por rs2 » 27 abr 2007, 23:13
Ola
Obrigado pela ajuda. Mas devo confessar q ainda estou um pouco perdido relativamente as diferencas do CB de 40 canais e este radios maisc complexos.
Apesar se informatico e programador de profissao ja ha muitos anos, radio para mim so conhecia aqueles para falar com os amigos no TT q tem 40 canais, roda-se o botao e escolhe-se o numero (ja me fazia confusao pq raio havia uns q tinha ABCD para cada canal).
Bom mas ja agora gostaria de me "apresentar"... alias um pouco de historia tmb para nao parecer q comprei o radio ontem e montei-o ali eheh
A primeira vez q comprei a antena e o radio fui na Caleidosom (acho q é assim o nome da loja) q me foi muito recomendada e foi para por no UMM.
O sr. muito simpaticamente vendeu-me o materia e aconcelhou-me a antena etc, deu-me umas dicas do melhor sitio para por (era dificil pq o UMM era de capota de lona) fui para casa montei, passei os cabos etc. Eu com soldaduras, cabelagens, montagem audio etc estou a vontade, tenho muito cuidado com a qualidade e acabamento de fichas e soldaduras, gosto de isolar bem as coisas, sou muito amigo de manga retratil etc...
Voltei depois la a loja pra afinar a antena.
devo confessar q depois vendi o UMM, utilizei o mesmo material cabos e tudo num Patrol a gasolina q tive (nunca tive ruidos com este carro curiosamente) e como se pode ver em algumas fotos aqui no forum tinha a antena fixa no centro do capom.
Tive o cuidado de manter o cumprimento do cabo original para nao alterar muito a afinacao (pensei eu), mas mesmo assim adiei a visita novamente a Caleidosom para me reafinarem a antena.
depois deste Patrol troquei-o por um HDJ80 e usava a antena cá atras, novamente usei tudo, e oo cabo continuava com o mesmo comprimento raticamente, so lhe tinha removido 2cm +/- para voltar a fazer a ficha.
novamente nao reafinei a antena tmb
depois do HDJ80, veio este Patrol q tenha agora. É um Patrol GR 3.0Di gasoleo dos longos.
instalei +/- provisoriamente a antena a frente no capom mas na calha ao centro perto do parabrisas.
so notava ruido/interferencia quando punha limpavidros a trabalhar por exemplo, o motor electrico do ArCondicionado tmb.
depois de por luzes de xenon é q foram elas. praticamente nao posso usar o radio com as mesmas ligadas, faz: "FFFFFFFFFFFFFFFF" tenho de ter o botaozinho do Squelch todo no maximo praticamente.
No entanto quando apanho alguem a falar ouço as vozes limpas sem ruido.
pensei q era ruido da alimentacao, andava a pensar comprar uns filtros q se usam até no audio/tuning mas depois lembrei-me de testar uma coisa.
com as luzes xenon ligadas, limpavidros a funcionar etc, retirei a antena da base e liguei o radio. e fez-se silencio.
penso q posso deduzir q se fosse da alimentacao o ruido manter-se-ia
tmb experimentei, com tudo ligado colocar a antena novamente e assim q a encosto aparecem os ruidos do motor electrico das escovas e o "ffffff" dos xenon - alias dos balastros.
penso q seja a antena q capta esses ruidos por estar ali perto e estou a pensar experimentar por a antena ca atras, se n houver solucao de eliminar ou isolar essas interferencias. é q prefiro ter a antena ali a vista.
Ah o radio q tenho é um radio Alan78plus, tmb comprei a licenca (aquela vitalicia)
e ainda tmb nao calibrei a antena nesta ultima posicao e neste carro...