O conto d'O Americano

Todos os temas que não tenham directa ou indirectamente a ver com tt , aqui fala-se sobre tudo ......... mas com juizinho .

Registado: 12 dez 2008, 19:19

O conto d'O Americano

Mensagem por BrunoAE86 » 26 mar 2009, 00:01

O conto d’O Americano

Este relato não é uma estória de difamação ou de ofensa, visto que ocorreu comigo, na primeira pessoa, e tenho provas do que vou divulgar.

Poderei ferir susceptibilidades, mas a situação da qual fui vítima, de certo causou-me danos muito maiores. Repito...não é uma estória de calúnia e difamação, mas sim um relato verídico.

Encorajo todos a lerem e a divulgarem esta estória, não só para se criar uma ideia correcta do indivíduo e sociedade em questão, mas também para contrariar a impunidade com que certos comerciantes agem. NÓS SOMOS CONSUMIDORES; NÓS TEMOS DIREITOS.

Existe certamente quem já tenha passado por algo semelhante.
Ao adquirir um veículo usado, é esperado que este possua determinados sinais de desgaste e uso. Contudo, ao dirigirmo-nos a uma empresa que se dedica à comercialização de usados, especialmente se já estabelecido há vários anos no mercado, é esperado que exista um certo nível de confiança e conforto ao gastarmos o nosso dinheiro que tanto nos custou a ganhar num veículo; seja este para uso quotidiano ou para fins lúdicos.
Eu era proprietário de um Nissan Terrano II 3.0Di Van de 2005. Porém, as características do carro não me satisfaziam na totalidade e, como tal, procurei efectuar uma troca por um outro veículo mais de acordo com as minhas novas expectativas. Encontrei este veículo no stand “O Americano”, em Vila Nova de Famalicão, stand este com 27 anos de existência. O responsável pela empresa, o Sr. Miguel Veloso, aceitou a proposta de efectuar a troca sem compensação de parte a parte. Como se pode ver na Figura 1, o carro era publicitado como “IMPECÁVEL, SÓ VISTO”. Após eu mesmo ter feito uma inspeccção superficial ao veículo e de ter questionado o próprio Sr. Miguel Veloso que sempre me respondeu “Está mesmo impecável, sem problema algum!”, decidi efectuar o negócio convencido que tinha conseguido arranjar um Nissan Patrol GR em bom estado – note-se que o Sr. Miguel Veloso tinha enviado o dito carro para ser inspeccionado no dia anterior à minha visita.

Os problemas com o jipe iniciaram-se relativamente cedo. Com o desenrolar da viagem em direcção à Costa da Caparica, local da minha morada, notei alguma vibração na direcção que, inicialmente, não me preocupou muito, tendo atribuído tal comportamento à falta de calibração das rodas.
Terminada a viagem, no dia seguinte verifiquei alguma perda de óleo de transmissão pela ponte frontal, pela parte de trás da manga-de-eixo da roda esquerda, junto à rótula da ponte. Coloquei o carro numa oficina e, tal não é o meu espanto, quando verifico o que demonstro nas figuras 2, 3 e 4.
A figura 2 ilustra o cubo da mesma roda PARTIDO com um parafuso a substituir a porca plástica que normalmente atraca ou liberta o cubo.
A figura 3 ilustra o que retinha o óleo de diferencial dentro da ponte/manga-de-eixo – COLA DE JUNTA! Esta tinha sido aplicada à união dos vedantes-raspadores da manga-de-eixo com a rótula da ponte. Naturalmente, com o virar da direcção, e andamento normal do carro, este selo quebrou-se e começou a perder lubrificante por este mesmo local.
A figura 4 ilustra o estado do interior do cubo e manga-de-eixo. TODOS os rolamentos e vedantes estavam danificados pela água e lubrificante, sendo necessária a reparação TOTAL dos componentes internos da cubo e manga-de-eixo.

O carro estava inutilizado no segundo dia na minha mão.

Estive 1 mês em conversações com o Sr. Miguel Veloso. O carro necessitaria, segundo orçamento da marca, de aproximadamente 500€ para, pelo menos, poder circular. O carro esteve este período de tempo parado à espera que o Sr. Miguel Veloso arranjasse as peças ou o montante necessário para efectuar a reparação.
Após esta intervenção e o carro ter sido colocado em “condições” para circular, vim a verificar o que está ilustrado nas figuras 5, 6, 7 e 8.

A figura 5 ilustra a FALTA da electroválvula que regula o circuito de vácuo de modo a activar o bloqueio traseiro – tinha-me sido garantido pelo Sr. Miguel Veloso que tudo estaria em perfeita ordem de funcionamento. O bloqueio não tinha sido testado inicialmente porque apenas me foi possível experimentar o carro em alcatrão.

As figura 6, 7 e 8 ilustram, respectivamente, fita isoladora preta que foi aplicada ao chassis para OCULTAR os podres de ferrugem que afectam grande parte da superfície do chassis.
Entretanto, reparei que também vertia óleo pela parte de trás da cabeça e pelo turbo. Existia bastante cola de juntas a tentar ocultar estas situações.

Pergunto-me de que modo foi possível o jipe ser inspeccionado sem qualquer anotação...

Naturalmente, após verificar todos estes problemas, demonstrei vontade de resolver o contrato celebrado com o Sr. Miguel Veloso, e assim receber o meu ex-veículo de volta, como era meu direito. No entanto, este já tinha sido trocado e não estava, como tal, disponível. Optei por solicitar a devolução do valor que estava atribuído ao Nissan Patrol GR – 11500€, ou a substituição do veículo. O Sr. Miguel Veloso não se mostrou disponível para devolver qualquer quantia de dinheiro e acordou-se então a substituição do veículo por um equivalente, mas não antes do Sr. Miguel Veloso acrescentar “Você despache-o para outro como o despacharam para si!”.

Visto que o veículo não correspondia ao anunciado e ao que foi assegurado pelo responsável Miguel Veloso, era realmente meu direito, entre outros, exigir a resolução do contrato celebrado.

Decorreu imenso tempo após as exigências feitas da minha parte, sem qualquer resposta/proposta qualificável da parte do Sr. Miguel Veloso.
Este senhor vale-se das máximas “O melhor serviço Após-Venda” e “Tenho ZERO problemas com os meus clientes”, mostra muita vontade e disponibilidade para ajudar nas alturas de contacto directo mas não apresenta soluções algumas. Este foi um problema CRIADO pelo Sr. Miguel Veloso e era sua inteira responsabilidade. As minhas exigências foram feitas nas alturas devidas, porém, devido a estar “preso” a um veículo que me impossibilitava a realização do quotidiano e responsabilidades, vi-me FORÇADO a embarcar numa proposta que me deixou prejudicado – tendo em conta valores absolutos de preços de mercado, prejuízos e tempo dispendido.

O Nissan Patrol GR foi recebido novamente pelo ”O Americano” e eu recebi um Hyundai Galloper Exceed de 1999 (publicitado como sendo de 2000, tal como o GR estava publicitado como sendo de 97...) e uma quantia de 1000€. No entanto, com viagens a V.N. Famalicão e prejuízos causados por esta situação, saliento que o total de gastos realizados supera esta soma.

Peço desculpa pelo longo “testamento” mas queria transmitir o mais correctamente possível o sucedido. Creio que pode ajudar a alertar consciências, dar força a quem se encontra em situações semelhantes e ajudar a orientar esforços para impedir estas situações, ou, também, mostrar que armas podem ser utilizadas para combater estas situações.

Esta entidade merece NOTA NEGATIVA e agiu, efectivamente, nas linhas da BURLA e da FRAUDE.

Alerto novamente que NÃO é um processo de difamação mas sim a pura, simples e factual realidade do que sucedeu.

Estou, neste momento, resignado com a minha situação. Possuo um jipe que não corresponde, mais uma vez, ao que desejo, apesar do dinheiro, tempo e esforço dispendidos. De qualquer modo, pelo menos, está em boas condições e permite-me relizar a minha vida.

Espero ter conseguido sensibilizar-vos para este tipo de situação e aconselho muito cuidado mesmo quando lidando com empresas com nome no mercado.

Agradeço o vosso contacto caso desejem fazer alguma sugestão, deixar um conselho ou simplesmente colocar uma questão.

Obrigado, cumprimentos

Bruno Belo
bruno_belo@hotmail.com
932019062

Fig.1

Imagem

Fig. 2

Imagem

Fig. 3

Imagem

Fig. 4

Imagem

Fig. 5

Imagem

Fig. 6

Imagem

Fig. 7

Imagem

Fig. 8

Imagem
Editado pela última vez por BrunoAE86 em 26 mar 2009, 17:17, num total de 1 vez.

Registado: 21 jan 2007, 10:39

Re: O conto d'O Americano

Mensagem por ralm » 26 mar 2009, 00:13

boas

tiveste a melhor atitude!

tens a minha solidariedade!

um abraço

nota: infelizmente é o ptrato do dia!

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 26 mar 2009, 00:31

Boas Bruno,

A minha pergunta é muito simples: Sabes qt. vale um Galloper de 99? Axo que fizeste uma asneirada das grandes, informa -te bem como funciona a lei nos contratos de compra e venda dum bem móvel ou imóvel e como se aplica a lei da garantia [wink]

Quanto ao resto é lamentável, e lá está os Gr´s ainda andam por aí muito caros, mas a culpa é de quem os compra :nod:

Boa sorte com a nova máquina [wink]

PR

Mensagem por BrunoAE86 » 26 mar 2009, 00:46

Pedro sei perfeitamente quais as responsabilidades legais de ambas as partes na celebração do contrato e respectiva resolução mediante qualquer eventualidade. A questão que se colocou é que, efectivamente, por meios legais, apenas ao fim de um período relativamente longo é que poderia ter esta situação resolvida e, entretanto, eu estaria sem transporte. Foi uma questão de necessidade. O Sr. Miguel Veloso nunca me apresentou qualquer situação digna de se chamar de recompensa por me ter lesado no negócio, fique isto bem claro. Por outro lado, embora tenha colocado o jipe à venda, naturalmente informei as pessoas interessadas do seu estado. Isto resultou obviamente no seu desinteresse. Preferi sair eu lesado desta forma e ter um meio de transporte em bom estado e no imediato do que arrastar esta situação por muito mais tempo ou passar o GR naquele estado para outras mãos.
De qualquer modo existe mais que uma maneira de esfolar o gato e o meu interesse é, para já, trazer alguma justiça para isto, dentro do possível.

Obrigado pela vossa atenção, agradeço que divulguem o sucedido!

Cumprimentos, Bruno Belo

Registado: 09 nov 2006, 22:03

Mensagem por patrolpsy » 26 mar 2009, 00:48

compreendo a tua revolta kom akele stand........ tenho um colega ke tambem lhe foi espetado uma banhada das grandes :friends: :king:

Mensagem por BrunoAE86 » 26 mar 2009, 12:06

Agradeço imenso o vosso apoio. Só peço que divulguem esta situação para servir algum sentido de justiça que ainda possa existir e castigar a impunidade com estes indivíduos agem.

Obrigado, cumprimentos

Bruno Belo

Registado: 14 abr 2008, 13:23

Mensagem por Raul Costa » 26 mar 2009, 13:58

Parabéns pela partilha, todos estes casos e muitos outros devem ser partilhados para que os nossos amigos, os amigos dos nosso amigos não caiam no mesmo erro, essas casas têm de fechar as portas.

Peço autorização para partilhar esta informação com outro espaço ligado ao TT.

Cumprimentos.

Mensagem por BrunoAE86 » 26 mar 2009, 14:05

Obrigado pela atenção. Tem autorização para transmitir a informação a TODOS os espaços TT que se lembrar e mais alguns...

Mais uma vez, obrigado.

Cumprimentos, Bruno Belo

Registado: 06 jan 2009, 15:21

Mensagem por kreator » 26 mar 2009, 14:31

eh triste... isto esta cada vez pior! :angry:
Algo semelhante se passou comigo e com o Sr. Rui da Tribalcar, quando la comprei um Disco 200Tdi... felizmente era carro secundario e deu para levar o processo avante com o meu advogado e sai a ganhar. Lamento a forma como o negocio findou e que tenhas ficado a perder :(

Abraco e votos de melhores dias
kreator

i'm the kind of guy that you're mother warned you abouTT

Registado: 22 fev 2008, 13:02

Mensagem por nicmo » 26 mar 2009, 14:44

vergonhoso...

Mensagem por BrunoAE86 » 26 mar 2009, 17:16

Não pude iniciar uma luta judicial visto, normalmente, levar demasiado tempo. Era o meu único meio de transporte...de momento ESTE é o método de luta mais adequado. Divulgar e mostrar a verdadeira face de burlão que o indivíduo demonstrou claramente!

Mais uma vez, obrigado

Cumprimentos, Bruno Belo

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 27 mar 2009, 20:06

Vao me desculpar... mas na minha opiniao o problema vem detras....
Passo a explicar...
Mas ele alguem no seu perfeito juizo axava que um stand trocava ela por ela sem nenhuma mais valia? so se fosse a santa casa da misericordia. obviamente que ele aproveitou logo para despachar o GR completamente PODRE, e ficou com um jipe impecavelmente novo, e com mais valor de mercado em certos circulos.

é a lei do mercado amigos. ngm dá nada a ngm. que sirva de exemplo infelizmente.

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 27 mar 2009, 20:30

MIGUEL BRAGA Escreveu:Vao me desculpar... mas na minha opiniao o problema vem detras....
Passo a explicar...
Mas ele alguem no seu perfeito juizo axava que um stand trocava ela por ela sem nenhuma mais valia? so se fosse a santa casa da misericordia. obviamente que ele aproveitou logo para despachar o GR completamente PODRE, e ficou com um jipe impecavelmente novo, e com mais valor de mercado em certos circulos.

é a lei do mercado amigos. ngm dá nada a ngm. que sirva de exemplo infelizmente.

sou obrigado a concordar ctg..

nao acho correto tanto alarido...

nao vamos mudar o mundo... é assim correto seria o americano pegar no jip e mandar abater...era isso ?? pois, pois ...eu acho k nem devia ser autorizado este tipo d post´s ,ou acham k o homem so vende xaços.???

isto ja parece o forum k eu ca conheço..... :nhnhn: :nhnhn:

Registado: 15 jun 2007, 13:09

Mensagem por Barata » 27 mar 2009, 21:51

pa também nem tanto a terra nem tanto ao mar a minha opinião é que quando compramos usado devemos ter muito cuidado.
ESTADO: AUSENTE

Registado: 26 set 2007, 22:53

Mensagem por GGinó_PAJERO » 27 mar 2009, 22:37

Bem, nem sei que diga... Grande banhada mesmo :eek:
Cumprimenttos

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 28 mar 2009, 00:31

Infelizmente não concordo com esta opinião, acho que este tipo de post's servem não para condenar o vendedor, mas sim para alertar quem está comprador de que deve ver bem o que está a comprar e não confiar em ninguem. Para não comprar gato por lebre.

Eu costumo dizer "só confio na minha camisa e mesmo assim por vezes..."

Mas os forum's são mesmo assim servem para darmos a nossa opinião.

CumprimenTTos
MiguelGomes

joao trapol Escreveu:
MIGUEL BRAGA Escreveu:Vao me desculpar... mas na minha opiniao o problema vem detras....
Passo a explicar...

sou obrigado a concordar ctg..

nao acho correto tanto alarido...

nao vamos mudar o mundo... é assim correto seria o americano pegar no jip e mandar abater...era isso ?? pois, pois ...eu acho k nem devia ser autorizado este tipo d post´s ,ou acham k o homem so vende xaços.???

isto ja parece o forum k eu ca conheço..... :nhnhn: :nhnhn:

Registado: 18 out 2007, 11:25

Mensagem por varunca » 28 mar 2009, 00:46

:puke: :eek:
obrigado por divulgares esta situação pois nos sabemos que anda meio mundo a enganar outro meio e isto ajuda nos a andar com os olhos bem abertos
força e se poderes bons passeios :thumbsup:

Mensagem por BrunoAE86 » 28 mar 2009, 00:56

Concordo que sirva de exemplo e, de acordo com o estado geral da nação, concordo também que grande parte da culpa será da minha parte por me ter fiado no que me foi dito e não ter levado a cabo um exame mais profundo ao carro. Agora quem diz "não acho correto tanto alarido..." ou, em tom irónico, "é assim correto seria o americano pegar no jip e mandar abater..." certamente não passou por uma situação semelhante e vive na ignorância quanto ao que daí resulta. Desejo sinceramente que assim continue.... Será que o correto é ele efectivamente comprar carros estoirados por tuta-e-meia, colocá-los bonitos e esconder o podre e vendê-los com um sorriso na beiça? Enfim...
Volto a dizer, não é uma estória de mal-dizer..é FACTUAL. Foi-me dito olhos-nos-olhos, jurado e prometido que tudo estava OK quando tenho provas concretas que parte das "técnicas-de-ocultar" foram realizadas no mesmo dia em que efectuei o negócio. Provavelmente, parte das coisas não teriam sido descobertas senão insistisse em examinar o carro de alto a baixo e da esquerda para a direita após o primeiro "susto".

Cabe naturalmente aos users do forum julgar a natureza do post. Procurei alertar para a impunidade com que este senhor faz dinheiro através da fraude e burla. Cada um gere essa informação como entende. Eu saí lesado, espero que não aconteça a mais ninguem, especialmente com a mesma entidade.

Agradeço de qualquer modo a vossa atenção.

Cumprimentos, Bruno Belo

Mensagem por joao trapol » 28 mar 2009, 03:14

boas fui eu k disse ::

não acho correto tanto alarido...é assim correto seria o americano pegar no jip e mandar abater..."

e nao vivo no mundo da ignurancia , felizmente nao,e s o kise s ofender(como voce o fez disfarçadamente) podia dizer k o Sr vive nesse tal mundo pois comprou esse carro no estado k tava... mas atençao k tb ja m aconteceu algo parecido...pois á 5 anos atras eu comprei o meu 1o patrol e ele vinha com bastante pressao nos tubos d agua, eu sem perceber nada d jipes,comprei , ker saber kal foi a soluçao ,paga joao... e nao valia a pena eu vir pa net com este tipo de comentarios pois ninguem m pagaria a conta no mecanico..e k??? ia keimar a ficha ao homem k mo vendeu?, pra k??? concordo com o facto d avisar a malta mas a sua ideia s fosse realmente pura nao referia nomes da forma como refere, apenas alertava a malta da situaçao, nomes talvez, mas por mp.....
eu nestas situaçoes tenho compreensao (talvez a mais) mas isso deve ser fruto de eu ter nascido e crescido numa "casa d negocio" k felizmente tem as portas abertas á mais d 30 aninhos

abraço

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 28 mar 2009, 08:28

Amigo nao me julgue mal (sei k nao o fez).

eu axo muito bem esta divulgacao, pois ja estive uma vezm na altura a ver um Gr. no entanto mal pus os olhinhos em cima dos carros k la estavam e puz me logo a andar. comprei noutro stand mais a frente na verdade. estou tao de acordo que ate pedi a divulgacao num outro forum.

o k me faz confusao é como é k alguem que vem da caparica, sem grande conhecimento de mecanica (axo eu, posso estar enganado) axa k lhe trocam um jipe por outro apenas por "simpatia" ou seriedade. isso é k ma faz uma confusao total.

Será que o correto é ele efectivamente comprar carros estoirados por tuta-e-meia, colocá-los bonitos e esconder o podre e vendê-los com um sorriso na beiça? Enfim...

Mas ele alguem duvida que a maioria faz isso? de certeza k vc agora ja nao duvida, infelizmente pela pior maneira.

Com tanto GR ai embaixo em bom estado, voce vinha ca "cima" descobrir a polvora? por ca o parque esta todo massacrado. e o preço tem caido a pique nos ultimos meses, pois ja ha y61 a pouco mais de 11000. bastava procurar um bocado, levar alguem com conhecimento com vc. sei la...

apenas lamento, que dos 3 carros mencionados voce tenha ficado com o pior. grande abraço

na minha opiniao divulgue o quanto mais possa, procure um jornal local (famalicao) e publique algo.

Mensagem por BrunoAE86 » 28 mar 2009, 10:47

MIGUEL BRAGA, agradeço os seus conselhos. A questão não é o perceber pouco de carros (ou pelo menos goso eu de pensar que não...), até porque trabalho com eles. O carro em termos mecânicos - entenda-se motor e transmissão - nunca mostrou quaisquer problemas à parte do babar de óleo que se revelou mais tarde e nunca considerei o mais grave da questão. Esta situação gerou-se por inexperiência da minha parte a lidar com usados e respectivos vendedores! Na altura, foi o único stand que mostrou interesse no Terrano que possuia e nunca me passou pela cabeça o caminho que isto poderia levar - pura ingenuidade. Era minha intenção utilizar o valor superior do Terrano, na altura, e trocar por um GR "bonzinho". Enfim...o resto da estória já vos dei a conhecer. Foi uma lição de vida para mim.

joão trapol peço desculpa se de alguma forma o ofendi, nunca foi minha intenção.

Obrigado pela v. atenção, cumprimentos

Bruno Belo

Mensagem por joao trapol » 28 mar 2009, 13:49

joão trapol peço desculpa se de alguma forma o ofendi, nunca foi minha intenção.

sem stress, nao sendo a sua intençao.. nao ofende.... apenas nao gosto d ver este tipo d comentarios pois parece mt keixinhas, ( nao levando isto á letra), mas acredito na sua revolta e tem a sua razao...

abraço

Registado: 05 dez 2005, 21:14

Mensagem por Pedrowolf » 28 mar 2009, 14:08

Boas Bruno,

Para tentar perceber melhor este tópico diz-me umas coisinhas:

Quanto tempo tiveste o GR em tua posse até descobrires as anomalias? Ou melhor, qt. tempo decorreu desde a compra e levantamento do jipe até à tua 1ª comunicação ao stand que algo estava mal?

Comunicaste ao stand os defeitos, e quanto tempo andaste até que te fizessem a troca pelo Galloper?

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 28 mar 2009, 15:32

Ola, é realmente de lamentar, no entanto nao fica por aqui, nem nunca ficará !!!

diz o ditado QUEM COMPRA DIABOS, DIABOS VENDE, QUEM COMPRA DIABOS NAO VENDE DEUS :D :D :D

ABRAÇOS TT LENHADOR

Mensagem por BrunoAE86 » 28 mar 2009, 19:34

Pedrowolf ao 2º ou 3º dia que tive o GR descobri o suficiente para me dar 800 euros de prejuízo em material para reparação - válvula bloqueio, rolamento, retentores e cubos, fora mão-de-obra. Comuniquei imediatamente ao Sr. Miguel Veloso. Andei 1 mês para receber esta quantia para reparar o carro, e não foi toda....posteriormente, num espaço de tempo de mais ou menos 2 semanas, fui descobrindo os podres, baber óleo motor/turbo etc. A partir desse momento exigi a resolução do contrato - que o meu ex-carro me fosse devolvido ou a quantia em que o GR estava publicitado me fosse paga. Nenhum aconteceu naturalmente e andei mais 1 mês e tal à espera que o Sr. Miguel Veloso me encontrasse um carro semelhante ao GR (defender ou até discovery, outro GR, etc) para efectuarmos nova troca já que não tinha interesse algum em ficar com este GR - já não tinha confinaça no carro como podem calcular. Decorreu aproximadamente 3 meses até ficar com o Galloper.
Neste período de tempo, o Sr. Miguel Veloso apresentou-me um Defender para efectuarmos a troca. Mais uma vez, desloquei-me propositadamente a Famalicão para efectuar a troca. Tive lá cerca de 30 minutos antes de volta novamente para baixo. O carro estava praticamente em tão mau estado ou pior que o GR.

Espero ter sido explícito.

Obrigado pela vossa atenção, os meus cumprimentos

Bruno Belo

Próximo

Voltar para Off-topic

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante