Tenho feito alguma pesquisa sobre a matéria que diz respeito à eventual necessidade de licenciamento inerente à realização de passeios turísticos de todo-o-terreno de carácter informal entre amigos e familiares.
Tenho lido muita coisa, mas confesso que continuo com bastantes dúvidas...
Ora bem...
O que se está a falar é, por exemplo, quando alguém se lembra de convidar alguns amigos e conhecidos para uma volta TT.
Não há organização formal, não há intenções de obtenção de lucros, nada disso...
Apenas um conjunto de amigos, familiares ou conhecidos que se juntam para uma volta.
Se essa volta não passar por dunas, zonas protegidas, reservas ecológicas, propriedades privadas, não causar embaraço ao trânsito, obedecer às restrições de circulação por risco de incêndio, etc, haverá a necessidade de se requerer autorizações ou licenciamento???
Eu penso que não...
Claro está que se estivermos a falar de 50 ou mais jipes, há no mínimo que atender às questões de segurança rodoviária que podem requerer apoio dos agentes reguladores de trânsito, por exemplo.
Neste caso, suponhamos que estamos a falar de, no máximo 10 a 20 jipes...
É preciso licenciamento ou autorizações especiais?
Hoje um amigo deu-me a conhecer um tópico do Landmania que apesar de ser um manifesto de separação da FPTT, acaba por mencionar esta questão. Se quiserem, consultem-no aqui:
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=24&t=136
Já estive a consultar a legislação mencionada neste tópico, bem como mais alguma que entretanto tenho vindo a ter conhecimento e parece-me que para o presente tipo de passeio TTT informal há alguma falta de legislação específica. Ou por outra, os tipos de passeios ou eventos legislados não englobam este tipo de passeio informal, pelo que chego à conclusão que em princípio não será necessário obter qualquer licenciamento (atendendo às condicionantes anteriormente descritas, entre outras).
Assim, gostava que de promover neste tópico uma troca fundamentada de conhecimentos na matéria entre os diversos membros, no sentido de se chegar a uma conclusão sobre esta matéria...
Acho que isto nos interessa a todos...