Y61 - 2.8 TD6 VS 3.0 Di

Todos os temas que não tenham directa ou indirectamente a ver com tt , aqui fala-se sobre tudo ......... mas com juizinho .

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 07 jun 2006, 14:54

" Te explico: Según giras la llave de contacto, para poner el motor en marcha (sólo lo hacía al poner el motor en marcha, después va sin problemas aparentes), justo al arrancar el motor, sonaban como unos golpes matálicos (tac-tac-tac), pero fuertes. Inicialmente pensé que se había soltado algún soporte del tubo de escape, o similar (pero no vi nada raro).

Al principio, ese ruido lo hacía de vez en cuando, y sólo con el motor caliente pero, tras volver de Marruecos (4.600 km.), el ruído lo hacía siempre que arrancaba el motor (sólo al arrancar el motor), por lo que lo llevé al taller, en noviembre (la garantía finalizaba el 2 de enero). El resto ya lo sabes, una larga espera hasta que, hace unos días, me confirmaron que la garantía se hacía cargo del cambio del bloque motor completo (casi 6.000 €. Tenía mal pistón, cilindro y culata).

No obstante, tampoco hay por que alarmarse, como has podido seguir en este hilo, no han aparecido muchos más casos de rotura de un motor, tras haberlo cambiado inicialmente (carta de Nissan). Yo sólo he tenido conocimiento de uno (además del mío).

Suerte con tu GR y... si alguno rompe, que sea como a mí, dentro de la garantía.

Saludos a todos/as

Chou "

...

"
TITOMAE, hacía tac-tac-tac, solo en el instante en que se pone el motor en marcha, tras accionar la llave del contacto, durante un segundo. Pero sonaban tres o cuatro golpeteos fuertes, de los que te hacen mirar a ver lo que pasa, localizados en la parte izda del motor, en el cilindro del lado del conductor.

Según me explicaron en el taller, era el pistón al iniciar su movimiento. Pero no me explicaron por qué después ya no sonaba. Tampoco puse mucho interés en preguntar, cuando me dijeron que la garantía cubría poner un bloque motor nuevo, ví el cielo abierto, y no hice más preguntas.

Entiendo tu planteamiento, y parece razonable, pero desconozco si era eso lo que le pasaba.

Saludos

Chou "

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Mensagem por rs2 » 07 jun 2006, 21:52

Manwell_Mayraids Escreveu:Não li com muita atenção, mas acho que os espanhois falam de uma tecnica ao colocar a trabalhar que permite detectar os sintomas ...

estou tao satisfeito agora como meu q nem quero fazer este teste, senao ja fico logo com macaquinhos... nem vou olhar....

Registado: 22 ago 2005, 14:13

Mensagem por alfamaniaco » 08 jun 2006, 10:26

Espero que o meu Terrano 2 3.0 Di não sofra do mesmo mal,apesar do terrano ser de 2005.
MAs tb, tenho garantia para 5 anos, portanto, é as custas da nissan! :confused:
Bruno Pereira @ alfamaniaco

Registado: 09 fev 2006, 11:24

Mensagem por madseat » 21 jul 2006, 14:58

Um Patrol GR com o motor 2.8 TD6 com 180.000km's é muito?

Tenho um debaixo de olho! :D
Imagem

Imagem

Imagem

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 21 jul 2006, 15:10

madseat Escreveu:Um Patrol GR com o motor 2.8 TD6 com 180.000km's é muito?

Tenho um debaixo de olho! :D

O meu tem 172.000Km e está um mimo mas eu estimo a máquina e anterior dono nem se fala era um exagero, portanto tudo depende como foram feitos esses 180.000Km, um 6 cilindros trabalha a uma rotação inferior portanto existe um menor desgaste.... [wink]

Mensagem por rs2 » 17 jan 2007, 14:48

tuaregue Escreveu:Victor!
Estas molas q puseste subiram o carro n subiram?

Sei q é possível por umas molas q só sobe 3 cm logo n é preciso alterar a cx de velocidades, os GR longos n tem este problemas.
É q eu bem gostava de por molas da OME, pq amortecedores desta marca já os tenho, mas gastar mt's €€€ para alterar a posição da cx é q n queria! :rolleyes:

Ola
andava a quir a ler uns posts antigos, ja subiste o teu GR? tneho la um kit para realinhar a caixa de velocidades, para o qual no meu nao é preciso.

cumps

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 17 jan 2007, 15:48

"rs2"
tuaregue Escreveu:Victor!
Estas molas q puseste subiram o carro n subiram?

Sei q é possível por umas molas q só sobe 3 cm logo n é preciso alterar a cx de velocidades, os GR longos n tem este problemas.
É q eu bem gostava de por molas da OME, pq amortecedores desta marca já os tenho, mas gastar mt's €€€ para alterar a posição da cx é q n queria! :rolleyes:

Ola
andava a quir a ler uns posts antigos, ja subiste o teu GR? tneho la um kit para realinhar a caixa de velocidades, para o qual no meu nao é preciso.

cumps

Boas eu n penso subir o meu GR
Já tinhas falado q tinhas um KIT para a cx de velocidades, mt obrigado, mas tb n preciso pq n quero subir
Já tive vários problemas e se altero qq coisa, e dp qq coisa parte fico a pensar "se foi por causa de eu ter alterado q fez estragar aquilo?"

Das 2x q tive azar com o moto (partiu o motor e o dp o turbo), estava SÓ com o filtro de ar K/N agora nem isso ponho
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Mensagem por rs2 » 17 jan 2007, 23:19

tuaregue Escreveu:Boas eu n penso subir o meu GR
Já tinhas falado q tinhas um KIT para a cx de velocidades, mt obrigado, mas tb n preciso pq n quero subir
Já tive vários problemas e se altero qq coisa, e dp qq coisa parte fico a pensar "se foi por causa de eu ter alterado q fez estragar aquilo?"

Das 2x q tive azar com o moto (partiu o motor e o dp o turbo), estava SÓ com o filtro de ar K/N agora nem isso ponho

acho q fazes bem, o GR curto tem uma distancia de eixos tao curta q subir so para rarissimas vezes nao ficar de barriga...n a vale apena. os ganhos vs problemas q tens de contornar penso q nao compesa, a nao ser q andes por ai a entrar em competicao de trial.

Registado: 24 ago 2006, 16:36

Mensagem por eFly » 18 jan 2007, 01:12

Hello,
Não tenho, nem tive o Y61.
O que te posso dizer é que os 98-99 2.8 td6 em termos de fiabilidade não há nada a assinalar. Depois, os de 2000 até quase aos finais de 2001 sairam alguns motores defeituosos que rebentaram essencialmente no 4º cilindro. A explicação atribuida é que o aumento de cilindadra do motor não foi acompanhada pela volumetria do carter. Aconteceu que alguns motores entregaram a alma ao criador precocemente, essencialmente em situações de velocidades elevadas de uma forma sustentada, em viagens por AE e afins. A partir dos finais de 2001 os problemas foram resolvido, com o aumento do carter, entre outras coisas. Em 2001 algumas caixas de velocidades tambem deram problemas, a 5ª velocidade saltava (foi uma serie muito pequena), Mas o problema foi resolvido. Quanto ao que sei, a partir de 2002 tudo tranquilo.
Tenho amigos que sofreram com motores da fornada 2000-2001. Motores inteiramente substituidos.
Em conclusão, quanto a fiabilidade podes comprar de qualquer ano, mas há que ter cuidado com os Y61 de 2000-2001, há que saber bem a sua história e como foi efectuada a manutenção (se na Nissan melhor). Mas não há que ser pessimista parece que esse universo de motores problematicos representa menos de 0,5% do Y61 vendidos entre 2000 e 2001.
Eu pessoalmente, gostava de ter para alem do meu Y60 longo, um Y61 curto e seria um TD6 entre 1998 e 1999. Um must... Já experimentei...
Espero ter ajudado.
Inté e boa compra [wink] :thumbsup:

