Aquisição de Patrol

Todos os temas que não tenham directa ou indirectamente a ver com tt , aqui fala-se sobre tudo ......... mas com juizinho .

Registado: 26 set 2012, 01:17

Aquisição de Patrol

Mensagem por Motorhead » 27 set 2012, 01:15

Boas, tal como referi na minha apresentação, estou à procura de uma nova viatura TT.
A caracteristica com maior peso na escolha será sempre a fiabilidade. A intenção é ter uma viatura que dê pouca despesa de manutenção, que seja resistente às adversidades, que dure e que tenha um bom desempenho TT mesmo de origem.
Tendo esta senha como base, comecei a limitar as escolhas de entre várias marcas e modelos e decidi-me pelo Patrol SD33 ou SD33T.

Li bastante sobre ambos mas mesmo assim restaram algumas dúvidas, pelo qual peço ajuda aqui à experiente comunidade para me ajudar:
1- É verdade que as peças são mais escassas e caras nos 3.3 que nos 2.8? É fácil arranjar peças? A manutenção é dispendiosa?
2 - O SD33T (de origem) também têm problemas de aquecimento no 6º cilindro?
3 - As laminas são assim tão mais duras que nos 2.8?
4 - Os diferenciais, caixa e grupos cónicos são diferentes do SD33 para o SD33T?
5 - Consumos: mesmo em relação a valores de origem já vi informação contraditória; Para o atmosférico em utilização Est/AE/Urb - 10/12/10.5 e para o turbo - 9.7/14/13.7. Leio muitas vezes que um dos maiores problemas dos 3.3 são os consumos. Uns autênticos bêbedos. Mas mesmo por estas contas parece consumir menos que os RD2.8T. Isto referindo-se a veículos de origem, naturalmente. Confirmam-se estes valores?
6 - Velocidade máxima: Informações contraditórias também; para os 3.3D - 100 ou 135? Para os 3.3T - 120 ou 145? E já agora como são a nível de insonorização a estas velocidades?
7 - Potência e binário: na teoria as diferenças entre o turbo e o atmosférico não são assim tão grandes mas... e na prática? Leio sempre que (mais em relação ao 2.8) a diferença é grande e que, mais cedo ou mais tarde, vai-se acabar por sentir a falta do turbo. Eu já tive um UMM atmosferico e um turbo; em TT a diferença (com excepção de subidas longas) era pouca devido principalmente à redução dos grupos cónicos, em estrada sentia-se bem. No Patrol 3.3 é parecido?
8- Pneumáticos: Pelo que percebi, para o modelo 260 a maior medida possível para homologação é o 265/75R16, se não estou em erro. Para o 160 é igual?
9 - Já agora é fácil arranjar um bloqueio de diferencial para estes modelos?

Desculpem o tratado e obrigado desde já.
"É preferível morrer de pé do que viver ajoelhado!"

http://img706.imageshack.us/img706/3826 ... uralow.jpg

Re: Aquisição de Patrol

Mensagem por Motorhead » 27 set 2012, 02:38

A saga da procura de um Patrol

Já estive a ver vários anúncios e a seleccionar aqueles que acho que valem a pena serem vistos in loco.

Sinceramente, embora a tentação de adquirir uma viatura já bem equipada seja sempre grande por parecer um melhor negócio, acho que tenho preferencia por modelos mais perto do original possivel. Muitas vezes, nestes casos de artilhanços, o tiro sai facilmente pela culatra.

