CypeCad ajuda percisa-se!

Todos os temas que não tenham directa ou indirectamente a ver com tt , aqui fala-se sobre tudo ......... mas com juizinho .

Registado: 09 fev 2006, 18:09

CypeCad ajuda percisa-se!

Mensagem por gnasGR » 02 out 2007, 15:36

Estou em fase de conclusão do projecto da minha futura moradia.
Acontece que para calcular o betão armado, estou com algumas dificuldades pois não domino o CypeCad.
Este programa, pelo que eu percebi só calcula estruturas completas, não permitindo calcular por exemplo uma viga simples com uma determinada carga.

Como a minha estrutura é toda em betão armado, composta por paredes resistentes e lages aligeiradas, não sei como proceder dado que ao importar do Cad, os Layers correspondestes a Pilares são paredes resistentes e dá erro.

Pelo que percebi, só funciona se na Arquitectura forem desenhados pilares, ai sim, ele importa, e já permite montar Vigas, lages etc;
Neste caso, terei problemas no cálculo das fundações, dado que o peso próprio das paredes que o Cype vai calcular estará errado, originando uma fundação menor…

Será que entre os nossos ilustres membros há um que me possa dar umas dicas?

Desde já grato,

Guilherme

Registado: 21 ago 2006, 18:11

Mensagem por GatoYzf » 02 out 2007, 17:58

o Programa permite calcular uma viga simples tem e que estar apoiada.e podes inserir o tipo de carga que quizeres.
Bem eu ate te poderia tentar ajudar mas nao consuegui perceber qual era a tua questão em concreto.
Que programa usaste para a arquitectura?
Tu os desenhos de cad(arquitectura) ao inserires no Cype apenas precizas de inserir como dxf pois esses desehos apenas te vao servir de referencia para criares uma estrutura.
Bem qualquer coisa apita.

Registado: 09 dez 2005, 13:51

Mensagem por JSantos » 02 out 2007, 22:20

Eu uso o Tricalc no cálculo de estruturas, para as modelar sigo a mesma orientação que o GatoYzf escreveu.

1º Faço um ficheiro em autocad, com cada piso ou nível em layer's independentes. Importo para o Tricalc como desenho, para servir apenas de referência.

2º Construo um ficheiro no autocad, só com os eixos dos pilares (points), e nos casos mais complicados desenho mesmo as barras da estrutura tridimensionalmente (pilares e vigas) com ''lines ''. Importo como estrutura, para iniciar a construção da dita.

Quanto ás paredes maciças, e para estruturas de pequena dimensão ''moradias'', normalmente substituo por uma sequência de pilares e vigas, ligados entre si por barras fictícias* em cruz(* é uma função do Tricalc, no cype tb deve existir). A sapata destes pilares é conjunta.

Opto por esta técnica, pq nunca obtive bons resultados, quando utilizava a opção de paredes resistentes. Tinha mt problemas para equilibrar o cálculo. Devido a grande massa e inércia destes elementos, têm mt influência do centro de massa da estrutura. Absorvem a maioria das acções sísmicas, logo sapatas de dimensões assustadores e ferro com fartura.

Qualquer dúvida ou opnião que pretendas estou ao dispor,

Abraço

JSantos - Leiria

Mensagem por gnasGR » 04 out 2007, 10:17

Boas GatoYzf,

A questão de calcular uma viga simples prendeu-se com o facto de eu tentar comparar os cálculos obtidos com um programa antigo, com um programa de ultima geração.
Foi com este programa, que calculei a minha primeira construção, onde após considerar o tipo de apoios, acções, cargas etc, ele calcula os momentos e eu, através de uma tabela de conversão de ferro, escolho a armadura que pretendo.

Como este programa é muito arcaico, tentei através do Cypecad, mas não consegui.

Quando a minha futura estrutura:
Desenhei a Arquitectura em AutoCad2005;
Por acaso importei os desenhos em DWG, mas em DXF também é pacífico.

Se importar a Arquitectura com pilares desenhados, associando o layer dos pilares, consigo de uma forma simples montar vigas e lages, mas não quero calcular através de pilares isolados, dado que a estrutura é toda ela em paredes resistentes.

Já tentei através do comando de inserir parede/pilar criar a estrutura, mas não consigo, ou melhor não o sei fazer.

Mensagem por gnasGR » 04 out 2007, 10:30

Boas JSantos,

Creio que quanto a Arquitectura e sua importação para servir de base ao cálculo, estamos todos de acordo.
Não conheço o Tricalc, mas no Cypecad, quando importas, se associares o layer dos pilares (Cad/Cype) disponibiliza de imediato a estrutura em 3D.
A medida que vais acrescentando elementos, vigas, lages, consegues acompanhar de forma automática a evolução da estrutura em 3D.
Acho esta função extremamente intuitiva e funcional, mas para o que pretendo, não chega, é muito bonito, mas não me da os cálculos e os consumos.
Como não tenho nenhuma versão do Tricalc, não poderei explorar a sugestão de substituir as paredes resistentes por uma sequência de pilares, a não ser que o Cype também o permita, mas desconheço.

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 05 out 2007, 23:48

Embora não tenha nada a haver com a questão que o nosso amigo Guilherme colocou, não posso deixar passar este tópico sem proferir estas palavras.

Esta questão do companheiro GnasGR não tem nada a haver com TT, Jipes, Marcas, etc. Contudo houve pronta resposta de alguns membros que estarão dentro do assunto. Isto prova, uma vez mais, que o companheirismo deste Fórum, continua COMO SEMPRE, ao mais alto nível, ao invés do que alguns gostariam... Deixo aqui os meus mais sinceros Parabéns a todos os membros que fazem parte deste Fórum e que nunca deixem morrer este espírito de entre-ajuda vivido não só no TT mas neste seio de AMIGOS!

[clap]
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Registado: 22 mai 2007, 18:16

Mensagem por azevedo » 06 out 2007, 14:39

:thumbsup: [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap]

Registado: 09 dez 2005, 13:51

Mensagem por JSantos » 08 out 2007, 23:36

gnasGR Escreveu:Boas JSantos,

.......
Como não tenho nenhuma versão do Tricalc, não poderei explorar a sugestão de substituir as paredes resistentes por uma sequência de pilares, a não ser que o Cype também o permita, mas desconheço.

As "barras ficticias" no Tricalc são elementos resistentes que são considerados pelo programa durante o cálculo de esforços, mas são ignoradas no dimensionamento e saídas finais do projecto estrutural. Basicamente uso esta função para simular rigidez de grandes planos maciços.

Imagina uma parede maciça com a seguinte secção: 20x300 (cm),

faço seguinte:

Coloco 1 pilar (ex. 20x50) em cada topo, ligo os pilares em cruz e nos topos utilizando as barras fictícias. Construo uma sapata cunjunta, e aplico na estrututa uma acção permanente que simula o P P da parede.

Esta situação não permite a medição das quantidades de material, as paredes terão de ser adicionadas manualmente.

:thumbsup: :thumbsup:

Voltar para Off-topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes