ANTENA DE CB ARTESANAL

Instalar o Rádio CB? Medir estacionárias? Tudo o que precisas aqui!

Registado: 03 set 2005, 22:38

ANTENA DE CB ARTESANAL

Mensagem por Cardini » 24 nov 2005, 19:42

Boas pessoal!

Desculpem a minha ignorância no campo das comunicações, mas...sabem se uma antena artesanal funcemina?Tipo, sem queimar o rádio?

O meu pai é serralheiro e chegou-me a casa com uma antena fisicamente igual a uma de cb com cerca de 100 cm...o problema é que não sei se a posso usar ou não, porque já me disseram que se não cumprir determinadas regras de construção pode queimar o rádio (alan 42)!O material utilizado foi aço inox!

Agradeço desde já os vossos esclarecimentos!

Grande abraço!

RP

Registado: 24 nov 2005, 03:21

Mensagem por PV » 25 nov 2005, 21:31

Boas!

Uma antena artesanal pode fazer o papel, contudo não basta ter o "comprimento" de uma outra, é um pouco mais complexo que isso! Tem que cumprir certos requisitos, nomeadamente o comprimento eléctrico / onda e outros... Senão: estacionárias em demasia e o radio Pufff!

No caso do CB a antena teria que ter 11 metros de comprimento, para ser de onda completa e eficaz! Claro que nenhuma ou quase nenhuma os tem, nem podia, muito menos em móvel! Por isso é que se "encurtam" para certas proporções (1/2, 1/4, 5/8, etc de onda), e se usam, normalmente, bobinas que simulam o tal comprimento de onda.

Mas para não delongar muito a resposta com pormenores técnicos, visite este link, tem lá boas dicas para fabrico, colocação, etc de antenas CB homemade em viaturas [wink]

http://home.att.net/~wizardoz/cbmw/antenna_fabri.html

Cumprimentos!

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 25 nov 2005, 23:13

wow :eek: isto tem muito que se lhe diga , não é tão simples assim :confused:

Mensagem por PV » 26 nov 2005, 01:57

paulo_lanca Escreveu:wow :eek: isto tem muito que se lhe diga , não é tão simples assim :confused:

É verdade... De simples pouco tem, contudo dá outro gozo quando usamos algo feito por nós, mas claro, que funcione! :cool:

Mas um conselho a quem não tem conhecimentos técnicos para o fazer e chega à conclusão que somando dores de cabeça + gastos + incerteza de funcionar ou não, é que mais vale comprar uma já devidamente sintonizada com o cabo à medida, apoio, etc. Até porque nem são muito caras (30 a 50 euros) e o risco de ter estacionárias susceptíveis de danificar o rádio é quase nulo.

Eu uso uma Sirtel Santiago 1200 e uma President Mississippi (70 cm), para o mato acho que esta última é bem melhor que a incoveniente Santiago e os seus quase 2 metros de altura! Contudo é certo que a President não sai tão bem... Mas, para boas comunicações a curta / média distância (até 40 Km), que são as mais usadas no TT, é suficiente. A não ser que se queira fazer DX (comunicações a longa distância) com o Brasil ou Europa enquanto se atasca a jipanga!

Cumprimentos!

Registado: 09 nov 2005, 21:27

Mensagem por cruzdefogo » 26 nov 2005, 12:19

boas eu tenho um alan 78 plus e uma antena de 70 com base magnética...se colocar uma santiago 1200 como a tua apanho mais distância?mas nao ate ao brasil certo?obrigado :thumbsup:

Mensagem por PV » 26 nov 2005, 13:52

Boas, cruzdefogo!

Antes de mais, digo-te que se calhar o mais importante nas comunicações é a antena, podes ter o melhor e mais caro rádio do mercado mas se tiveres uma antena de caca ou mal instalada nunca farás boas comunicações! Há até por aí quem diga que o mais importante num sistema de comunicações é a antena!

Essa de 70 (presumo que cm) com base magnética... humm... Consegues separar / desatarrachar a antena da base ou não? Caso sim, aconselho-te a arranjar um suporte fixo para o jipe e adapta-a lá! Se a antena e base (magnética) forem uma só peça não tens aí grande antena!

A eficiência da antena é muito dependente da terra / plano de terra desta, isto é, em móvel tem que estar colocada em pontos estratégicos da viatura e com uma boa ligação à carroçaria / massa desta, pois toda a carroçaria / chassis irão fazer o "plano de terra" da antena, logo, melhores recepções e transmissões e menos estacionárias!

Como será fácil de perceber a base magnética numa antena não favorece em nada o que atrás disse, pois não está em contacto directo com o carroçaria da viatura e daí o rendimento não ser tão bom! E no TT há sempre mais um incómodo, nunca sabes quando tens que sair do carro para a colocar no sítio!

E se é pela estética, esquece! Eu prefiro trazer um suporte de antena fixado na mala do Patrol e atarrachar lá antena quando for necessária do que andar com um disco magnético a riscar-me o tejadilho e com um cabo pendurado a entrar pela janela! :puke:

Portanto dou-te um conselho: primeiro vê se arranjas um suporte de mala para a antena, seja ela qual for (eu tenho um que comprei por, salvo erro, 10 aérios e fiz um outro à medida :D em aluminio) e depois pensa na antena!

E sim, a santiago 1200 é sem dúvida a melhor antena que podes arranjar para um CB móvel! Apanhas e transmites a maiores distâncias. Falar para o Brasil?! Ui, até chateia, dependente das condições climatéricas e da tua localização (influênciam ambas as condições de propagação das ondas) fazes DX (comunicações a longas distâncias) com toda a Europa e América do sul! E não precisas de grandes potências de emissão, no dia e local certos (por exemplo junto ao mar e numa noite de verão em que a propagação esteja "aberta") com uns simples 4 watts consegues falar com o Brasil como se estivesse já ali!

Resumindo: trata de arranjar um suporte, fixa-o à mala do Patrol e depois bota-lhe a Santiago, logo vês a diferença, para melhor! Outra coisa a não esquecer é o tamanho da vareta da santiago 1200 (quase 2 metros) que pode ser um inconveniente no TT.

Se necessitares mais dicas, do pouco que sei, ajudarei!

Cumprimentos!
Feliz proprietário dum RD28T!

Mensagem por Paulo Lança » 26 nov 2005, 23:50

quem sabe , sabe :nod: :thumbsup:

Registado: 18 ago 2005, 05:03

Mensagem por Mário Guedes » 27 nov 2005, 06:31

eu que só sabia falar (e mal) com os rádios, agora e que me apercebo que isto e complexo de catano!!!! :confused:
MJGuedes

Registado: 09 nov 2005, 21:27

Mensagem por cruzdefogo » 28 nov 2005, 01:50

boas...kuanto á minha antena penso k nao terá 70 cm mas sim para ai 50 cm e é uma presidente e sim desenrrosca, assim sendo pequenina de nada serve um suporte... ver se invisto numa dessas santiago 1200...ja agora sabes o preço ???
obrigado pela esplicação sempre fiquei a perceber mais....estamos sempre a aprender.
:thumbsup:

Mensagem por PV » 28 nov 2005, 02:28

O preço da Santiago 1200 varia um pouco... Já as vi à venda, em promoção, por 45 aérios (barata!) mas também já as vi a 60! Conta com estas margens!

Mas investe logo num bom suporte! Há vários modelos à venda, evitam teres que furar chapa no Patrol, fazem uma boa "massa" à carroçaria e são reguláveis para posicionar a antena. Por exemplo este é para a aplicar nas grades do tejadilho, este na mala (tenho um destes, é excelente, articulado, podes orientar a entena para onde queiras) e este na dobra do tejadilho por cima da porta (não me lembra nome técnico dessa dobra). Custam, respectivamente, 11, 18 e 10 aérios.

Cumprimentos!

cardini, desculpa lá o desviozeco ao teu tópico...

Registado: 17 ago 2005, 10:17

Mensagem por Pestinha » 28 nov 2005, 10:20

Boas! eu mandei fazer u meu suporte
    Imagem
    acho que ficou engraçado! nao sei se realmente em termos de massa ficou do melhor, mas apanho com alguma distancia! ja agora qual a vossa apinião[/img]
[/img]

Mensagem por Paulo Lança » 28 nov 2005, 15:14

ficou porreiro pestinha , mas eu dáva-lhe com uma tinta preta [wink]

Registado: 17 ago 2005, 10:17

Mensagem por Pestinha » 28 nov 2005, 16:56

como foi tudo feito em cima do joelho... tenho de pulir e pintar. mas em termos tecnicos acho que assim funcinona bem...

Registado: 27 nov 2005, 14:37

Mensagem por yznogud » 28 nov 2005, 19:40

Pestinha Escreveu:como foi tudo feito em cima do joelho... tenho de pulir e pintar. mas em termos tecnicos acho que assim funcinona bem...

Tá bótimo, melhor que bom e melhor que óptimo eheh...
Tem atenção por onde passa o cabo se tiver uma mudança brusca no angulo devido por exemplo à borracha ou batente da porta pode partir e provocar má emissão, no mínimo.

CumprimenTTos
Mário
O meu Samurai quando for grande quer ser um Patrol ;)

Mensagem por PV » 28 nov 2005, 19:55

Está excelente, Pestinha!

Eu quando olhei à primeira, pensei: Olha! Querem ver que este gaijo me fotografou o jipe! [bigsmile]

A única diferença é que eu apliquei o meu (também feito por mim e é o que uso) no lado esquerdo e apertado, também, nos parafusos do trinco da porta!

Está optimo! :thumbsup: Aí faz uma boa massa, sai bem, pois o plano terra é ligeiramente direccional, ou seja, para onde apontares a frente do jipe melhor sinal de transmissão e recepção tens.

Depois aí nesse sítio não incomoda nada, a porta fecha na perfeição e o cabo passa bem pelas borrachas. Eu tive foi que dar uma afinadela na posição do trinco, primeiro apertei-o numa posição em que ao fechar não fazia aquele "trec" simples... arranhava... Mas com paciência afinei-o bem! Contigo não aconteceu isso?

A diferença é que o meu fi-lo em, alumínio de 2 mm de espessura... Foi o melhor material que arranjei, trabalha-se bem, não oxida e é um excelente condutor electrico, tem é o incoveniente de para se soldar ficar num balúrdio, então rebitei a dobra. Pintar é uma cegada, arranjar tinta que fique no alumínio, xiii! Teve que ser uma daquelas de spray, ainda lá está!

Como disse o Paulo_lanca, pintar a preto é o que falta aí! Um conselho: cuidado para que a tinta não fique a isolar o contacto da antena / base com a carroçaria.

Cumprimentos!

Voltar para Comunicações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante