Nissan vai discutir parceria com a General Motors
"A direcção da Nissan deu hoje o seu aval para que o presidente da empresa, Carlos Ghosn, conduza "todas as discussões e negociações" relativas a uma eventual integração da General Motors na aliança da Nissan com a Renault.
O Comité de Direcção da Nissan reuniu-se hoje para analisar a iniciativa tomada na sexta-feira pela Tracinda Corporation em relação à possibilidade de a General Motors formar uma nova aliança com a Renault e a Nissan.
Depois desta reunião, a Nissan fica assim com via aberta para iniciar conversações directas com a General Motors, que poderá ter na aliança com a Renault e a Nissan uma solução parcial para os seus problemas de competividade, que obrigaram a GM já este ano a cortar mais de 30 mil postos de trabalho, por forma a reduzir os custos operacionais, que no ano passado se saldaram num prejuízo superior a 10 mil milhões de dólares.
Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a Nissan informou que "deve continuar as discussões preliminares para analisar uma potencial aliança com a General Motors, se a General Motors Corporation apoiar e aprovar a proposta feita pelos seus accionistas".
A proposta em causa é a que a Tracinda, através de Kirk Kerkorian, um dos maiores accionistas da GM, apresentou, para que a fabricante automóvel de Detroit se alie à Renault e à Nissan."
Jornal Negócios