o de 2001, há alguma alteração a nivel interior e/ou equipamento digna de registo?!
Comportamento do motor no fora de estrada...
E finalizo com uma pergunta pessoal.
Para ti, qual escolhias?!
E acho que básicamente é tudo..
Abraço,
Bruno Pereira