José Megre o viajanteSó lhe falta conhecer o Iraque
Após a sua recente viagem ao Haiti, José Megre está muito próximo de conseguir o seu objectivo de conhecer todos os países soberanos do mundo, com 193 países visitados, de um total de 194 (mais o Kosovo onde também esteve há alguns anos).
De notar que, as viagens de José Megre não são feitas, de maneira nenhuma, unicamente para conseguir o carimbo no passaporte. A sua norma é fazer vários quilómetros, em todas elas, para conhecer o melhor possível os países onde vai, tendo percorrido até agora cerca de um milhão de quilómetros em automóvel fora de Portugal. Mesmo nas últimas viagens que fez a países fechados ao turismo, alguns dos quais bastante instáveis e com restrições à circulação, percorreu de automóvel várias centenas de quilómetros em cada um.
Entre os cerca de 20 onde se deslocou nos últimos dois anos, contam-se a Libéria, o Afeganistão, a Coreia do Norte, a Nigéria, o Zaire, a Somália, os minúsculos Nauru e Tuvalu no Pacífico, o Tadjiquistão e a Arábia Saudita, onde José Megre se deslocou no último ano por três vezes, fazendo aí um total de 12 000 quilómetros em automóvel, tendo esta sido a sua mais recente e importante descoberta.
Em 2007 fez a sua terceira viagem em automóvel desde Portugal ao sul de África, desta vez com destino a Maputo. Mas, anteriormente já tinha atravessado 15 vezes o deserto do Sahara em seis itinerários diferentes. Assim, conhece todos os países de África através destas e de várias outras viagens que fez neste continente, sempre em automóvel.
José Megre começou a viajar de automóvel no estrangeiro com 13 anos, na altura com os pais, e nunca mais parou. Desde então, para além dos itinerários no continente africano anteriormente referidos, cruzou a Europa e a Ásia por três vezes, fazendo duas travessias entre o Atlântico e o Pacífico, uma no rali Paris Paris-Pequim, outra no comboio Transiberiano e ainda outra que o levou de Lisboa à Índia, Nepal, Butão e Tibete de automóvel.
Nos dois continentes americanos, atravessou por duas vezes os Estados Unidos e uma vez o Canadá, ambos de costa a costa. Percorreu também todos os países da América Central e, por quatro vezes, a América do Sul em viagens de cerca de 15 000km cada, sempre em itinerários diferentes.
Efectivamente, o objectivo de José Megre como viajante não é só conhecer todos os países do mundo, mas também fazer todos os grandes itinerários dos sete continentes, cruzando-os de Norte a Sul e/ou de Leste a Oeste. Assim, para cumprir este objectivo deslocou-se também à Antárctida no navio Explorer, recentemente afundado durante uma expedição idêntica. Percorreu, ainda, cerca de 20 000 quilómetros na Austrália, para além de ter estado em todos os países independentes da Oceânia - Pacífico.
As viagens mais recentes: do Árctico ao Antárctico
Depois de ter completado os mais importantes itinerários em África e na Ásia, foi agora a vez de se concentrar na América do Norte e Central onde lhe faltam apenas algumas ligações para completar integralmente um itinerário que ligue o oceano Glacial Ártico até à Terra do Fogo, incluindo a extensão até à Península Antárctica feita em 2005, de barco. José Megre efectuou recentemente a ligação entre Prudhoe Bay, no norte do Alasca e S. Francisco, na Califórnia, ficando apenas por cumprir uma ligação entre o norte e o sul do México, para completar esse roteiro.
O Iraque: a próxima viagem
José Megre promete completar, em breve, a totalidade dos países visitando o Iraque, aquele que talvez seja o mais difícil neste momento. Depois de uma tentativa falhada de entrar no país pelo Kuwait, em direcção a Bassorá, a opção agora escolhida será de entrar pelo norte, através do Curdistão Iraquiano.
Clube de Viajantes
Com o seu currículo de 192 países visitados e de conhecer 1839 divisões administrativas destes países (Standard ISO da Wikipedia), José Megre poderá ser o português mais viajado. Ele próprio gostaria de o saber, pelo que se alguém considerar que tem um currículo semelhante ou superior poderá contactá-lo através de:
contacto@a2.com.pt ou
josemegre@clubeaventura.pt. Destes eventuais contactos poderá nascer um clube português de viajantes.
José Megre está incluído no número dos grandes viajantes do mundo em vários clubes internacionais particularmente o
www.mosttraveledpeople.com,
www.jorgesanchez.org (viajeros notables) entre outros.
Outros dados biográficos:
Depois de vários anos como piloto e preparador de viaturas de competição em circuitos de velocidade e ralis, José Megre dedicou-se, a partir de 1982, exclusivamente à disciplina de todo o terreno como piloto, ao que se seguiu a criação e organização das maiores provas desportivas internacionais desta especialidade que ainda hoje se realizam em Portugal. (Baja de Portalegre; Baja de Portugal Vodafone 1000; Rally Transibérico, 24 Horas de TT de Fronteira, para além do raid Transportugal)
Nos anos 80, participou, como piloto, várias vezes no rali Paris Dakar e depois no Paris Cidade do Cabo e Paris-Moscovo-Pequim, entre várias outras provas internacionais de todo o terreno.
Desde 1987 foi o responsável pela criação e organização de várias expedições intercontinentais em África, Ásia e Américas, todas elas com um mínimo de 15.000 kms. É o sócio número 1 e co-fundador do Clube Todo o Terreno, criado em 1982, e Presidente e co-fundador do Clube Aventura, iniciado em 1984.