Bem, a verdade é que já fui visitar dois:
O primeiro parecia mesmo impecável no anuncio; Um 3.3D preto fosco, pintura recente, cento e poucos mil km's, pneus com pouco uso. Factos: o motor tinha bom aspecto mas não pegava por falta de bateria. O vendedor trazia um "carregador" portátil de 12V; não fazia ideia que o sistema electrico era de 24. Obviamente não pegou. Indagado acerca da veracidade da kilometragem, diz o vendedor "aqui marca 60.000, eu achei poucos e pus mais uns quantos no anuncio". Garantia que de mecânica estava bom, embora mais tarde confessasse que nao tinha feito mais de 20km's com ele. Pois... A pintura: como as fotos enganam! Pintura recente sem duvida; pena foi terem pintado por cima da ferrugem toda! Uma valente m#rd%! Ah pediam 3500€...
O segundo anunciava um 3.3Turbo com extras TT por 3000€. Guincho (a operar em condições), brincos mais altos, para-choques tipo AFN, pneus BF 33"; interiores em boas condições. Senãos: marcas visíveis de TT à bruta; amolgadelas na chapa, muita lama agarrada ao chassis, um cubo da frente avariado, pneus com muito desgaste nas paredes laterais. o turbo afinal não era original; era um 3.3D com turbo aplicado (com mais pressão, parece).
Percebo pouco de mecânica mas o motor soava bem, bom trabalhar e não saía fumo branco (nem azul e pouco preto também) pelo escape, no entanto... retirei a vareta do óleo e parecia uma pequena chaminé. Perguntei se o jipe não tinha tido já algum aquecimento, o que me garantiu que não (pelo menos que tivessem reparado). Mas dado isto mais as mazelas de TT bruto, achei um mau pronúncio e fiquei de pé atrás.
Entretanto vi o anúncio de um 3.3TD com muito bom aspecto. Só pneus maiores, de resto original. Pedi mais algumas informações uma vez que a viatura encontra-se longe e queria saber se valia a pena ir visitá-la. Assim sendo: de livrete é um 2.8 mas o dono já partiu dois motores (um rd28 e depois um rd28t) e agora colocou um sd3.3t! A caixa de velocidades necessita ser arranjada. Dúvidas: a caixa é compativel com este motor (a nao ser q a tenham mudado); o sistema electrico não é diferente? Há carrocerias do 160 com motor RD28? Se o anterior dono ja rebentou com 2 motores, imagino que o resto da mecânica, transmissões e peças de desgaste geral não estejam lá muito bem tratadas... tá dificil.
Bem, siga a Marinha que o Exército está cansado! Para a semana há mais uns para ver! :relax:

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 27 set 2012, 09:12

a compra de carro com mais de 20 anos é sempre problemático.

hoje em dia encontra-se um 3.3 original é um achado e caso já esteja alterado p/ TT , já teve de sofrer muitas alterações.

nada como procurar e caso gostes voltas 2ª vez com um mecanico e testas melhor.

para mim acho importante não ter ferrugem e um bom estado geral, de interiores e mecanica, cx transferencias, velocidades.

em relação à chapa depende do que queres fazer , pois se fores para o "monte" tu tambem vai amachocar

Registado: 19 out 2010, 10:51

Mensagem por miguelangelo » 27 set 2012, 13:10

Motorhead Escreveu:A saga da procura de um Patrol

Já estive a ver vários anúncios e a seleccionar aqueles que acho que valem a pena serem vistos in loco.

Sinceramente, embora a tentação de adquirir uma viatura já bem equipada seja sempre grande por parecer um melhor negócio, acho que tenho preferencia por modelos mais perto do original possivel. Muitas vezes, nestes casos de artilhanços, o tiro sai facilmente pela culatra.

Bem, a verdade é que já fui visitar dois:
O primeiro parecia mesmo impecável no anuncio; Um 3.3D preto fosco, pintura recente, cento e poucos mil km's, pneus com pouco uso. Factos: o motor tinha bom aspecto mas não pegava por falta de bateria. O vendedor trazia um "carregador" portátil de 12V; não fazia ideia que o sistema electrico era de 24. Obviamente não pegou. Indagado acerca da veracidade da kilometragem, diz o vendedor "aqui marca 60.000, eu achei poucos e pus mais uns quantos no anuncio". Garantia que de mecânica estava bom, embora mais tarde confessasse que nao tinha feito mais de 20km's com ele. Pois... A pintura: como as fotos enganam! Pintura recente sem duvida; pena foi terem pintado por cima da ferrugem toda! Uma valente m#rd%! Ah pediam 3500€...
O segundo anunciava um 3.3Turbo com extras TT por 3000€. Guincho (a operar em condições), brincos mais altos, para-choques tipo AFN, pneus BF 33"; interiores em boas condições. Senãos: marcas visíveis de TT à bruta; amolgadelas na chapa, muita lama agarrada ao chassis, um cubo da frente avariado, pneus com muito desgaste nas paredes laterais. o turbo afinal não era original; era um 3.3D com turbo aplicado (com mais pressão, parece).
Percebo pouco de mecânica mas o motor soava bem, bom trabalhar e não saía fumo branco (nem azul e pouco preto também) pelo escape, no entanto... retirei a vareta do óleo e parecia uma pequena chaminé. Perguntei se o jipe não tinha tido já algum aquecimento, o que me garantiu que não (pelo menos que tivessem reparado). Mas dado isto mais as mazelas de TT bruto, achei um mau pronúncio e fiquei de pé atrás.
Entretanto vi o anúncio de um 3.3TD com muito bom aspecto. Só pneus maiores, de resto original. Pedi mais algumas informações uma vez que a viatura encontra-se longe e queria saber se valia a pena ir visitá-la. Assim sendo: de livrete é um 2.8 mas o dono já partiu dois motores (um rd28 e depois um rd28t) e agora colocou um sd3.3t! A caixa de velocidades necessita ser arranjada. Dúvidas: a caixa é compativel com este motor (a nao ser q a tenham mudado); o sistema electrico não é diferente? Há carrocerias do 160 com motor RD28? Se o anterior dono ja rebentou com 2 motores, imagino que o resto da mecânica, transmissões e peças de desgaste geral não estejam lá muito bem tratadas... tá dificil.
Bem, siga a Marinha que o Exército está cansado! Para a semana há mais uns para ver! :relax:

Boas!
Tenho o meu á venda. Dá uma vista de olhos na minha maquina.

Mensagem por Motorhead » 27 set 2012, 17:54

miguelangelo Escreveu:Boas!
Tenho o meu á venda. Dá uma vista de olhos na minha maquina.

Boas, mas o teu é um 2.8 e comercial... o que procuro é mesmo 3300 e de 5 lugares, obrigatoriamente. [wink]
Seja como for, obrigado pela oferta.

Mensagem por Motorhead » 27 set 2012, 18:23

andremota77 Escreveu:a compra de carro com mais de 20 anos é sempre problemático.

hoje em dia encontra-se um 3.3 original é um achado e caso já esteja alterado p/ TT , já teve de sofrer muitas alterações.

nada como procurar e caso gostes voltas 2ª vez com um mecanico e testas melhor.

para mim acho importante não ter ferrugem e um bom estado geral, de interiores e mecanica, cx transferencias, velocidades.

em relação à chapa depende do que queres fazer , pois se fores para o "monte" tu tambem vai amachocar

Pois, eu sei que não é fácil. O problema do Patrol em relação a outras marcas e modelos é mesmo esse: é dificil encontrar um em bom estado, perto do original e que não tenha alterações ou marcas de ter sido massacrado no TT.
As alterações até não é mau, quer dizer, muitas vezes são aquelas que eu propria iria querer fazer; no entanto, em muitos modelos à venda, não inspiram confiança e adivinham algum uso mais extremo e/ou intervenções caseiras, fazendo-nos questionar se não vamos ter surpresas desagradáveis a curto ou médio prazo.
Claro que comprar qualquer carro com 20 anos é sempre uma lotaria mas há sinais que nos fazem pensar que estamos a aumentar a probabilidade dessa compra se tornar num pesadelo...
Quanto à chapa, desde 99 que faço TT (nada de extremo) e só amolguei a chapa uma vez e isto porque a viatura capotou. Portanto, quando vejo um veículo com varias mossas no lombo, das três uma: o condutor tirou o curso de TT onde o ministro Relvas tirou a licenciatura; o condutor não tinha qualquer amor ao carro e é bater até partir (e se é assim na chapa, imaginamos a mecanica); o TT era mesmo extremo. Seja como for, e sem falar da questão estética de se andar com um carro amassado, nenhuma destas opções augura nada de bom para a saúde do andante...

Já agora, se alguém conseguir ajudar-me em relação às duvidas do 1º post, ficava agradecido... :olaaaa:

Registado: 15 jun 2009, 19:36

Mensagem por super » 27 set 2012, 19:36

Melhor era um Y60 !!

Registado: 06 abr 2011, 20:53

Mensagem por Try_me » 27 set 2012, 21:32

Tens este aqui pelos classificados:

http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=67&t=27226

Mas para monte duro, um y60 é uma melhor opção.. depende é de quanto pretendes gastar...
"Acredita.. ele passa.."

Mensagem por Motorhead » 27 set 2012, 21:41

Try_me Escreveu:Tens este aqui pelos classificados:

http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=67&t=27226

Mas para monte duro, um y60 é uma melhor opção.. depende é de quanto pretendes gastar...

Já tinha visto mas está fora do meu orçamento...

Mensagem por Motorhead » 30 set 2012, 12:20

Alguém tem alguma informação/opinião em relação a alguma das questões levantadas no 1º post?...
Para a semana devo ir ver mais alguns Patrol e gostaria de ir mais ilucidado. Se alguém quiser contribuir para o esclarecimento das dúvidas, agradecia. :help:

Mensagem por Motorhead » 02 out 2012, 14:04

super Escreveu:Melhor era um Y60 !!

Eu gosto dos GR mas... são muito mais caros; embora tenham outro nível de equipamento, suspensão, etc., não acho que compense a diferença de preço; o 3.3 é um motor mais fiável.

Mensagem por andremota77 » 02 out 2012, 22:35

Motorhead Escreveu:
super Escreveu:Melhor era um Y60 !!

Eu gosto dos GR mas... são muito mais caros; embora tenham outro nível de equipamento, suspensão, etc., não acho que compense a diferença de preço; o 3.3 é um motor mais fiável.

depende do preço.

por 6000 € já compras um GR , de origem e depois com o tempo vais preparando-o.

Mensagem por Motorhead » 03 out 2012, 11:06

Mas eu não tenho 6000 para oferecer a nenhum vendedor. E, como disse aqui desde o inicio, a minha questão é apenas entre o SD33 e o SD33T. Era nessa escolha que gostava que me ajudassem, fornecendo alguma informação relativa aos pontos que refiro no 1º tópico. Á partida, esta semana vou adquirir um Patrol e essa informação seria bastante útil na tomada de decisão. Mais uma vez reitero o meu pedido de ajuda.
Por distintas e variadas razões, GR, RD28 e RD28T não fazem parte da equação.

Mensagem por andremota77 » 03 out 2012, 12:17

Motorhead Escreveu:Mas eu não tenho 6000 para oferecer a nenhum vendedor. E, como disse aqui desde o inicio, a minha questão é apenas entre o SD33 e o SD33T. Era nessa escolha que gostava que me ajudassem, fornecendo alguma informação relativa aos pontos que refiro no 1º tópico. Á partida, esta semana vou adquirir um Patrol e essa informação seria bastante útil na tomada de decisão. Mais uma vez reitero o meu pedido de ajuda.
Por distintas e variadas razões, GR, RD28 e RD28T não fazem parte da equação.

ok.

mas no 1º post referes n vezes o motor / carrocaria do RD28T :confused:

sempre podes consultar melhor o forum que em quase todas as questões deves ter a resposta :ler:

Mensagem por Motorhead » 03 out 2012, 13:45

andremota77 Escreveu:ok.

mas no 1º post referes n vezes o motor / carrocaria do RD28T :confused:

Say what?? :hummm: Leste bem o post? Faço eventual referência ao 2.8 em termos de comparação em alguns aspectos mas deixei claro desde logo qual seria o meu leque de escolhas:
Motorhead Escreveu:Boas, tal como referi na minha apresentação, estou à procura de uma nova viatura TT.
A caracteristica com maior peso na escolha será sempre a fiabilidade. A intenção é ter uma viatura que dê pouca despesa de manutenção, que seja resistente às adversidades, que dure e que tenha um bom desempenho TT mesmo de origem.

Tendo esta senha como base, comecei a limitar as escolhas de entre várias marcas e modelos e decidi-me pelo Patrol SD33 ou SD33T.

__

andremota77 Escreveu:sempre podes consultar melhor o forum que em quase todas as questões deves ter a resposta :ler:

Eu li. E pela procura também não cheguei lá. E acredita que li muitos tópicos deste forum antes sequer de me ter registado. E de outros foruns mais generalistas também. Aliás, muitas das dúvidas surgiram exactamente por encontrar informações contraditórias dentro deste mesmo forum.

Mas ninguém ainda respondeu porque não percebeu as questões e/ou porque acham que eu devia procurar mais no fórum antes de postar, é isso? :confused:

Mensagem por Motorhead » 14 out 2012, 13:01

Bem, tal como coloquei no meu tópico de apresentação, já adquiri um Patrol. Mas as dúvidas que tinha permanecem... Se alguém quiser dar uma contribuição nesse sentido, não se sinta inibido.

Voltar para Off-topic

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante