Ajudem P.F.

Todos os temas que não tenham directa ou indirectamente a ver com tt , aqui fala-se sobre tudo ......... mas com juizinho .

Registado: 04 set 2005, 20:32

Ajudem P.F.

Mensagem por Pedrokico » 05 dez 2005, 09:44

Sou proprietário de um patrol 260 TD, e agora há dias comecei a sentir uma vibração mt forte apenas no volante, sei k não são rodas descalibradas,e isto acontece dps de passar dos 60KM/H, agora pergunto o que deve ser?

AbraçoTT

Pedro Costa

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 05 dez 2005, 09:46

O Paulo Lança deve saber
O GR dele tb teve o mesmo problema
Acho q deves ter um cubo da rodas gripadas
Exprimenta em por os cubos em LOCK
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 05 dez 2005, 10:25

Boas , dá uma vista de olhos aqui :

https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?t=663

Mensagem por Paulo Lança » 05 dez 2005, 10:28

Registado: 04 set 2005, 20:32

Mensagem por Pedrokico » 05 dez 2005, 11:14

Paulo obrigado pela ajuda mas penso k o meu caso é diferente, pois so eu condutor, é k sinto a vibração toda, esta vibração refelte-se no volante e so apenas nele.

Obrigado

Pedro Costa

Mensagem por Paulo Lança » 05 dez 2005, 11:22

Pedrokico Escreveu:Paulo obrigado pela ajuda mas penso k o meu caso é diferente, pois so eu condutor, é k sinto a vibração toda, esta vibração refelte-se no volante e so apenas nele.

Obrigado

Pedro Costa

não será então o amortecedor de direcção que deu o berro ?

ou os terminais de direcção gripados (com folga) ?

ou os sinoblocos das molas ?

Registado: 14 ago 2005, 14:21

Re: Ajudem P.F.

Mensagem por MI » 05 dez 2005, 16:34

Pedrokico Escreveu:Sou proprietário de um patrol 260 TD, e agora há dias comecei a sentir uma vibração mt forte apenas no volante, sei k não são rodas descalibradas,e isto acontece dps de passar dos 60KM/H, agora pergunto o que deve ser?

AbraçoTT

Pedro Costa

Boas.

Essa vibração aumenta quando passas por buracos?
Não querendo desviar o teu tópico queria aproveitar para expor um problema parecido que acontece com o meu patrol - até pode ser que tenha a mesma solução.

No meu caso é um Y61 de 2000 e além do volante a carroçaria tb vibra, mas só quando passa por irregularidades e acima dos 100kmh na autoestrada. Quando o comprei (2ªmão) notava uma ligeira trepidação mas nada de mais. Dava para andar a qq velocidade.Calibragem e rotação não resolveu. Um dia tive a infelicidade de numa rotina de manutenção por o jipe numa oficina de um conhecido e pedi para ele verificar folgas de direcção. Ele disse que apenas tirou o amortecedor de direcção e voltou a por(achava q estava gasto mas n tinha substituto). Ficou pior. O jipe agora vibrava mais e principalmente quando pasava em buracos na AE. Meti um amortecedor direcção ToughtDog mas manteve a trepidação. Os amortecedos estão bons. Não voltei lá e meti na nissan. Nao detectaram nada, só afinaram um cubo mas não resolveu. Ultima hipotese: pneu ovalizado ou "flat spot".

Mas o que realmente acho estranho é o carro agora nem volta a ter o comportamento de antes de começar a vibrar tanto, que até dava para ir a 160kmh na boa. Agora na autoestrada nem me atrevo a passar dos 110kmh senão quando passo num buraco começa tudo a saltar, que até a barraca abana!
Y61 3.0DI

Mensagem por Paulo Lança » 05 dez 2005, 16:38

MI , aí está algo bem estranho .........

Mensagem por MI » 05 dez 2005, 16:52

paulo_lanca Escreveu:MI , aí está algo bem estranho .........

Nem me digas isso...
Ironicamente o meu carro anterior era tb um patrol mas o sd33 de 89. Tinha exactamente o mesmo problema.
Comprei este patrol gr 3.0 por amor à marca e achar um jipe espetacular e moderno.
Então não é q está a ficar igual ao antigo !!!
Y61 3.0DI

Mensagem por Paulo Lança » 05 dez 2005, 17:18

MI Escreveu:
paulo_lanca Escreveu:MI , aí está algo bem estranho .........

Nem me digas isso...
Ironicamente o meu carro anterior era tb um patrol mas o sd33 de 89. Tinha exactamente o mesmo problema.
Comprei este patrol gr 3.0 por amor à marca e achar um jipe espetacular e moderno.
Então não é q está a ficar igual ao antigo !!!

:eek: eu não procurava um mecânico , mas sim uma mãe de santo ou mesmo um exorcista :eek:

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 05 dez 2005, 18:28

Boas, eu retirei o amortecedor de direcção e a partir dai nos 60km/h nem consigo segurar o volante, se acelerar mais passa. :(

Mensagem por MI » 05 dez 2005, 19:28

Bem que tenho de me benzer antes de me meter na autoestrada.

Mas acho q encontrei uns sites que explica bem o fenómeno.

http://www.kevinsjeepparts.com/techarti ... obble.html

http://www.yuccaman.com/jeep/dw.html
Y61 3.0DI

Registado: 18 ago 2005, 05:03

Mensagem por Mário Guedes » 05 dez 2005, 21:13

O meu 260 fazia o seguinte, entre os 60 km/h e os 100 km/h se passa-se por dentro de um buraco a direcção e todo o carro dava em tremer e abanar que era quase impossivel suportar, as rodas pareciam que iam saltar fora, tinha de baixar ou subir a velocidade para alem das margens que referi....
Sempre que ele fazia isto, quando chegava a casa abria os cubos enxia-os de massa consistente.....A situação passava por mais 5000 ou 10000 km.....
MJGuedes

Registado: 15 ago 2005, 18:01

Mensagem por pattrol » 18 dez 2005, 00:18

Talvez ajude a minha experiência. Tenho um 260-2.8 de 1993 e tinha o mesmo problema. mudei amortecedor direcção, ficou novo e deixou de fazer a mesma vibração de que falam no volante e rodas da frente entre os 60 e 90 km/h.
Saudações 4x4
A Alves

Registado: 30 out 2005, 14:37

Mensagem por R.viola » 27 dez 2005, 02:39

o meu t faz isso, mas só o faz se tiver mais de 30 libras (acho) de ar.
parece que se desponta todo...mas se baixar para essa pressão ele anda todo contente e nem diz nada nem sinais dá.
calculo que seja pq qd tem os pneus mais vazios a pressão exercida nas barras de direcção seja maior de modo que n o deixa vibar devido ás folgas..(folgas que numca vi).
já me disseram que era o amortecedor de direcção,as jantes cm o centro ovalizado, as barras que tinham folga etc etc...
acho que a solução parte por começar a mudar tudo referente á direcção..de uma ponta a outra mal seja que isso n passe
abraço :rolleyes:

Mensagem por MI » 28 dez 2005, 11:36

Problema resolvido!!
O pneu esquerdo da frente estava estragado. Mas não era detectado a olho nú nem na maquina de calibragem. Foi apenas um pressentimento que aquele pneu não estava bom o que levou a trocar com o pneu suplente. A vibração (mais parecido com terramoto) desapareceu. Já consigo andar a velocidades superiores a 120kmh. Agora desconfio tb o da direita pk ainda sinto ligeira vibração. Venha mais um pneu!
Y61 3.0DI

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 28 dez 2005, 12:57

Boas,

O meu passou a fazer isso qd lhe mudei os pneus.

Passou de 205 a '33 ehehehe

C/ os de origem, td sem stress do 0km/h aos 160 np.

C/ os 33 entre os 90 e os 110 a direção começa a tripar tda.

Lamento não ajudar mt mais. :confused:
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Registado: 11 jun 2007, 19:07

Mensagem por lucas lage » 10 out 2007, 16:31

O MEU COM OS DE ORIGEM COMEÇOU A FAZER 205/80/16 E NUMCA MAIS PAROU. EXPERIMEITEI TUDO CUBOS ,DISCOS,ETC.... DEPOIS METI GENTES NOVAS E UNS 235/85/16 E LA SE FOI O PROBLEMA,COMO NAO ACREDITAVA DEPOIS DOS GASTOS ,FOI PO-LOS NAS GENTES VELHAS E SUPRESA TREMELIKES NADA . E DE DOIDOS.OU ENTAO ESTAO EMBRUCHADOS

Registado: 15 fev 2007, 22:14

Mensagem por filipecruz » 11 out 2007, 00:39

com o meu avô tambem acontecia o mesmo agarrava o volante e akilo tremia tudo mas depois parava numa taberna bebia uns bagaçitos e a trepidação acabava... [}:)] [}:)]

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 13 out 2007, 17:55

Bem já que este tópico tá aqui á mão vou contar como é que resolvi esses tremeliques no meu burro:

depois de ter feito tudo o que possam imaginar só havia uma solução recorri ao "Dom Armando Monteiro" ,amarrei o burro a uma arvore e deixei o Sr Dom fazer o seu trabalhinho e não é que resultou.
o coço-os ou vou pós foruns

Voltar para Off-topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 2 visitantes