Página 1 de 1

Alcance de um CB

MensagemEnviado: 08 mar 2007, 12:16
por khukhas
Qual é o alcance normal de um rádio CB? Depende da antena?

MensagemEnviado: 08 mar 2007, 13:47
por José M Barateiro
o alcance e um cb depende de várias variaveis tais como: tempo, morfologia do terreno, qualidade da antena e para não falar da "qualidade" da instalação, agora venham os entendidos...que concerteza te darão uma resposta mais concreta

MensagemEnviado: 08 mar 2007, 14:39
por comman
uma vez que os CB são de transmissão ponto a ponto, ou seja, quando transmites, tem de estar alguem dentro do alcançe para receber a comunicação, por norma num carro consegues falar para 6Kms, dependendo obviamente de vários factores.
Estou certo de que por exemplo no alentejo, com SQL no maximo devem conseguir falar para mais longe...

Re: Alcance de um CB

MensagemEnviado: 12 mar 2007, 00:12
por pjgarcia
khukhas Escreveu:Qual é o alcance normal de um rádio CB? Depende da antena?


Olá caros amigos paTTroleiros.
Este é o meu 1º post, e vou tentar ajudar com algum conhecimento que tenho nesta área, pois faço CB à 14 anos...
Tenho uma estação montada em Base (Casa) e em Móvel (Carro - ainda não tenho Patrol mas já não falta muito. Quando tiver o Patrol farei a minha apresentação.)

Quanto à CB:
O CB (Citizens Band - Banda do Cidadão), é um meio de comunicação em modo simplex (Comunicação alternada 1 para 1, sem sobreposição), e que pode ser utilizado nas classes de emissão AM (Amplitude Modulada), FM (Frequência Modulada), USB (Upper Side Band - Banda Lateral Superior) ou LSB (Lower Side Band - Banda Lateral Inferior).
Tem 40 canais para comunicação, devendo deixar-se livres o 11 (canal de chamada oficial) e o 9 (comunicações de emergência oficial).
Geralmente, os canais 22 em AM e 34 em LSB são utilizado pelos camionistas (barras pesadas na giria CB) e outros veículos, para troca de informações de transito, etc.
Existe uma regra sociológica no CB na utilização dos canais:
1 ao 30 - Utilizam-se em AM ou FM
30 ao 40 - Utilizam-se em USB ou LSB

Breve análise (Geral) às Classes de Emissão:
AM - Amplitude Modulada (ou: modulação de amplitude) na gíria, Ana Maria (de AM). Maior resistência aos obstáculos, menor qualidade de modulação (áudio). Alcance médio. Mais utilizado em comunicações Móvel-Base/Base-Móvel.

FM - Frequência Modulada (ou: modulação de frequência). Menor resistência aos obstáculos, melhor qualidade de modulação. Alcance médio. Mais utilizado em comunicações Móvel-Móvel.

USB - Banda Lateral Superior (Upper Side Band). Excelente resistência aos obstáculos. Razoável/Boa qualidade de modulação. Alcance Muito Longo. Mais utilizado em comunicações Internacionais Móvel-Base/Base-Base.

LSB - Banda Lateral Inferior (Lower Side Band). Excelente resistência aos obstáculos. Razoável/Boa qualidade de modulação. Alcance Médio/Longo. Mais utilizado em comunicações Móvel-Móvel/Base-Móvel nacionais.

Quanto às potencias CB:
Na legislação actual, é permitido utilizar 1 Watt em AM, 4 Watt em FM, e 4 Watt em LSB e USB.
Todavia, o mais comum é a utilização de 5 Watt AM/FM e 12 Watt LSB/USB, dependendo dos equipamentos, embora também seja possível operar com potencias superiores.

Tipos de equipamentos CB:
Existem 3 tipos de equipamentos, os portateis, os moveis, e os fixos.
Os portáteis são para utilização em mão, onde tudo está numa caixa só, a antena, o transceptor, e o microfone.

Os móveis são os mais comuns em jipes, carros e camiões. Constituem-se em três partes separadas: Antena, transceptor e microfone.

Os fixos são utilizados em estações de Base (montados em casa), e também são separados: Antena Fixa, transceptor e microfone de base.

Em termos de qualidade/preço têm uma relação proporcional, óbvia.
Portáteis: Menor qualidade/Menor preço.
Moveis: Média qualidade/Médio preço.
Fixos: Elevada qualidade/Elevado preço.
Considere-se aqui qualidade como qualidade-aproveitamento.

Para a pratica TT interessa mais ter um equipamento móvel, embora um portatil talvez satisfaça.
Exemplos de estação móvel: (Transceptor - Antena - Microfone)
1º Alan 78 Plus - President Dakota - Microfone Alan
2º President Grant - Santiago 1200 - Microfone pré-amplificado Cobra
3º Cobra 148 GTL - Sirio 600 - Microfone Sadelta

Tipos de Antenas CB:
Existem três tipos de antenas, as de portátil, as de móvel e as de fixo.

As de portátil geralmente são fixas ao próprio equipamento, pouco à a falar delas.

As de móvel são montadas à parte, noutra localização do carro, de preferência o mais longe possível do equipamento, e no plano mais elevado e central possível. Infelizmente, no meio do tecto são um pouco inestéticas e são incomodas, portanto o mais comum será à traseira, na porta da mala, do lado contrario ao condutor, portanto, do lado direito. Claro que cada um achara mais ou menos conveniente, esta ou aquela localização, de acordo com o seu veiculo. A distancia do cabo a utilizar entre a antena e o transceptor deverá obedecer a regras de comprimento, de modo a se optimizar a emissão, evitando perdas e ondas estacionarias ((Potencia de sinal que chega à antena e volta para o radio. Quanto maior esta relação, menor a potencia de saída e maior a probabilidade de queimar (literalmente) o equipamento)).

Quanto ao Cabo:
Cabo recomendado para móvel: RG-58U.
Comprimentos recomendados:
- 1.82 metros
- 5.46 metros
- 9.10 metros
Menos é ridículo e mais é exagerado para instalação em móvel.

Antenas Fixas:
De montagem em Telhados ou Torres, entre 4 a 10 metros, podem ser de polarização vertical ou horizontal (dipolos).

Existem antenas de 1/8 de onda, 1/4 de onda, 1/2 onda e 5/8 de onda, sendo que as "piores" são as de 1/8 e as "melhores" de 5/8 de onda. O comprimento destas é proporcional. Quanto maior comprimento de onda, maior a dimensão da vareta irradiadora.
Deve-se ter sempre em atenção quais as potencias admissíveis por antena. Se colocarmos uma antena que permita o máximo de 10 Watt e usar-mos 20 Watt, só usamos uma vez. Depois é antena e rádio para o lixo.

Antenas Fixas:
Seguem o mesmo padrão das moveis (1/8, 1/4, 1/2, 5/8 e ainda 7/8), mas com dimensões e prestações de longe muito superiores. Também mais caras. Exemplo da maior actualmente no mercado, é a SIRIO VECTOR 4000, com 9 metros de comprimento vertical.

Quanto às distâncias de alcance:
A CB está estabelecida nos 11 metros de comprimento de onda, ou seja, em HF (Hi-Frequencies), e os seus 40 canais localizam-se entre os 26,965.00Mhz (Canal 1) e os 27,405.00Mhz (Canal 40).
Há duas formas de estabelecer contacto via CB: Contactos Ponto-a-ponto (sinal directo de antena para antena), ou Contactos por Reflexão Ionosférica (sinal reflectido na camada ionosférica da atmosfera).

- - Contactos Ponto-a-ponto:
Dependem da curvatura terrestre, genericamente. Assim, se duas antenas de CB estiverem em visualização de horizonte o contacto será possível, dependendo da potencia de emissão, classe de emissão e dos obstáculos (naturais ou artificiais) que o sinal encontrar da origem ao destino. Por exemplo, faço regularmente contactos directos (ponto-a-ponto), de Massamá (Sintra) para Lisboa, Mafra, Loures, Setúbal, Almada, Palmela, Oeiras, Costa da Caparica, etc., com uma potencia mínima de 1 Watt, e com uma potencia máxima de 500 Watts, faço contactos directos até onde a vista alcança (e um pouco mais).

- - Contactos por reflexão ionosférica:
Não dependem da curvatura terrestre. Dependem da maior ou menor densidade de camada ionosférica que esteja presente no momento de emissão (Esta camada surge e desaparece conforme a velocidade e força dos ventos solares, daí que este contactos de longo alcance só se consigam durante o dia, e a horas especificas), bem como da classe de emissão. A potencia já não é tão relevante nestes contactos de longo alcance. Por exemplo, o contacto mais longínquo que fiz com 1 Watt em FM foi para Itália (Massamá-Modena) (1875Kms), e com 500 Watt em USB foi para África do Sul (Massamá-Pretoria) (8127Kms).

Portanto, o alcançe varia consoante a potencia, antena e condiçoes geograficas e climatericas. Todavia, podem considerar-se algumas distancias pré-estabelecidas:

Em Montanha; Terreno irregular, muitos minerais e árvores, com um PRESIDENT GRANT, SANTIAGO 1200, microfone SADELTA, pré-amplificado, de dia:
FM: até 1/3 Km
AM: até 3/6 Km
LSB: até 12/16 Km
USB: até 20/30 Km

Em Campo aberto; poucos obstáculos, com o mesmo equipamento:
FM: até 8/10 Km
AM: até 20/30 Km
LSB: até 40/60 Km
USB: até (...)

Gíria e Códigos mais usados em CB:
QTH - Minha localização fixa (minha casa é em ...)
QRA Operador - Meu nome é ...
QRA Estação - Meu nome de estação é ...
QTR - Sao xx horas e xx minutos
QSA - A força do seu sinal é (0 a 5; ou em escala SANTIAGO: 0 a 9+30)
QRK - A qualidade do seu audio é (0 a 5)
QRL - O Canal está ocupado? (Deve-se perguntar antes de começar a falar num canal, pois pode estar ocupado e vamos interferir nas comunicações de quem já la estava...)
QRM - Ruído Atmosférico (O ruido que se ouve quando a frequência esta livre) (Está muito QRM, muda para AM, FM, LSB, USB, ou muda de canal)
Macanudo; OM - operador de CB
Macanuda; YL - operadora de CB
X - Namorada, Mulher (A minha X)
Cristalino; Cristalina - Filho, Filha
Maior - Pai; Mãe (O meu maior; a minha maior)
Chico escuro - Café (Vamos tomar ali um Chico escuro)
Vitamínico - Refeição (Vou vitaminar: Almoçar, Lanchar, Jantar, ...)
Pés de arame - Motas
Pássaro de alumínio - Avião
Vertical - Vamos encontrar-nos, conhecer-nos. (Vamos fazer uma vertical; ou Na vertical levo-te isso, ou falamos)
73/51 - Cumprimentos e Abraços
88 - Beijinhos
144 - Cama (Vou para o 144)
27 horizontais - Cama ('')
Esticar os dipolos - Esticar as pernas, descansar.
Barra pesada - camião
Barra ligeiro - Ligeiro
QRM22 - PSP, GNR em ...

Espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco melhor o que é a CB e o que se pode fazer com ela...

ForTTe Abraço para TTodos.
Pedro Jardim Garcia
Estação de CB "Outubro Vermelho"
Massamá

MensagemEnviado: 12 mar 2007, 08:28
por MIGUEL BRAGA
em USB fala se relativamente facil para brasil, franca, bulgaria, espanha, reino unido, etc etc. é o chamdo DX ou contactos de longo alcance. eu no meu gr tb ja falei para um navio k andava ao largo de cabo verde. portanto tudo depende tb da propogacao como ela esteja, assim como a altura do ano.

abraço

MensagemEnviado: 13 mar 2007, 20:21
por miguelleal
Sim senhor, muito obrigado por esta pequena aula. [clap] [clap] [clap]

MensagemEnviado: 13 mar 2007, 22:25
por terleira
Mt conhecimento :D

ja aprendi qq coisa hj :D

MensagemEnviado: 14 mar 2007, 22:46
por JSantos
Grande ajuda [clap] [clap] [clap]

MensagemEnviado: 07 fev 2008, 18:38
por NSF
Estou a pensar em montar um CB que tenho em casa, pelo que estive a ler este tópico e acabei por ficar com muitas dúvidas, e mesmo com algum receio de o montar, uma vez que estava a pensar em ser eu a faze-lo. Pensei que fosse mais simples, tipo ligar e está a andar, mas é bem mais complicado e fiquei com medo de queimar o rádio.
As minhas dúvidas:
Qual o comprimento de cabo necessário para ligar o CB á antena, montada na traseira de um patrol. Estive a ler o post do pjgarcia e ele fala lá em comprimentos recomendados. O 1.82 metros é pequeno para ligar o CB, colocado no tablier, a uma antena na traseira, já os 5.46 metros acho exagerado, e como também foi dito que o cabo não deve ser enrolado fiquei na dúvida.
Outra situação que me deixou receoso foram as estacionárias. Como era eu que estava a pensar montar o radio não tenho nenhum aparelho para as medir e não estava interessado em comprar nenhum. Não há nenhuma forma de montar tudo usando, digamos uma instalação padrão (com medidas do material predefinidas, por exemplo), para que não seja necessário afinar as estacionárias.
Fico à espera das respostas dos peritos, a quem já estou a ver que vou chatear muitas vezes :unibrow: :D

MensagemEnviado: 08 fev 2008, 14:49
por borralho
SÓ PARA ADICIONAR,VISTO K TAMBEM SOU BARRA PESADA :D
SAPATINHOS DE ALUMÍNIO--BALANÇAS
CAVALINHO DE ARAME--MOTA DE PSP,GNR,BT
BARRA LIGEIRO-TAMBEM CHAMAMOS DE "PIKOLINO"


JÁ AGORA, MUITO OBRIGADO AO AMIGO PJGARCIA,POR EXPOR AKI MUITA INFORMAÇÃO K EU DESCONHECIA :thumbsup: :thumbsup:

MensagemEnviado: 08 fev 2008, 20:11
por pepo29
borralho Escreveu:SÓ PARA ADICIONAR,VISTO K TAMBEM SOU BARRA PESADA :D
SAPATINHOS DE ALUMÍNIO--BALANÇAS
CAVALINHO DE ARAME--MOTA DE PSP,GNR,BT
BARRA LIGEIRO-TAMBEM CHAMAMOS DE "PIKOLINO"


JÁ AGORA, MUITO OBRIGADO AO AMIGO PJGARCIA,POR EXPOR AKI MUITA INFORMAÇÃO K EU DESCONHECIA :thumbsup: :thumbsup:


deves ser camionista [bigsmile] [bigsmile]

MensagemEnviado: 08 fev 2008, 21:39
por cristiano
ganda post :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

MensagemEnviado: 09 fev 2008, 00:33
por borralho
pepo29 Escreveu:
borralho Escreveu:SÓ PARA ADICIONAR,VISTO K TAMBEM SOU BARRA PESADA :D
SAPATINHOS DE ALUMÍNIO--BALANÇAS
CAVALINHO DE ARAME--MOTA DE PSP,GNR,BT
BARRA LIGEIRO-TAMBEM CHAMAMOS DE "PIKOLINO"


JÁ AGORA, MUITO OBRIGADO AO AMIGO PJGARCIA,POR EXPOR AKI MUITA INFORMAÇÃO K EU DESCONHECIA :thumbsup: :thumbsup:


deves ser camionista [bigsmile] [bigsmile]


É ISSO TUDO!! [}:)] [}:)]
MAIS UMAS:
TUBARÃO---KEM TEM UMA BOA APARELHAGEM
APIADEIRO---APARELHAGEM FRACA
[wink] :D :D :D :D

MensagemEnviado: 09 fev 2008, 14:37
por pepo29
É ISSO TUDO!! [}:)] [}:)]
MAIS UMAS:
TUBARÃO---KEM TEM UMA BOA APARELHAGEM
APIADEIRO---APARELHAGEM FRACA
[wink] :D :D :D :D[/quote]

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]
os camionistas sao umas personagens fixes :nod:

MensagemEnviado: 12 fev 2008, 11:09
por NSF
NSF Escreveu:Estou a pensar em montar um CB que tenho em casa, pelo que estive a ler este tópico e acabei por ficar com muitas dúvidas, e mesmo com algum receio de o montar, uma vez que estava a pensar em ser eu a faze-lo. Pensei que fosse mais simples, tipo ligar e está a andar, mas é bem mais complicado e fiquei com medo de queimar o rádio.
As minhas dúvidas:
Qual o comprimento de cabo necessário para ligar o CB á antena, montada na traseira de um patrol. Estive a ler o post do pjgarcia e ele fala lá em comprimentos recomendados. O 1.82 metros é pequeno para ligar o CB, colocado no tablier, a uma antena na traseira, já os 5.46 metros acho exagerado, e como também foi dito que o cabo não deve ser enrolado fiquei na dúvida.
Outra situação que me deixou receoso foram as estacionárias. Como era eu que estava a pensar montar o radio não tenho nenhum aparelho para as medir e não estava interessado em comprar nenhum. Não há nenhuma forma de montar tudo usando, digamos uma instalação padrão (com medidas do material predefinidas, por exemplo), para que não seja necessário afinar as estacionárias.
Fico à espera das respostas dos peritos, a quem já estou a ver que vou chatear muitas vezes :unibrow: :D


Então, não há uma ajuda :crybaby:

MensagemEnviado: 12 fev 2008, 17:34
por Coyotte
Olá!

No que eu te posso ajudar e por experiência própria é o seguinte:

Os cabos tem de facto medidas recomendadas como acima descrito. Podes (mas não deves) cortar o cabo.

Escolhes o sítio para fixar o rádio, o sítio para a antena e passas o cabode um ponto ao outro. Como acima também disseram, o cabo não deve estar enrolado em nenhum ponto, se sobrar, espalha-o por onde puderes mas evita sempre 'dar voltas'. A antena obviamente deve ter um bom plano de terra (tem que fazer boa massa onde aperta) mas se só utilizas para o TT, no para-choques traseiro funciona bem. Eu tenho dois sítios para colocar a antena, no para-choques traseiro e na calha. No mato vai para a traseira e em estrada ou se quero melhor recepção vai para a calha. Depois de tudo montado e revisto (soldas, pontos de massa, etc) ligas o rádio e vê se tens alguma recepção. Não aconselho a que apertes o PTT sem antes medires as estacionárias. Podes no entanto ter sempre o rádio ligado, desde que NÃO APERTES O PTT. Pede a um amigo que te meça as estacionárias pois podes ter uma boa relação, como ser preciso afinar. Eu não tenho medidor mas há por aqui muitos colegas que têm. Espero ter ajudado. :thumbsup:

Abraço,

Ricardo

P.S. As estacionárias terás sempre que medir pois apesar de existir uma montagem padrão, digamos assim, as estacionárias são um caso à parte.

P.S 2 Sempre que ligares o rádio certifica-te que a antena está também montada. Não aconselho a que ligues o rádio sem teres a respectiva antena no sítio.

MensagemEnviado: 13 fev 2008, 10:13
por NSF
Obrigado ricouto, só mais uma dúvida.
De salientar que o material é usado e pelo que sei estava a funcionar com o anterior dono.
A antena que vou utilizar tem uma base magnética, mas dá para desapertar e colocar num ponto fixo, que é o que pretendo fazer. O cabo que vinha com a antena tem cerca de quatro metros, esse cumprimento será suficiente ou será melhor usar as medidas referidas pelo pjgarcia. Mesmo neste caso, apesar de já ter estado a funcionar com a base magnética, a medição das estacionárias continua a ser necessária, ou já estará tudo certinho para ligar e andar?

MensagemEnviado: 13 fev 2008, 17:11
por Coyotte
NSF Escreveu:Obrigado ricouto, só mais uma dúvida.
De salientar que o material é usado e pelo que sei estava a funcionar com o anterior dono.
A antena que vou utilizar tem uma base magnética, mas dá para desapertar e colocar num ponto fixo, que é o que pretendo fazer. O cabo que vinha com a antena tem cerca de quatro metros, esse cumprimento será suficiente ou será melhor usar as medidas referidas pelo pjgarcia. Mesmo neste caso, apesar de já ter estado a funcionar com a base magnética, a medição das estacionárias continua a ser necessária, ou já estará tudo certinho para ligar e andar?


Olá!
Eu pessoalmente utilizaria um cabo de 5,5 mt (conhecido na gíria como chicote), mas não vejo mal em usares o que tens, desde que NÃO APERTES O PTT até medir as estacionárias.

A título de exemplo digo-te o seguinte: Colocas a antena aparafusada no para-choques traseiro e medes estacionárias: estão bem. Com o mesmo cabo, rádio e antena, colocas a base mágnética e pões a antena no capôt. Tens novamente que medir estacionárias. Depois tiras a antena do capôt e colocas novamente na traseira, no mesmo local aparafusado. Nesses dois pontos já não necessitas medir as estacionárias.

Conclusão: terás sempre que medir as estacionárias numa nova instalação.

Mais logo quando tiver tempo, indico-te onde encontras mais informação.

Abraço,

Ricardo

MensagemEnviado: 13 fev 2008, 19:18
por Coyotte
OK, já dei uma olhada por aí.

Para instalares o Rádio, dá um salto a este link:

http://www.gforum.tv/board/914/40044/in ... io-cb.html

Para perceberes o que são estacionárias, vai a este link:

http://forum.ievolutionweb.com/lofivers ... t4178.html

Por curiosidade, no canal 20 tenho 1.2 de relação com antena no tejadilho.

Com a antena no para-choques tenho no mesmo canal 1.4

Espero ter ajudado.

Qualquer coisa avisa :thumbsup:

Abraço,

Ricardo

MensagemEnviado: 15 fev 2008, 10:06
por NSF
Obrigado Ricardo pela disponibilidade em ajudar.
Depois do que li e de alguma pesquisa surgiu-me uma nova dúvida. Não sei se podes ajudar.
Partindo do princípio que comprava um medidor de estacionárias (que por sinal nem é caro, por cerca de 15 euros já se arranja um), como é isso funciona. Como é que meço e como ajusto as estacionárias.