Mensagem por tuaregue » 18 jan 2007, 17:47

Efly, todos os problemas q falas o meu GR tece, é da fornada 12/2000, o motor foi mudado 40.000 mk dp, com o aumento de carter, neste verão foi mudado a cx de velocidades, pq foi a 5 velocidade q partiu, foi o unica avaria q a Nissan n assumiu o pagam,enteo, so fez-me desconto nas peças mesmo assim foram 2.500€ de arranjo.

Por meio, há uns 2 anos, tb estragou-se o volante motor e o Turbo sendo substituídos à custa da Nissan pq ainda estava dentro da garantia, mesmo assim foi uma guerra com a Nissan para q pagasse tudo
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di

Mensagem por rs2 » 18 jan 2007, 19:54

tuaregue Escreveu:... tb estragou-se o volante motor e o Turbo sendo substituídos à custa da Nissan pq ainda estava dentro da garantia, mesmo assim foi uma guerra com a Nissan para q pagasse tudo

Tuarege, consegues-me descrever os sintomas do volante do motor estragado?
Sabes, o meu primeiro GR (o preto curto 3.0) quem me ficou com ele disse-me q teve de substituir o volante do motor... eu nunca notei nada.

Mensagem por tuaregue » 19 jan 2007, 19:21

rs2 Escreveu:
tuaregue Escreveu:... tb estragou-se o volante motor e o Turbo sendo substituídos à custa da Nissan pq ainda estava dentro da garantia, mesmo assim foi uma guerra com a Nissan para q pagasse tudo

Sabes, o meu primeiro GR (o preto curto 3.0) quem me ficou com ele disse-me q teve de substituir o volante do motor... eu nunca notei nada.
Oi Victor Tudo bem?

Os sintomas foram com o carro parado ao ralenti, 1 começava a "morrer" e dp p carro abanava imenso.

Isso tb aconteceu ao Audi A6 2.0 tdi do meu pai há um ano, tb os sintomas foram o mesmo.

Ao trocar o volante motor do meu GR implicou tb trocar a embraiagem, não sei porquê, pq ela estava boa
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di

Registado: 22 ago 2005, 14:13

Mensagem por alfamaniaco » 20 jan 2007, 00:18

tuaregue Escreveu:
rs2 Escreveu:

Oi Victor Tudo bem?

Os sintomas foram com o carro parado ao ralenti, 1 começava a "morrer" e dp p carro abanava imenso.

Isso tb aconteceu ao Audi A6 2.0 tdi do meu pai há um ano, tb os sintomas foram o mesmo.

Ao trocar o volante motor do meu GR implicou tb trocar a embraiagem, não sei porquê, pq ela estava boa

Porque a embraiagem trabalha acopolada ao volante do motor... :unibrow: :thumbsup:
Bruno Pereira @ alfamaniaco

Mensagem por tuaregue » 20 jan 2007, 00:25

alfamaniaco Escreveu:
tuaregue Escreveu:
rs2 Escreveu:

Oi Victor Tudo bem?

Porque a embraiagem trabalha acopolada ao volante do motor... :unibrow: :thumbsup:

No caso do Audi do meu pai, puseram um motor novo!!!! Dentro da garantia, e digo mais, este motor n tem nada a ver com o antigo, tem muito mais binário em baixa, sendo mais difícil deixar ir abaixo, com o motor antigo se entrasse numa curva em baixa velocidade em quarta, por exemplo, o motor desligava-se logo, n dando tempo embraiar para n deixar o motor desligar-se, era perigoso, pq tinha q parar o carro para poder desligar a chave e voltar a ligar. Além disso qd ia abaixo mandava cá um estrondo na transmissão q n estás ver.

Anterior

Voltar para Off-topic

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante