Espírito TT

Todos os temas que não tenham directa ou indirectamente a ver com tt , aqui fala-se sobre tudo ......... mas com juizinho .

Registado: 28 mai 2007, 18:27

Espírito TT

Mensagem por Coyotte » 21 dez 2008, 22:07

Ora Boas!

Há dois ou três meses que já andava a pensar neste assunto... o espírito TT.

Antes devo dizer que já fui Motard, antes do TT quero dizer. Tive entre outras uma ZZR 600 que me levava a passeios, concentrações e voltinhas de Domingo de manhã. O espírito Motard fazia-se sentir em qualquer lado, onde houvesse outras 2 rodas, de Trial ou de pista o pessoal cumprimentava-se, era cordial e sempre "na boa". Uma vez encostei na berma para fumar um cigarrito e dois ou três minutos depois chegavam duas máquinas. Pararam, perguntaram se estava tudo bem e coisa e tal, e já eu tinha acabado o cigarrinho quando eles arrancaram a desejar um bom passeio e que eles iam para tal sítio, deixando-me o convite feito. Claro que existiam situações do género, a minha dá 2.8, a minha dá 3.15, a minha tem amortecedores de direcção, se formos a puxar vais ficar a respirar fumos, etc. SEMPRE NA BOA, sem ironias sarcásticas ou algo do género. Obviamente que existia o pessoal dos "picanços", o pessoal que nunca está bem e o pessoal que o nome do meio deveria ser narcisista. O "mau" pessoal representava na altura cerca de 5%. Não sei se hoje ainda é assim. Fiz o país inúmeras vezes de Valença a Faro, várias vezes ao estrangeiro e infelizmente tive que abdicar das motos por motivos pessoais.

Comprei um Jipe. Nunca tinha feito TT de qualquer tipo. Existem aqui alguns membros que se recordam do maçarico que eu era (e sou?) e que lentamente me foram colocando no meio do TT, digamos. Isto foi há mais de três anos. Foi um Patrol que comprei. Indicaram-me o PA para me inscrever, já estando eu inscrito num outro fórum mais abrangente.

No PA encontrei muita informação (e também contribuí) e alguns amigos da trialeira, poucos, infelizmente.

Adiante...

Fóruns à parte, o que eu constato é que o espírito TT já quase não existe (não sou desse fabuloso tempo em que ouço falar do TT de outrora, melhor, mais saudável) e o pessoal não ajuda em nada. Falo com a certeza de que me cruzo muitas vezes com pessoal do TT (não confundir com quem tem um jipe) e das vezes que levanto a mão para cumprimentar, a resposta quase sempre é nenhuma, alguns até ficam a olhar e a pensar... de onde é que eu conheço aquele?

Podia escrever por aqui fora mas vou resumir o mais possível.

O espírito TT não existe!

Combinar passeios hoje em dia fica complicado, dá muito trabalho a organizar, o pessoal quase nunca pode aparecer e as coisas são como são. Hoje em dia temos muito stress e pouca disponibilidade, até aí eu entendo. Não me refiro a esta situação.

Falo do espírito verdadeiro em que o TT fala mais alto do que a máquina que conduzimos e os obstáculos são para ser ultrapassados com amizade e não a medir forças.

Ajustando o exemplo motard ao TT, constato que o mau pessoal é muito superior aos 5%. Aliás é mais de metade do universo TT.

Esta é a minha opinião, o que sinto, e ainda bem que tenho amigos com máquinas para trialar, amigos antes de terem jipes. São esses os que se mantêm.

Este texto é apenas um desabafo e não esta relacionado com ninguém ou com algum fórum, se é que me faço entender. Quando digo mau pessoal, é mau pessoal na minha perspectiva, relativamente à minha idéia de espirito TT. Não é minha intenção insultar/ofender ninguém e muito menos acender uma discussão negativa sobre este assunto; além disso passo todos os fins-de-semana no terreno, e para mim isso é o mais importante.

Hoje depois de um passeio matinal e reunidos num cafézinho pré-almoço, este tema foi levantado e resolvi expor também aqui este assunto.

Cumprimentos TTrialeiros,

Ricardo

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Re: Espírito TT

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 22 dez 2008, 09:52

Cncordo ctg a 100%. tb ja fui motard (voltarei a ser la para os 38-40 :) ) e nao tem comparacao possivel o espirito. hje o TT atravessa uma fase pessima, pois pouca gente o pratica na realidade, e cada vez separam se mais por marcas ou grupos. sempre fui contra organizacoes monomarca por isso mesmo, pke kebra um elo importante no TT, e o encontro PA nesse aspecto foi uma lufada de ar fresco e uma demonstracao de força, se bem k ja andem para ai outras ideias.

hoje em dia para o pessoal, TT é ter arb (2 de preferencia), guincho, mts cavalos.

por isso cada vez organizamos (nós) menos eventos TT, onde sao kuase nos dedicamos de momento aeventos a k esse espirito TT esteja presente devido a necessidade da ajuda do proximo para ultrapassarmos a dificuldade.

passeios houve em k ouvi "grupos" arrancarem de certos obstaculos pk "vamos embora k veem ali 2 patrois e 1 UMM, e tamos fod**** se passam para a nossa frente, um fica logo na lama e o outro n sobe nada".

mesmo k alguns tenham espirito TT falta a uniao. Muitos em vez de verem o veiculo todo terreno, so veem a marca. eu ja tive 4 TT´s e foram todos de marcas diferentes, ainda me faltam mais 3 e dificilmente irei repetir a marca :) pois isso para mim pouco valor tem.

Passeios houve orgaizados por nós em k nos chamaram para mudarmos um pneu k tinha descolado. houve outra altura em k tive k fazer 23km para ir buscar um grupo de 7 jipes presos na lama de noite, pk n conseguiam sair de la, estavam todos preso entre arvores, e kual o meu espanto kd xego la ca em cima solto ja esta um jipe com guincho, perguntei ao "amigo" pk nao os ajudou, a resposta foi: " ó pa tenho o cabo novo e esta todo mt bem enroladinho, n dao para ajudar os gajos, senao amanha tenho k o desenrolar para o enrolar bem", irrisorio no minimo :)

na altura ate graca hehehe

ricouto felizmente sou da altura em k o TT era de facto diferente. e estou convencido k com os tempos k se advinham vamos voltar ao k era, pois se formos ver o Classificadospt.com as coisas ja estao a mudar. muitos ja estao a vender :)

abraço

Registado: 22 set 2005, 14:37

Mensagem por Oscar » 22 dez 2008, 11:15

Tambem concordo convosco, já lá vai o tempo em que ninguem ligava às marcas nem equipamentos extra que este e aquele tem, faço TT à 15 anos e nessa altura sim, bastava encontrar qualquer um k fosse e lá estavamos nós na conversa e a ajudar com os poucos meio que havia na altura, pois nessa altura a malta andava com os jipes praticamente todos de origem, não havia o que vemos hoje.

A malta hoje em dia destroi o que é seu e o que é da natureza, e grande parte deles ainda acha piada a quando isso acontece.

Enfim......

Melhores dias virão.
Abraços
Oscar
بريرا أوسكار
http://asminhassaidas.blogspot.com

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 22 dez 2008, 14:24

Viva
Talvez esteja errado mas discordo um pouco de voçês...ainda este fim de semana inserido num passseio, cruzamo-nos com outros e reparei que toda a gente se cumprimentou cordialmente, mesmo durante o passeio houve alguns precalços/avarias e apesar do almoço estar marcado, houve quem chegasse passado 3 horas por estar a ajudar outros, não estou a dizer que não existe os " tais " sempre houve e sempre havera talve em maior numero neste momento, mas acho que o espirito TT ainda existe....talvez note mais porque estou inserido num grupo que encara o TT, telvez de um modo diferente do vosso,...mais familiar, com uma componente menos competitiva..mais na base do Gastronomico/paisagistico em que o TT serve para aliviar o stress do trabalho durante a semana e não para mostrar as potencialidades da máquina....cada um diverte-se à sua maneira :D :okkk:
Um bem haja a todos e um bom natal :okkk:

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 22 dez 2008, 14:41

José M Barateiro Escreveu:....talvez note mais porque estou inserido num grupo que encara o TT, telvez de um modo diferente do vosso,...mais familiar, com uma componente menos competitiva..mais na base do Gastronomico/paisagistico em que o TT serve para aliviar o stress do trabalho durante a semana e não para mostrar as potencialidades da máquina....cada um diverte-se à sua maneira :D :okkk:

:nod: :nod: :nod:

É um facto... e o PA é um bom local para constatar dessas duas formas de encarar o TT que existem... basta estar atento aos tópicos mais "incendiados" e ver o que é que se discute por lá!!!

Mensagem por José M Barateiro » 22 dez 2008, 15:47

Filipe (rd28t) Escreveu:
José M Barateiro Escreveu:....talvez note mais porque estou inserido num grupo que encara o TT, telvez de um modo diferente do vosso,...mais familiar, com uma componente menos competitiva..mais na base do Gastronomico/paisagistico em que o TT serve para aliviar o stress do trabalho durante a semana e não para mostrar as potencialidades da máquina....cada um diverte-se à sua maneira :D :okkk:

:nod: :nod: :nod:

É um facto... e o PA é um bom local para constatar dessas duas formas de encarar o TT que existem... basta estar atento aos tópicos mais "incendiados" e ver o que é que se discute por lá!!!

Ora aí está...exactamente...isto sem critica depreciativa nenhuma, acho que cada uma encara e disfruta do TT como quiser :unibrow: :D :D

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 22 dez 2008, 18:31

Boas

Pois é, tambem acho que o tempo do companheirismo e entre-ajuda "instintiva" já lá vai, mas isto é muito relativo, na minha zona não há assim tanta gente como isso a praticar TT, somos umas dezenas e conheçemo-nos bem, nos raids (passeios) apenas nos separamos em dois grupos, o grupo dos "pessoal das bajas" e que só querem dar calor e ser os primeiros a chegar ao almoço e que encaram um "amigo" atascado como mais um obstaculo do percurso :rolleyes: ...e os outros que andamos ali sem pressas e gostamos de parar a ajudar pessoal com mais dificuldades e chegamos a andar horas seguidas a "escoltar" grupos de jipes menos preparados pelos trilhos fora :D :thumbsup:
Como isso começou a ser demasiado evidente resolvemos criar um "nucleo de actividade TT" aqui na zona onde as coisas são feitas e idealizadas para serem á moda antiga...quem começa com coisas é "esclareçido" sobre como deveria proçeder, felismente temos conseguido espalhar a mensagem e lentamente estamos a re-introduzir o EspiritoTT, quem entra nisto do TT de novo tem tendençia a adoptar a postura dos que considera mais experientes...
Para alem disso, como nas nossas actividades anda-se mais rapido a pé que de jipe o "pessoal das bajas" ou não volta a apareçer ou acorda para uma nova dimensão até ai desconheçida [wink]

Mas voltando ao tema do espiritoTT, nos ultimos anos o TT virou moda graças aos meios de comunicação (motorissimo, foruns, youtube etc..) e tambem graças a eventos TT verdadeiramente expectaculares que deixavam o pessoal que desconheçia a coisa de boca aberta :unibrow: , isto levou a que, por ser moda, muita gente que pouco ou nada tem a ver com o meio se metesse nisto e começa-se a partiçipar em actividades, claro que deste pessoal há os que ficam realmente grudados no meio e nunca mais largam, e há os que perçebem que afinal andar por ali ao saltos todos sujos numa caliqueira toda amassada não é tão giro como pareçe...dá-me ideia que apesar de haverem mais passeios e mais jipes que nunca, a moda está a passar o que para mim é bom pois a actividade tem tendençia a cresçer naturalmente, sem ser preçiso entrar em "modas"...

Outro coisa que ajudou a desapareçer com o espirito foi o nivel de preparação das makinas, as makinas actualmente são muito acima em termos de preparação do que um vulgar Raid costuma ofereçer de dificuldade, tambem por isso andamos por aqui a procurar novos trilhos que realmente façam suar a mais artilhada das makinas e ai podem ter a certeza que o espirito regressa :D quando o pessoal dos canhões deixa de conseguir avançar ou recuar ficam a olhar para a gente tipo: "E agora??" e só ai nos aperçebemos que o bicho nunca tinha atascado até ao osso e o guincho apenas tinha sido usado para tirar os "fracos" dos buracos [bigsmile] [bigsmile]

Para acabar o testamento queria deixar tambem outra ideia, não será isto tambem a natural evolução das coisas?? eu acho que o espirito TT ainda existe e não foi extinto...cabe é a todos nós que sabemos o significado dessas palavras dar o exemplo e marcar a posição...

O pessoal que tem mais espirito competitivo se tivesse mais eventos de baixo custo do genero competitivo para concorrer, secalhar não vinha partiçipar nos passeios mais soft...

Secalhar ficou confuso, mas acho que dá para perçebar a ideia :confused: :thumbsup:
BoaSorTTe

Mensagem por José M Barateiro » 22 dez 2008, 21:26

Nada confuso Eduardo percebe-se perfeitamente e eu até concordo contigo, só digo que o espirito ainda existe, se calhar um pouco diferente do que à quinze anos atrás como diz o Patroldero só que eu nessa altura ainda não era praticante por isso não posso comparar, de qualquer forma as mudanças aconteçem sempre e chama-mos de evolução só que nem sempre se evolui no melhor sentido, há que disfrutar do presente e tentar que o TT em Portugal não passe pelo que outros paises passaram que foi a proibição total sem autorizações ou locais próprios :( pois por aqui ainda se vai descobrindo uns "sitios" novos e disfrutando... senão,porque se nos vedarem os acessos nem o espirito TT nos salva :unibrow:

Registado: 28 mar 2007, 02:03

Mensagem por a.viana » 23 dez 2008, 23:57

boas a todos .... como o espirito de natal o espirito tt existe e nao vai acabar :friends: :friends: :friends: e se ainda existem pessoas como eu (anti bloqueios) ate o que mais adoro num passeio tt e que alguem precise de ajuda !!! isso e que da gozo (suor e lama )... abraços e feliz natal
ps: a diferença entre os que ajudam e os que nao gostam de ajudar ta na educaçao tt de cada um...

Mensagem por Coyotte » 25 dez 2008, 22:53

Eduardo Escreveu:Outro coisa que ajudou a desapareçer com o espirito foi o nivel de preparação das makinas, as makinas actualmente são muito acima em termos de preparação do que um vulgar Raid costuma ofereçer de dificuldade, tambem por isso andamos por aqui a procurar novos trilhos que realmente façam suar a mais artilhada das makinas e ai podem ter a certeza que o espirito regressa :D quando o pessoal dos canhões deixa de conseguir avançar ou recuar ficam a olhar para a gente tipo: "E agora??" e só ai nos aperçebemos que o bicho nunca tinha atascado até ao osso e o guincho apenas tinha sido usado para tirar os "fracos" dos buracos [bigsmile] [bigsmile]

Para acabar o testamento queria deixar tambem outra ideia, não será isto tambem a natural evolução das coisas?? eu acho que o espirito TT ainda existe e não foi extinto...cabe é a todos nós que sabemos o significado dessas palavras dar o exemplo e marcar a posição...

O pessoal que tem mais espirito competitivo se tivesse mais eventos de baixo custo do genero competitivo para concorrer, secalhar não vinha partiçipar nos passeios mais soft...

Secalhar ficou confuso, mas acho que dá para perçebar a ideia :confused: :thumbsup:

Boas!

Eduardo, deu para perceber perfeitamente; provavelmente fui um pouco radical ao dizer que o espírito TT não existe mas que está bem escondido, lá isso está :)

Quando acima escrevi, não me referia a passeios "organizados" mas sim a umas voltas por aí.

Se eu vir alguém enrascado, conhecido ou não, esteja eu com pressa ou não, paro para ver se posso ajudar. É no fundo uma questão de educação.

Quanto à evolução, sou forçado a concordar que ela existe e que na minha opinião não se manifesta na generalidade do TT como positiva.

Quanto às máquinas artilhadas, é como tudo, quanto mais equipamento tem a aranha, maiores terão que ser os obstáculos propostos para subir; isto não interfere com o tal espírito.

A ver bem, temos uma quantidade quase infindavel de obstáculos naturais, é só escolher o grau de dificuldade. Aqui entra o tal comportamento de certos individuos que por onde passam deixam um rasto de alterações. F*dem tudo por onde passam, abrem novos trilhos em matas privadas (com as consequências a nível de escoamento de águas pluviais, alteração da morfologia do terreno, etc, etc...) não têm respeito algum pela natureza e estão-se pouco lixando para o resto do pessoal.

Obviamente que nem tudo é mau (ou mal) e existe por aqui muito boa malta com quem se pode estar e conviver, trialar e aprender. É certo e sabido que só podemos verdadeiramente evoluir interagindo uns com os outros, muito ou pouco experientes. Aprendemos sempre.

O que eu realmente sinto (ou melhor, não sinto) é o espírito TT; e de facto é preciso sentir que numa voltita qualquer, se precisrmos de ajuda, por exemplo, não temos que estar a telefonar a quem nós conhecemos porque o pessoal que por lá anda nos pode ajudar. Esse espírito de que falo, não o sinto.

Se é que me fiz entender :)

Quanto ao que dizes sobre o pessoal com espírito mais competitivo, nada melhor do que organizarem passeios com grau de dificuldade elevado a extremo, com requisitos mínimos para participantes. Aqui já discordo de ti e penso que para se organizarem destes passeios, os custos serão muito semelhantes aos de um passeio "normal". O problema é que são poucos a organizar este tipo de eventos e depois o pessoal com máquinas todas artilhadas aparecem num passeio "normal" e depois criticam, dizem que apanham "seca" e muitas vezes aparecem com uma atitude arrogante e de escárnio.

Cada um é como é e eu também tenho os meus defeitos, mas reconheço sempre o trabalho dos outros e muitas vezes a custo zero para quem participa. Disto o pessoal raras vezes se lembra.

Em tom de desabafo, quando eu um dia organizar um passeio, o mais certo é ser para um número restrito de pessoas, avisadas por sms ou mp. Da forma como vejo as coisas neste momento, mais vale poucos e porreiros do que muitos só para chatear :rolleyes:

Mas enfim, agora estamos todos com outro espírito, o espírito natalício e vamos aproveitando as prendinhas :D

Um abraço e que as minis nunca sejam demais :friends:

Ricardo

Mensagem por Eduardo » 27 dez 2008, 01:29

Boas

Quanto ao que dizes sobre o pessoal com espírito mais competitivo, nada melhor do que organizarem passeios com grau de dificuldade elevado a extremo, com requisitos mínimos para participantes. Aqui já discordo de ti e penso que para se organizarem destes passeios, os custos serão muito semelhantes aos de um passeio "normal". O problema é que são poucos a organizar este tipo de eventos e depois o pessoal com máquinas todas artilhadas aparecem num passeio "normal" e depois criticam, dizem que apanham "seca" e muitas vezes aparecem com uma atitude arrogante e de escárnio.
Penso que atingistes na perfeição a minha ideia, é que os piores exemplos de EspiritoTT que tenho visto vem preçisamente do pessoal com as melhores makinas (há muitas excepções como é obvio), mas seja lá pelo que for a realidade é essa, e pelo que percebo a razão desse comportamento vem do facto de a maioria dos eventos em que partiçipam não ter grande dificuldade pois normalmente quem organiza tenta sempre que o passeio seja acessivél a todos, o que está correcto...o que está incorrecto é esse pessoal andar por lá a com essa tál atitude...
Na minha opinião se existisse um calendarioTT anual com varios eventos de elevado nivel de dificuldade espalhados pelo pais, então esse pessoal podia partiçipar numa coisa bem organizada e ao nivel deles...
Quando me referia a eventos de "trial" de baixo custo estou a comparar aos custos de uma partiçipação no CNT ou no RainForest, ou até no LousãCamp...acho que podia haver mais iniçiativas locais para eventos deste genero, sem aspirarem a tamanha "grandiosidade" mas que serviçem o proposito de ofereçerem momentos de adrenalina e acção Pura&Dura ao muito pessoal que começa a haver por ai com grandes pneus, dois bloqueios, dois guinchos e um RollBar [wink] ....nem que seja para justificarem o porquê de terem gasto tanto graveto nesse material :D :thumbsup:
Se depois quiserem "competir" competem, se querem "colaborar" colaboram, mas até nisto, com jeito se consegue um equilibrio, basta que se formem equipas de varios carros que eles "colaboraram" entre eles para "competir" com as outras equipas....
BoaSorTTe

Mensagem por Coyotte » 27 dez 2008, 13:48

Eduardo,

é certo que se pode encontrar um equilibrio na maioria das situações. A meu ver, o problema aqui é que o pessoal na globalidade anda muito disperso e não existe actualmente um núcleo forte de TT que consiga reunir todo o pessoal debaixo do mesmo artigo. Suponhamos que se conseguia criar uma entidade com forte aderência por parte de quem pratica esta modalidade. Assim sendo, conseguir-se-ia aplicar algumas directrizes no que respeita a tal actividade, de forma a que várias máquinas espalhadas pelo país, se orientassem por elas. Digo orientassem pois a liberdade de actuar e praticar depende de cada qual, mas desta forma existia um ponto de referência. Como acontece noutros casos, quem estivesse afecto a uma tal entidade teria previlégios de utilização de locais, participação de eventos, facilidade em circular, e todo um conjunto de situações que não vale a pena referir. Penso que a idéia se entende.

Aliás, isto já acontece com o PA, pois quando vejo pessoal com o auto-colante, se o quiser contactar é mais fácil, até numa abordagem directa em qualquer trialeira.

Dito isto, não quero dizer que as coisas mudem, ou possam mudar rápido, mas nunca se sabe.

Abraço

Ricardo

P.S. isso das roll-bar faz-me lembrar um tal que dizia: Quem tem roll-bar é favor alinhar deste lado, quem não tem, alinhar daquele lado :D :D

Registado: 02 fev 2007, 20:02

Mensagem por syxon » 27 dez 2008, 14:25

É bem verdade sim senhor..... Já me aconteceu num raid, tirar ar a mais dos pneus (fedima) e passados 20km +/- num buraco um pneu descolou, mas ia perdendo ar aos poucos.... Ainda consegui chegar a um ponto de reuniao do pessoal, mas mesmo havendo lá carros bem equipados com tudo do bom e do melhor (com compressores), estava a ver que toda a gente ia arrancar e eu (por nao ter como encher o pneu) ai ficar enrrascado e ter que o substituir... Até que um rapaz lá da terra me ajudou com um compressor arb,(dos pequenos) mas teve que desisitir por este já estar a ferver!!!!! Depois lá passou o fotografo que se calhar ate perdeu alguma parte (visto que ele estava a trabalhar) para acabar de me encher o pneu!!!
De referir que se nota muito o chamado grupinho dos ricos(que como têm td do bom e do melhor, e ainda se ficam a rir) e o grupinho dos pobres (que lá vai andando no meu ponto de vista com um espirito bem melhor, mas que ainda tem muito que melhorar!!!!)
Abraço!!!

Mensagem por Eduardo » 28 dez 2008, 18:26

Boas

A meu ver, o problema aqui é que o pessoal na globalidade anda muito disperso e não existe actualmente um núcleo forte de TT que consiga reunir todo o pessoal debaixo do mesmo artigo. Suponhamos que se conseguia criar uma entidade com forte aderência por parte de quem pratica esta modalidade. Assim sendo, conseguir-se-ia aplicar algumas directrizes no que respeita a tal actividade, de forma a que várias máquinas espalhadas pelo país, se orientassem por elas. Digo orientassem pois a liberdade de actuar e praticar depende de cada qual, mas desta forma existia um ponto de referência. Como acontece noutros casos, quem estivesse afecto a uma tal entidade teria previlégios de utilização de locais, participação de eventos, facilidade em circular, e todo um conjunto de situações que não vale a pena referir. Penso que a idéia se entende.
Mas essa entidade existe, é a FPTT....mas como está completamente em descrédito devido a uma gestão ruinosa, ficamos entreges a nós próprios.....para o bem, e para o mal....

Esse "caminho" que referes é a meu ver a unica solução "menos má" para esta situação, mas a coisa não avança...era preçiso que fosse eleita uma nova direção/adminitração para a FPTT que realmente fizesse o serviço a que esta se propôs em tempos, e por exemplo, representa-se o TT não competitivo em portugal, esta representação teria grandes vantagens no que diz respeito a reivindicar direitos, (como homolgações, licenças de circulação etc...), mas tambem para defenir regras e valores pelos quais o TT não competitivo se deve reger....
Muita gente sabe disto (espero eu :rolleyes: ) não compreendo é porque ninguem "de dentro" faz nada...

Acho que isto não chega para "resusçitar" o espiritoTT mas lá que ajudava, ajudava :)
BoaSorTTe

Registado: 05 set 2007, 15:44

Mensagem por Joao Silva » 30 dez 2008, 16:01

Achei este tópico bastante interessante, pois nos ultimos tempos tem-se falado bastante sobre isto entre o grupo de pessoas que me relaciono, do dia-a-dia.
Ando de mota há cerca de 20 anos e de 4x4 somente há 6, e há pouco tempo tentei integrar neste grupo um amigo meu de longa data e companheiro de mota na estrada há vários anos, visto ele ter adquirido pela 1ª vez uma viatura 4x4.Este mesmo amigo foi durante muitos anos presidente de um MC local, e possivelmente se alguem aqui da zona ler este post, certamente vai saber de quem tou a falar. E a 1ª reação deste perante um passeio, cheio de maquinas bem equipadas, mas cheias de pressa, foi questionar-me se era sempre assim, ao que tive de responder que realmente cada vez mais me deparo com encontros asssim...mais horas a conduzir sem saber quem vai nas outras viaturas, do que a conviver com os condutores das mesmas.
Quem já circulou de mota por estradas a fora por bastantes quilometros sabe do que se está aqui a falar...COMPANHEIRISMO SIMPLES E SEM PRETENSÕES, não obstante a marca da mota , nivel social, ou actividade laboral.
Não quero aqui excluir o que eventualmente já existiu e ainda existe em alguns encontros, mas é pena não conseguir mais facilmente mostrar isso mesmo a novos amigos...

A proposito disso mesmo, relembro-me com saudades do 1º encontro a que me desloquei do PA, e sem conhecer ninguem de lá, encontrei facilmente esse espirito (3º PA este ano transacto).
Dai que mesmo por falta de tempo por vezes não consigo tar online tão assiduamente como desejaria, mas se for por muito tempo, sinto falta de aqui voltar.

BOM ANO PARA TODOS VÓS

:clapp:
Patrol 3.3 td/Patrol Y61 2.8 se/Discovery 300/Terrano II

http://www.pizzapedra.com

Registado: 28 mar 2007, 02:03

Mensagem por a.viana » 31 dez 2008, 12:21

boas ... voces ja repararam que em qualquer raid (encontro) que se organize os jipes chegam pelo menos dois a dois pois ja ninguem vai se nao for acompanhado ou souber que fulano vai .... ?? isso mostra a confiança que o pessoal ta a ter uns nos outros no tt .... quando no monte se cruzam dois grupos de jipes ja nao se olha pros condutores e se cumprimenta !! olha-se pros carros e se forem inferiores ou de outra marca dao um olhar de desdem e ...siga ......ve-se isso mesmo na nossa marca ( e desculpem generalizar ) mas voces ja viram alguem de um 260 chegar ao pé de quem tem gr e dizer? : grande maquina parabens ....quase de certeza que sim ..... e ao contrario ??? ja viram ? ............. é por esse espirito (mesmo dentro da nossa marca ) que eu pensei organizar o 1º encontro patrol só com 160/260 .... é triste mas é assim o tt actual

Registado: 09 mar 2008, 21:47

Mensagem por policia » 31 dez 2008, 21:11

Eu na minha modesta opinião, acho que as coisas tem a importancia que nós lhe damos... e cada um é como é, e nós devemos dar valor aqueles que tem verdadeiro espirito TT, e preservam certos valores com os quais nos identificamos, independentemente de terem a viatura que tiverem, não é por aí, não devemos andar a reboque de ninguem, devemos é ser participativos e dar ideias, não pode ser só criticar, isso é facil e quem gosta de tt, não esta habituado a coisas faceis, o que é dificil tem mais valor, abraço a todos aqueles que adoram as suas maquinas e tambem respeitam a natureza. :okkk:

Mensagem por Coyotte » 06 fev 2009, 22:46

Ora Boas!

Já que dei início a este tópico, nada melhor do que ilustrar :nod:

Domingo passado, 01/02/2009 pelos lados de Valongo, fomos dar uma volta, três máquinas, 1 Patrol e dois Range. Encontramo-nos às 09:00 à entrada da serra, com o intuito de sair de lá por volta das 12:00. :)

Connosco ia um amigo que nunca tinha praticado TT (que tem um Terrano II) e que ia ver como era a coisa. :rolleyes: :nod:

A voltinha foi soft, sempre com muita chuva e a 300 metros do alcatrão, o Joka resolve entrar num sítio para um ligeiro cruzamento de eixos. Nada fazia adivinhar o que aí vinha, já lá se tinha passado mais vezes... :confused:

Eram 11:50, cedo para almoçar mas já estavamos de saída.

O Joka atascou. No inicialmente encaramos a situação com mais um "mete aí o guincho e arrasta-me daqui para fora". :rolleyes: :nod:

Partiu-se um guincho, três cintas, a água já colava no corpo pois NUNCA parou de chover, e a coisa estava complicada. Por esta altura já seriam 14:00 e cada vez complicava mais. :grrr: :grrr:

Precisava-mos de ajuda... e lá se fez um telefonema. :eek:

O Sousa Vieira que já estava a chegar a casa, com a respectiva família, atende o telemóvel...

- Sousa, preciso de ajuda pois atascou aqui o Range e não temos maneira de o tirar, já partimos o cabo do guincho e as cintas. :crybaby:

- OK Ricardo, diz-me onde estão e eu sigo para aí.

-Certo Sousa, obrigado e tenta o Barbosa a ver se pode ajudar.

- OK, já te ligo.

O Sousa já estava perto do local (com respectiva família dentro do carro) e confirmou o cenário. Disse que o Barbosa estava na Póvoa mas que viria. Mais tarde, apareceu também o Ricardo, que fora também contactado.

Quatro máquinas a puxar o Range, depois de cavado o buraco à volta e cada vez parecia pior. O Carlos com um café desde as 08:30 da manhã, eu com um café e um chocolate e o Joka nem sei bem. A água sempre colada ao corpo e a chuva sempre a dar-lhe....

O pessoal sempre a tentar puxar e a aguardar por novas posições e investidas... :matrix:

Muita porradinha deram nas máquinas, numa situação que lhes era alheia.

O espírito TT venceu nesse dia, espero que vence noutros dias também.

Eram 19:00 quando o Range finalmente "descolou" do solo. [clap] [clap] :dance: :dance:

Ficam as imagens e o meu agradecimento. :thumbsup:

CumprimenTTos,

Ricardo

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Registado: 06 jan 2009, 15:21

Mensagem por kreator » 07 fev 2009, 15:23

a situação acima recorda-me uma vivida por mim é uns anos!
Tb havia um range "colado" e tudo o resto Trols.
Todos "jipeiros" e todos motards... ninguem com guincho! [bigsmile]
vindo do nada, apareceu uma boa alma que passeava com a familia por ali no seu belo GR longo... parou, abriu a janela e parece que estou a ver a cena:
Meteu a cabeça de fora, olhos semi-cerrados pois chovia p'ro mundia, sorriu e primeiro comentario "humm... um Range... pois... se calhar era melhor deitarem uma pá de terra em cima e deixa-lo ai... fica mais um obstaculo na pista!" :lotlol:
Em menos de nada ja o belo GR estava apontado e o senhor, perante o olhar incrédulo da mulhar, ja andava com a lama pelos tornezelos, dando desda forma uma nova tonalidade ao seu belo sapatinho branco da "lacoste" e ao fundo da sua calcita de domingo.
Em menos de nada o RR tava fora dali e ganhamos um novo amigo que muitas vezes nos acompanhou nas nossas aventuras lamacentas :friends:
Em todo caso (ao contrario de muita gente) continuo motard e tendo a discordar com algumas das opiniões acima... De facto um gajo de mota para na berma da estrada para um cigarro e em menos de nada tem logo amigos, vai a uma esplanada sozinho e arranja logo lugar e companhia junto de outros motards... de jipe... nunca senti isso!
Se é no monte, sim! Sem duvida! Se é na estrada... not really! Longe vai o tempo em que se trocava uns maximos ou um aceno...
Sou um apologista dos "picanços" saudaveis... "rivalidades jocosas" entre Honda, Yamaha e Suzuki, ou entre Nissan e Land, mas sempre na desportiva! ;)
Como diz, e muito bem, o camarada Policia:

Eu na minha modesta opinião, acho que as coisas tem a importancia que nós lhe damos... e cada um é como é, e nós devemos dar valor aqueles que tem verdadeiro espirito TT, e preservam certos valores com os quais nos identificamos, independentemente de terem a viatura que tiverem, não é por aí, não devemos andar a reboque de ninguem, devemos é ser participativos e dar ideias, não pode ser só criticar, isso é facil e quem gosta de tt, não esta habituado a coisas faceis, o que é dificil tem mais valor, abraço a todos aqueles que adoram as suas maquinas e tambem respeitam a natureza.
:leiam: :clapp:

cumprimenTTos :okkk:
kreator

i'm the kind of guy that you're mother warned you abouTT

Registado: 09 dez 2008, 09:45

Mensagem por Miguel Afonso » 09 fev 2009, 11:53

Boas

Eu sou um "menino" nestas coisas do TT. Comprei o meu jipe a uma semana e este fim de semana fui a um "raid" organizado pela AttB.
Constatei 3 situações: Há pessoal que está ali para levar a taça para casa, sem qualquer respeito pelos outros e a única preocupação que tem é passar por cima de tudo e de todos para chegar em primeiro.

Há depois os "misteres" aqueles que ficam ao lados das dificuldades a mandar boca: faz assim , faz assado; isso é um Patrol não parte etc etc. Mas que tentar ajudar está quieto, podem sujar as botas.

Por ultimo tive a sorte de encontrar 4 ou 5 jipes com pessoal porreiro, que estava ali para curtir o passeio. Ajudaram-me algumas vezes, outras tantas usaram o guincho para ajudar outro pessoal. E só avançam quando toda a gente tinha passado os obstáculos.

Foi a primeira vez que fui a um evento, mas digo-vos já de 60 e tal jipes, aproveitaram-se uns 8. E alem disso quanto mais preparado o jipe, pior é o espírito TT do condutor...

PS - o mesmo se aplica a organização. Uns sempre prontos ajudar. Outros que enfim...

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 09 fev 2009, 12:51

Miguel Afonso Escreveu:Boas

Eu sou um "menino" nestas coisas do TT. Comprei o meu jipe a uma semana e este fim de semana fui a um "raid" organizado pela AttB.
Constatei 3 situações: Há pessoal que está ali para levar a taça para casa, sem qualquer respeito pelos outros e a única preocupação que tem é passar por cima de tudo e de todos para chegar em primeiro.

Há depois os "misteres" aqueles que ficam ao lados das dificuldades a mandar boca: faz assim , faz assado; isso é um Patrol não parte etc etc. Mas que tentar ajudar está quieto, podem sujar as botas.

Por ultimo tive a sorte de encontrar 4 ou 5 jipes com pessoal porreiro, que estava ali para curtir o passeio. Ajudaram-me algumas vezes, outras tantas usaram o guincho para ajudar outro pessoal. E só avançam quando toda a gente tinha passado os obstáculos.

Foi a primeira vez que fui a um evento, mas digo-vos já de 60 e tal jipes, aproveitaram-se uns 8. E alem disso quanto mais preparado o jipe, pior é o espírito TT do condutor...

PS - o mesmo se aplica a organização. Uns sempre prontos ajudar. Outros que enfim...

eis uma das razoes porque hoje em dia ja nao participo ou organizo "passeios de garrafao". por essas mesmas razoes.

Registado: 06 jan 2009, 15:21

Mensagem por kreator » 09 fev 2009, 13:58

como dizem os xineses: c'est la vie!
ha de tudo.... eu sempre fui a passeios, raids e demais afins com pessoal conhecido e quem queria curtir conosco curtia...quem tinha a mania que era importante ou vedeta, já diriam os velhinhos do meu bairro: "meninos como tu, pilinhas pro c*!" [}:)]

No entanto isso nunca foi razão para eu desmotivar ou deixar de ir a passeios! Tenho grandes amigos que conheci em passeios TT...
E mais: continuo cumprimentar sempre que passo por um jipe e se vir algum parado quer na berma da estrada, quer no monte, paro tambem! Seja para mudar um pneus ou para fumar um cigarro! :friends:

como tal:

“Torne-se um homem honesto e poderá estar certo que há menos um patife no mundo.” Carlyle

“O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.” Oliver W. Holmes

“Não é nossa condição social, mas a qualidade de nossa alma que nos trona felizes.” Voltaire

(dasse!!! eu devia ter ido para Padre! :stupid: )
kreator

i'm the kind of guy that you're mother warned you abouTT

Mensagem por Coyotte » 09 fev 2009, 14:11

kreator Escreveu:como tal:

“Torne-se um homem honesto e poderá estar certo que há menos um patife no mundo.” Carlyle

“O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.” Oliver W. Holmes

“Não é nossa condição social, mas a qualidade de nossa alma que nos trona felizes.” Voltaire

(dasse!!! eu devia ter ido para Padre! :stupid: )

[clap] [clap] [clap] [clap] [clap]

:friends: :friends: :friends:

Nada como umas palavras sábias :okkk:

CumprimenTTos e boas TTrialeiras,

Ricardo

Voltar para Off-topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes