Alguns já sabem que é um clube de apaniguados do automobilismo, especialmente na variante de todo-o-terreno. As suas actividades são especialmente de carácter lúdico e cultural, não se dedicando a competições. Varias tem sido as concentração por si organizadas e ainda no dia 12 de Novembro passado, participaram mais de 90 viaturas. Estes passeios visam não só o convívio entre pessoas de localidades distintas, mas sobretudo dar a conhecer aos que nos visitam as belezas arcuenses lhe oferece, propagandeando o concelho e desenvolvendo o turismo na vertente lúdica/desportiva.
Mas como aconteceu recentemente e noutro local noticiamos, a sua ajuda foi fundamental na procura de pessoas perdidas na serra. Os nossos bombeiros sabendo do profundo conhecimento dos membros do clube, dos trilhos de montanha, solicitaram ajuda que de imediato lhes foi concedida.
Do outro lado já em desespero os desaparecidos via rádio ou pelo telemóvel iam indicando características dos locais onde se encontravam, mas o mau tempo impedia descrição mais pormenorizada e precisa. Porém os elementos deste clube, em cerca de 3 quartos de hora conseguiram chegar junto dos desaparecidos e traze-los de volta, quando já andavam a desaparecidos e procurados á mais de 17 horas. Só mesmo quem conhece pormenorizadamente detalhe a detalhe, o terreno conseguiria chegar com ajuda que outros ansiavam.
Com cinquenta associados efectivos, este clube extravasas já as fronteiras concelhias e com muita regularidade vêem-se já membros seus a participar em vários convívios organizados por outros clubes congéneres.
Além desta acção humanitária o RoTTarcos tem procedido à abertura, recuperação e manutenção de diversos trilhos que corriam o risco de desaparecer dada a desertificação que se vai verificando. Parabéns e obrigado RoTTarcos.”
In "JORNAL VANGUARDA" - 11 de Dezembro de 2005

