por SimSim » 13 jan 2010, 23:45
Ora aqui está um tema a ser explorado, e que praticamente ninguem dá importância. Mas "isto" de andarmos a passear no campo está cada vez mais dificil.
Os proprietários de herdades, as associações de caça e ambientalistas(a maioria) não pode ouvir falar em jipes e motos. Na zona onde resido (Portel, Alentejo), Paulo Lança deve conhecer, praticamente todo o concelho está vedado, os novos ricos aqueles que compraram recentemente propriedades junto ao Alqueva (barragem), apareceram e pensam que têm "ilhas privadas", a primeira coisa a fazerem é colocarem portões com cadeados.
Infelizmente as autoridades competentes (Câmaras e Juntas de Freguesia) que são ainda aqueles que legalmente podem e devem intervir, não o fazem, e porquê?
Talvez porque o todo terreno e os seus praticantes são uma minoria, não se sabem comportar, estragam os terrenos por onde passam...ou será a politica de que é o Sr.Doutor ou o Sr. Engenheiro em que fazem das propriedades deles uma zona de caça Turistica em são só eles que lá caçam e podem circular.
Se as Câmaras e Juntas de Freguesia aplicassem as leis existentes em relação à circulação de pessoas e veiculos em estradas rurais (os tais caminhos rurais, vicinais,municipais) muitas destas estradas não estavam com portões fechados a cadeado ou com valas.
Infelizmente a realidade é esta. Estou a tentar recolher o cadastro das estradas e caminhos rurais, em que desde os nossos antepassados até alguns anos atrás se circulava livremente.
Porque à leis que têm de ser cumpridas... mas é uma luta inglória.