khukhas Escreveu:Qual é o alcance normal de um rádio CB? Depende da antena?
Olá caros amigos paTTroleiros.
Este é o meu 1º post, e vou tentar ajudar com algum conhecimento que tenho nesta área, pois faço CB à 14 anos...
Tenho uma estação montada em Base (Casa) e em Móvel (Carro - ainda não tenho Patrol mas já não falta muito. Quando tiver o Patrol farei a minha apresentação.)
Quanto à CB:
O CB (Citizens Band - Banda do Cidadão), é um meio de comunicação em modo simplex (Comunicação alternada 1 para 1, sem sobreposição), e que pode ser utilizado nas classes de emissão AM (Amplitude Modulada), FM (Frequência Modulada), USB (Upper Side Band - Banda Lateral Superior) ou LSB (Lower Side Band - Banda Lateral Inferior).
Tem 40 canais para comunicação, devendo deixar-se livres o 11 (canal de chamada oficial) e o 9 (comunicações de emergência oficial).
Geralmente, os canais 22 em AM e 34 em LSB são utilizado pelos camionistas (barras pesadas na giria CB) e outros veículos, para troca de informações de transito, etc.
Existe uma regra sociológica no CB na utilização dos canais:
1 ao 30 - Utilizam-se em AM ou FM
30 ao 40 - Utilizam-se em USB ou LSB
Breve análise (Geral) às Classes de Emissão:
AM - Amplitude Modulada (ou: modulação de amplitude) na gíria, Ana Maria (de AM). Maior resistência aos obstáculos, menor qualidade de modulação (áudio). Alcance médio. Mais utilizado em comunicações Móvel-Base/Base-Móvel.
FM - Frequência Modulada (ou: modulação de frequência). Menor resistência aos obstáculos, melhor qualidade de modulação. Alcance médio. Mais utilizado em comunicações Móvel-Móvel.
USB - Banda Lateral Superior (Upper Side Band). Excelente resistência aos obstáculos. Razoável/Boa qualidade de modulação. Alcance Muito Longo. Mais utilizado em comunicações Internacionais Móvel-Base/Base-Base.
LSB - Banda Lateral Inferior (Lower Side Band). Excelente resistência aos obstáculos. Razoável/Boa qualidade de modulação. Alcance Médio/Longo. Mais utilizado em comunicações Móvel-Móvel/Base-Móvel nacionais.
Quanto às potencias CB:
Na legislação actual, é permitido utilizar 1 Watt em AM, 4 Watt em FM, e 4 Watt em LSB e USB.
Todavia, o mais comum é a utilização de 5 Watt AM/FM e 12 Watt LSB/USB, dependendo dos equipamentos, embora também seja possível operar com potencias superiores.
Tipos de equipamentos CB:
Existem 3 tipos de equipamentos, os portateis, os moveis, e os fixos.
Os portáteis são para utilização em mão, onde tudo está numa caixa só, a antena, o transceptor, e o microfone.
Os móveis são os mais comuns em jipes, carros e camiões. Constituem-se em três partes separadas: Antena, transceptor e microfone.
Os fixos são utilizados em estações de Base (montados em casa), e também são separados: Antena Fixa, transceptor e microfone de base.
Em termos de qualidade/preço têm uma relação proporcional, óbvia.
Portáteis: Menor qualidade/Menor preço.
Moveis: Média qualidade/Médio preço.
Fixos: Elevada qualidade/Elevado preço.
Considere-se aqui qualidade como qualidade-aproveitamento.
Para a pratica TT interessa mais ter um equipamento móvel, embora um portatil talvez satisfaça.
Exemplos de estação móvel: (Transceptor - Antena - Microfone)
1º Alan 78 Plus - President Dakota - Microfone Alan
2º President Grant - Santiago 1200 - Microfone pré-amplificado Cobra
3º Cobra 148 GTL - Sirio 600 - Microfone Sadelta
Tipos de Antenas CB:
Existem três tipos de antenas, as de portátil, as de móvel e as de fixo.
As de portátil geralmente são fixas ao próprio equipamento, pouco à a falar delas.
As de móvel são montadas à parte, noutra localização do carro, de preferência o mais longe possível do equipamento, e no plano mais elevado e central possível. Infelizmente, no meio do tecto são um pouco inestéticas e são incomodas, portanto o mais comum será à traseira, na porta da mala, do lado contrario ao condutor, portanto, do lado direito. Claro que cada um achara mais ou menos conveniente, esta ou aquela localização, de acordo com o seu veiculo. A distancia do cabo a utilizar entre a antena e o transceptor deverá obedecer a regras de comprimento, de modo a se optimizar a emissão, evitando perdas e ondas estacionarias ((Potencia de sinal que chega à antena e volta para o radio. Quanto maior esta relação, menor a potencia de saída e maior a probabilidade de queimar (literalmente) o equipamento)).
Quanto ao Cabo:
Cabo recomendado para móvel: RG-58U.
Comprimentos recomendados:
- 1.82 metros
- 5.46 metros
- 9.10 metros
Menos é ridículo e mais é exagerado para instalação em móvel.
Antenas Fixas:
De montagem em Telhados ou Torres, entre 4 a 10 metros, podem ser de polarização vertical ou horizontal (dipolos).
Existem antenas de 1/8 de onda, 1/4 de onda, 1/2 onda e 5/8 de onda, sendo que as "piores" são as de 1/8 e as "melhores" de 5/8 de onda. O comprimento destas é proporcional. Quanto maior comprimento de onda, maior a dimensão da vareta irradiadora.
Deve-se ter sempre em atenção quais as potencias admissíveis por antena. Se colocarmos uma antena que permita o máximo de 10 Watt e usar-mos 20 Watt, só usamos uma vez. Depois é antena e rádio para o lixo.
Antenas Fixas:
Seguem o mesmo padrão das moveis (1/8, 1/4, 1/2, 5/8 e ainda 7/8), mas com dimensões e prestações de longe muito superiores. Também mais caras. Exemplo da maior actualmente no mercado, é a SIRIO VECTOR 4000, com 9 metros de comprimento vertical.
Quanto às distâncias de alcance:
A CB está estabelecida nos 11 metros de comprimento de onda, ou seja, em HF (Hi-Frequencies), e os seus 40 canais localizam-se entre os 26,965.00Mhz (Canal 1) e os 27,405.00Mhz (Canal 40).
Há duas formas de estabelecer contacto via CB: Contactos Ponto-a-ponto (sinal directo de antena para antena), ou Contactos por Reflexão Ionosférica (sinal reflectido na camada ionosférica da atmosfera).
- - Contactos Ponto-a-ponto:
Dependem da curvatura terrestre, genericamente. Assim, se duas antenas de CB estiverem em visualização de horizonte o contacto será possível, dependendo da potencia de emissão, classe de emissão e dos obstáculos (naturais ou artificiais) que o sinal encontrar da origem ao destino. Por exemplo, faço regularmente contactos directos (ponto-a-ponto), de Massamá (Sintra) para Lisboa, Mafra, Loures, Setúbal, Almada, Palmela, Oeiras, Costa da Caparica, etc., com uma potencia mínima de 1 Watt, e com uma potencia máxima de 500 Watts, faço contactos directos até onde a vista alcança (e um pouco mais).
- - Contactos por reflexão ionosférica:
Não dependem da curvatura terrestre. Dependem da maior ou menor densidade de camada ionosférica que esteja presente no momento de emissão (Esta camada surge e desaparece conforme a velocidade e força dos ventos solares, daí que este contactos de longo alcance só se consigam durante o dia, e a horas especificas), bem como da classe de emissão. A potencia já não é tão relevante nestes contactos de longo alcance. Por exemplo, o contacto mais longínquo que fiz com 1 Watt em FM foi para Itália (Massamá-Modena) (1875Kms), e com 500 Watt em USB foi para África do Sul (Massamá-Pretoria) (8127Kms).
Portanto, o alcançe varia consoante a potencia, antena e condiçoes geograficas e climatericas. Todavia, podem considerar-se algumas distancias pré-estabelecidas:
Em Montanha; Terreno irregular, muitos minerais e árvores, com um PRESIDENT GRANT, SANTIAGO 1200, microfone SADELTA, pré-amplificado, de dia:
FM: até 1/3 Km
AM: até 3/6 Km
LSB: até 12/16 Km
USB: até 20/30 Km
Em Campo aberto; poucos obstáculos, com o mesmo equipamento:
FM: até 8/10 Km
AM: até 20/30 Km
LSB: até 40/60 Km
USB: até (...)
Gíria e Códigos mais usados em CB:
QTH - Minha localização fixa (minha casa é em ...)
QRA Operador - Meu nome é ...
QRA Estação - Meu nome de estação é ...
QTR - Sao xx horas e xx minutos
QSA - A força do seu sinal é (0 a 5; ou em escala SANTIAGO: 0 a 9+30)
QRK - A qualidade do seu audio é (0 a 5)
QRL - O Canal está ocupado? (Deve-se perguntar antes de começar a falar num canal, pois pode estar ocupado e vamos interferir nas comunicações de quem já la estava...)
QRM - Ruído Atmosférico (O ruido que se ouve quando a frequência esta livre) (Está muito QRM, muda para AM, FM, LSB, USB, ou muda de canal)
Macanudo; OM - operador de CB
Macanuda; YL - operadora de CB
X - Namorada, Mulher (A minha X)
Cristalino; Cristalina - Filho, Filha
Maior - Pai; Mãe (O meu maior; a minha maior)
Chico escuro - Café (Vamos tomar ali um Chico escuro)
Vitamínico - Refeição (Vou vitaminar: Almoçar, Lanchar, Jantar, ...)
Pés de arame - Motas
Pássaro de alumínio - Avião
Vertical - Vamos encontrar-nos, conhecer-nos. (Vamos fazer uma vertical; ou Na vertical levo-te isso, ou falamos)
73/51 - Cumprimentos e Abraços
88 - Beijinhos
144 - Cama (Vou para o 144)
27 horizontais - Cama ('')
Esticar os dipolos - Esticar as pernas, descansar.
Barra pesada - camião
Barra ligeiro - Ligeiro
QRM22 - PSP, GNR em ...
Espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco melhor o que é a CB e o que se pode fazer com ela...
ForTTe Abraço para TTodos.
Pedro Jardim Garcia
Estação de CB "Outubro Vermelho"
Massamá