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Que motor de Y61 escolher

MensagemEnviado: 10 set 2009, 21:23
por nicmo
Boas, já tenho visto informação pelo forum mas fiquei meio na duvida e queria mesmo ficar esclarecido pois é importante! Para procurar por um Y61 de 7 lugares de meados de 2000 qual o motor/ano que devo procurar?

Sei que há uns que tinham defeito e davam problemas, mas não sei exactamente o ano. eram os 3.0di ?
Sei que há outros com bomba injectora do Y60 mas foi só até 1999? TD6?
Outros TD6 mas já com bomba electronica, mas fraquitos...
Outros 3.0di mas fraquitos de alma e pouco se pode fazer.

há mais alguma versão mas com o motor porreiro?

Obrigado

Re: Que motor de Y61 escolher

MensagemEnviado: 11 set 2009, 10:22
por José M Barateiro
Y61
1998 - 2000 = td6
2000 em diante = 3.0
o td6 y61 difere do GR y60 precisamente na bomba injectora passou de mecanica a electrónica (era esta a duvida?) o que acontece que existe pessoal que monta a bomba mecanica do 60 no 61

Re: Que motor de Y61 escolher

MensagemEnviado: 12 set 2009, 12:24
por jpcanta
Também estou na dúvida sobre a motorização do y61 que devo procurar.
Mas li alguma informação sobre verdadeiros cancros dos primeiros 3.0Di, penso que os modelos de 2000. Ao que parece a Nissan fez em garantia substituição dos motores (tinham um problema de aquecimento do 4º cilindro). Também li que alguns destes motores que foram substituídos também partiram.. Enfim de evitar não?

Re: Que motor de Y61 escolher

MensagemEnviado: 13 set 2009, 11:50
por nicmo
obrigado

então e qual a diferença entre o 3.0 e o td6, qual puxa mais e qual gasta mais, a diferença nota-se? e em termos de fiabilidade?

Re: Que motor de Y61 escolher

MensagemEnviado: 13 set 2009, 20:29
por alfamaniaco
Boas,

Eu já tive o 6 cilindros turbo com injecção mecânica no patrol e já tive 2 3.0Di.

Ora, entre os 6 cilindros com bomba mecânica e electronica, os de electronica tinham mais potência, 115 vs 130cv´s!
Acontece é que os Y61 são bem mais pesados que os Y60, e o pessoal diz que o 61 anda menos!
A maioria dos que trocam para bomba mecânica é mesmo com o intuito de eliminar os possiveis problemas nas travessias de rios, por exemplo.

Em relação aos 3.0 Di, de facto as primeiras unidades deram problemas. Mas em termos de andamento e consumo são muito melhores que os 6 cilindros, perdendo apenas na sonoridade.
Eu Comprei um Terrano 2 em 2005 com o motor 3.0, comprei novo e fiz 93.000km sem qualquer tipo de problema! E rolou em todo o tipo de estrada, incluindo muita AE a velocidades bem razoaveis! Nesse jipe cheguei a fazer porto-lisboa em pouco mais de 1h30 :unibrow: :thumbsup: ... Pois ele andava como um desalmado. Top speed de 195 no ponteiro! :matrix: Além disso, tinha consumos médios abaixo dos 10l.

Agora temos um Gr Y61 longo de 2006, que vai nos 63.000 km e sem nada a apontar! O consumo médio por depósito anda sempre os 11-12, bem abaixo dos 14-15 que a malta dos Y61 longos 6 cilindros se queixam!
Em termos de prestações é bem mais lento que o Terrano que tinha, mas também este pesa mais uns 700kg! :confused:

Em principio vai levar uma repro antes do fim do ano, para uns 190cv´s e 45kg de binário! :matrix: